GMG saúde e sorrisos

GMG saúde e sorrisos Queremos melhorar a sua saúde e bem-estar, e dar uma nova qualidade de vida para si.

03/12/2022
28/11/2022

Um Pulmão pronto para salvar a vida de outra pessoa. 🫁

28/09/2022

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE A PELE:
➡️ É o maior órgão humano, medindo quase 2 m² em um corpo adulto.
➡️ É composta por três camadas: Epiderme, Derme e Hipoderme.
➡️A pele de um adulto pesa aproximadamente 4kg.
➡️ É sensível e ajuda nosso organismo a perceber uma série de sensações, como cócegas, dor, temperatura e pressão.
➡️Nossa pele é capaz de produzir mais de 11 litros de suor por dia

03/09/2022

SOBRE A MENSTRUAÇÃO 💊
_
Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.

A menstruação geralmente varia de 3 a 8 dias com quantidade de sangue de 30 a 80 ml.



“ TUDO PELO BEM DA SAÚDE”🧠

30/08/2022

Faltam aproximadamente poucos dias para a data comemorativa, em alusivo a todos os Profissionais na área da fisioterapia.
8 de setembro – Brevemente

23/08/2022

Somos doadores de vidas saudáveis... Com a fisioterapia, renovamos e restauramos vida q foram acometidas por patologia diversas em seus seus Sistemas Locomotores!

22/08/2022

O que é a Disfunção Temporomandibular?
As Disfunções temporomandibulares (DTM, também conhecidas como ATM) podem ser definidas como um grupo de alterações ou problemas nas articulações que ligam o maxilar (parte superior do crânio, no qual f**am localizados os ‘dentes de cima’) à mandíbula (parte inferior e móvel do crânio).

Quais as causas e os principais sintomas da Disfunção Temporomandibular?
O diagnóstico da Disfunção Temporomandibular é complexo e, em muitos casos, as razões para o surgimento deste transtorno são desconhecidas. Por isso, é fundamental consultar seu dentista caso sinta alguns dos sintomas da DTM, os quais podem incluir:

Dificuldade para abrir, fechar a boca ou mastigar alimentos;
Estalos durante a movimentação da mandíbula;
Inchaços no rosto;
Dores de cabeça, ouvido ou dores localizadas na região do maxilar;
Zumbidos.
Apesar de ser difícil identif**ar as causas da disfunção temporomandibular, algumas delas podem estar relacionadas com os seguintes problemas:

Desgastes nas articulações temporomandibulares em decorrência do envelhecimento, traumas e impactos;
Artrite das articulações temporomandibulares;
Bruxismo;
Tensões musculares;
Stress.
Vale lembrar que, para diagnosticar uma disfunção temporomandibular, o dentista poderá solicitar uma série de exames, como uma radiografia odontológica da mandíbula, ressonâncias magnéticas e tomografias.

Como tratar a Disfunção Temporomandibular?
Somente seu dentista poderá definir qual o tratamento ideal para a cura e o controle da disfunção temporomandibular. Em alguns casos, ele poderá, inclusive, envolver outros profissionais de saúde, como cirurgiões especializados, por exemplo.
Dito isso, os principais tratamentos para a disfunção temporomandibular podem incluir:

Uso de analgésicos, relaxantes musculares e sedativos;
Uso de técnicas de relaxamento;
Intervenção cirúrgica para a remoção de tecidos inflamados, reparação das articulações e/ou lavagem do espaço articular;
Tratamentos de fisioterapia;
O dentista pode também indicar a adoção de uma dieta com alimentos mais macios e fáceis de mastigar, evitando assim que as articulações temporomandibulares não sofram impactos após um procedimento cirúrgico.
Agora que você já sabe tudo sobre a disfunção temporomandibular, caso suspeite que está sofrendo deste transtorno, não deixe de procurar um dentista o quanto antes. Na Odontoclinic,

19/08/2022

ÁCIDO ÚRICO NO SANGUE

O ácido úrico é uma substância formada pelo organismo depois da digestão das proteínas, que formam uma substância chamada purina, que depois dão origem aos cristais de ácido úrico, que se acumulam nas articulações causando intensa dor.

Normalmente o ácido úrico não causa nenhum problema de saúde sendo eliminado pelos rins, porém, quando existe algum problema renal, quando a pessoa ingere muitas proteínas ou quando seu corpo produz ácido úrico em excesso, este se acumula nas articulações, tendões e rins, dando origem a Artrite Gotosa, também conhecida popularmente como Gota, que é o tipo de artrite muito dolorida.

O ​excesso de ácido úrico tem cura, pois os seus desiquilíbrios podem ser controlados através de uma alimentação equilibrada, rica em água e pobre em alimentos ricos em proteínas. Em alguns casos, quando existem sintomas muito intensos e que demoram para desaparecer, o médico pode indicar o uso de remédios específicos.

CAUSAS

O consumo exagerado de alimentos ricos em proteína, como carnes vermelhas, frutos do mar e peixes aumenta as chances do ácido úrico elevado, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, tanto pelo aumento da produção de urato quanto pela redução da sua eliminação, e ainda o consumo de alimentos ricos em gordura saturada que aumenta o risco de resistência à insulina e a obesidade, que diminuem a eliminação de urato pelos rins.

A análise do ácido úrico pode ser feita através do exame do sangue ou de urina, sendo que os valores de referência são:

HOMEM: SANGUE= 3,4 - 7,0 mg/dL. URINA= 0,75g/dia
MULHER: SANGUE= 2,4 - 6,0 mg/dL. URINA= 0,24 g/dia

O exame de ácido úrico, normalmente, é pedido pelo médico quando o paciente apresenta dor nas articulações ou quando existem suspeitas de doenças mais graves, como lesão renal ou leucemia.

O mais comum é que os valores do paciente estejam acima dos valores de referência mas também existe o ácido úrico baixo que está relacionado com doenças congênitas, como a Doença de Wilson, por exemplo.

SINTOMAS DE ÁCIDO ÚRICO ALTO

Os principais sintomas de ácido úrico alto, que afeta principalmente os homens, são:
- Dor e inchaço em uma articulação, especialmente o dedão do pé, tornozelo, joelho ou dedos;
- Dificuldade em movimentar a articulação afetada;
- Vermelhidão no local da articulação, que pode até f**ar mais quente que o habitual;
- Deformação da articulação, devido ao acúmulo excessivo de cristais.

Também é comum o aparecimento constante de pedras nos rins, que causam dor intensa no fundo das costas e dificuldade para urinar, por exemplo.

TRATAMENTO

O tratamento para ácido úrico alto deve ser orientado por um reumatologista, mas, geralmente, inclui o uso de remédios para baixar o ácido úrico e o uso de anti-inflamatórios, como Indometacina ou Ibuprofeno, para aliviar as dores nas articulações.

Durante o tratamento, também é muito importante fazer uma dieta para ácido úrico, evitando o consumo de alimentos ricos em purina, como as carnes vermelhas, peixes e frutos do mar, assim como dar preferência a alimentos naturais ao invés dos industrializados.

DIETA

Idealmente o melhor tipo de alimentação para pessoas com excesso de ácido úrico é aquela que inclui apenas o uso de alimentos orgânicos, contendo pouca quantidade de produtos industrializados. No entanto, dentro dos alimentos orgânicos também se devem evitar aqueles que são mais ricos em purinas, como:
- Carne vermelha em excesso;
- Marisco, mexilhão, cavala, sardinha, arenque e outros peixes;
- Fruta muito madura ou muito doce, como manga, figo, caqui ou abacaxi;
- Carne de ganso ou frango em excesso.

Adicionalmente, carboidratos mais refinados como pão, bolos ou biscoitos também devem ser evitados.

29/07/2022

Quais as diferenças entre Lesão, Entorse, Contusão e Luxação?

Ao praticar exercícios físicos, quando estamos no trabalho ou, mesmo, cumprindo tarefas rotineiras, estamos sujeitos a sofrer uma lesão como entorse, contusão e luxação. No entanto, esses problemas são comumente confundidos, seja em função dos seus sintomas ou porque o conceito é aplicado de forma errada. Foi pensando nisso que preparamos este artigo para explicar quais são as diferenças entre eles.

O que é uma lesão?. A lesão é a denominação dada para qualquer ferimento ou traumatismo que afete tecidos do interior ou exterior do organismo, acarretando a perda da função dessa parte traumatizada. Diversos fatores podem ocasionar uma lesão, sendo eles provocados por agentes externos, como a picada de um inseto, um corte, uma pancada, queda ou qualquer outro que cause algum tipo de dano ao corpo. Porém, as lesões também podem ser causadas por doenças, que caracterizam-se pelo crescimento excessivo ou alteração de forma e aparência de um tecido( ex: câncer)

O que é entorse?: popularmente conhecida como torção, é um tipo de lesão que afeta os tecidos fibrosos que fazem a conexão de dois ossos na articulação. É comumente provocada por um movimento atípico, em geral, rotacional. Por isso, costumamos dizer que torcemos o tornozelo ou o pulso, por exemplo. Quando ocorre essa movimentação inadequada, os ligamentos podem sofrer um estiramento, que ocorre quando o tecido se estica além da sua capacidade, pode acontecer a ruptura parcial ou total deles.

O que é contusão? A contusão é um tipo de lesão menos grave do que a entorse porque ela não provoca grandes danos, uma vez que não afeta os ossos nem os ligamentos. É um problema que acontece de forma superficial, afetando somente tecidos moles, como a pele, a camada de gordura, a musculatura e vasos sanguíneos ou linfáticos. Um tombo ou pancada podem desencadear uma contusão. Sendo assim, quando você bate a perna ou o braço, por exemplo, e o local f**a dolorido por um tempo. Ela provoca sintomas como dor, inchaço, hematoma, vermelhidão e sensação de calor na região afetada.

O que é luxação? A luxação ocorre somente nas articulações! Essa lesão faz com que os ossos que se encontram desloquem, f**ando posicionados do modo errado. É muito comum que a luxação aconteça nos tornozelos, ombros, cotovelos, joelhos, quadris, dedos e mandíbula. A pessoa que sofre uma luxação não consegue realizar movimentos, uma vez que os ossos não se ligam adequadamente

Endereço

Viana/Estalagem/papa Simão
Luanda

Telefone

+244945299057

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando GMG saúde e sorrisos publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria