12/07/2025
A FISIOTERAPIA BRASILEIRA COMO REFERÊNCIA PARA ANGOLA
Certamente, quando se fala de fisioterapia, o Brasil se destaca como a principal referência para os profissionais angolanos. Grande parte do conteúdo técnico e científico que consumimos é produzido por fisioterapeutas brasileiros, que servem de inspiração à nossa prática clínica em Angola.
Um bem-haja ao Brasil por todo o contributo ao crescimento da fisioterapia mundial, e em especial, à realidade angolana.
No Brasil, o órgão responsável por regulamentar a profissão é o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Já em Angola, temos a Associação Nacional de Fisioterapeutas de Angola (ANFA), que representa e defende os interesses da classe em nosso território.
Com um sistema de saúde mais antigo e estruturado, o Brasil tem servido de modelo em muitos aspectos. Entretanto, Angola segue trilhando seu próprio caminho, com passos firmes rumo à excelência profissional.
Destaque também para os fisioterapeutas brasileiros que se tornaram bastante populares em Angola, como Rogério Gozzi, Tiago Fukuda, Filipe Barros, Rogério Sousa, Gustavo Pilon, entre outros, cujos conteúdos são amplamente seguidos e estudados por profissionais e estudantes angolanos.