16/03/2021
Olá!
Março Mulher, seria inconcebível do nosso lado terminar o mês sem dedicarmos um tema à mulheres que muito têm contribuído para a continuidade humana e grande crescimento intelectual do mesmo.
Então mulher, já ouviu falar sobre "Mastite" e a Fisioterapia ?
A Mastite é um processo inflamatório que pode ou não ser infeccioso das glândulas mamárias que ocorre na fase da amamentação que geralmente acontece na 2ª semana depois do parto e causa intensa dor e desconforto.
🔰Causas
Infecção bacteriana, pega incorreta do bebê, que gera fissuras na mama, tornando-se assim a porta de entrada de bactérias, ausência da amamentação a noite, não abocanhar a mama da forma correta, bolsas de pus formadas dentro das glândulas mamárias que não conseguem sair, tornando o caso bem grave, que muitas vezes necessita de drenagem deste pus e até mesmo internação hospitalar, preferência por uma mama, não esvaziamento completo, desmame abrupto, separação mãe-bebê.
🔰 Principais sintomas:
•Dor, vermelhidão e febre.
•Calafrios, Inchaço;
•Em alguns casos náuseas.
🔰Prevenção
Limpar a mama antes e depois das mamadas;
Lavar bem as mãos e cuidar com a higiene do sutiã.
Não usar sutiã apertado e alterar as mamas durantes as mamadas;
Esvaziar a mama completamente antes de oferecer a outra;
Aumentar a frequência entre as mamadas.
Cuidar a posição do bebê, sempre de frente para a mama;
Pega correta e beber 2 litros de água por dia.
A Mastite é dolorosa e muitas vezes as mães acabam abandonando a amamentação, a mãe deve continuar a amamentação pois é uma forma de diminuir a inflamação e uma vez, manter a amamentação é super indicado porque o leite materno é rico em anticorpos e fatores antibacterianos para o bebê. Além disso, as toxinas das bactérias quando são ingeridas, serão destruídas no tubo digestivo do bebê.
Mas existem Mastite que depende da localização em que a amamentação é interrompida temporariamente isso quando a mama está com mamilo fissurado, avermelhado, quente e em casos em que a mãe relate muita dor, porém é importante que durante a pausa ela extraia leite com frequência com algum aparelho para retirada de leite e mantendo as mamas sempre esvaziadas. Desta forma manterá a produção e impedirá a recidiva da mastite.
🔰Tratamento caseiro para mastite
•Dar de mamar várias vezes ao dia e repouso.
•Massagear os seios antes de amamentar, para facilitar a saída do leite.
•Uso de compressas mornas nas mamas, antes de retirar o leite.
•Remédios analgésicos e anti-inflamatórios .
• Esvaziar a mama afetada através amamentação, ao contrário do que se pensa amamentação diminui o inchaço na mama.
🔰Fisioterapia e a Mastite
A fisioterapia entra como coadjuvante no tratamento desta inflamação. Nestas situações usa-se a terapia com o laser de baixa intensidade, pois ela melhora ou diminui o processo inflamatório e atua na prevenção de fissuras na mama. Possui ação analgésica, anti- inflamatória, regenerativa e melhora a circulação, temos também a termoterapia como calor ou frio para desinchar e diminuir o quadro álgico e massagem.