
30/10/2023
AS CINCO ESPÉCIE DE PARASITAS DA MALÁRIA
Cordiais Saudações. Na verdade, eu espero que todos vocês estejam no melhor estado de Saúde Possível!
Convido você a tirar apenas dois segundos para seguir a minha página, e.. sem mais demora vamos ao que nos interessa.
- Parasita? Isso mais é o quê?
- Nós aqui em Angola não se batemos com esse Mambo! Devemos saber disso?
Relembrando que um parasita é um ser vivo que retira os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, de outro ser vivo, estabelecendo assim, uma relação ecológica interespecífica.
Geralmente procura-se as soluções invés dos culpados, infelizmente nós Mangolé sabemos que os culpados devem uma vasta responsabilidade em função dos problemas que estes causam.
Então venha, vou te mostrar quem são os Parasitas!
Frequentemente ouvimos a respeito de doenças causadas por parasitas. Mas você já se perguntou o que é um parasita?
Todos nós já estudamos sobre as relações ecológicas e como os seres vivos relacionam-se. Quando falamos em parasita, estamos falando de uma relação ecológica muito conhecida: o parasitismo.
Nessa relação, que se estabelece entre organismos de espécies diferentes (relação interespecífica), um dos indivíduos envolvidos instala-se no corpo do outro para retirar alimento. O organismo que retira o alimento é o parasita, enquanto o que está sendo parasitado é o hospedeiro.
No parasitismo, apenas um dos organismos envolvidos é beneficiado e o outro é prejudicado. Esse tipo de relação não gera a morte do hospedeiro, pois, quanto mais tempo ele viver, mais tempo terá o parasita para alimentar-se. Para isso, é fundamental que o parasita não retire do corpo do hospedeiro muitos nutrientes, pois este ficaria muito debilitado e acabaria morrendo, o que levaria o outro organismo também à morte.
O parasita pode viver tanto fora como dentro do corpo do hospedeiro. Se viver fora, é conhecido por ectoparasita, mas se estiver dentro de um organismo, trata-se de um endoparasita. Os piolhos e carrapatos, por exemplo, são exemplos de ectoparasitas, pois vivem na superfície do corpo de animais. Já os nematoides, como as lombrigas, vivem no intestino do hospedeiro, sendo, portanto, endoparasitas.
Chegamos no ponto mais esperado, agora vou abortar sobre as cinco espécie de parasita da Malária que pode infectar a Pessoa: Plasmodium Falciparum, Plasmodium Vivax, Plasmodium Ovale e Plasmodium Malariae.
Plasmodium vivax e Plasmodium falciparum são os tipos mais comuns de parasitas causadores da malária. O maior número de mortes é causado por Plasmodium falciparum.
O Plasmodium vivax e o Plasmodium ovale podem permanecer no fígado em estado latente (hipnozoítos) e, periodicamente, liberar parasitas maduros para a corrente sanguínea, provocando crises recorrentes. A forma inativa não é destruída por muitos medicamentos contra a malária.
O Plasmodium falciparum e o Plasmodium malariae não permanecem no fígado. No entanto, as formas maduras de Plasmodium malariae podem persistir na corrente sanguínea durante meses ou mesmo anos, antes de provocarem sintomas.
O Plasmodium knowlesi, que infecta principalmente macacos, também causa a malária em seres humanos. Ocorre principalmente em homens que vivem perto ou trabalham em áreas de floresta da Malásia e de outras áreas do sudeste asiático.
Foi reconhecido recentemente que o Plasmodium Knowlesi, um tipo de malária que ocorre naturalmente em macacos no sudeste da Ásia, também infecta humanos e causa uma malária transmitida de animais para humanos (malária “zoonótica”). O Plasmodium Falciparum é o tipo de malária que pode mais provavelmente resultar em infecções graves que, se não tratadas de imediato, podem levar à morte. Ainda que a malária possa ser uma doença mortal, a doença e a morte causada pela malária podem sim hoje em dia ser prevenidas!
É importante destacar que não são apenas animais que possuem parasitas, todos os organismos vivos podem ser parasitados. Até mesmo uma bactéria pode ser alvo desse tipo de relação, como é o caso dos vírus bacteriófagos que se reproduzem no interior desses organismos.
Existe ainda um caso de parasitismo que é conhecido por muitos biólogos como parasitoidismo. Nessa relação, observa-se a morte do hospedeiro, fato que, de maneira geral, não ocorre nos casos de parasitismo. Como exemplo clássico de parasitoidismo, podemos citar as vespas, que colocam os ovos no interior de alguns artrópodes. Após eclodirem, as larvas alimentam-se do hospedeiro ainda vivo. Depois de algum tempo, elas matam o hospedeiro e emergem de seu interior.
Importante: A parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, seus hospedeiros e a relação entre esses organismos.
Ainda com dúvidas sobre Parasitas?
Escreva sua dúvida nos comentários abaixo!
F**a comigo que pela próxima vamos falar sobre |Como a malária é transmitida|
Me Siga nas Medias Sociais
https://www.linkedin.com/in/ngola-yetu-968906292/