AEPP-Lubango

AEPP-Lubango Criar, inovar e disseminar conhecimento...

15/03/2022


//O Coach e o Psicólogo//🤔🤔🤔🤔
Meus Guerreiros, o psicólogo estuda o comportamento humano e seus processos mentais e emocionais. Este profissional estuda o que motiva o comportamento, quais os processos de construção da pessoa (emoções, percepções, cognições, linguagem, etc) que levam o indivíduo a ter determinadas condutas. Ao entender esses processos, ele obtém maior percepção para solucionar problemas em diferentes níveis do comportamento individual e coletivo.
👋
O coach estimula através de algumas técnicas, o desenvolvimento profissional e social. Ele utiliza ferramentas estratégicas para despertar o potencial das pessoas seja em sua área de atuação seja habilidades de sociabilidade. O coach é responsável por motivar a prática de um hábito ou comportamento adequado para alcançar metas e objetivos pessoais e profissionais.
👋
Como você pode notar, os dois profissionais influenciam o comportamento humano. Os dois possuem metodologias ef**azes para identif**ar bloqueios e crenças limitantes, bem como equilibrar emoções e gerar motivações.
👋
Porém, esses profissionais atuam de forma diferente e portanto, não devem, ser confundidos..

07/03/2022
28/01/2022

Muitos foram os autores e pensadores que tentaram explicar os sonhos. Por que sonhamos? Eles representam alguma coisa? Jung acreditava que os sonhos consistiam em puras e verdadeiras vontades do nosso inconsciente. E você, já parou para refletir sobre o motivo de sonharmos

28/01/2022

Não devemos (e muito menos queremos) ser os mesmos o resto da vida. Aliás, uma das coisas mais interessantes em estarmos vivos são as experiências e os aprendizados que nos permitem crescer ao longo de toda a nossa trajetória.

02/05/2021

Curiosidade da noite: A aprendizagem por associação é subdividida em Aprendizagem por condicionamento clássico e aprendizagem operante.
A primeira é denominada clássica por ser a primeira enquanto que a segunda é operante por defender que para aprender é necessário que se opere, se tente e se erre.

👉
17/03/2021

👉

13/03/2020

*** É possível ensinar qualquer coisa a uma criança, desde que seja em sua própria linguagem*** Bruner

01/12/2019

Língua portuguesa
"Tipo, ok. Tipo, não. Tipo, eu sei." Perceba o fenómeno
O impulso provocado pelas redes sociais e a pobreza lexical podem explicar o uso errado do substantivo masculino "tipo" nos diálogos informais entre os jovens.

"Estou tipo atrasado", "vou para as aulas tipo à tarde" ou "a professora disse tipo 'calem-se'", são exemplos de frases que vão sendo cada vez mais ouvidas nas conversas entre juvenis. A agência Lusa foi à procura de explicações para o uso da palavra que ameaça, pela longevidade, tornar-se na bengala linguística mais utilizada pelos jovens portugueses e que começa a fazer-se ouvir, também, na geração acima.🤦‍♂️🤔
Ana Maria Brito, professora de linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, explicou que a "expressão 'tipo' está muito vulgarizada nas camadas juvenis e que, provavelmente, surgiu da expressão 'tipo de' que, a pouco e pouco, perdeu as proposições".

"Está a tornar-se num bordão da fala, mais do que outros, como o 'pronto' ou o 'pois', transformando-se num marcador discursivo", acrescentou a docente, sustentando que em termos de oralidade "são precisos bordões e marcadores discursivos para estruturar o pensamento".

Admitindo tratar-se de uma "moda", o facto de "não ouvir" esse linguajar em contexto de aula prova que os estudantes "são capazes de mudar o 'chip' e deixar de o dizer quando querem", argumentou Ana Maria Brito.

30/11/2019

Sobre a Dislexia Adquirida.🧠🤔🤔🤔
Segundo Furtado (2008), a dislexia pode ser adquirida quando surge na seqüência de traumatismo ou lesão cerebral, ou de desenvolvimento - perturbação ou atraso na aquisição da leitura.
Para Olivier (2003) a dislexia adquirida surge quando o indivíduo sofre algum tipo de lesão cerebral. A dislexia pode ser adquirida , quando o individuo passa por algum tipo de trauma o chamado Avc (acidente vascular cerebral), podendo o indivíduo ter dificuldade em leituras e/ou escritas. Olivier considera também a anoxia perinatal ou hipoxia neonatal como principal causa da dislexia adquirida em neonatos, sendo que, neste caso, a dislexia adquirida so irá manifestar-se quando a criança começar a ser alfabetizada porém tendo adquirido a dislexia durante seu nascimento, ou seja, a criança que foi gerada com capacidade normal para aquisição de leitura e escrita, ao sofrer privação de oxigênio durante o parto perde a referida capacidade e passa a apresentar a dislexia adquirida que f**ará latente quando iniciar estudos escolares.

20/08/2019

O_que_é_a_depressão?
😭😭😭

A depressão é um distúrbio que gera uma tristeza profunda, perda de interesse generalizada, falta de ânimo, mudanças no apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem acabar em pensamentos suicidas.
😭

Por isso, a depressão precisa de um acompanhamento médico, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

As funções psíquicas e a motricidade do indivíduo com depressão f**am mais lentas, além de haver diminuição da capacidade de atenção e concentração.
Também estão presentes pensamentos negativos constantes, sentimento de culpa, sensação de inutilidade, diminuição do prazer e do ânimo para atividades cotidianas e de lazer, além de perda da capacidade de planejar o futuro.​
💔

Inicialmente, o termo depressão era usado para designar sintomas ou caracterizar estados mentais, sendo que a doença era chamada de melancolia, termo criado há mais de 25 séculos
A depressão e a ansiedade são os transtornos psíquicos mais frequentes encontrados na sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é uma das principais causas de incapacidade no mundo, sendo que o suicídio associado à depressão faz cerca de 850.000 vítimas anualmente.
😭

" Tristeza ou Depressão "
Há uma grande diferença entre tristeza e depressão. A tristeza pode ocorrer desencadeada por algum fato do cotidiano, onde a pessoa realmente sofre com aquilo até assimilar o que está acontecendo e geralmente não dura mais do que quinze a vinte dias.
,
Já a depressão se instala e se não for tratada pode piorar e passar por três estágios: leve (CID 10 F33.0), moderada (CID 10 - F33.1) e grave (CID F33.2).
No entanto, a depressão é considerada muito mais profunda do que a tristeza. A palavra "depressão" vem do latim depressio, de deprimere, que signif**a “apertar firmemente", "para baixo”.
O Suicídio Por Depressão É Real 😥 .
Não é frescura
A depressão é um pedido urgente de socorro .

18/05/2019

Professor José Cungo
AUTISMO

Hoje, em nossas salas de aulas, várias são as dificuldades e patologias apresentadas pelos alunos, o que requer que o professor esteja devidamente preparado para contornar e atender as necessidades de aprendizagem de seus pupilos, o autismo é um desses distúrbios ou patologia.

Existem várias definições de autismo. Segundo uma dessas definições, o autismo é um problema neurológico ou cerebral que se caracteriza por um decréscimo da comunicação e das interações sociais. O New Lexicon Webster's Encyclopedic Dictionary (1991) define o autismo como uma desordem psiquiátrica em que o indivíduo se recolhe dentro de si próprio, não responde a factores externos e exibe indiferença relativamente a outros indivíduos ou acontecimentos exteriores a ele mesmo. A Sociedade Americana de Autismo (Autism Society of America), Los Angeles, define autismo como uma desordem desenvolvimental vitalícia com perturbações em "competências físicas, sociais e de linguagem" (Gillingham, 1995, p. 8).

Como trabalhar com aluno autista?

Em geral, a colocação de um aluno autista numa classe regular é recebida com cepticismo. No entanto, em algumas áreas escolares de pequena dimensão não têm sido postos a disposição espaços distintos para receber as poucas crianças autistas que foram matriculadas, pelo que estas integram as classes regulares. — Em Angola, muitos pais preferem colocar seus filhos autistas em escolas privadas por falta de condições nas escolas públicas. — Portanto, separar crianças autistas do meio normal parece resultar na intensif**ação dos seus problemas.
Em termos de educação, a ênfase devia ser posta em ajudar crianças autistas a aprender meios de comunicar e formas de estruturar o seu meio, de modo a que este seja consistente e previsível. O professor pode ajudar facultando calendários e tabelas, assim como fotos ou imagens de actividades ou eventos, antes de estes terem lugar.
O ensino ef**az implica que seja prestada atenção a planos de comportamento, ao controlo positivo do comportamento, bem como as expectativas claras e a regras. O aluno autista necessita de saber quais as expectativas que o professor tem e quais as consequências que advêm de não conseguir atingir essas expectativas.
Com muitos autistas, o processo de aprendizagem tem uma base visual. (...)

Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula, Um Guia Para Professores, Lee Brattland Nielsen

16/02/2019

*** Quando você não tem nada...
Você segue sem freios, em queda livre*
Quando você não tem nada, você tem algo a provar**
E então você consegue algo...
Algo com o que você sempre sonhou*
Quando você tem algo, você tem algo a perder

Porque nada nunca signif**a algo até você perder tudo***
*** Enquanto formos jovens e livres...
Nós escorregaremos como se fôssemos rochas no mar...

Enquanto formos novos e jovens*
Nós brilharemos como o sol da manhã
Não importam as estações que vêm e vão...
E de que lado o vento sopra**

Vamos esquecer os problemas que temos visto...
Vamos esquecer as pessoas que tenhamos sido antes*
E todos os seus erros e desilusões…
Antes que você tenha tudo...
Você voa alto, você não quer descer...*** Oh vida
É apenas um jogo...
Ninguém nunca te diz como jogar*
Veja pessoas diferentes
Seguem caminhos diferentes**
Alguns deles vão deixar você, mas
Alguns deles vão f**ar

Pessoas diferentes, eles andam por estradas diferentes*
Alguns deles vão te machucar, mas
Alguns deles não

Bem, a ponte está queimando
E a roda continua girando
Mais rápido do que antes**
Seu coração grita "sim"
Sua cabeça diz "não"
E você nunca tem certeza

Bem, todo mundo está correndo
Mas você não sabe porque**
O tempo está acabando***

30/09/2018

Psicólogos Angola A PSICOLOGIA EM ANGOLA, TEM MERCADO? . É comum referirmo-nos à Psicologia como uma área “apaixonante” e que, muitas são as pessoas que pagariam por ter conhecimentos mínimos dessa ciência tão admirada e outras vezes pouco compreendida, principalmente pelas pessoas que nela “deambulam” . . A máxima segundo a qual “de louco e sábios, todos temos um pouco” pode ser replicada na mesma proporção e transformar-se em outra como por exemplo: “de Psicólogos, todos temos um pouco”. Aliás, basta apresentar-se como sendo adepto da área para encontrar colegas ocasionais nascidos da ala ficcional e sensacionalista dessa moderna ciência que consideramos ser a “do comportamento e dos processos mentais”. . Contudo, ao deixarmos essas questões poéticas, quando batemos de frente com o “vazio intestinal”, percebemos que em nenhuma parte deste vastíssimo universo, o romantismo alimentou pessoas. É a partir dali onde parámos para analisar a aplicabilidade prática da Psicologia e procuramos saber como as pessoas formadas nesta área sobreviveriam dela. . Dito de outro modo, questões como: . 1ª – Vale a pena estudar Psicologia em Angola? . 2ª – Que área prática da Psicologia seria a mais rentável em Angola? Psicologia Clínica, Psicologia Criminal, Psicologia do Trabalho/Organizações, Psicologia Social, Psicologia Escolar ou todas elas? . 3ª – Como está o mercado Angolano no que concerne à aceitação da Psicologia? . Acabam sempre por permanecer sem respostas palpáveis e “servíveis” para o tão desesperado grupo de pessoas que acodem às instituições do ensino superior, quer nacionais e estrangeiras, a fim de obterem uma certif**ação na área. . . Apesar de ser uma quase certeza de que, a maior parte dos estudantes de Psicologia, particularmente em Angola adere inicialmente por razões terapêuticas – ou seja, primeiro entram como pacientes – as questões acima permanecem sem respostas porque também ninguém, ou quase ninguém, deu-se ao trabalho de efectuar uma análise profunda do mercado da “Psicologia em Angola”. . Em termos práticos perguntaríamos: A Psicologia em Angola, possui clientes?! . Ao contrário das primeiras questões, esta sobre se há ou não clientes para a Psicologia em Angola é a mais fácil de responder até porque, “onde existirem pessoas, a Psicologia terá sempre utilidade prática” – dizia uma voz autorizada. . No entanto, coloca-se a outra questão, a da COMPETÊNCIA. Até que ponto, os formados em Psicologia em Angola estão preparados para responder profissionalmente às exigências dos eventuais clientes? . Mas, se existem correntes a dizerem que a questão da competência já está resolvida e que, há os BONS PSICÓLOGOS e os MAUS PSICÓLOGOS também são partes inerentes dessa seara, então, ao avançarmos na discussão, encontramos o aspecto ACEITAÇÃO INSTITUCIONAL da Psicologia em Angola. . Dados históricos demonstram que, o surgimento da Psicologia em Angola, tem como data provável, o ano de 1976, momento em que chega a Luanda “o primeiro grupo de Psicólogos formados na República Democrática do Congo, principalmente na Universidade Protestante de Kissangani cujos elementos, foram, após dois anos, enquadrados no então Ministério da Indústria e Energia, precisamente na Direcção Nacional de Recursos Humanos”. Nesta época, a Psicologia aparece no âmbito de um projecto de “orientação vocacional que depois estendeu-se ao Centro de Emprego de Luanda que funcionava no prédio da TAAG, centro este tutelado pelo Ministério do Trabalho cuja direcção era assumida pelo senhor Bens Chimole”. . Se a partir desse acontecimento é possível afirmar que a Psicologia em Angola desde os primórdios foi aceite institucionalmente, por outro lado, f**a-se com a dificuldade em perceber, por que razão, passados mais de 40 anos, não exista um diploma legal que regula a profissão de Psicólogo uma vez que a utilidade foi há muito tempo reconhecida. . Ao buscar-se explicações sobre esta ilegalidade da Profissão de Psicólogo em Angola, saltam à vista vários factores e, mais uma vez, pelas razões históricas, o “factor político” tem sido o que mais peso coloca nessa balança da “Legitimidade Versus Legalidade”. “A Psicologia em Angola é legítima, mas o exercício da profissão de Psicólogo, continua ilegal”. . Assim sendo, a manter-se essa ilegalidade e, enquanto o estado não reconheça formalmente a Profissão de Psicólogo, as instituições continuarão a contratar pessoas formadas na área como “técnicos quaisqueres” sem o mínimo de respeito e dignidade que se pretende. . Logo, todas as áreas de aplicação da Psicologia, particularmente as mais ensinadas entre as universidades Angolanas (Psicologia Clínica, Psicologia Criminal, Psicologia do Trabalho/Organizações, Psicologia Social, Psicologia Escolar), apesar de terem mercado, serão sempre nulas. Ou seja, NINGUÉM EM ANGOLA É CONTRATADO COMO PSICÓLOGO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. E SE É, NÃO HÁ A PROFISSÃO DE PSICÓLOGO NO QUALIFICADOR OCUPACIONAL. . Mas a utilidade está mais do que comprovada: . 1ª As esquadras, os serviços de investigação criminais, as procuradorias, os tribunais, as penitenciárias, o julgado de menores, os centros de tratamento da toxicodependência PRECISAM DE PSICÓLOGOS CRIMINAIS, FORENSES, CLÍNICOS E SOCIAIS; . 2ª As escolas, as creches, os colégios, PRECISAM DE PSICÓLOGOS ESCOLARES; . 3ª Todas as organizações públicas e privadas, PRECISAM DE PSICÓLOGOS DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES; . 4ª As famílias e todas as pessoas que experimentam algum tipo de sofrimento psíquico insuportável, PRECISAM DE PSICÓLOGOS CLÍNICOS. . E, enquanto não chega esse reconhecimento institucional que passa pela PUBLICAÇÃO DE UM DECRETO QUE REGULE A PROFISSÃO AO MAIS ALTO NÍVEL, ACONSELHA-SE ÀS PESSOAS QUE QUEIRAM FORMAR-SE EM PSICOLOGIA OU QUE TENHAM SE FORMADO NA ÁREA EM ANGOLA, A ENVEREDAREM PELO EMPREENDEDORISMO. . Repetindo: optem pelo empreendedorismo e esqueçam as instituições do ESTADO. NINGUÉM ESTÁ A SER CONTRATADO COMO PSICÓLOGO EM ANGOLA! . Abram os vossos consultórios, mas antes, SEJAM COMPETENTES, NÃO IMPORTA EM QUE ÁREA DA PSICOLOGIA! . BOA NOITE! Por: LUKAMBA JOAQUIM

INSCRIÇÕES PARA PREPARATÓRIO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, JÁ EM VIGOR... COMPARTILHE...
04/12/2017

INSCRIÇÕES PARA PREPARATÓRIO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, JÁ EM VIGOR...
COMPARTILHE...

22/09/2017

Toda mudança gera medo, porque toda mudança está lhe pondo no desconhecido, num mundo estranho. Se nada mudar e tudo permanecer estático, você nunca terá medo algum. Isso signif**a, se tudo estiver morto, você não f**ará amedrontado.
Por exemplo, você está sentado e existe uma rocha ao lado. Não há nenhum problema: você olha para a rocha e está tudo bem. De repente a rocha começa a se mover; você f**a assustado. Vivo! Movimento gera medo; e se tudo estiver parado, não há nenhum medo.
Eis porque pessoas, com medo de cair em situações temerosas, arranjam uma vida sem mudanças. Tudo permanece na mesma e a pessoa segue uma rotina morta, Completamente esquecida de que a vida é um fluxo. Ela permanece numa ilha própria onde nada muda. A mesma sala, as mesmas fotografias, a mesma mobília, a mesma casa, os mesmos hábitos, as mesmas camas – tudo na mesma.
As pessoas vivem quase que em seus túmulos. O que você chama de uma vida conveniente e confortável não é nada senão um túmulo disfarçado. Então quando você começa a mudar, quando você começa na jornada do espaço interior, quando você se torna um astronauta do espaço interior, e tudo está mudando tão ligeiro, cada momento tremendo de medo. Desse modo, mais e mais medo precisa ser enfrentado.
Deixe o medo estar lá. Pouco a pouco você começará a desfrutar tanto das mudanças que você estará preparado a qualquer custo. Mudanças irão lhe dar vitalidade... Mais vivacidade, alegria, energia. Então você não será como um poço – encerrado por todos os lados, estático. Você se tornará como um rio correndo em direção ao desconhecido, em direção ao oceano onde desaparece.

27/08/2017



No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. Nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64. O Dia do Psicólogo foi criado para reforçar ao profissional a necessidade de estar sempre atento à responsabilidade que sua atividade apresenta.
O profissional de Psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e signif**a psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga.
Parabenizamos todos os profissionais e estudantes de Psicologia!
Cabe ao psicólogo estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção. O seu objeto de estudo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o comportamento individual e em grupos, prevenir e diagnosticar doenças e promover a saúde mental por meio de uma atuação pautada pela ética e conhecimento profissional.

22/08/2017

Artigo 6°
(dos Objectivos)
A associação tem como objectivos:
1. Apoiar para todos os meios os seus associados com formação, especialização, assistência e capacitação técnica, devendo, para o efeito, a associação colaborar com os organismos públicos e privados Nacionais e Internacionais, ligados às actividades mensuradas;
2. Prestar serviços a comunidade estudantil e não só, como forma de auxilia-los a atingir o seu potencial;
3. Promover palestras a comunidade estudantil e não só, de modo a dar a conhecer sobre diversas temáticas de fórum psicopedagógicos;
4. Potencializar os estudantes do ensino médio de modo a apresentarem habilidades exigidas no Ensino Superior,
5. Debater algumas temáticas consideradas relevantes no âmbito psicopedagógico;
6. Orientar educacional e profissionalmente os indivíduos com habilidades latentes, com vista a direcciona-los na área em que melhor se inserem.

Endereço

Lubango

Telefone

925860813

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando AEPP-Lubango publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar