INIS Angola

INIS Angola O Instituto Nacional de Investigação em Saúde, abreviadamente designado por “INIS” é um órg

Campinas, Brasil | 2–6 fevereiro 2026O INSTITUTO NACIONAL  DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE , participou no Workshop sobre Epide...
11/02/2026

Campinas, Brasil | 2–6 fevereiro 2026

O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE , participou no Workshop sobre Epidemiologia Genómica de Arbovírus, um evento internacional dedicado ao reforço de capacidades em vigilância genómica e resposta a surtos.

Durante cinco dias, a formação combinou sessões teóricas e práticas em sequenciação genómica, metagenómica, análise filogenética e modelação espaço-temporal, com enfoque na aplicação destes dados à saúde pública.

A participação do INIS reforça o compromisso institucional com o fortalecimento da vigilância laboratorial, a modernização das capacidades de diagnóstico molecular e a integração da genómica na resposta a doenças com potencial epidémico.

Consulte os seus dados aqui .
10/02/2026

Consulte os seus dados aqui .

O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE recebeu o Dr Frederico Israel nas suas instalações para uma reunião de car...
30/01/2026

O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE recebeu o Dr Frederico Israel nas suas instalações para uma reunião de caracter informativo.

Dr Frederico Israel, Investigador residente e formado na Hungria, demonstrou grande vontade para que num futuro próximo possam existir trabalhos de colaboração com a instituição.

Ser médico em Angola é mais do que uma profissão; é uma missão de entrega e coragem. Nesta  dia 26 de janeiro, o nosso a...
26/01/2026

Ser médico em Angola é mais do que uma profissão; é uma missão de entrega e coragem.

Nesta dia 26 de janeiro, o nosso aplauso vai para aqueles que abdicam do descanso para salvar vidas e levar conforto aos que mais precisam.

Teve início  no passado dia 20/01/26, a primeira actividade de Vigilância Ambiental da Pólio do ano de 2026.Está activid...
21/01/2026

Teve início no passado dia 20/01/26, a primeira actividade de Vigilância Ambiental da Pólio do ano de 2026.

Está actividade abrange 7 províncias, a equipa do INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE juntamente com os seus parceiros, estiveram presentes na Estação de Tratamento de Águas Residuais do Sequele, Centralidade do Km 44 e Kilamba kiaxe ETAR do projecto nova vida em Luanda.

Ainda no âmbito dos 50 anos da Independência, o Ministério da Saúde realizou no passado dia  17 de Janeiro de 2026, uma ...
19/01/2026

Ainda no âmbito dos 50 anos da Independência, o Ministério da Saúde realizou no passado dia 17 de Janeiro de 2026, uma homenagem aos profissionais da Saúde.

A actividade decorreu nas instalações do espaço Galeria José Fançony e foram homenageados mais de 650 funcionários do Sector da Saúde, o acto foi presidido por sua Excelência Ministra da Saúde, Dra Silvia Lutucuta.

Entre os homenageados destacamos a presença da Dra Joana Marais ( Directora Geral do Instituto Nacional de Investigação em Saúde ) Dra Joana Paula Paixão ( Directora geral Adjunta para área Técnica do INIS ) e Dr Moisés Francisco ( INIS), Dr Joltim Quivinja (INIS).

Esta homenagem demostra o reconhecimento por aqueles que estiveram na linha da frente da resposta nacional para várias emergências sanitárias, destacando-se o combate à COVID-19, cólera, malária, febre amarela e demais endemias e pandemias que marcaram o país nos últimos anos.

Comece o ano cuidando da sua saúde.Benefícios FísicosControle de Peso: Ajuda a queimar calorias e aumentar a massa muscu...
14/01/2026

Comece o ano cuidando da sua saúde.

Benefícios Físicos

Controle de Peso: Ajuda a queimar calorias e aumentar a massa muscular, essencial para o metabolismo.
Saúde Cardiovascular:

Diminui a pressão arterial, reduz triglicerídeos e colesterol LDL, melhorando a circulação e prevenindo doenças cardíacas e AVCs.

Prevenção de Doenças Crônicas: Reduz riscos de diabetes tipo 2, certos tipos de câncer (mama, cólon), hipertensão e Alzheimer.

Fortalecimento: Aumenta a força muscular, resistência, flexibilidade e densidade óssea, prevenindo quedas e fraturas.

Imunidade

Fortalece o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a infecções.

Benefícios Mentais e Emocionais

Humor e Bem-Estar: Libera endorfinas, reduzindo dor e promovendo sensação de bem-estar, aliviando sintomas de depressão e ansiedade.

Qualidade do Sono: Melhora a insônia e a qualidade geral do sono.

Função Cognitiva: Aumenta a circulação cerebral, melhorando memória e concentração, e reduzindo o risco de demência.

Autoestima e Independência: Melhora a saúde geral, aparência e mantém a independência funcional, especialmente em idosos.

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de prosperidade.
24/12/2025

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de prosperidade.

Foi Concluída  a actividade de vigilância Ambiental da pólio para 2025, nas províncias de Luanda, Icolo e Bengo, Huambo,...
17/12/2025

Foi Concluída a actividade de vigilância Ambiental da pólio para 2025, nas províncias de Luanda, Icolo e Bengo, Huambo, Huila, Benguela, Namibe Uige e Lunda Norte.

Todas as actividades planeadas para 2025, foram 100% concluídas.

1- Contenção
2- Supervisão
3- Aumento de novos sítios de colheita
4- Formação

Para o ano 2026, o objectivo é concentrar na actividade do laboratório: Melhoria estrutural e processamento de PFA, nas amostras de fezes e ambiental no laboratório de Biologia molecular, contenção e supervisão.

Em Março de 2026, o laboratório da pólio terá Visita da OMS Afro, com objectivo de verificar actividade do laboratório, armazém e sala de recepção de amostras.

NIS/CISA, destaca-de mais uma vez em Artigo Científico sobre :Emergência do Sorotipo 3 do Vírus da Dengue, Linhagem III_...
12/12/2025

NIS/CISA, destaca-de mais uma vez em Artigo Científico sobre :

Emergência do Sorotipo 3 do Vírus da Dengue, Linhagem III_B.3.2, Angola

Foi detectado o sorotipo 3 do vírus da dengue em 11,8% (16/136) de pacientes febris na província de Luanda, Angola, durante abril e julho de 2024.

As análises genéticas revelam que a linhagem do sorotipo 3 do vírus da dengue III_B.3.2 provavelmente foi importada das Américas para Angola no final de 2022 e depois se espalhou por transmissão local.

O vírus da dengue (DENV) é transmitido principalmente por mosquitos Aedes aegypti e é o arbovírus mais difundido globalmente (1). O DENV é classificado em 4 sorotipos, DENV-1–4, cada um compreendendo vários genótipos e linhagens (2). A infecção secundária com um sorotipo heterólogo pode aumentar a gravidade da doença através do aumento dependente de anticorpos (3).

Em África, a incidência de DENV aumentou acentuadamente (4). Embora a malária continue sendo a doença febril dominante, as mudanças climáticas podem estar aumentando a adequação para os arbovírus transmitidos por mosquitos Aedes no continente. Em Angola, a dengue tornou-se uma doença de notificação em 2017. A vigilância molecular confirmou anteriormente a circulação do DENV-1 (2013) (5) e do DENV-2 (2018) (6). Em abril de 2024, quatro casos suspeitos de dengue na província de Luanda relatados ao Ministério da Saúde de Angola provocaram uma investigação de surto.

Confira a matéria completa no nosso site: WWW.INIS.GOV.AO

INIS/CISA, destaca-se mais uma vez em Artigo Científico sobre :Emergência do Sorotipo 3 do Vírus da Dengue, Linhagem III...
12/12/2025

INIS/CISA, destaca-se mais uma vez em Artigo Científico sobre :

Emergência do Sorotipo 3 do Vírus da Dengue, Linhagem III_B.3.2, Angola.

Foi detectado o sorotipo 3 do vírus da dengue em 11,8% (16/136) de pacientes febris na província de Luanda, Angola, durante abril e julho de 2024.

As análises genéticas revelam que a linhagem do sorotipo 3 do vírus da dengue III_B.3.2 provavelmente foi importada das Américas para Angola no final de 2022 e depois se espalhou por transmissão local.

O vírus da dengue (DENV) é transmitido principalmente por mosquitos Aedes aegypti e é o arbovírus mais difundido globalmente (1). O DENV é classificado em 4 sorotipos, DENV-1–4, cada um compreendendo vários genótipos e linhagens (2).

A infecção secundária com um sorotipo heterólogo pode aumentar a gravidade da doença através do aumento dependente de anticorpos (3).

Em África, a incidência de DENV aumentou acentuadamente (4). Embora a malária continue sendo a doença febril dominante, as mudanças climáticas podem estar aumentando a adequação para os arbovírus transmitidos por mosquitos Aedes no continente.

Em Angola, a dengue tornou-se uma doença de notificação em 2017. A vigilância molecular confirmou anteriormente a circulação do DENV-1 (2013) (5) e do DENV-2 (2018) (6). Em abril de 2024, quatro casos suspeitos de dengue na província de Luanda relatados ao Ministério da Saúde de Angola provocaram uma investigação de surto.

Confira a matéria completa no nosso site: WWW.INIS.GOV.AO

Hoje assinalamos o Dia Mundial da Luta Contra o SIDA.Unimos vozes para lembrar, apoiar e reforçar a importância da preve...
01/12/2025

Hoje assinalamos o Dia Mundial da Luta Contra o SIDA.
Unimos vozes para lembrar, apoiar e reforçar a importância da prevenção, do tratamento e da informação.

Juntos, pela vida, pela esperança e por um futuro sem estigma.

Endereço

Rua Amílcar Cabral 96, Maianga
Luanda

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 16:45
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+244934690269

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando INIS Angola publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para INIS Angola:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram