Técnico de Enfermagem Hélder Ngola.

Técnico de Enfermagem Hélder Ngola. Fazer o que ninguém mais fará, de uma maneira que ninguém mais possa fazer, isto é a Enfermagem!

AS CINCO ESPÉCIE DE PARASITAS DA MALÁRIACordiais Saudações. Na verdade, eu espero que todos vocês estejam no melhor esta...
30/10/2023

AS CINCO ESPÉCIE DE PARASITAS DA MALÁRIA

Cordiais Saudações. Na verdade, eu espero que todos vocês estejam no melhor estado de Saúde Possível!
Convido você a tirar apenas dois segundos para seguir a minha página, e.. sem mais demora vamos ao que nos interessa.

- Parasita? Isso mais é o quê?
- Nós aqui em Angola não se batemos com esse Mambo! Devemos saber disso?

Relembrando que um parasita é um ser vivo que retira os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, de outro ser vivo, estabelecendo assim, uma relação ecológica interespecífica.
Geralmente procura-se as soluções invés dos culpados, infelizmente nós Mangolé sabemos que os culpados devem uma vasta responsabilidade em função dos problemas que estes causam.
Então venha, vou te mostrar quem são os Parasitas!

Frequentemente ouvimos a respeito de doenças causadas por parasitas. Mas você já se perguntou o que é um parasita?
Todos nós já estudamos sobre as relações ecológicas e como os seres vivos relacionam-se. Quando falamos em parasita, estamos falando de uma relação ecológica muito conhecida: o parasitismo.
Nessa relação, que se estabelece entre organismos de espécies diferentes (relação interespecífica), um dos indivíduos envolvidos instala-se no corpo do outro para retirar alimento. O organismo que retira o alimento é o parasita, enquanto o que está sendo parasitado é o hospedeiro.
No parasitismo, apenas um dos organismos envolvidos é beneficiado e o outro é prejudicado. Esse tipo de relação não gera a morte do hospedeiro, pois, quanto mais tempo ele viver, mais tempo terá o parasita para alimentar-se. Para isso, é fundamental que o parasita não retire do corpo do hospedeiro muitos nutrientes, pois este ficaria muito debilitado e acabaria morrendo, o que levaria o outro organismo também à morte.
O parasita pode viver tanto fora como dentro do corpo do hospedeiro. Se viver fora, é conhecido por ectoparasita, mas se estiver dentro de um organismo, trata-se de um endoparasita. Os piolhos e carrapatos, por exemplo, são exemplos de ectoparasitas, pois vivem na superfície do corpo de animais. Já os nematoides, como as lombrigas, vivem no intestino do hospedeiro, sendo, portanto, endoparasitas.

Chegamos no ponto mais esperado, agora vou abortar sobre as cinco espécie de parasita da Malária que pode infectar a Pessoa: Plasmodium Falciparum, Plasmodium Vivax, Plasmodium Ovale e Plasmodium Malariae.

Plasmodium vivax e Plasmodium falciparum são os tipos mais comuns de parasitas causadores da malária. O maior número de mortes é causado por Plasmodium falciparum.

O Plasmodium vivax e o Plasmodium ovale podem permanecer no fígado em estado latente (hipnozoítos) e, periodicamente, liberar parasitas maduros para a corrente sanguínea, provocando crises recorrentes. A forma inativa não é destruída por muitos medicamentos contra a malária.

O Plasmodium falciparum e o Plasmodium malariae não permanecem no fígado. No entanto, as formas maduras de Plasmodium malariae podem persistir na corrente sanguínea durante meses ou mesmo anos, antes de provocarem sintomas.

O Plasmodium knowlesi, que infecta prin­cipalmente macacos, também causa a malária em seres humanos. Ocorre principalmente em homens que vivem perto ou trabalham em áreas de floresta da Malásia e de outras áreas do sudeste asiático.
Foi reconhecido recentemente que o Plasmodium Knowlesi, um tipo de malária que ocorre naturalmente em macacos no sudeste da Ásia, também infecta humanos e causa uma malária transmitida de animais para humanos (malária “zoonótica”). O Plasmodium Falciparum é o tipo de malária que pode mais provavelmente resultar em infecções graves que, se não tratadas de imediato, podem levar à morte. Ainda que a malária possa ser uma doença mortal, a doença e a morte causada pela malária podem sim hoje em dia ser prevenidas!

É importante destacar que não são apenas animais que possuem parasitas, todos os organismos vivos podem ser parasitados. Até mesmo uma bactéria pode ser alvo desse tipo de relação, como é o caso dos vírus bacteriófagos que se reproduzem no interior desses organismos.
Existe ainda um caso de parasitismo que é conhecido por muitos biólogos como parasitoidismo. Nessa relação, observa-se a morte do hospedeiro, fato que, de maneira geral, não ocorre nos casos de parasitismo. Como exemplo clássico de parasitoidismo, podemos citar as vespas, que colocam os ovos no interior de alguns artrópodes. Após eclodirem, as larvas alimentam-se do hospedeiro ainda vivo. Depois de algum tempo, elas matam o hospedeiro e emergem de seu interior.

Importante: A parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, seus hospedeiros e a relação entre esses organismos.

Ainda com dúvidas sobre Parasitas?
Escreva sua dúvida nos comentários abaixo!

F**a comigo que pela próxima vamos falar sobre |Como a malária é transmitida|

Me Siga nas Medias Sociais
https://www.linkedin.com/in/ngola-yetu-968906292/

16/10/2023

Ensinar Requer Dedicação e Paciência 🥰

O QUE É A MALÁRIA?Prezada Família, espero que todos vocês estejam no melhor estado de Saúde Possível!Convido você a tira...
06/10/2023

O QUE É A MALÁRIA?

Prezada Família, espero que todos vocês estejam no melhor estado de Saúde Possível!
Convido você a tirar apenas dois segundos para seguir a minha página, e.. sem mais demora vamos ao que nos interessa.

- O que é a Malária?
- Nós aqui em Angola ja temos a Malária no sangue, ainda assim devemos nós saber o que é a Malária?

Saiba que um parasita é um ser vivo que retira os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, de outro ser vivo, estabelecendo assim, uma relação ecológica interespecífica.
Geralmente procura-se as soluções invés dos culpados, infelizmente nós Mangolé sabemos que os culpados devem uma vasta responsabilidade em função dos problemas que estes causam.
Então venha, vou te mostrar como tudo começa!

A malária é uma doença grave que nalguns casos pode levar a morte. A malária é causada por um parasita que infecta frequentemente um certo tipo de mosquito que se alimenta em humanos. Geralmente pessoas infectadas pela malária ficam muito doentes, apresentam; febre, calafrios, sudorese, sensação de indisposição geral (mal-estar) e, às vezes, diarreia, dor abdominal, dificuldade respiratória, confusão e convulsões. Outros achados incluem aumento do baço, anemia (devido à decomposição dos glóbulos vermelhos do sangue infectados) e, às vezes, danos ao coração, cérebro, pulmões ou rins.

Algumas investigações minhas indicam que existem cinco espécie de parasita da Malária que pode infectar a Pessoa: Plasmodium Falciparum, Plasmodium Vivax, Plasmodium Ovale e Plasmodium Malariae. Foi reconhecido recentemente que o Plasmodium Knowlesi, um tipo de malária que ocorre naturalmente em macacos no sudeste da Ásia, também infecta humanos e causa uma malária transmitida de animais para humanos (malária “zoonótica”). O Plasmodium Falciparum é o tipo de malária que pode mais provavelmente resultar em infecções graves que, se não tratadas de imediato, podem levar à morte. Ainda que a malária possa ser uma doença mortal, a doença e a morte causada pela malária podem sim hoje em dia ser prevenidas!

A Malária afeta quase quatro milhões de pessoas por ano em Angola e figura entre as principais causas de morte no país.
Na terça-feira de 25 de Abril deste mesmo ano, de acordo com a directora Nacional de Saúde Pública Helga Freitas, em Angola a malária é um problema grave de saúde pública e constitui a primeira causa de morbilidade e mortalidade. "Em 2022 foram notificados cerca de 9.211.346 casos de malária, verificou-se um aumento de 0,4 por cento em relação ao ano de 2021, devido a pandemia da Covid-19, que impossibilitou o diagnóstico e ao tratamento da malária”, disse alertando que as pessoas com sinais e sintomas sugestivos de malária (febre, dor de cabeça e nas articulações) devem procurar os serviços de saúde mais próximo para realização de diagnóstico e em caso de positividade inicia e completa o seu tratamento que é gratuito em todas as unidades do Sistema Nacional de Saúde.

As mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos continuam a ser os grupos mais vulneráveis da malária. O Dia Mundial da Luta Contra a Malária foi instituído em 2007 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com finalidade de reconhecer o esforço global para o controle efectivo da Malária, bem como para sensibilizar e melhorar o conhecimento da sociedade a cerca do seu impacto devastador a nível sanitário, social e económico.

A malária continua a ser uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo. O último relatório Mundial da Malária de 2021, revela que foram registados 241 milhões de casos de malária e 621 mil mortes.
Para garantir uma resposta coordenada e sustentável o Ministério da Saúde (MINSA) elaborou com apoio técnico da OMS, o Plano Estratégico Nacional de Controlo da Malária 2021-2025, que está ser implementado em todo território nacional, visando acabar com a malária, reduzindo a morbilidade e a mortalidade através da prevenção e da transmissão da doença.

Ainda com dúvidas sobre o que é a Malária?
F**a comigo que pela próxima vamos falar sobre |As Cinco espécies de parasitas da Malária que podem infectar as Pessoas|

Me Siga nas Medias Sociais
https://www.linkedin.com/in/ngola-yetu-968906292/

10/02/2023

Nós Somos o Que Comemos ❤️

A enfermagem é a ciência cujo objetivo é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade e a impla...
28/01/2023

A enfermagem é a ciência cujo objetivo é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade e a implantação do tratamento de doenças. Aqui em Angola esta profissão é exercida por auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e por enfermeiros, profissionais com formações e funções distintas dentro de uma mesma área. 🚑

Endereço

Viana
Luanda

Telefone

+244938018126

Website

https://www.linkedin.com/in/ngola-yetu-968906

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Técnico de Enfermagem Hélder Ngola. publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Técnico de Enfermagem Hélder Ngola.:

Compartilhar