Hashtag Biomedicina

Hashtag Biomedicina A página tem como objetivo elevar a biomedicina em Angola, divulgando conteúdo científico sobreo ramo

Eritroblastose fetal e hidropisia fetalComo algumas células sanguíneas fetais escapam pela barreira placentária, existe ...
30/05/2023

Eritroblastose fetal e hidropisia fetal

Como algumas células sanguíneas fetais escapam pela barreira placentária, existe um potencial para que essas células induzam uma resposta de formação de anticorpos pelo sistema imunológico da mãe.
A base dessa resposta se encontra no facto de que já foram identificados mais de 400 antígenos eritrócitários e, embora a maioria não cause problemas durante a gravidez, algumas podem estimular uma resposta imunológica materna contra as células sanguíneas fetais. Esse processo é um exemplo de isoimunização e, se a resposta materna for suficiente, os anticorpos atacarão levando à lise dos eritrócitos fetais, resultando na doença hemolítica do feto e do recém-nascido.

Terminologia correta:
Anteriormente, a doença era chamada de “eritroblastose fetal” porque em alguns casos a hemólise grave estimula o aumento da produção de células sanguíneas fetais denominadas “eritroblastose”. Entretanto, essa anemia grave ocorre apenas em alguns casos, de modo que a doença “hemolítica do feto e recém-nascido” e uma terminologia mais adequada.

Hidropisia fetal
Em casos raros, a anemia é tão grave que ocorre hidropisia fetal, isto é, edema e efusões nas cavidades corporais, levando à morte fetal.

Sistema Rhesus:
Os casos mais graves são causados por antígenos do sistema sanguíneo CDE (Rhesus). O antígeno D ou Rh é o mais perigoso, porque a imunização pode resultar de uma única exposição e tornar-se mais intensa a cada gravidez sucessiva.
A resposta imunológica materna ocorre em casos em que casos em que o feto é D (Rh) positivo e a mãe é D (Rh) negativo, e é provocada quando os eritrócitos do feto entram em contato com o sistema materno por causa de pequenas áreas de sangramento na superfície das vilosidades placentárias ou durante o nascimento.

Precauções para evitar esse quadro:
Esse quadro pode ser evitado pela tipagem sanguínea materna do fator Rh em sua primeira visita pré-natal e pela pesquisa de anticorpos anti-D para determinar se ela já foi sensibilizada previamente.
Em mulheres Rh-negativas sem anticorpos anti-D, as recomendações incluem tratamento com imunoglobulina Rh na 28• na semana de gestação; após eventos em que possa ter ocorrido mistura entre o sangue fetal e materno (p. ex., após a amniocentese ou um ab**to), bem como após o nascimento, se o recém-nascido for Rh-positivo.

Sistema ABO:
Os antígenos do grupo sanguíneo ABO também podem provocar resposta de formação de anticorpos, mas os efeitos são muito mais moderados que os produzidos pelo grupo CDE. Cerca de 20% de todos os recém-nascidos têm incompatibilidade materna ABO, mas apenas 5% serão afetados clinicamente. Eles podem ser tratados efetivamente no período pós-natal.

Responda as perguntas:
1. Conhece outras forma de isoimunização além da supracitada?
2. Já conhece seu grupo sanguíneo?

📑: JUNQUEIRA. L.C; CARNEIRO. J. Histologia básica, 2012.
📸: https://lnkd.in/dWFWvs6S

AnemiaAs anemias são caracterizadas pela baixa concentração de hemoglobina no sangue, ou pela presença de hemoglobina nã...
16/05/2023

Anemia

As anemias são caracterizadas pela baixa concentração de hemoglobina no sangue, ou pela presença de hemoglobina não funcional, o que resulta em oxigenação reduzida para os tecidos. Muitas vezes, a anemia é consequência de uma diminuição no número de eritrócitos. No entanto, o número de eritrócitos pode ser normal, mas cada um deles conter pouca hemoglobina. Nesse caso, os eritrócitos se coram mal e, por isso, este tipo de anemia é denominado hipocrômica. As anemias podem ser causadas por:
- hemorragia;
- Produção insuficiente de eritrócitos pela medula óssea;
- Produção de eritrócitos com pouca hemoglobina;
- Destruição acelerada dos eritrócitos.
Cada uma destas condições pode ter causas variadas e, por este motivo, muitas vezes as anemias são manifestações de outras doenças subjacentes.

A identificação das causas das anemias, exige:
- análise do histórico e dos sintomas do paciente;
- Exame físico;
- Te**es laboratoriais:
• Hemograma completo ✅
• Contagem de reticulócito ✅
• Análise do esfregaço sanguíneo (a analisar, o tamanho, a forma, a coloração e a presença de inclusões nos eritrócitos (geralmente contendo fragmentos de RNA, DNA, hemoglobina desnaturada ou ferro). ✅

Classificação da anemia (quanto a etiologia):
- Anemia ferro-priva: deficiência de ferro;
- Anemia aplástica: insuficiência da medula óssea;
- Anemia falciforme: mutação genética 🧬.
- Anemia megaloblástica: por deficiência de ácido fólico e cobalamina.
- Anemia hemorrágica: ocorre por perda de sangue 🩸;
- Anemia hemolítica: quando existe destruição excessiva de hemácias.

Responda as perguntas:
1. Anemia é:
a). Doença
b) unicamente sinais (manifestações) de outras doenças
c). Ambas estão corretas
2. Como as anemias são classificados segundo o critério de classificação da “morfologia”?

Fonte: JUNQUEIRA. L.C; CARNEIRO. J. Histologia básica, 2012.
📸: https://www.anemiacare.com.br/anemia-sintomas

Esferocitose hereditária Geralmente a principal causa de esplenectomia, é devido a trauma abdominais, seja por acidentes...
16/05/2023

Esferocitose hereditária

Geralmente a principal causa de esplenectomia, é devido a trauma abdominais, seja por acidentes automobilísticos, ou ferimentos com arma branca, nestes casos o baço se rompe facilmente e sangra muito, portanto muitas vezes a retirada deste órgão é a melhor solução, porém existe outra causa para esplenectomia, mesmo sem o baço sofrer qualquer trauma, que é a Esferocitose hereditária.

Chama-se esferocitose hereditária a um grupo de doenças das hemácias, geneticamente transmitidas, caracterizadas por hemácias esféricas e muito vulneráveis à ação dos macrófagos, causando anemia e outros distúrbios.

A esferocitose é consequência de defeitos nas proteínas do citoesqueleto dos eritrócitos, que impedem a manutenção da forma bicôncava.
A remoção cirúrgica do baço melhora os sintomas da esferocitose hereditária, porque o baço contém grande quantidade de macrófagos e é o principal órgão onde as hemácias são normalmente destruídas.

Esplenectomia (retirada do baço).

Bactérias 🦠:
- Streptococcus pneumoniae (ou pneumococo);
- Neisseria meningitidis (ou meningococo);
- Haemophilus inflienzae (tipo 😎.
Obs: todas as pessoas que por algum motivo não têm o baço ou cujo o baço é afuncional têm um risco elevado de infecção por estas bactérias supracitadas, principalmente de sepse, que é um quadro bastante grave.

Precaução:
- vacinar a pessoa contra as bactérias citadas acima, e outras vacinas que forem recomendadas pelo doutor.

Responda a Pergunta:
1. A vacinação deve ser pré ou pós operatória? Será que o timing importa?
2. É sabido que o ser humano pode viver sem o baço. Qual(is) órgão(s) assumem as funções do baço, depois da sua extração no organismo?

📑: Adaptado de JUNQUEIRA L.C; CARNEIRO J. Histologia básica, 2012.
📸: https://lnkd.in/dM8RP_EA.

Biomedical science
17/03/2023

Biomedical science

Ontem os biomédicos de todo mundo comemoravam seu dia, pra mim serviu como reflexão...

Uma profissão jovem, com apenas 55 anos de existência, a Ordem dos Biomédicos Clínicos Laboratoriais - OBCLA aqui em Angola é ainda um bebé de 2 aninhos, mas que já fez tanto pela ciência e pelas pessoas, lá nos "bastidores" orquestrando tudo, desde a liberação de laudos, até a produção de novas vacinas e curas, talvez você não saiba mas também estamos cuidando da sua saúde.
Pela primeira vez na história, infelizmente em um momento trágico como essa pandemia, fomos protagonistas e constatamos que o profissional biomédico vai muito além do Analista Clínico que actua fora dos holofotes, escondido pelos laboratórios de hospitais.
Então podemos esquecer a concepção da Biomedicina ser a profissão do futuro, pois o futuro é agora, somos profissionais do presente!

"Lembre-se por traz de toda amostra, tem uma vida, e essa vida é amor de alguém"

Texto: Manuel César, bacharel em ciências biomédicas e Presidente da Biomed Angola.

21/12/2022
Estudo mundial sobre o grupo sanguíneo:🇺🇸 : Elo de ligação do grupo sanguíneo a propensão de desenvolvimento de câncer, ...
20/11/2022

Estudo mundial sobre o grupo sanguíneo:

🇺🇸 : Elo de ligação do grupo sanguíneo a propensão de desenvolvimento de câncer, susceptibilidade a infeção e uma variedades de doenças.
🇧🇷 : Relacionar resistência a malária severa ao grupo sanguíneo.
🇪🇸 : Sequenciamento do genoma de pacientes internados por covid, para compreender se existe relação, a susceptibilidade a infeção e evolução do estágio grave com o grupo sanguíneo.
🇯🇵 : Estabelecer relação do tipo sanguíneo com os 4 tipos de temperamento segundo Hipócrates, e até a personalidade da pessoa.
🇦🇴 : ... ??????????????????🤔🙌🚶🚶




20/11/2022

Sabendo da responsabilidade que os Monames de Saúde Pública têm de dar a conhecer a sua área de formação para a população, aconteceu nesta sexta-feira o primeiro Brainstorming com os estudantes do Colégio privado Nova Kedma.

A actividade teve como tema: Biomedicina - importância e saída.

Veja como ocorreu nas imagens abaixo 👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿

Sabendo da responsabilidade que os Monames de Saúde Pública têm de dar a conhecer a sua área de formação para a populaçã...
20/11/2022

Sabendo da responsabilidade que os Monames de Saúde Pública têm de dar a conhecer a sua área de formação para a população, aconteceu nesta sexta-feira o primeiro Brainstorming com os estudantes do Colégio privado Nova Kedma.

A actividade teve como tema: Biomedicina - importância e saída.

Veja como ocorreu nas imagens abaixo 👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿

Até os Leucócitos quando se desviam para esquerda é sinal de problema. 😂😂
26/10/2022

Até os Leucócitos quando se desviam para esquerda é sinal de problema. 😂😂


O que é a Biomedicina?O QUE É A BIOMEDICINA🧬🔬?A Biomedicina é a área científica que actua entre a Biologia e a Medicina,...
16/09/2022

O que é a Biomedicina?
O QUE É A BIOMEDICINA🧬🔬?

A Biomedicina é a área científica que actua entre a Biologia e a Medicina, por meio da pesquisa de doenças humanas e elementos ambientais. A Biomedicina foi desenvolvida a fim de compreender as causas, consequências e sintomas de doenças que comprometem a saúde da população. Ela é responsável por desenvolver mecanismos para alcançar o diagnóstico, bem como, aprimorar o tratamento.

O Biomédico (biomedical scientist) é o profissional responsável pela identificação e classificação e estudo dos microrganismos causadores de enfermidades, além de desenvolver medicamentos e produzir vacinas para combatê-las, sendo importantíssimo para a sociedade.

REGÊNCIA DA BIOMEDICINA EM ANGOLA 🇦🇴

A Ordem dos Biomédicos Clínicos- Laboratoriais de Angola, abreviadamente OBCLA, constituída em Assembleia geral dos profissionais de Diagnóstico Clínico- Laboratorial, realizada em Luanda aos 20 de Dezembro de 2019, em obediência ao Art.• 8• da Lei 3/12 de 13 Janeiro, “LEI DE BASE DAS ASSOCIAÇÕES PÚBLICAS”, é uma Associação de direito público que congrega no seu seio todos os Profissionais de nível superior (graduados e pós-graduados) nas áreas científicas de Análises Clínicas e Saúde Pública, Biomedicina, Patologia Clínica, Citologia, Forense e Tanatologia, Biologia Molecular clínica, Embriologia Clínica, Reprodução Humana (Assistida), Toxicologia Clínica..:

A CIÊNCIA BIOMÉDICA É DIVIDIDA EM DIFERENTES DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO:

Disciplina sobre estudo das infecções:
- Microbiologia e virologia
Disciplina sobre estudo do sangue:
- Bioquímica clínica, hematologia, Imuno-hematologia (Hemoterapia) e Imunologia.
Disciplina sobre o estudo da célula:
- Histologia e citologia
Disciplina de Genética e Biologia Molecular

COMO TORNAR-SE BIOMÉDICO?

Ingressar para universidade, frequentar e concluir a graduação ou pós-graduação em Análises Clínicas e Saúde Pública, Biomedicina, Patologia Clínica, e áreas afins, além de ter a carteira profissional dada pela OBCLA.

PROGRESSÃO DE CARREIRA
Qualificações académicas:
- Especialista
- MSc - Master of science (mestre das ciências)
- PhD- Philosophy Doctor (doutor em Filosofia)

O biomédico actua em diversas áreas:
- Laboratório clínico (públicos e privados);
- Laboratórios veterinário;
- Banco de sangue/ Centro de Hemoterapia;
- Conselho de pesquisa médica;
- Laboratório universitário;
- Fábricas de produtos farmacêuticos;
- Farmácia;
- Ensino (universidades, instituto médios de saúde);

Responda as perguntas:
1. Como biomédico qual especialidade pretende fazer?
2. Conhece outras áreas em que o Biomédico pode trabalhar, além das citadas acima?

📸 crédito: Educa mais Brasil
📸 crédito: Ordem dos Biomédicos Clínicos Laboratoriais de Angola

O QUE É A BIOMEDICINA🧬🔬?A Biomedicina é a área científica que actua entre a Biologia e a Medicina, por meio da pesquisa ...
16/09/2022

O QUE É A BIOMEDICINA🧬🔬?

A Biomedicina é a área científica que actua entre a Biologia e a Medicina, por meio da pesquisa de doenças humanas e elementos ambientais. A Biomedicina foi desenvolvida a fim de compreender as causas, consequências e sintomas de doenças que comprometem a saúde da população. Ela é responsável por desenvolver mecanismos para alcançar o diagnóstico, bem como, aprimorar o tratamento.

O Biomédico (biomedical scientist) é o profissional responsável pela identificação e classificação e estudo dos microrganismos causadores de enfermidades, além de desenvolver medicamentos e produzir vacinas para combatê-las, sendo importantíssimo para a sociedade.

REGÊNCIA DA BIOMEDICINA EM ANGOLA 🇦🇴

A Ordem dos Biomédicos Clínicos- Laboratoriais de Angola, abreviadamente OBCLA, constituída em Assembleia geral dos profissionais de Diagnóstico Clínico- Laboratorial, realizada em Luanda aos 20 de Dezembro de 2019, em obediência ao Art.• 8• da Lei 3/12 de 13 Janeiro, “LEI DE BASE DAS ASSOCIAÇÕES PÚBLICAS”, é uma Associação de direito público que congrega no seu seio todos os Profissionais de nível superior (graduados e pós-graduados) nas áreas científicas de Análises Clínicas e Saúde Pública, Biomedicina, Patologia Clínica, Citologia, Forense e Tanatologia, Biologia Molecular clínica, Embriologia Clínica, Reprodução Humana (Assistida), Toxicologia Clínica..:

A CIÊNCIA BIOMÉDICA É DIVIDIDA EM DIFERENTES DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO:

Disciplina sobre estudo das infecções:
- Microbiologia e virologia
Disciplina sobre estudo do sangue:
- Bioquímica clínica, hematologia, Imuno-hematologia (Hemoterapia) e Imunologia.
Disciplina sobre o estudo da célula:
- Histologia e citologia
Disciplina de Genética e Biologia Molecular

COMO TORNAR-SE BIOMÉDICO?

Ingressar para universidade, frequentar e concluir a graduação ou pós-graduação em Análises Clínicas e Saúde Pública, Biomedicina, Patologia Clínica, e áreas afins, além de ter a carteira profissional dada pela OBCLA.

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Qualificações académicas:
- Especialista
- MSc - Master of science (mestre das ciências)
- PhD- Philosophy Doctor (doutor em Filosofia)

O biomédico actua em diversas áreas:
- Laboratório clínico (públicos e privados);
- Laboratórios veterinário;
- Banco de sangue/ Centro de Hemoterapia;
- Conselho de pesquisa médica;
- Laboratório universitário;
- Fábricas de produtos farmacêuticos;
- Farmácia;
- Ensino (universidades, instituto médios de saúde);

Responda as perguntas:
1. Qual especialidade pretende fazer?
2. Conhece outras áreas em que o Biomédico pode trabalhar, além das citadas acima?

📸 Crédito: Educa mais Brasil.
📸 Crédito: OBCLA

16/09/2022

Endereço

Luanda

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Hashtag Biomedicina publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram