
28/01/2025
Pensou num(a) psicólogo(a)?
Certo, faça terapia.
😁 🙂
Não invalidando o papel importante da psicoterapia, o(a) psicólogo(a) não é a única pessoa com quem podemos conversar sobre as coisas que nos incomodam.
Algumas pessoas têm dificuldade em falar sobre os seus problemas com outras pessoas, talvez por receio de serem vistas de forma diferente, talvez por falta de confiança, talvez por não terem com quem conversar...
Todavia, ter uma rede de apoio emocional é muito importante.
Quando estamos a passar por uma situação que nos aflige ou incomoda, falar com uma pessoa amiga pode nos trazer uma sensação de alívio, por exteriorizarmos algo que estava contido e que, consequentemente, estava a gerar muita tensão emocional e mental.
Certamente, algumas pessoas já tiveram experiências desagradáveis por terem partilhado algo íntimo com as pessoas erradas.
Porém, quando partilhamos com as pessoas certas, pessoas leais e de confiança, sem esquecer que precisam de ter bom senso (muito importante), a experiência é muito gratificante.
Claro, caso não tenhamos com quem conversar, podemos recorrer a psicoterapia.
Também podemos usar um diário, o exercício físico, uma forma de arte ou outra prática que nos permita exteriorizar a tensão que acumulamos.
Sendo psicóloga, claro que sou a favor da psicoterapia; porém, sei o quão importante é termos alguém que nos faça bem e que nos apoie quando precisamos.
Além do alívio emocional e mental, há outras vantagens em partilharmos os nossos problemas ou apenas em partilharmos os nossos pensamentos e situações da nossa vida com outras pessoas.
Consegue pensar em algumas?