
09/08/2024
O que é edema pulmonar?
O edema pulmonar é uma situação de emergência, quando há acúmulo de líquido dentro dos pulmões. Essa situação diminui as trocas de gasosas do pulmão, causando dificuldade de respiração e sensação de afogamento. A condição também é chamada de edema agudo do pulmão ou simplesmente “água no pulmão”.
Quais são as causas do edema pulmonar?
Pessoas com problemas cardiovasculares que não fazem o tratamento adequado são mais suscetíveis ao edema pulmonar, que é causado pelo aumento da pressão nos vasos dos pulmões. Esse aumento de pressão faz com que o líquido do sangue entre nos alvéolos pulmonares. No entanto, outra causa bem comum é a infecção no pulmão.
Quais são os sintomas do edema pulmonar?
O principal sintoma do edema pulmonar é a dificuldade de respiração, no entanto, outros sintomas podem aparecer, como: suor frio, arritmia cardíaca, chiado ao respirar, dor no peito, extremidades azuladas ou arroxeadas, lábios roxos e palidez.
Quais são as formas de tratamento do edema pulmonar?
O edema pulmonar tem cura, mas é uma condição grave, portanto o paciente deve ir o mais rápido possível para o hospital. O tratamento é iniciado logo após a chegada ao hospital, com máscara de oxigênio e remédios diuréticos diretamente na veia, para aumentar a quantidade de urina e eliminar o excesso de líquidos nos pulmões. Normalmente, é necessária a internação por, em média, sete dias, além de drenar os líquidos, mas talvez seja preciso o tratamento direto da causa, com remédios de pressão por exemplo.
Dr. João Xixí VieiraDr. João Xixí Vieira João Xixí Vieira