28/05/2022
🔴 ONICOFAGIA
É o hábito de morder e roer as unhas das mãos ou pés durante períodos de nervosismo, ansiedade, estresse, fome ou tédio. Também pode ser um sinal de desordens mentais ou emocionais.
Att:⚠️ Algumas crianças podem começar a roer as unhas por volta dos quatro ou cinco anos de idade.
Embora as causas que desencadeiam este problema não sejam totalmente claras, a verdade é que o seu aparecimento está ligado a alguns distúrbios. Alguns deles são o stress, a ansiedade e o transtorno obsessivo-compulsivo.
Por outro lado, também se pensa que a onicofagia pode ter uma certa base genética. Isto ocorre porque algumas das crianças que a desenvolvem também têm familiares que o fazem.
O que é?
A onicofagia é o hábito ou o costume de roer as unhas, e ocorre tanto em adultos como em crianças. Geralmente ocorre em crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. No entanto, costuma desaparecer com o tempo, embora em situações de angústia ou de muito stress possa voltar a aparecer.
É, portanto, preciso questionar os reais motivos pelos quais as crianças roem as unhas.
Causas da onicofagia infantil
Entre as causas mais comuns, podemos destacar as seguintes:
▪️Medo infantil.
Situações de frustração ou tensão pelas quais a criança poderá estar a passar.
▪️Certas situações físicas ou emocionais, como cansaço ou tédio.
▪️Situações familiares complicadas: chegada de um irmão, separação dos pais, perda de um familiar…
▪️Outras das causas podem ser manias ou certos atos repetitivos como ver televisão, ler ou jogar videojogos, entre outros.
As consequências visíveis da onicofagia infantil são vistas na estética das mãos. Por outras palavras, as unhas podem crescer de forma inadequada, favorecendo, desta forma, o crescimento de verrugas. As unhas podem ficar encravadas e poderão surgir problemas orais. Além disso, poderá ocorrer uma deformação dos dedos e poderá também desencadear-se um factor psicológico relacionado com a perda da autoestima dos mais pequenos.