27/08/2024
INFECTOLOGISTA EXPLICA
Embora sejam animais - aparentemente - inofensivos, os pombos podem transmitir infecções perigosas através de seus excrementos. Essas aves costumam estar presentes em muitas cidades, principalmente em praças públicas, onde circulam livremente.
As fezes de pombos podem transmitir doenças, como salmoneloses (intoxicação alimentar), psitacose (febre dos papagaios), histoplasmose (infecção fúngica) e a criptococose (infecção pulmonar), além de doenças alérgicas.
A principal enfermidade transmitida pelos pombos é a criptocose, como alertou o infectologista do Hospital São José, Mauro Barros, em entrevista à Jangadeiro BandNews FM 101.7. A transmissão ocorre por via respiratória, a partir da inalação de esporos do fungo Cryptococcus neoformans. "É chamada de 'Doença do Pombo', pelo fato de o fungo ser encontrado em solos, em áreas ricas em nitrogênio, como fezes de pombo e de outras aves”, explicou.
A doença também pode ser contraída pela inalação de eucalipto, costume bem comum de muitos cearenses. "Há alguns complexos da espécie que estão relacionados à vegetação, principalmente ao eucalipto. Um costume aqui no Ceará é de inalação de eucalipto, ferver o eucalipto, para tentar melhorar a respiração. Pode acontecer a inalação desse fungo junto ao eucalipto também e a consequente contaminação”, alertou.
Segundo Mauro, pessoas acometidas por criptococose geralmente são imunossuprimidas. O tratamento é realizado com antifúngicos. No primeiro momento, o paciente deve ser internado, tratar com medicação intravenosa do antifúngico e depois progredir para o antifúngico oral. O tratamento deve durar um ano.
O QUE É A DOENÇA DO POMBO?
Após ser inalado, o fungo se instala no pulmão, podendo causar inflamação no sistema nervoso central (meningoencefalite). Os sintomas da doença se manifestam dependendo do estado imunológico de cada pessoa. Ao apresentar febre, fraqueza, tosse, dor de cabeça muito forte, rigidez de nuca, náusea, vômito, entre outros