13/08/2016
Ministério da Saúde
Gabinete do Ministro da Saúde
Comunicado de Imprensa Nº 02
MINISTÉRIO DA SAÚDE AUMENTA A COBERTURA DA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE-AMARELA
12 de Agosto de 2016
Luanda – O Ministério da Saúde inicia na próxima segunda-feira, dia 15 de Agosto, uma nova fase de vacinação massiva contra a febre amarela com o objectivo de cobrir 22 novos municípios de 12 Províncias, para vacinar cerca de 2,9 milhões de pessoas e contribuir para a prevenção do surgimento de novos casos em Angola.
As novas áreas à vacinar de 15 ao 25 de Agosto incluem municípios prioritários com alto risco de transmissão local e zonas fronteiriças. Esta campanha ocorre num momento em que Angola continua determinada em consolidar os progressos realizados desde o início da campanha de vacinação lançada em Fevereiro deste ano e que permitiu vacinar até esta data mais de 13 milhões de pessoas contra a Febre-amarela, em 51 municípios.
Graças a este esforço, o país não tem registado novos casos desde 23 de Junho de 2016, porem para manter este bom resultado é importante que todos fiquem protegidos com uma dose única da vacina. Esta campanha de vacinação, em larga escala, vai permitir reforçar a imunidade da população e impedir o surgimento de novos casos de febre-amarela.
O Ministro da Saúde apela a todos os cidadãos, famílias e comunidades a aderir a esta campanha, devendo cada um dirigir-se ao Posto de vacinação mais próximo da sua residência e certificar-se de que recebeu o cartão depois de apanhar a vacina.
Até esta data, Angola notificou um total de 3867 casos suspeitos de síndromes febris, dos quais apenas 879 foram confirmados através de te**es laboratoriais como sendo casos de Febre-amarela. O Ministério da Saúde aproveita para recordar que o vírus da febre-amarela se transmite através da picada de mosquitos sendo importante o uso de mosquiteiros e outras medidas de protecção e de prevenção.
Os vinte e dois municípios a cobrir nesta fase são das províncias de Cabinda, Benguela, Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Cuando-Cubango, Huambo, Huíla, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malanje, Uíge e Zaire. Para a realização desta campanha foram adquiridas 3 milhões de doses de vacina. A campanha será apoiada por técnicos da OMS, UNICEF, CDC-Atlanta, Cruz Vermelha e Médicos Sem Fronteiras.
FEITO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM LUANDA, AOS 12 DE AGOSTO DE 2016