Psicologando com Stephan Cardoso

Psicologando com Stephan Cardoso Nesta página, abordamos questões ligada a Psicologia Geral e o seu enquadramento na vida social dos Angolanos.

13/12/2023

PSICOLOGANDO...

Transtorno de Personalidade Paranóide: São caracterizados em pessoas demasiadamente desconfiadas e paranóicas.

Os Indivíduos com este trastorno tornam-se desconfiados, pois, sentem-se enganados pelos outros e manifestam dúvidas a respeito da lealdade de pessoas próximas a si e não só, interpretando suas acções ou observações como ameaçadoras.

Tornam-se rancorosos e percebem ataques a seu caráter ou reputação, muitas vezes ciumentos e com desconfianças infundadas sobre a fidelidade dos seus parceiros e amigos.

VOCÊ SABIA QUE...Noutrora a inteligência do homem era classificada tendo em conta o tamanho da cabeça?!Por volta de 1800...
06/02/2022

VOCÊ SABIA QUE...

Noutrora a inteligência do homem era classificada tendo em conta o tamanho da cabeça?!

Por volta de 1800 Franz Joseph Gall desenvolveu a frenologia - uma teoria que reivindica ser capaz de determinar o caráter, características da personalidade, e grau de criminalidade pela forma da cabeça.

Para ele aquele individuo que possuísse um cranio maior apresentava mais capacidades intelectuais em relação aos que apresentavam uma cranio menor

30/08/2021

John Viudes: INTELEGENCIA EMOCIONAL
Porque é tão difícil mudar e como dar a volta por cima e crescer na vida

A psicopatologiaA psicopatologia pode ser definida como o ramo da psicologia que estuda os fenómenos patológicos ou dist...
25/08/2021

A psicopatologia

A psicopatologia pode ser definida como o ramo da psicologia que estuda os fenómenos patológicos ou distúrbios mentais e outros fenómenos anormais. Ela tenta, especialmente, estabelecer a diferença entre o normal e o patológico.

Na antiguidade greco-latina, as doenças mentais eram vistas como corpos que sofrem e almas que geram a desordem. Por sua vez, a idade média impõe o poder do religioso para explicar e tratar os casos patológicos. O século das luzes abre mais a porta aos processos de cura do que à tentativa de descrição das doenças.
Segundo Pierre Pichot, psicólogo e psiquiatra francês, o termo psicopatologia foi empregue pela primeira vez em 1876, na Alemanha, mas com um sentido semelhante ao de psicologia clínica. O seu nascimento, como método e disciplina própria, ocorre bem mais tarde.

Em França, no início do século XX, Théodule Ribot (1839-1916) criou com a psicologia científica o método patológico, que permitiu, ao estudar o que é o patológico, compreender a psicologia normal.

Pouco tempo depois, Karl Jaspers institui o termo psicopatologia, ao publicar o seu livro Psicopatologia geral em 1913, na Alemanha.
A psicopatologia nasce no início do século XX em França, no momento em que a psicologia, como disciplina científica, se começa a separar da filosofia.

Na medicina, Claude Bernard vai salientar o interesse do estudo fisiopatológico, que será tomado como modelo pela psicopatologia.

Sigmund Freud, entre outros, iniciam um longo caminho para a elaboração de uma nosografia do psicopatológico, ou seja, uma classificação das doenças mentais e, mais tarde, vai surgir uma classificação que apresenta três grandes categorias: a das psicoses, a das neuroses e a das psicopatias.

As psicoses são uma doença mental de certa duração na qual os indivíduos perdem frequentemente o contacto com a realidade e não apresentam, na maioria das vezes, consciência do seu problema.

As neuroses correspondem a perturbações psíquicas que apresentam muitos conflitos e, em geral, enfraquecem a personalidade.

Por último, as psicopatias são percebidas como alterações do comportamento que resultam de perturbação da personalidade ou de desadaptação dos indivíduos, em relação a si mesmos ou ao ambiente em que se integram.

A psicopatologia nasceu à sombra da psiquiatria, mas enquanto esta última tem como objetivo a cura, a profilaxia (uso de medidas sistemáticas para evitar, prevenir uma doença) e a reeducação, fazendo uso de modelos medicinais e bioquímicos para a resolução de problemas, a psicopatologia procura observar, conhecer e compreender através de um método clínico e psicoterapêutico.

O desenvolvimento deste ramo da psicologia e das suas diferentes correntes, proporciona aplicações igualmente diferentes. Neste sentido, é de referir duas grandes vertentes da psicopatologia: uma psicodinâmica (que tem como base a psicanálise e como método específico o clínico) e uma psicosistémica (que tem como base as teorias comportamentais e como método específico o experimental).

A psicopatologia contemporânea tenta integrar os conhecimentos provindos de diversas ciências, visando uma perspetiva cada vez mais biopsicossocial, isto é, de um ponto de vista biológico, psicológico e social.

Dentro deste campo, a maior controvérsia de sempre é entre a distinção e a definição do que é normal e do que é patológico. Assim, muitos especialistas da psicopatologia defendem que a saúde mental se traduz na capacidade de interação e de mudança de um indivíduo. Quanto maior for a sua capacidade de interação e de mudança, melhor será a sua saúde mental. A impossibilidade de cura é justificada pela incapacidade do doente de "acatar" a mudança ou pela incapacidade de resposta por parte do clínico.

Estabelecer o que é normal e o que é patológico foi sempre algo real e problemático. Existirão sempre dúvidas, até porque o que é normal ou o que é patológico varia nos tempos, nas culturas e na maneira de encarar a vida.

AFINAL O QUE É TER SUCESSO?Observe!*Em 1º lugar ter sucesso é reconhecer que existe um Deus🙏 acima de tudo.*Semear aquil...
25/07/2021

AFINAL O QUE É TER SUCESSO?

Observe!

*Em 1º lugar ter sucesso é reconhecer que existe um Deus🙏 acima de tudo.
*Semear aquilo que queremos colher
*Conhecer o seu propósito de vida
*Exercer o seu papel sem prejudicar os outros
*Valorizar todos os elementos de sua vida
*Construir relacionamentos necessários
*Estar preparado para as oportunidades

NOTA: Uma pessoa de sucesso tem o poder de oferecer todo o tipo de contribuição, o sucesso está acima da fama e do poder, as acções de sucesso produzem uma paz verdadeira e duradoura. A realização do sucesso, envolve a sociedade e à Deus🙏.

É dever de quem tem sucesso influenciar os outros e trabalhar para o sucesso dos que estão a sua volta.

Vá em busca do sucesso e seja feliz!!! Bom Dia.

14/07/2021

BOA TARDE A TODA A COMUNIDADE PSI,
SAÚDE MENTAL PARA TODOS. BEM HAJA!

Amnésia é a perda de memória que pode ser total ou parcial, constante ou episódica, temporária ou permanente dependendo ...
14/07/2021

Amnésia é a perda de memória que pode ser total ou parcial, constante ou episódica, temporária ou permanente dependendo das causas.

O que leva uma pessoa a ter amnésia?

Na realidade: a amnésia geralmente tem causas menos deslumbrantes, como uma infecção cerebral, alcoolismo, um acidente vascular cerebral, dr**as, um tumor cerebral ou uma lesão devido a uma cirurgia no cérebro. O trauma psicológico ocasionalmente provoca a amnésia - um quadro chamado amnésia dissociativa.

A síndrome de Korsakoff é uma encefalopatia e é um tipo de amnésia grave, a principal causa é o alcoolismo, o que causa a falta de Vitamina B1 (tiamina) no cérebro, e esse é o motivo pelo qual a síndrome ocorre; seus sintomas podem ser a incapacidade de reter novos acontecimentos na memória.

O efeito do álcool na plasticidade do sistema nervosoA neurogênese, a criação de novas células cerebrais (neurônios), é ...
02/07/2021

O efeito do álcool na plasticidade do sistema nervoso

A neurogênese, a criação de novas células cerebrais (neurônios), é algo que ocorre intensamente durante o período de gestação e os primeiros meses de vida do ser humano. Com o tempo, esse processo reduz drasticamente, mas nunca cessa. A neurogênese está implicada, por exemplo, no processo de criação e consolidação de novas memórias1.

Nesse sentido, estudos apontam que altas doses de álcool podem levar à interrupção da criação de novos neurônios. Acredita-se, ainda, que é esse processo disruptivo que leva a lesões em áreas intimamente ligadas a funções cognitivas importantes, como a memória.

02/07/2021

• PEDRO CALABREZ FALA SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO
Por que é tão difícil mudar?
Assista agora

Endereço

Grafanil Bar-Viana
Luanda

Telefone

+244925623522

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Psicologando com Stephan Cardoso publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Psicologando com Stephan Cardoso:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram

Categoria