Só Psicólogos, Consultório de Psicologia

Só Psicólogos, Consultório de Psicologia " Se você procura uma vida feliz e com mais signif**ado, que tal investir em um processo inteligente de autoconhecimento?

Os resultados podem ser mais benéficos do que você imagina.”
"Aqui a sua saúde mental importa"

18 DE MAIO - DIA DO COMBATE AO ABUSO SEXUAL E EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTESA violência contra as raparigas e rap...
18/05/2022

18 DE MAIO - DIA DO COMBATE AO ABUSO SEXUAL E EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A violência contra as raparigas e rapazes está entre as questões mais urgentes para a protecção da criança em Angola. Certos tipos de castigos corporais são ainda uma prática aceite por algumas famílias, escolas e centros de assistência. As disparidades entre os meios rurais e urbanos são signif**ativas, sobretudo no que diz respeito ao trabalho e casamento infantil.

A violência sexual e doméstica contra mulheres e meninas é preocupante, mas ainda são poucos os casos denunciados à polícia.

A violência contra a criança manifesta-se também no fenómeno de acusações de feitiçaria, que aumenta o número de agressões às crianças e levam, muitas vezes, ao seu abandono.

O objetivo desta mobilização é convocar toda a sociedade Angolana para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar actividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Direito da Criança. O serviço grátis de denúncia, cujo número é 15015, para permitir que os menores façam queixa em caso de violação dos seus direitos, serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

DENUNCIE!
Não se cala, seja a voz de quem não pode se defender!




ARTIGO SOBRE  O DESENHO DA FIGURA PELA PERSPECTIVA  PIAGETIANA O presente artigo é resultado de uma análise de desenhos ...
31/03/2022

ARTIGO SOBRE O DESENHO DA FIGURA PELA PERSPECTIVA PIAGETIANA

O presente artigo é resultado de uma análise de desenhos livres de indivíduos dentro das fases de desenvolvimento narradas por Piaget (1994; 1999), considerando não somente seus estudos sob a perspectiva dos estádios da criança, mas também como funcionaria a evolução de um sujeito através de desenhos e analisados pelo prisma psicológico, com base principal em Georges-Henri Luquet (1969). O problema norteador da pesquisa: é possível detectar diferenças no desenvolvimento psíquico de crianças e apontar fatores comportamentais e emocionais através de desenhos? Assim, o objetivo geral concentra-se em identif**ar e avaliar as fases de desenvolvimento da criança por meio de desenhos. A metodologia da pesquisa incluiu a revisão bibliográf**a, com uma abordagem em quatro crianças com idade entre 2 a 15 anos, de ambos os gêneros, e sem classe social determinante na cidade de São Paulo. Além disso, a premissa de hipótese foi de que as diferenças de fases de desenvolvimento poderiam ser de fácil identif**ação a partir do conhecimento das teorizações de Piaget, Luquet, Lowenfeld, Brittain, e Florence de Meredieu. Ademais, seria possível que materiais gráficos pudessem influenciar na transferência emocional aos desenhos, e colaborar na leitura avaliativa. Como resultados e conclusões, percebeu-se que é cabível identif**ar as diferentes fases de desenvolvimento da criança através de desenhos, e que até os materiais utilizados colaboram no reconhecimento das estruturas psicológicas dos indivíduos. Além disso, reforçou-se a importância dessa atividade lúdica como um dos métodos usados pela Psicologia para compreender melhor a personalidade e as possíveis angústias de uma pessoa pelo grafismo, independentemente de sua idade.

Palavras-chave: Cognição; Construtivismo; Desenho; Desenvolvimento; Psicologia.

Para saber mais sobre o artigo, clica no link: https://www.nucleodoconhecimento.com.br


ARTIGO SOBRE ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DE PESSOAS COM OBESIDADE MÓRBIDA APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICAA obesidade é uma condiçã...
24/03/2022

ARTIGO SOBRE ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DE PESSOAS COM OBESIDADE MÓRBIDA APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA

A obesidade é uma condição crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura que traz repercussões à saúde. Sua prevalência relaciona-se as mudanças comportamentais, sobretudo devido à alimentação inadequada e ao sedentarismo, reconhecendo-se ainda, a existência de processos subjacentes. A Organização Mundial da Saúde considera obesidade mórbida o Índice de Massa Corpórea acima de 40kg|m2. Estima-se que o problema da obesidade esteja se tornando uma epidemia mundial que está associada a vários problemas de saúde física e mental. Diante da importância do tema obesidade, a pesquisa teve como objetivo identif**ar as principais dificuldades físicas, psicológicas e sociais de pessoas diagnosticadas com obesidade mórbida após a realização de cirurgia bariátrica. Para o desenvolvimento do estudo, adotou-se a abordagem qualitativa, desenvolvida primeiramente por meio de pesquisa bibliográf**a de livros e periódicos científicos. Posteriormente, foi realizado o estudo de caso, com base nos depoimentos de cinco pessoas diagnosticadas com obesidade mórbida que realizaram cirurgia bariátrica. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista individual semiestruturada. A análise dos dados e apresentação dos resultados foi desenvolvida de forma qualitativa, sendo os dados compilados e tratados através da análise de conteúdo. É comum identif**armos em pessoas com obesidade mórbida aspectos psiquiátricos ocasionando uma piora na qualidade de vida. A cirurgia sozinha não garante a manutenção da perda de peso a longo prazo, o sucesso da terapêutica cirúrgica depende de mudanças comportamentais e adesão ao tratamento multidisciplinar.

Palavras-chave: Obesidade mórbida; Cirurgia bariátrica.

Para saber mais sobre o artigo, clica no link: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/aspectos-psicossociais




Oi Psi! ✨Chegou o grande dia 🎉Hoje, às 18h:30, teremos o primeiro encontro da *Semana do Bem-estar e Saúde Mental!* 🚀Dur...
20/12/2021

Oi Psi! ✨

Chegou o grande dia 🎉

Hoje, às 18h:30, teremos o primeiro encontro da *Semana do Bem-estar e Saúde Mental!* 🚀

Durante os próximos dias, você terá acesso a palestras incríveis que te ajudarão a entender os passos importantes para que você tenha um bem-estar e uma saúde mental plena no seu dia-a-dia.

*E olha só, as palestras que você poderá acompanhar hoje à noite, no nosso primeiro dia de evento:*

SEGUNDA-FEIRA
✨ 18:30h - Abertura: _ Bem-estar e Saúde Mental
Osvaldo Cabiba

✨ _ Suicídio: precisamos falar sobre isso
Psicóloga Suzana Diogo

✨ _ Até que ponto é normal: a necessidade de saber de si
Psicóloga Hilária

E muito mais!
*Imperdível né Psi?* 😍

*Clica no link abaixo e já fique atento com o horário para nosso encontro na Página do Facebook da Só psicólogos: * 👇🏼

https://chat.whatsapp.com/DPXlokh4JoU9idPSbFRJyI

_Será uma honra ter você como nosso convidado especial!_

Olá Psi ✨Está a chegar a nossa *Semana do Bem-estar e Saúde Mental*!Um evento gratuito que acontecerá nos dias 20 e 22/1...
18/12/2021

Olá Psi ✨

Está a chegar a nossa *Semana do Bem-estar e Saúde Mental*!

Um evento gratuito que acontecerá nos dias 20 e 22/12, sempre às 18:30h.

Maaaas, os preparativos para esse evento incrível, eu e alguns dos palestrantes preparamos algumas lives, com histórias inspiradoras, para te mostrar que é possível cuidarmos da nossa saúde mental e termos um bem-estar pleno nas nossas atividades diárias, um caminho possível e que você também pode percorrer 💜

Segue abaixo, o link para vocês fazer parte do grupo no WhatsApp e acompanharem todos os dias e horários das nossas lives, que acontecerão na Página do Facebook da Só Psicólogos! 👇🏼

https://chat.whatsapp.com/DPXlokh4JoU9idPSbFRJyI

Vai ser incrível ter você no nosso evento✨💜



10 de outubroDia Mundial da Saúde Mental!PRECISAMOS FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL e, por isso, também PRECISAMOS FALAR SOBR...
10/10/2021

10 de outubro
Dia Mundial da Saúde Mental!

PRECISAMOS FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL e, por isso, também PRECISAMOS FALAR SOBRE SENTIDO DE VIDA!

Não sentir ou não enxergar sentido na vida, ou na própria vida, é um fator de risco para o adoecimento emocional das pessoas.

Precisamos falar sobre isso: as pessoas precisam ver sentido no que fazem, ver sentido em suas vidas, ver sentido em suas relações, em suas escolhas, em suas circunstâncias existenciais, em suas alegrias, em seus sofrimentos e em tudo o que têm importância para elas.

Ou seja: a vida precisa ter sentido para ser sentida em sua plenitude — de forma saudável, de forma harmônica e de forma a gerar inspiração em cada ser humano e em cada instituição social.

Precisamos falar sobre Saúde Mental e isso signif**a que também precisamos falar sobre a presença ou a falta de sentido(s) nas vidas das pessoas.

“Saúde Mental” não diz respeito apenas às questões relacionadas à presença ou à ausência de “transtornos mentais” nas vidas das pessoas — ‘ter ou não ter’, ‘sentir ou não sentir’ sentido em existir também faz parte de tudo o que pode signif**ar”Saúde Mental”, ou não, nas vidas das pessoas.

Pense nisso.

́deMental

́deMental

́demental

Sui-cí-dio.Sou real, e por pensarem que não, faço mais estragos do que imaginam. Tenho destruído lares que não dão...
01/09/2021

Sui-cí-dio.

Sou real, e por pensarem que não, faço mais estragos do que imaginam. Tenho destruído lares que não dão a devida atenção à quem precisa. Os fragilizados são os alvos mais fáceis. Eu sou o teu inimigo escondido durante o dia.

Pareço forte mas não sou, pois, se assim fosse trabalharia sozinho... Antes de mim, a solidão se faz presente, e com ela, vem o pânico, e para rechear? A Culpa.
Eu sou o fim, e confesso, quem me encara tem garra. Sou a pessoa mais feliz no meu meio, amo fazer sorrir a todos que me rodeiam, nunca, jamais faço públicas as minhas dores.

Eu sou quem sofre, a vítima que não encontra solução. Eu já não tenho controle da minha Vida, dos meus pensamentos. Por todo o lado só há julgamento. A culpa não foi tua, a culpa não foi de ninguém. Eu já não aguentava mais. Todos os sentimentos ruins faziam-me sentir o fim. Sempre que tentasse
explicar, tudo parecia insignif**ante...

E hoje...
Hoje,tudo o que sinto é dor! É difícil acreditar no amor que o mesmo mundo que me magoa, promete dar.

E sim, tudo isso que anteriormente foi citado é real, eu também passei por isso, mas apesar de tudo, escolho amar-me!
Deixei de frequentar meios tóxicos. Procuro ajuda quando preciso,vou a terapia, impolgo-me a cada progresso meu,não importa o tamanho de tal conquista, priorizo-me para que as coisas dêem certo, eu darei certo.
Assinado, O Vencedor!

Autoria:
Pimentel
Evânia Almeida
Nahary David

Photo - Retouch - Art Director:

MUA:
MODEL:
Copywriter:
____________________________

Depressão e suicídio: Como lidar?Quando existe uma epidemia que causa a morte de diversos seres humanos, ela se torna pa...
17/03/2021

Depressão e suicídio: Como lidar?

Quando existe uma epidemia que causa a morte de diversos seres humanos, ela se torna pauta para muitas notícias na mídia e também nos debates pessoais. E se pensarmos em uma doença tão grave ao ponto de matar mais de 800 mil pessoas por ano ao redor do mundo, será que este tema merece reflexão?

“A depressão é o que faz tantas pessoas não sentirem mais o natural desejo de viver, de lutar pela vida, elas acabam na luta inversa, que visa acabar com a dor e sofrimento. “

Quando se pode notar os sintomas de uma doença, quando eles são visíveis, as pessoas em volta compreendem. No caso da depressão, ela também tem sintomas reais e notáveis, porém, é preciso estar mais atento para compreender os mesmos e poder ajudar aquele que precisa.

Primeiro é preciso saber que não existe depressão do dia para a noite, ela é formada com o histórico de vida e suas experiências, os traumas, os sentimentos não refletidos, não lidados, não reformulados e acumulam em forma de dor e sofrimento psíquico. Então, não é o tipo de doença que se pode apontar um motivo, principalmente se não se conhece a fundo o caso daquela pessoa.

Ela pode se manifestar em qualquer fase da vida, desde crianças a idosos, isso também não pode ser definido. O número de jovens depressivos tem aumentado muito nos últimos tempos, isso se deve aos avanços tecnológicos da humanidade e ao afastamento do contato direto com a natureza, além da diminuição das relações humanizadas presenciais e pessoais.

Porém, a depressão não é exclusiva para os jovens, um grande número de idosos e adultos sofre com este mal. O que se pode afirmar é que não há apenas uma causa comum para todos os depressivos, mas há tratamento, e este é o mesmo para todos, através da ajuda do psicólogo e do psiquiatra.

Como identif**ar?
Ninguém nasce depressivo. Depressão não é herança genética, não é transmitida por vírus e nem bactéria. Depressão é uma doença da mente e não é desenvolvida da noite para o dia.

Quando há um acúmulo de acontecimentos não reformulados, não refletidos e não externalizados de alguma forma, as emoções “armazenadas” tornam-se literalmente um peso o que chamamos de depressão. Depressão é uma doença mental de construção social, e como o número só cresce, podemos afirmar que nossa sociedade está adoecida.

As redes sociais podem afetar sua saúde mental, leia neste artigo de que forma prevenir.

Quando é tristeza e quando é depressão?

A tristeza é um sentimento momentâneo e pontual, referente a um fato acontecido. Exemplos:
*Término de relacionamento,
*Emprego ruim,
*Luto,
*Algo real e recente.

Com o tempo a pessoa se refaz, reconecta-se com si mesma e retoma sua rotina e sua vida. É considerado aceitável um ano para a reformulação dos sentimentos e retomada da vida. Por exemplo, no luto, é compreensível que se passe as primeiras datas importantes como aniversário, natal, ano novo, com a ausência da pessoa, de forma ainda triste e de forma mais recolhida emocionalmente, isso é tristeza e não depressão.

Depressão é uma tristeza profunda, prolongada e distante no tempo do fato acontecido. O sentimento de apatia se instala, gerando indiferença, desesperança, falta de perspectivas ou prazer pela vida. Há dor física e perda da capacidade de reformular a história, entra em looping. Exemplo: O luto aconteceu há 3 anos, o término do relacionamento já fazem 5 anos e a pessoa não conseguiu retomar sua rotina, não conseguiu se reconectar com a vida, é preciso atenção e buscar ajuda profissional.

Como ajudar alguém com depressão?

A ação mais ef**az é buscar e apoiar o tratamento psicológico e psiquiátrico. Ao notar estas manifestações, busque conversar com a pessoa, apenas afirme que você se preocupa de verdade com ela, então, pergunte o que está acontecendo e ouça o que ela diz com atenção.

Lembre-se também que quando alguém deseja o suicídio, isso não é natural, algo está errado, não com a pessoa em si, mas com seu sistema cerebral, há ali uma doença perigosa chamada depressão que precisa ser tratada. A pessoa deseja, na verdade, não o fim da vida, mas o fim da dor.

Não é porque não sangra que não dói. Não é porque você não vê, que não existe.

A saúde física é sabido que requer cuidados médicos profissionais, como no caso de Maria que quebrou o braço. A saúde mental é negligenciada pela maioria das famílias que se sentem responsáveis em cuidar da pessoa a deixando alegre, “animada”, sendo que a depressão é algo mais profundo. Lidar com uma pessoa depressiva não é tarefa fácil, pois o humor varia e sem tratamento adequado não haverá evolução do quadro.

Então f**a o questionamento, se você tem ciência de que não é capaz de ajudar alguém de braço quebrado e apoia o tratamento do especialista, por qual motivo as famílias negligenciam o atendimento do psicólogo se sentindo responsáveis por cuidar da pessoa sem conhecimento sobre saúde mental?

IMPORTANTE: A família e os amigos não podem se responsabilizar por “salvar” as pessoas da depressão. É preciso buscar ajuda profissional de um psicólogo para lidar com as questões emocionais humanas.

Observe as pessoas próximas, e sempre que necessário busque ajuda profissional.

Quem cuida da mente, cuida da vida!


Depressão: A dor invisívelA sua vida estava tranquila e normal, tudo estava em perfeita sintonia, quando de repente surg...
15/03/2021

Depressão: A dor invisível

A sua vida estava tranquila e normal, tudo estava em perfeita sintonia, quando de repente surge um furacão e tira toda a sua estabilidade. O seu porto seguro não existe mais, e no lugar está um vendaval com uma chuva bem fria.

O que será que aconteceu para a sua vida ter mudado de uma forma tão brusca e inesperada?
O que fiz para merecer isso?

Engraçado você já reparou como nunca estamos preparados para os acontecimentos inesperados?

*Em um dia você tem alguém do seu lado e no outro ele foi embora.
*Um dia você tem um emprego e com ele a tão necessária estabilidade financeira, e no outro dia você é demitido.
*Hoje, todos da sua família estão bem e, de repente, alguém descobre uma doença e com isso vem o desespero e o medo da perda.
*Hoje está tudo ótimo e de repente tudo se perde e você é obrigado a lidar com mudanças, incertezas e frustrações.

De repente toda as suas certezas se tornam incertezas. A sua tranquilidade dá lugar a insegurança. Você vê a sua vida virar de cabeça para baixo, e o pior, sem conseguir fazer nada.

Neste exato momento você é tomado por uma repentina tristeza e um desespero sem fim. Suas forças parecem ter acabado e junto com ela o seu sono. E você se pergunta o tempo todo por que está passando por isso.

As suas noites se tornam dias, e com isso se perde até mesmo nas datas e dias de semana. A vida perdeu seu colorido, e deu lugar às lágrimas. Você se sente sufocado, com o peito apertado, e muito inseguro com tudo e com todos. Você começa a admirar a solidão e a contemplar o silêncio. Você se sente o tempo todo cansado, mesmo que tenha dormido muito bem durante a noite. Você olha para o espelho e não reconhece mais a pessoa que está vendo. A única coisa que te deixa bem é quando você está com você mesmo.

A palavra prazer para você já não tem mais sentido. A vida perdeu o sentido e junto com ela o seu ânimo, a sua autoestima, a sua vontade de viver.

Todos esses sintomas citados acima e mais alguns outros fazem parte da depressão. A depressão é uma doença que merece ser dado muita atenção, pois ela começa devagar e de repente toma conta de todo o seu ser.

Uma das melhoras medidas protetivas contra a depressão é falar sobre o que te aflige e te machuca, e como isso te atormenta.

A depressão pode surgir de várias formas, por exemplo:

*Com a perda de um ente querido,
*Com o término de um relacionamento,
*A perda de um emprego, de uma amizade,
*Com a descoberta de uma doença,
Etc.

Várias são as formas que um problema pode lhe afetar, pois vai depender de como você está naquele momento.

O que fazer quando vivemos um momento de depressão?

Procure ajuda de um Psicólogo, pois ele sabe como ajudá-lo (se precisar da nossa ajuda, estaremos à disposição).

Fique bem, aqui a sua saúde mental importa!

Quem cuida da mente, cuida da vida!



PRECISAMOS FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL NO TRABALHO Trabalhar muito, durante muitas horas, pode trazer dificuldades para a s...
12/03/2021

PRECISAMOS FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL NO TRABALHO

Trabalhar muito, durante muitas horas, pode trazer dificuldades para a saúde, principalmente por conta do ambiente de trabalho ou da relação com as pessoas, equipe de trabalho ou clientes. Pode também trazer doenças e até mesmo a morte. Algumas doenças que podem ser causadas por conta das horas de trabalho, ambiente de trabalho, quantidade de trabalho são o estresse e a ansiedade, podendo levar até mesmo a depressão.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um ambiente de trabalho que não é agradável para o trabalhador é um dos principais causadores e potencializadores de doenças físicas e mentais. Trabalhar muito, durante muitas horas, pode trazer dificuldades para a saúde, principalmente por conta do ambiente de trabalho, a relação com as pessoas, equipes ou clientes, também trazendo doenças e até mesmo a morte.

Sem falar que estresse, transtorno de ansiedade e depressão são doenças mentais que mais atingem a população mundial. São mais de 300 milhões de pessoas no mundo que sofrem com elas. Relatórios ainda apontam que ambas já são algumas das doenças mais incapacitantes. A complexidade da situação mostra a necessidade de imersão no problema de forma sistemática, ética e transparente.

Esta exposição ao número excessivo de expectativas negativas gera estresse, podendo levar a pessoa a péssima qualidade do sono, irritabilidade, ansiedade, e até mesmo alto índice do cortisol no sangue, levando ao desenvolvimento outros transtornos mentais como depressão e burnout, entre outras e doenças físicas tais como infarto e AVC (derrame cerebral), entre outras.

Conforme o diagnóstico e manejo das principais situações de adoecimento e transtornos mentais relacionados ao trabalho, a dificuldade de relacionamento interpessoal, a cobrança em excesso, a competitividade, o ambiente instável e hostil, o isolamento e assédio moral, assim como a falta da segurança, também podem ser causadores de estresse, medo e ansiedade, desencadeando outros possíveis transtornos tanto para o indivíduo/funcionário, quanto para a empresa, assim como para o sistema de saúde.

Em um primeiro momento, o sofrimento é o limite entre a saúde e a doença, visto como um processo dinâmico vinculado à organização do trabalho. O grande desafio é encontrar na organização do trabalho condições em que o sofrimento possa ser transformado em proveito do trabalhador e da organização. Dar visibilidade ao adoecimento mental e estabelecer a relação com o trabalho tem sido um desafio para todos os profissionais da área de saúde do trabalhador. No entanto, é importante salientar que transtornos e doenças mentais podem acontecer com qualquer um, principalmente, àqueles que possuem predisposição genética ou que estão em constante pressão dentro do próprio trabalho, independente do cargo, setor ou tamanho da empresa em que atua.

Aqui a sua saúde mental importa!
Quem cuida da mente, cuida da vida!

Gostou do texto? Partilha, comente e marque amigos, ajude-nos a salvar vidas!



Endereço

Luanda

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00
Sábado 09:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Só Psicólogos, Consultório de Psicologia publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Só Psicólogos, Consultório de Psicologia:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram