14/05/2025
Muito se fala sobre a cura do autismo, porém, como curar se não existe doença?
Autismo nunca foi doença. O autismo é uma condição cerebral, uma diferença no cérebro que é invisível aos olhos, por isso não existem características físicas do autismo. Ou seja o autismo é um transtorno.
"O AUTISMO NÃO TEM CARA".
Infelizmente muitos tratam os autistas como doentes, incapazes, burros, infelizes e frustrados.
Saibam que os autistas são como qualquer ser humano. São capazes sim de viver uma vida praticamente normal, estudar, fazer faculdade, casar, ter filhos, netos, serem felizes, bem sucedidos e realizados.
Muitos deles são artistas, escultores, pintores, actores, médicos, engenheiros, advogados, cantores, físicos, matemáticos, escritores...
Todos os autistas independente de grau tem suas habilidades, precisam de suporte, de terapias, de meios para evoluir suas habilidades, sem isso não se destacam.
Mas os que têm a oportunidade de evoluir, de receber o tratamento adequado, saem do grau mais comprometido do autismo e evoluem, se destacam. Mesmo os que continuam em um grau severo, podem sim fazer o que gostam como nenhuma outra pessoa neurotípica considerada NORMAL.
Em fim, essa nomenclatura, esses rótulos que se põe como doentes e incapazes precisa acabar. O respeito começa justamente nesta vertente .
"NO QUE O AUTISTA FOR BOM, ELE SERÁ O MELHOR".
Senso Autista-Angola