09/11/2020
O que é a malária?
A malária é uma doença infecciosa febril aguda causada por um protozoário. As espécies que podem causar malária nos seres humanos são Plasmodium falciparum.
Como a malária é transmitida e como é o ciclo de vida do Plasmodium?
A malária é uma doença transmitida geralmente pela picada de alguns mosquitos do gênero Anopheles contaminados com o protozoário do gênero Plasmodium. Apenas a fêmea do mosquito Anopheles pica o ser humano e, durante a picada, ocorre a inoculação dos parasitos no corpo humano em uma fase em que eles são conhecidos como esporozoítos. Estes invadem os hepatócitos (células do fígado) e multiplicam-se, dando origem aos merozoítos, que rompem os hepatócitos e caem na corrente sanguínea, onde invadem as hemácias.
Quais são os sintomas da malária?
A malária apresenta um período de incubação de 7 a 14 dias, porém isso varia de acordo com o agente causador, podendo chegar a meses. O paciente com malária apresenta sintomas como calafrios, sudorese e febre, que pode atingir valores superiores a 40 ºC. Os sintomas geralmente surgem em padrões cíclicos, a depender do agente causador. Também podem ocorrer dor de cabeça, dor muscular, náusea e vômitos.
Como a malária é diagnosticada?
Os sintomas da malária podem ser facilmente confundidos com os de doenças como febre amarela, dengue e leptospirose, uma vez que são muito inespecíficos. Desse modo, o diagnóstico deve ser feito pela análise dos sintomas e realização de alguns exames. Um dos exames é o chamado microscopia da gota espessa de sangue, no qual uma gota de sangue é colhida por punção digital, corada, e a lâmina de sangue é analisada. Esse é considerado o padrão-ouro para o diagnóstico da doença. Há também te**es rápidos para a detecção da malária, os quais são mais fáceis de executar e analisar, no entanto apresentam algumas desvantagens, como a incapacidade de diferenciar P. vivax, P. malariae e P. ovale, não medirem o nível de parasitemia e serem também mais caros. Outros métodos de diagnóstico são o esfregaço delgado e técnicas moleculares.
Como prevenir a malária?
Como vimos ao longo do texto, a malária é uma doença transmitida pela picada de um mosquito, portanto medidas que evitem o contato entre o mosquito e o ser humano são formas de prevenção. Dentre as medidas de prevenção, podemos citar o uso de telas em portas e em janelas, mosquiteiros, repelentes e roupas que protejam os braços e as pernas.