Suzana Diogo Psicóloga

Suzana Diogo Psicóloga 👩🏽‍⚕️ Psicóloga Clínica | Mãe | Autora
📚 Especialista em Violência Sexual
🛡️ Proteger e transformar
🤝 Atendimentos e parcerias online

16/12/2025
15/12/2025
Uma criança de 9 anos foi abusada sexualmente pelo SEGURANÇA da escola. Escrevo “SEGURANÇA” em maiúsculas para destacar ...
03/12/2025

Uma criança de 9 anos foi abusada sexualmente pelo SEGURANÇA da escola. Escrevo “SEGURANÇA” em maiúsculas para destacar a contradição: quem deveria proteger, destrói. A escola, outrora vista como um lugar seguro, a nossa segunda casa, tornou-se palco de inúmeras atrocidades.

Este é apenas um dos muitos casos que ocorrem neste ambiente. Sem mencionar outros episódios em que o poder é usado para manipular, inclusive em troca de notas, quase sempre em busca de satisfação sexual.

A infância é a fase mais importante do desenvolvimento humano. A forma como ela é vivida pode impactar toda a vida. Dependendo da forma como a criança processa o trauma, do apoio familiar que recebe e dos cuidados de saúde disponíveis, os efeitos podem ser maiores ou menores.

O abuso sexual infantil é um acto bárbaro e punível por lei. O que muitas pessoas desconhecem é que se trata de um crime público, o que significa que qualquer pessoa pode apresentar queixa e denúncia.
Defendo a inclusão, no currículo escolar, de conteúdos que aumentem a consciencialização de estudantes e funcionários, capacitando-os a lidar com situações desse género, desde a identificação até à denúncia.

Denunciar qualquer abuso contra menores é dever de todos. A infância merece protecção, respeito e cuidado e não podemos falhar com ela.

Foi um grande privilégio participar na Gala de Premiação da 1ª edição do Prémio Contos e Pontos. Na companhia do prestig...
01/12/2025

Foi um grande privilégio participar na Gala de Premiação da 1ª edição do Prémio Contos e Pontos. Na companhia do prestigiado escritor e crio-fundador do movimento Lev’Arte Angola, Kardo Bestilo.

É tão gratificante saber que existem jovens tão comprometidos com a leitura e que com os recursos que possuem tentam dar o seu melhor, partilhando conhecimento. 👏🏾👏🏾👏🏾

Ela não escolheu o silêncio. Ela escolheu a liberdade e a verdade.Durante uma década, Maria Borges viveu uma vida de bri...
30/11/2025

Ela não escolheu o silêncio. Ela escolheu a liberdade e a verdade.

Durante uma década, Maria Borges viveu uma vida de brilho e holofotes, passarelas internacionais, sucesso, fama. Mas por trás das câmaras, existia dor, medo e sofrimento. Ela sofreu agressões físicas, manipulação emocional e chantagem financeira. Sofreu em silêncio porque tinha vergonha e medo.

Hoje, com coragem e dignidade, ela decidiu pôr fim a esse segredo. Decidiu partilhar a sua história, denunciar quem a fez de vítima, e erguer a voz em nome de todas as mulheres que ainda não encontraram forças para falar.

Porque o sucesso não anula a vulnerabilidade. Porque fama e glória não protegem ninguém do abuso. Mas a verdade liberta e denunciar pode salvar vidas.

Maria não está a pedir pena. Está a pedir justiça. A pedir respeito. A pedir segurança para si e para a filha que tanto ama. Ela merecia sorrir nas passarelas, sem carregar em silêncio o peso de uma vida de dor. E agora exige que o mundo olhe com seriedade para o problema.

Que a sua voz ecoe como um chamado à coragem. Que ela inspire quem hoje acha que não pode fugir do abuso, para ver que há caminho, há denúncia, há apoio. Que o medo não impeça, mas motive. Que o silêncio se quebre, e que a liberdade venha.

Para ti que estás a ler: se precisas, procura ajuda. Podes sair dessa. Não estás só.

29/11/2025
Ela quis gritar, mas o corpo congelou. O medo fala mais alto do que o “não”.O trauma cala, paralisa, confunde. Mas o con...
27/11/2025

Ela quis gritar, mas o corpo congelou. O medo fala mais alto do que o “não”.
O trauma cala, paralisa, confunde. Mas o consentimento nunca nasce do medo.

Se não é um “sim” claro, é um “não”.
O silêncio não é consentimento, é consequência da violência.

Uma mulher caminha por uma rua vazia. O medo não está no caminho, está na mentalidade de quem a observa.Ela foi atacada,...
20/11/2025

Uma mulher caminha por uma rua vazia. O medo não está no caminho, está na mentalidade de quem a observa.

Ela foi atacada, e as perguntas foram sempre as mesmas:
“Por que foste sozinha?”
“Não sabias o risco?”
Como se o direito de existir em segurança dependesse de companhia.

Ir sozinha nunca é provocação.
A culpa é sempre de quem escolhe violentar.

19/11/2025

Eu estou aqui☺️

Ela foi violentada. E, em vez de falarem sobre o agressor, falaram sobre o comprimento do vestido.A roupa não é um códig...
12/11/2025

Ela foi violentada. E, em vez de falarem sobre o agressor, falaram sobre o comprimento do vestido.
A roupa não é um código. Não é um sinal. É apenas roupa.

Nenhuma peça de roupa é um convite.
A única coisa que causa uma violação é o agressor.

09/11/2025

Gratidão a todos 🥰☺️👏🏾👏🏾👏🏾

Endereço

Luanda
LUANDA

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+244946174121

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Suzana Diogo Psicóloga publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram

Categoria