CAJ-Centro de Apoio aos Jovens 2001

CAJ-Centro de Apoio aos Jovens 2001 O CAJ - é uma ONG de direito angolano, fundado em Fevereiro de 2001, em Luanda - Angola.

Objectivo: Promover e desenvolver, a sensibilização nas áreas da prevenção às ITS,s e VIH/Sida, sexualidade e reprodução humana, género e advocacia. Trabalhamos na
Promoção, sensibilização, informação/educação e formação para a mudança de comportamento, nas áreas da prevenção às doenças de transmissão sexual e VIH/Sida, sexualidade e reprodução humana, género e advocacia.

𝐃𝐈𝐑𝐄𝐂𝐓𝐎𝐑𝐀-𝐆𝐄𝐑𝐀𝐋 𝐃𝐎 𝐂𝐀𝐉 𝐏𝐀𝐑𝐓𝐈𝐋𝐇𝐀 𝐄𝐗𝐏𝐄𝐑𝐈Ê𝐍𝐂𝐈𝐀𝐒 𝐏𝐑𝐎𝐅𝐈𝐒𝐒𝐈𝐎𝐍𝐀𝐈𝐒 𝐂𝐎𝐌 𝐌𝐎𝐁𝐈𝐋𝐈𝐙𝐀𝐃𝐎𝐑𝐄𝐒 𝐃𝐎 𝐏𝐀𝐓 𝐈I𝘕𝘰 𝘱𝘳𝘪𝘮𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘦𝘯𝘤𝘰𝘯𝘵𝘳𝘰 𝘥𝘰 𝘢𝘯𝘰, 𝘢 𝘥𝘪𝘳...
29/08/2025

𝐃𝐈𝐑𝐄𝐂𝐓𝐎𝐑𝐀-𝐆𝐄𝐑𝐀𝐋 𝐃𝐎 𝐂𝐀𝐉 𝐏𝐀𝐑𝐓𝐈𝐋𝐇𝐀 𝐄𝐗𝐏𝐄𝐑𝐈Ê𝐍𝐂𝐈𝐀𝐒 𝐏𝐑𝐎𝐅𝐈𝐒𝐒𝐈𝐎𝐍𝐀𝐈𝐒 𝐂𝐎𝐌 𝐌𝐎𝐁𝐈𝐋𝐈𝐙𝐀𝐃𝐎𝐑𝐄𝐒 𝐃𝐎 𝐏𝐀𝐓 𝐈I

𝘕𝘰 𝘱𝘳𝘪𝘮𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘦𝘯𝘤𝘰𝘯𝘵𝘳𝘰 𝘥𝘰 𝘢𝘯𝘰, 𝘢 𝘥𝘪𝘳𝘦𝘤𝘵𝘰𝘳𝘢-𝘨𝘦𝘳𝘢𝘭 𝘥𝘰 𝘊𝘦𝘯𝘵𝘳𝘰 𝘥𝘦 𝘈𝘱𝘰𝘪𝘰 𝘢𝘰𝘴 𝘑𝘰𝘷𝘦𝘯𝘴 (𝘊𝘈𝘑) 𝘱𝘢𝘳𝘵𝘪𝘭𝘩𝘰𝘶 𝘦𝘹𝘱𝘦𝘳𝘪𝘦𝘯𝘤𝘪𝘢𝘴 𝘱𝘳𝘰𝘧𝘪𝘴𝘴𝘪𝘰𝘯𝘢𝘪𝘴, 𝘰𝘯𝘵𝘦𝘮, 𝘤𝘰𝘮 𝘰𝘴 𝘮𝘰𝘣𝘪𝘭𝘪𝘻𝘢𝘥𝘰𝘳𝘦𝘴 𝘥𝘰 𝘗𝘳𝘰𝘫𝘦𝘤𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘌𝘮𝘱𝘰𝘥𝘦𝘳𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘢𝘴 𝘙𝘢𝘱𝘢𝘳𝘪𝘨𝘢𝘴 𝘦 𝘈𝘱𝘳𝘦𝘯𝘥𝘪𝘻𝘢𝘨𝘦𝘮 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘛𝘰𝘥𝘰𝘴 (𝘗𝘈𝘛 𝘐𝘐), 𝘢𝘧𝘦𝘤𝘵𝘰𝘴 à𝘲𝘶𝘦𝘭𝘢 𝘪𝘯𝘴𝘵𝘪𝘵𝘶𝘪çã𝘰.

A reunião serviu para reforçar a confiança entre a gestão e os colaboradores, além de proporcionar um momento de transmissão de experiências, preservação da imagem e valorização do bom nome do CAJ. O encontro incluiu ainda momentos de descontração e uma homenagem aos activistas mais antigos que marcaram a história da organização.

Na ocasião, “Tia Any”, como é carinhosamente tratada, apresentou as recentes mudanças administrativas e a nova equipa de coordenação do PAT II, composta por Dulcineia Manuel José, coordenadora-geral; Natália Reis, coordenadora-adjunta; Silva Cafala, coordenador provincial; e Marcelina Gonga, assistente de coordenação.

Após o período de pausa laboral, a equipa do PAT II, focada na Componente 1.1 – Saúde Sexual e Reprodutiva, retomou as sessões de refrescamento para preparar o arranque da próxima fase de mobilização, cadastramento e realização de actividades nas escolas contempladas pelo projecto.

𝐄𝐌𝐁𝐀𝐈𝐗𝐀𝐃𝐎𝐑 𝐃𝐎𝐒 𝐏𝐀Í𝐒𝐄𝐒 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐑𝐄𝐂𝐄𝐁𝐈𝐃𝐎 𝐍𝐎 𝐂𝐀𝐉  𝐀 𝐌𝐀𝐍𝐄𝐈𝐑𝐀 "𝐌𝐖𝐀𝐍𝐆𝐎𝐋É" 𝐄𝐌 V𝐈𝐒𝐈T𝐀 𝐃𝐄 𝐃𝐄𝐒𝐏𝐄𝐃𝐈𝐃𝐀𝐆𝐂𝐈/𝐂𝐀𝐉, 𝟎5/𝟎𝟕/𝟐𝟎𝟐𝟓𝘖 𝘊𝘈𝘑 (𝘊𝘦𝘯𝘵𝘳𝘰...
05/07/2025

𝐄𝐌𝐁𝐀𝐈𝐗𝐀𝐃𝐎𝐑 𝐃𝐎𝐒 𝐏𝐀Í𝐒𝐄𝐒 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐑𝐄𝐂𝐄𝐁𝐈𝐃𝐎 𝐍𝐎 𝐂𝐀𝐉 𝐀 𝐌𝐀𝐍𝐄𝐈𝐑𝐀 "𝐌𝐖𝐀𝐍𝐆𝐎𝐋É" 𝐄𝐌 V𝐈𝐒𝐈T𝐀 𝐃𝐄 𝐃𝐄𝐒𝐏𝐄𝐃𝐈𝐃𝐀

𝐆𝐂𝐈/𝐂𝐀𝐉, 𝟎5/𝟎𝟕/𝟐𝟎𝟐𝟓

𝘖 𝘊𝘈𝘑 (𝘊𝘦𝘯𝘵𝘳𝘰 𝘥𝘦 𝘈𝘱𝘰𝘪𝘰 𝘢𝘰𝘴 𝘑𝘰𝘷𝘦𝘯𝘴) 𝘳𝘦𝘤𝘦𝘣𝘦𝘶 𝘰𝘯𝘵𝘦𝘮, 𝟢𝟦 𝘥𝘦 𝘑𝘶𝘭𝘩𝘰, 𝘢 𝘷𝘪𝘴𝘪𝘵𝘢 𝘥𝘰 𝘌𝘮𝘣𝘢𝘪𝘹𝘢𝘥𝘰𝘳 𝘥𝘰𝘴 𝘱𝘢í𝘴𝘦𝘴 𝘉𝘢𝘪𝘹𝘰, 𝘚𝘳.° Tsjeard Hoekstra, 𝘦𝘮 𝘶𝘮𝘢 𝘷𝘪𝘴𝘪𝘵𝘢 𝘥𝘦 𝘥𝘦𝘴𝘱𝘦𝘥𝘪𝘥𝘢 𝘥𝘦 𝘳𝘦𝘨𝘳𝘦ss𝘰 à 𝘴𝘶𝘢 𝘵𝘦𝘳𝘳𝘢 𝘯𝘢𝘵𝘢𝘭, 𝘢𝘱ó𝘴 𝘵𝘦𝘳 𝘤𝘶𝘮𝘱𝘳𝘪𝘥𝘰 𝘰 𝘴𝘦𝘶 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘶𝘭𝘢𝘥𝘰 𝘦𝘮 𝘈𝘯𝘨𝘰𝘭𝘢.

Durante a sua estadia nas instalações do CAJ, o diplomata, acompanhado de sua esposa, foram brindados com uma manhã lúdica e memorável, repleta de partilha de ideias e presentes, que simbolizam as acções das mentoras do Projeto de Participação, Empoderamento e Liderança de Meninas (PELM).

No discurso de abertura, a Directora Geral do CAJ, Dr.ª Ana Isabel Angelina, informou sobre o andamento do projecto e dos resultados alcansados desde a sua implementação, em 2018.

"As nossas histórias de sucesso não se limitam no desenvolvimento do CAJ, mas sobretudo, nos benefício das mentoras através dos subsídios que o projecto oferece, que lhes dá a possibilidade de até construir uma casa própria", enalteceu.

O embaixador rendeu-se a hospitalidade e tamanho carinho com que foi recebido e expressou:

"Encontrei uma característica comum nas mulheres angolanas... Como alguém disse na conferência – "Nós somos mulheres gasolina" (risos), reconheceu, tendo afirmado que – "Fizemos muitos amigos em Angola, mas vocês estão no fundo do nosso coração", manifestou.

Durante a cerimónia a coordenadora do PELM, Sr.ª Olga Blandine Lourenço, fez menção do impacto do projecto nas comunidades, através de um vídeo que retrata a história de Superação de uma das beneficiárias do PELM, vítima de gravidez precoce, violência doméstica e consumo de álcool, que testemunhou o impacto do projecto na resolução dos seus problemas, graças a intervenção da Mentora Lídia.

A cerimónia contou com a presença da representante do Fundo das Nações Unidas para a População em Angola (UNFPA), Drª. Rinko Kinosh*ta, acompanhada do Oficial do Programa do Fundo das Nações Unidas para a Juventude, Dr.° Luís Samakumbi e das supervisora do PELM Benguela e Luanda.

Na ocasião, Dr.ª Rinko Kinosh*ta, presentiou o casal com flores e palavras de agradecimentos, pelo seu papel desempenhado durante a sua estadia em Angola.

01/07/2025

ENTREGA DE MATERIAIS AOS BENEFICIÓRIOS DO PATII, PELOS MOBILIZADORES DO CAJ

27/05/2025

Recebi mais de 20 reações numa das minhas publicações na última semana! Agradeço a todos o vosso apoio! 🎉

TROCA DE EXPERIÊNCIA MARCA JORNADA DE TRABALHO DO SYP NAMIBE E LUANDAO Projecto de Salvaguarda de Jovens SYP, realizou d...
17/05/2025

TROCA DE EXPERIÊNCIA MARCA JORNADA DE TRABALHO DO SYP NAMIBE E LUANDA

O Projecto de Salvaguarda de Jovens SYP, realizou de 13 á 15 de Maio, uma troca de experiência entre as províncias de Luanda e Namibe, nas instalações do Centro de Apoio aos Jovens CAJ, em Luanda.

De acordo ao supervisor da Província do Namibe Marcial Lucas Sanhala, disse que o objectivo da realização do intercâmbio visa estabelecer laços entre as províncias bem como criar metas para alcance dos objectivos do programa.

"O objectivo da realização deste intercâmbio é de melhorar os trabalhos de campo dos educadores e supervisores, de conhecer a realidade local das duas províncias, de estreitamento de laços entre os educadores das duas províncias em que se implementam o projecto"

"O balanço do encontro é positivo porque estamos a receber ideias inovadoras que servirá para o melhoramento das nossas acções diárias em campo" Disse Marcial Sanhala, Supervisor assistente da logística no Namibe.

O Programa de Salvaguarda dos Jovens Syp, é implementado em 13 países da região da África Austral incluindo Angola, nas províncias do Cunene, Cuando, Cubango, Huila, Luanda e Namibe.

VISITA DE CAMPO MARCA DIA DE TRABALHO DO COORDENADOR PROVINVICIAL DO SYP LUANDA Á CALOMBOLOO Coordenador Provincial do P...
04/04/2025

VISITA DE CAMPO MARCA DIA DE TRABALHO DO COORDENADOR PROVINVICIAL DO SYP LUANDA Á CALOMBOLO

O Coordenador Provincial do Programa de Salvaguarda dos Jovens em Luanda visitou Segunda-feira, a bancada comunitária de Calombolo, Zona Verde, em Luanda.

De acordo ao Coordenador Provincial do SYP, Bernardo Caita, a visita visou proporcionar aos novos mobilizadores uma experiência prática sobre o funcionamento das bancadas comunitária seu funcionamento bem como levá-los a conhecer o perfil do educador na conunidade. Disse BernardoCaita, Coordenadirdo SYP em Luanda.

Os novos mobilizadores mostraram-se interessados em criar um modelo de funcionamento comunitário que visa propocionar espaços de aprendizagem e reflexão sobre temas relevantes em saúde sexual e repridutiva para o desenvolvimento dos jovens e adolescentes. Prometeram

A jornada de trabalho ficou com uma visita guiada as salas anexas da bancada comunitária liderada pelo mobilizador Euclides da Fonseca.

O SYP, tem como meta fortalecer a educação comunitária e capacitar os mobilizadores a se tornarem líderes na transformação social, ajudando a construir uma base sólida para o futuro das novas gerações.

DELEGAÇÃO MULTISSECTORIAL AVALIA IMPLEMENTAÇÃO DO SYP EM LUANDAUma delegação do Governo Províncial de Luanda reuniu, na ...
30/03/2025

DELEGAÇÃO MULTISSECTORIAL AVALIA IMPLEMENTAÇÃO DO SYP EM LUANDA

Uma delegação do Governo Províncial de Luanda reuniu, na sexta feira, com a coordenação do Programa de Salvaguarda dos Jovens (SYP), com objectivo de avaliar a implementação do programa a nível da Província.

"É um ganho muito grande porque conseguimos alianvar os projectos que levaremos acabo nesses seis meses de 2025, com maior realce na abertura do ano associativo, que será no dia 16 de Abril, no município dos Mulevos" Disse o Coordenador do Programa, Bernardo Caita.

Segundo o coordenador, o encontro vai reforçar o engajamento do governo nas acções que têm desenvolvido com vista a ultrapassar as inúmeras dificuldades que os jovens enfrentam.

No final do encontro, a delegação realizou uma visita guiada pelo anfitrião, nas salas de corte e costura e na sala de práticas do curso de culinária e pastelaria.

O SYP é um programa que conta com apoios de diversas organizações sociais, religiosas e da sociedade civil.

CAJ ACOLHE ACÇÃO FOMATIVA DE MOBILIZADORES EM REFORÇO À SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA E DIREITOS REPRODUTIVOSO Centro de Ap...
29/03/2025

CAJ ACOLHE ACÇÃO FOMATIVA DE MOBILIZADORES EM REFORÇO À SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA E DIREITOS REPRODUTIVOS

O Centro de Apoio aos Jovens, acolheu, de 24 à 28 de Março, uma acção formativa de mobilizadores em saúde sexual e reprodutiva e direitos reprodutivos.

O facilitador, Bernardo Caita, disse que o projecto está a ser implementado em cinco províncias do País.

"O projecto está a ser implementado em 5 províncias de Angola, Luanda, Cunene, Namibe, Bié e Malanje, e cada província está formar 5 ( cinco) educadores de pares incluindo supervisores que estarão a desenvolver actividades de educação sexual abrangente e saúde sexual e reprodutiva a nível das comunidades, escolas e igrejas" Disse

Reforçou, igualmente, que no desfecho do programa cada educador deverá atingir um número de 2.500 adolescentes e jovens dos 50 mil adolescentes e jovens a serem alcançados, nume período de 4 anos de implementação do programa.

O programa inclui a abertura de duas oficinas de corte e costura, em Luanda, para a produção de pensos higiénicos reutilizáveis a serem distribuídos às adolescentes e jovens nas comunidades abrangidas pelo programa.

A capacitação que decorre em uma das salas de formação do CAJ, é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para População com financiamento do Reino da Noruega.

ALUNOS DA ESCOLA MINI POLI APROFUNDAM CONHECIMENTOS E QUEBRAS DE TABUS SOBRE SEXUALIDADEOS alunos da escola Mini Poli ap...
22/03/2025

ALUNOS DA ESCOLA MINI POLI APROFUNDAM CONHECIMENTOS E QUEBRAS DE TABUS SOBRE SEXUALIDADE

OS alunos da escola Mini Poli aprofundam (hoje 21), os conhecimentos Sobre Sexualidade ministrada pela mentora do PELM, em Luanda.

A Mentora do projeto de Participação Empoderamento e Liderança de Meninas, Laurinda Manuel, disse que a sexualidade são pensamentos, sentimentos, interações e acções relacionadas a saúde física e mental dos adolescente.

"sexualidade não tem haver com as práticas se***is, mas sim com a aceitação do seu eu; desde o vestuário, forma de falar, a descoberta do seu gênero, forma de pensar, sentir ou até mesmo de agir" Disse

"Estamos muito felizes com o envolvimento dos alunos. Eles demostraram interesse e empenho na criação dos conteúdos do "jornal moral" o que será para eles uma ferramenta crucial para obtenção de informações educativas relacionadas a Saúde Sexual e Reprodutiva" Enfatizou Laurinda Manuel, Mentora do PELM

O Projector de Emponderamento Liderança Feminina é uma iniciativa do governo de Angola financiado pela embaixada dos Países Baixos (Holanda).

DELEGAÇÃO DO MED SATISFEITA COM OS RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PAT II NO CALUMBOA delegação do Ministério da Educação...
21/03/2025

DELEGAÇÃO DO MED SATISFEITA COM OS RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PAT II NO CALUMBO

A delegação do Ministério da Educação foi recebida com euforia pelos Beneficiários da escola 2033, durante uma visita de monitoria e avaliação da implementação do projecto naquela instituição escolar, localizada no município do Calumbo, Província do Icolo e Bengo.

A Drª Isel Isabel Epalanga, chefe do Departamento de Saúde Escolar, da Direção Nacional do Ensino Primário do Ministério da Educação, mostrou-se satisfeita com o nível de engajamento e aprendizagem dos alunos.

"Ficamos impressionados com o engajamento e o entendimento dos alunos sobre saúde sexual e reprodutiva. É evidente que o projeto está a fazer toda a diferença no aprendizado e na conscientização dos estudantes", Disse Dr. Isel Isabel Epalanga, manifestou.

A visita ficou marcada pelas dinâmicas e várias actividades lúdicas, viradas na abordagem sobre saúde sexual e reprodução, quemprenderam a atenção dos visitantes.

RECORTE E ESCRITA DOMINAM SESSÃO FORMATIVA EM MATÉRIAS SOBRE PUBERDADE NA ESCOLA ANDALUZ CAJ - GCI, 20/03/2025Beneficiár...
20/03/2025

RECORTE E ESCRITA DOMINAM SESSÃO FORMATIVA EM MATÉRIAS SOBRE PUBERDADE NA ESCOLA ANDALUZ

CAJ - GCI, 20/03/2025

Beneficiários do PAT II, na escola Luísa Andalúz, no bairro Rocha Pinto, participaram ativamente da criação de um jornal mural educativo, que abordou a temática sobre "Saúde Sexual e Reprodutiva", através da aplicação de recorte, escrita e pintura, sob supervisão da Mobilizadora Madalena Fernando e da estagiária em jornalismo comunitário, Teusa Capipa.

A dinâmica teve como objectivo de promover a conscientização sobre várias temáticas, além de incentivar a criatividade e o engajamento dos estudantes na exteriorização de conhecimentos por meio de várias tendências artísticas.

A produção do jornal envolveu técnicas de pesquisa, redação e design, tendo como principal tema a Saúde Sexual e Reprodutiva, visando proporcionar informações valiosas para a comunidade escolar.

"Estamos muito felizes com o envolvimento dos alunos. Eles demonstraram grande interesse e empenho na criação do conteúdo, e o jornal mural se tornou uma ótima forma de passar informações educativas de maneira acessível e envolvente".

Os alunos se mostraram entusiasmados com a experiência e ávidos em participar nas discussões de forma aberta e sem tabus, contribuindo para o empoderamento e conscientização dos jovens sobre seus direitos e responsabilidades.

14/03/2025

Endereço

Luanda

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 16:00
Terça-feira 08:00 - 16:00
Quarta-feira 08:00 - 16:00
Quinta-feira 08:00 - 16:00
Sexta-feira 08:00 - 16:00

Telefone

+244924618171

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando CAJ-Centro de Apoio aos Jovens 2001 publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para CAJ-Centro de Apoio aos Jovens 2001:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram