Dra. Responde Fisioterapia

Dra. Responde Fisioterapia Fisioterapia
Este é uma página de carácter informativo sobre Fisioterapia e saúde pública para

28/08/2024
Olá , tudo bem?Já ouviu falar sobre algumas siglas que fazem parte da anamnese? 🙏🙏Aprenda conosco.
18/09/2023

Olá , tudo bem?
Já ouviu falar sobre algumas siglas que fazem parte da anamnese?

🙏🙏
Aprenda conosco.

Saudações,pessoal!Curtam a nova página que temos muitas novidades 🙏🙏.
11/09/2023

Saudações,pessoal!
Curtam a nova página que temos muitas novidades 🙏🙏.

09/03/2023

Bom dia caros estudantes e profissionais de saúde, gostava de saber da vossa parte qual tema querem que abordemos logo a reabertura da página.
🙏🙏
Votos de uma ótima semana laboral.😘

Preço acessível e um conhecimento gigantesco Bora fazer a inscrição
06/04/2022

Preço acessível e um conhecimento gigantesco
Bora fazer a inscrição

Olá!!   Hoje vamos falar sobre Hipercifose Torácica, também conhecida como Corcunda e a Fisioterapia   A Hipercifose é o...
17/07/2021

Olá!!

Hoje vamos falar sobre Hipercifose Torácica, também conhecida como Corcunda e a Fisioterapia

A Hipercifose é o aumento do plano sagital da curvatura torácica que faz com que o tronco fique inclinado para frente e atrás tenha um arqueamento de corcunda.

A curvatura natural da coluna vertebral na região das vértebras torácicas é chamada de Cifose algo fisiológico ou seja normal, sendo assim todos nós temos uma Cifose Torácica, em nossa coluna vertebral existe uma faixa de curvatura normal com probabilidades entre 10° á 40° de Cobb, quando a curvatura apresenta uma curvatura maior de 40° ou 50° Cobb Trata-se de Hipercifose.
Ela acontece em qualquer idade e desenvolve-se com maior frequência em pessoas idosas, sendo mais acentuada nas mulheres.
Ela pode ser detectada por meio de exames de imagem como Raio-X, Ressonância magnética em casos de infecção na coluna, exame físico, te**es de função pulmonar pois as alterações na coluna e caixa torácica fazem com que o sistema respiratório perca sua eficiência, levando ao comprometimento respiratório.

🔰 Tipos de Hipercifose Torácica e as suas causa:

▪ Hipercifose estrutural
Caracteriza-se por alterações morfológicas, ou seja, as vértebras e a coluna sofreram deformações na formação de sua estrutura ela pode ter origem traumáticas (Fraturas, doenças, idosos).

▪ Hipercifose postural ou Adquirida
Posturas ocupacionais estar sentado ou em pé, costureiros, e do dia-dia como mexer o telefone inclinando sempre a cervical, etc.

▪Hipercifose primária ou cifose idiopática
Esse tipo de hipercifose acontece sem causa aparente.

▪Hipercifose secundária
Acontece em consequência de doenças adjacentes e e causa deformidades em estado severo como: Osteocondrite, Osteoporose, Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilosante, Tuberculose óssea espinhal ou conhecido como Mal de Pott, doenças neuromusculares.

▪ Hipercifose Congênita
É causada devido a malformações na coluna durante o período fetal esses pacientes necessitam de tratamento cirúrgico.

▪ Doença de Scheuermann
Também conhecida como osteocondrose infantil, é uma doença rara que afeta a coluna vertebral, causando deformidade da curvatura.

🔰 FISIOTERAPIA🔰
A Fisioterapia é o tratamento número 1 em casos de Hipercifose e o tipo de tratamento fisioterapêutico depende do grau da curvatura e comprometimento das funções pulmonares.
É verificado a idade do paciente e da causa da hipercifose.

■RPG- o uso de alongamentos e exercícios de fortalecimento muscular dão um aumento da força dos extensores das costas
• Dão maior mobilidade da extensão da coluna vertebral
• Melhoram a consciência postural
• Previnem fraturas por compressão vertebral
■ Pilates- promove o equilíbrio entre mobilidade e estabilidade da coluna vertebral mas também de todas as articulações envolvidas dando a força e resistência muscular a fim de promover a manutenção da postura.
■ Hidroterapia- diminui a tensão muscular, a rigidez da coluna, oferece relaxamento para musculatura, e ajuda no fortalecimento dos músculos respiratórios.
■ Kinesio taping- O taping tem função técnica, função linfática, função estabilizadora, função articular e na hipercifose ela age como corretor postural ela é muito usada em curvaturas menores prevenindo a progressão da curvatura.
■ Colete ortopédico para a correção da postura.
■ Fisioterapia cardiorespiratória

08/07/2021

Bom dia pessoal😎✌
Você sabe como identificar a ocorrência de um possível AVE/AVC 🤔🤔🤔🤔

Ter esse conhecimento pode salvar vidas.

Então tire 2 minutos para ler esse post💞

🆘 diante de qualquer sintoma repentino de fraqueza, formigamento ou perda de sensibilidade na face e membros, especialmente de um lado do corpo, além de dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, falta de equilíbrio, perda da fala, tontura, confusão, alterações visuais e psicomotoras, é preciso buscar atendimento médico imediatamente.

O resultado do tratamento é melhor quanto mais rápido for o atendimento. Se o paciente for tratado em uma hora, as chances de recuperação são muito maiores do que se for atendido duas, três ou quatro depois”

Na maioria dos casos, depois das primeiras quatro horas, a perspectiva de recuperação diminui.

🆘 então identifique os sinais e corra para as unidades hospitalares.

atenção para o ponto abaixo👇👇👇👇👇👇

🆘 Outro ponto importante para o êxito do atendimento é que o local para onde a pessoa for levada tenha condições adequadas, com estrutura de exames de imagem, tomografia ou ressonância, equipe de neurologia e protocolo de atendimento.

Mas FisioNerd😎 e se eu não tiver certeza do diagnóstico?

Nesse caso, mesmo se não tiver certeza do diagnóstico, corra para o hospital. Não ache a urgência exagerada, a cada um minuto sem socorro o paciente de AVC perde 1,9 milhão de neurônio.

Você sabia? 🤔🤔🤔🤔

a cada um minuto sem socorro o paciente de AVC perde 1,9 milhão de neurônio.

Partilhe o post, você vai estar salvando vidas.


Olá!  Março Mulher, seria inconcebível do nosso  lado terminar o mês sem dedicarmos um tema à mulheres que muito têm con...
16/03/2021

Olá!
Março Mulher, seria inconcebível do nosso lado terminar o mês sem dedicarmos um tema à mulheres que muito têm contribuído para a continuidade humana e grande crescimento intelectual do mesmo.

Então mulher, já ouviu falar sobre "Mastite" e a Fisioterapia ?

A Mastite é um processo inflamatório que pode ou não ser infeccioso das glândulas mamárias que ocorre na fase da amamentação que geralmente acontece na 2ª semana depois do parto e causa intensa dor e desconforto.

🔰Causas
Infecção bacteriana, pega incorreta do bebê, que gera fissuras na mama, tornando-se assim a porta de entrada de bactérias, ausência da amamentação a noite, não abocanhar a mama da forma correta, bolsas de pus formadas dentro das glândulas mamárias que não conseguem sair, tornando o caso bem grave, que muitas vezes necessita de drenagem deste pus e até mesmo internação hospitalar, preferência por uma mama, não esvaziamento completo, desmame abrupto, separação mãe-bebê.

🔰 Principais sintomas:
•Dor, vermelhidão e febre.
•Calafrios, Inchaço;
•Em alguns casos náuseas.

🔰Prevenção
Limpar a mama antes e depois das mamadas;
Lavar bem as mãos e cuidar com a higiene do sutiã.
Não usar sutiã apertado e alterar as mamas durantes as mamadas;
Esvaziar a mama completamente antes de oferecer a outra;
Aumentar a frequência entre as mamadas.
Cuidar a posição do bebê, sempre de frente para a mama;
Pega correta e beber 2 litros de água por dia.

A Mastite é dolorosa e muitas vezes as mães acabam abandonando a amamentação, a mãe deve continuar a amamentação pois é uma forma de diminuir a inflamação e uma vez, manter a amamentação é super indicado porque o leite materno é rico em anticorpos e fatores antibacterianos para o bebê. Além disso, as toxinas das bactérias quando são ingeridas, serão destruídas no tubo digestivo do bebê.
Mas existem Mastite que depende da localização em que a amamentação é interrompida temporariamente isso quando a mama está com mamilo fissurado, avermelhado, quente e em casos em que a mãe relate muita dor, porém é importante que durante a pausa ela extraia leite com frequência com algum aparelho para retirada de leite e mantendo as mamas sempre esvaziadas. Desta forma manterá a produção e impedirá a recidiva da mastite.

🔰Tratamento caseiro para mastite
•Dar de mamar várias vezes ao dia e repouso.
•Massagear os seios antes de amamentar, para facilitar a saída do leite.
•Uso de compressas mornas nas mamas, antes de retirar o leite.
•Remédios analgésicos e anti-inflamatórios .
• Esvaziar a mama afetada através amamentação, ao contrário do que se pensa amamentação diminui o inchaço na mama.

🔰Fisioterapia e a Mastite
A fisioterapia entra como coadjuvante no tratamento desta inflamação. Nestas situações usa-se a terapia com o laser de baixa intensidade, pois ela melhora ou diminui o processo inflamatório e atua na prevenção de fissuras na mama. Possui ação analgésica, anti- inflamatória, regenerativa e melhora a circulação, temos também a termoterapia como calor ou frio para desinchar e diminuir o quadro álgico e massagem.

Olá!   Hoje vamos falar sobre a Espondiloartrose.    Espondiloartrose ou também Espondilose refere-se a artrose da colun...
03/03/2021

Olá!
Hoje vamos falar sobre a Espondiloartrose.

Espondiloartrose ou também Espondilose refere-se a artrose da coluna vertebral em que há alteração degenerativa da coluna vertebral, que ocorre devido aos efeitos naturais do envelhecimento ou de profissões que exigem uma maior sobrecarga na coluna vertebral que podem levar gradualmente a sua degeneração.
À medida que envelhecemos, o desgaste normal, bem como as mudanças celulares, afetam a estrutura da coluna. Em resultado, os tecidos moles que sustentam a coluna – discos, músculos, tendões, começam a se deteriorar lentamente causando dor e incapacidade.

Ela é mais comum na região Cervical e na região Lombar por serem as 2 áreas da coluna que mais sofrem sobrecarga e mais desgaste de disco lombares ou cervicais.

🔰Factores de risco
●Desidratação dos discos intervertebrais
●Hérnia discal
●Lesões na coluna ou acidentes na coluna.
●Rigidez nos ligamentos
●Uso excessivo na coluna
●Histórico familiar
●Excesso de peso
●Tabagismo pois este altera a microcirculação sanguínea, levando à consequente prejuízo da nutrição dos discos.

● Na Espondiloartrose existe formação de osteófitos marginais ou chamado bico de papagaio que é uma saliência óssea que comprime as raízes nervosas devido a desidratação do disco intervertebral favorecendo a aproximação das vértebras uma das outras.

● Na Espondiloartrose existe Hipertrofia das facetas articulares das vértebras que devido ao desgaste do disco vertebral os movimentos das articulações da coluna se tornam doloroso e restritivo fazendo com que o paciente desenvolva a " dor facetária".

● Na Espondiloartrose existe a Doença discal degenerativa se refere ao envelhecimento do disco intervertebral. Isso explica menor mobilidade da coluna em pessoas mais idosas ou mais jovens com Espondiloartrose.

🔰Sintomas da Espondiloartrose
Os sintomas da espondiloartrose são relacionados com o local onde ela está localizada, na cervical, dorsal ou lombar.

● A Espondiloartrose cervical é definida com um conjunto de alterações resultantes da artrose da coluna cervical as mais afetadas são as 3 inferiores em nível C4-C6.
Os sintomas:
•Formigamento e dormência nos braços, mãos, dor em volta do ombro;
•Fraqueza nos músculos dos braços, ombros e mãos;
•Torcicolo
•Problemas de coordenação
Dores de cabeça mais frequentes na parte de trás da cabeça;

● Espondiloartrose Dorsal ou Torácica- região torácica da coluna, localizada bem ao meio das costas, é a menos atingida pela espondiloartrose e quando ocorre, normalmente não apresenta sintomas, por conta de sua menor amplitude de movimento articular. Mas, se apresentar, fique atento a dores locais e irradiações esporádicas para as costelas.

● Espondiloartrose Lombar- é a artrose na coluna, que se manifesta na parte inferior das costas, e as vértebras mais atingidas são em nível L5-S1 causando dor intensa na região da coluna lombar, podendo irradiar para as nádegas e parte posterior da coxa, tendo dificuldade em ficar sentado ou deitado durante muito tempo, diminuição da força numa ou duas pernas, sensação de queimação ou formigamento nas costas ou numa das pernas.
Podem ter causas traumáticas ou naturais.

A espondiloartrose lombar pode ser classificada como sendo:
● Espondiloartrose lombar discreta;
● Espondiloartrose lombar incipiente;
● Espondiloartrose lombar com degeneração discal ou
● Espondiloartrose lombar com osteófitos

🔰Diagnóstico
Raio-X, Ressonância magnética, Tomografia computadorizada.

Olá!?     Hoje vamos falar sobre Tendinite nas mãos por decorrência de uma LER/DORT e a Fisioterapia. 🔰Definições: •LER-...
02/02/2021

Olá!?
Hoje vamos falar sobre Tendinite nas mãos por decorrência de uma LER/DORT e a Fisioterapia.

🔰Definições:
•LER- Lesão por esforços repetitivos.
•DORT- Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
Existem lesões que são causadas pelo tipo de trabalho que um paciente desempenha, como digitalizar, telefones, tocar piano, guitarra, batuque, serviços domésticos, esporte,entre outros que causam sobrecarga no corpo causando alterações musculoesqueléticas devido aos movimentos corporais repetitivos relacionados ao trabalho. Dentre essas alterações temos a Tendinite.

•Tendinite é a inflamação de um tendão, e isso acontece quando uma pessoa faz uso excessivo do tendão. A Tendinite nas mãos é a lesão nessa zona em que o paciente pode sentir dor na zona do punho, e mãos e a dor pode ou não irradiar nos dedos, e pode ter limitação no movimento das mãos.

O Tendão é uma estrutura fibrosa, grossa, rija e flexível, que serve como uma corda que fixa os músculos aos ossos, o tendão transmite força do músculo para o osso, fazendo o movimento e dando a estabilidade necessária para a função da mão.
As Tendinites podem ser classificadas em diferentes sub-tipos:
•Entesite – inflamação no local de inserção do tendão ao osso. (Entese)
•Tenossinovite – inflamação da bainha que envolve o Tendão.
•Peritendinite – inflamação da junção músculo-tendínea.
•Tendinite Ossificante ou calcária – inflamação com depósito de cristal no tendão.

As Tendinites são divididas em 3 graus.
●grau 1 — inflamação que causa dor e leve restrição do movimento;

●grau 2 — inflamação com muita dor, mesmo em repouso, limitando os movimentos. Dando origem ao processo degenerativo crônico;

●grau 3 — há ruptura do tendão.

🔰Nas mãos podemos encontrar Tendinites como:
●Tenossinovite deQuervain – Tendinite da base do Polegar em que há uma inflamação de tendões que passam do punho para o polegar.
●Tenossinovite estenosante dos flexores – Dedo em Gatilho "mola”, os tendões responsáveis por dobrar os dedos ficam inflamados, e os dedos ficam bloqueados numa posição de flexão, podendo ser necessário utilizar a mão contralateral para os esticar.
Desconfia-se que a Síndrome do túnel do carpo pode também ser causada pelo tipo de trabalho que um paciente desempenha.

🔰 Fisioterapia
A Fisioterapia é a indicação número 1 para Tendinites, na Tendinite há um desgaste e microrupturas do colagéneo que causa a inflamação, originando a dor e consequentemente limitando os movimentos.

🔰Para dor:
●TENS para o alívio da dor
●Ultrassom para o alívio da dor
●Crioterapia ou compressas de água morna.

🔰Para regeneração tecidual do Tendão:
●Ultrassom
●Laser
●Massagem

🔰Para o fortalecimento muscular:
●Cinesioterapia- Exercícios variados;
●Uso de órtese para correção ou para imobilizar.
● Modificação e correção da atividade física ou laboral (RPG);
●Melhora da ergonomia do trabalho.

Endereço

Luanda

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Dra. Responde Fisioterapia publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Dra. Responde Fisioterapia:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram

Categoria