10/04/2024
ICTERÍCIA FISIOLÓGICA DO RN, o que é?
A circulação entero-hepática é a circulação dos ácidos biliares, bilirrubina, ou outras substâncias a partir do fígado para a bile, seguido da entrada no intestino delgado, a absorção pelo enterócito e transporte de volta para o fígado.
Bem, primeiramente vamos entender o que é a icterícia primeira é uma condição na qual á uma coloração amarelada dos olhos, mucosas por deposição nesses de um pigmento responsável pela coloração normal das fezes denominada billirrubina.
Qual é a Fisiopatologia da hiperbilirrubinemia neonatal?
Bem, vamos começar com o Metabolismo desse composto que é a Bilirrubina.
A maior parte da bilirrubina é produzida da quebra da molécula da hemoglobina, formando a bilirrubina não conjugada. A bilirrubina não conjugada por ser apolar não pode circular no sangue, logo liga-se à albumina sendo então transportada para o fígado, entra nos hepatócitos, onde é conjugada com o ácido glucurônico por ação da enzima uridina difosfogluconurato glucuronosiltransferase (UGT), tornando-se hidrossolúvel.
A bilirrubina conjugada é excretada para o duodeno através da bile.
Em condições normais, a bilirrubina conjugada é reduzida por bactérias intestinais a e urobilinógeno este passa a formar parte da urina (urobilina) ou se transforma em estercobilinógeno e forma parte das fezes (estercobilina) e, então, excretada.
Agora, nos recém-nascidos a quantidade de bactérias no trato digestório é menor, de modo que menos bilirrubina é reduzida. Eles também têm a enzima beta-glucuronidase, que desconjuga a bilirrubina.
Essa bilirrubina não conjugada pode agora ser reabsorvida e reciclada na circulação e assim ao figado.
Essa via é chamada de circulação êntero-hepática da bilirubina.
Como não foi eliminada na urina ou fezes, parte dela volta ao fígado e pode por difusão aos capilares, chegar a circulação e se impregnar nos tecidos, líquidos corporais, pele, mucosas = icterícia.
POR: MAQUINO