09/08/2023
A Hepatite B é uma doença infeciosa causada pelo vírus HBV. Ela provoca alterações no fígado acompanhada ou não de sintomas.
A Hepatite B divide-se em duas fases, a primeira é a fase aguda e a segunda é a fase crônica. Na fase aguda ela manifesta-se por:
Febre baixa;
Enjoos e vómitos;
Icterícia (pele e olhos amarelados);
Dor nas articulações e músculos;
Falta de apetite;
Cansaço fácil.
Na fase crônica, a hepatite torna-se assintomática.
A evolução crônica da doença pode a longo prazo levar ao comprometimento do fígado e pode evoluir para cirrose ou cancro do fígado.
As formas de transmissão estão fundamentalmente relacionadas com o contacto com material perfuro-cortante infetados com sangue contaminado com o vírus, relação sexual desprotegida (sem o uso do pr********vo).
O risco de ser transmitido pela saliva ou talheres é mínimo, mas pode ocorrer quando há uma ferida aberta na boca.
O tratamento da Hepatite B varia de acordo com a fase em que se encontra a doença, se for feita na fase aguda, recomenda-se repouso, hidratar-se bastante e ter cuidado com a dieta, sendo assim proibido o consumo de bebidas alcoólicas.
Na fase crônica, além de todos os cuidados acima descritos, o tratamento é realizado com remédios prescritos por infeciologista e por um hepatologista.
O tratamento com remédios pode ser indicado por toda a vida, exceto quando o paciente faz exames de sangue que promovem a ausência da doença hepática.
Atendemos todas doenças do forúm gastrenterologico