Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura, Instituição Pública
www.facebook.com/premionacionaldeculturaeartes

Nota de Agradecimento
28/07/2025

Nota de Agradecimento

ARQUIVO NACIONAL DE ANGOLA RECEBE DONATIVOO Arquivo Nacional de Angola (ANA), órgão adstrito ao Ministério da Cultura, r...
24/07/2025

ARQUIVO NACIONAL DE ANGOLA RECEBE DONATIVO

O Arquivo Nacional de Angola (ANA), órgão adstrito ao Ministério da Cultura, recebeu, esta quinta-feira (24 de Julho), a doação de uma valiosa colecção de material diverso entregue pelo escritor, investigador e diplomata Fragata de Morais. O material doado ao Arquivo Nacional compreende selos, livros e documentos raros.

A cerimónia oficial de entrega decorreu nas instalações do Arquivo Nacional, na presença de distintas personalidades do mosaico académico, cultural e governamental, bem como do Director-geral adjunto do ANA, Dr. Heliodoro Abambres, em representação do Director geral Dr. Justino da Glória Ramos, e da Directora adjunta para a área Administrativa e Financeira, Dra. Domingas Rodrigues.

Fragata de Morais considera que a doação representa um gesto de grande generosidade e compromisso com a preservação da memória histórica e cultural do país. A colecção incluiu também, exemplares únicos e de elevado valor histórico, que irão enriquecer significativamente o acervo do Arquivo Nacional, contribuindo para o acesso à informação, à investigação científica e a valorização do património documental angolano.

Foram entregues, neste primeiro momento, 10 por cento do material, sendo os restantes 90 por cento entregues em data a anunciar oportunamente, após serem inventariados e catalogados pelos técnicos do ANA.

Heliodoro Abambres, em jeito de agradecimento, manifestou a sua satisfação e fez uma resenha da grandeza do nacionalista Fragata de Morais, bem como do seu empenho e dedicação na preservação da identidade cultural nacional. Convida também os outros colecionadores a seguirem o mesmo exemplo, sendo o ANA o adequado e fiel depositário do espólio da cultura nacional, o seu guardião.

ARTISTAS NACIONAIS CHAMADOS A VALORIZAR A CARTEIRA PROFISSIONAL Instituições ligadas à carteira profissional dos artista...
23/07/2025

ARTISTAS NACIONAIS CHAMADOS A VALORIZAR A CARTEIRA PROFISSIONAL

Instituições ligadas à carteira profissional dos artistas, reunidas nesta quarta-feira (23 de Julho), em Luanda, concluíram que todas as partes devem trabalhar em conjunto para alcançar os objectivos preconizados, ser mais actuantes e disciplinados na sensibilização dos artistas.

O encontro contou com a presença de Directores do Ministério da Cultura, membros da Comissão da Carteira Profissional do Artista, o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), a União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) e Directores Municipais da Cultura de Luanda.

A reunião serviu para traçar estratégias conjuntas para resolver várias situações que acontecem com a classe artística.

Na ocasião, o presidente da Comissão da Carteira Profissional do Artista, Maneco Vieira Dias, destacou a importância dos artistas serem possuidores de uma carteira que diga respeito a um determinado organismo, com estatutos reconhecidos.

Maneco Vieira Dias referiu que a carteira profissional vale em Angola e no estrangeiro, ou seja, em qualquer parte do mundo, o que constitui uma mais-valia para todos os que a ela aderem.
Observou ainda a falta de rigor por parte dos artistas na apresentação da carteira profissional e no cumprimento das suas obrigações quando negoceiam os contratos.

As primeiras carteiras profissionais foram entregues em Agosto de 2022, a 20 artistas, incluindo o actual Ministro da Cultura, Filipe Zau.

Nota de Imprensa
23/07/2025

Nota de Imprensa

DELEGAÇÃO MULTISSECTORIAL DA ÁFRICA DO SUL VISITA ARQUIVO NACIONAL DE ANGOLA O Arquivo Nacional de Angola (ANA) recebeu ...
22/07/2025

DELEGAÇÃO MULTISSECTORIAL DA ÁFRICA DO SUL VISITA ARQUIVO NACIONAL DE ANGOLA

O Arquivo Nacional de Angola (ANA) recebeu nesta segunda-feira, 21 de Julho, a visita de uma delegação multissectorial da África do Sul, composta por representantes do Ministério da Defesa e Antigos Combatentes, do Ministério dos Desportos, Cultura e Artes, do Congresso Nacional Africano (ANC) e do Arquivo Nacional sul-africano.

A visita teve como objectivo principal estreitar as relações de cooperação entre os dois países no domínio da preservação da memória histórica e documental, bem como realizar pesquisas sobre a presença sul-africana em Angola entre meados da década de 1970 e os anos 90, período marcado por intensas movimentações políticas e militares na região austral do continente.

A delegação sul-africana foi recebida pelo Director-Geral Adjunto para a Área Técnica e Científica do Arquivo Nacional de Angola, Dr. Heliodoro Abrambes, em representação do Director Geral, acompanhado por membros da Direcção e técnicos da instituição. O encontro de trabalho incluiu uma visita guiada às instalações do ANA, onde os membros da delegação sul-africana puderam conhecer de perto o acervo documental e os processos de conservação e digitalização actualmente em curso.

Durante a visita, foram discutidas possibilidades de cooperação técnica, intercâmbio de experiências no âmbito arquivístico e projectos conjuntos de pesquisa, com especial ênfase para a documentação que retrata o apoio angolano à luta contra o apartheid e as interações políticas e militares entre os dois países durante a Guerra Fria.

A visita insere-se nas acções levadas a cabo por ambos os governos para reforçar os laços históricos e culturais, através da promoção da partilha de conhecimento e a valorização do património documental comum.

Comunicado de Imprensa
14/07/2025

Comunicado de Imprensa

ANGOLA REFORÇA COMPROMISSO COM A CRITIVIDADE E A INOVAÇÃO NO ÂMBITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL E COOPERAÇÃO INTERNACIONA...
14/07/2025

ANGOLA REFORÇA COMPROMISSO COM A CRITIVIDADE E A INOVAÇÃO NO ÂMBITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL.

Angola participa activamente na 66ª Série de Reuniões da Assembleia dos Estados-Membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que decorre em Genebra, de 8 a 17 de julho.

A delegação angolana é liderada pela Secretária de Estado para o Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Fátima Ceita e Almeida, e integra representantes do Ministério da Cultura Directora-Geral do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), Teresa Queta Cassola, Director Nacional da Autoridade e Poder Tradicional, Albano Cufuna, do Ministério da Indústria e Comércio, Dra. Ana Paula Miguel, Diretora Geral do Instituto Angolano da Propriedade Industrial (IAPI), bem como técnicos séniores do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Durante a sessão plenária, a Secretária de Estado felicitou o Presidente da Assembleia, Alfredo Suescum, pela sua eleição, e enalteceu o trabalho do Director-Geral da OMPI, Daren Tang, destacando o seu compromisso com o desenvolvimento dos países menos avançados.

Na sua intervenção, Angola reafirmou o apoio à declaração do Grupo Africano e destacou os esforços nacionais para fortalecer o sistema de Propriedade Intelectual (PI), com foco na diversificação económica e no envolvimento de diferentes sectores.

Entre as iniciativas em curso, destaca-se de entre outros, o trabalho para o depósito do instrumento do Tratado de Marraquexe, e a futura adesão às Convenções de Roma e Berna, que reforçarão a protecção de obras artísticas e direitos conexos.

A delegação angolana agradeceu o apoio dos Estados-Membros e do Comité de Desenvolvimento e Propriedade Intelectual (CDIP) pela aprovação do projecto “Capacitar Jovens Músicos de Países Lusófonos na Era do Streaming”, proposto em colaboração com o Brasil, Cabo Verde e Portugal.

Alice de Fátima Ceita e Almeida defendeu, ainda, uma maior inclusão dos países menos representados nas oportunidades da OMPI, sugerindo o alargamento do acesso a cursos de mestrado, programas de estágio, o Programa de Jovens Especialistas (YEP) e iniciativas formativas para diplomatas e técnicos do sector comercial.

Para concluir, a Secretária de Estado sublinhou o papel estratégico da PI como elo entre a produção de conhecimento, o sector produtivo e o Estado, destacando a construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda como infraestrutura essencial para promover a inovação e melhorar a posição de Angola no Índice Global de Inovação.

No âmbito da sua participação na Assembleia, Angola realizou vários encontros. O primeiro foi o diálogo político de alto nível, a convite do Senhor Daren Tang, Director Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual ((OMPI), e tem ainda agendados vários outros encontros multilaterais e bilaterais, com o propósito de fortalecer estratégias regionais, clarificar programas futuros e explorar apoios disponíveis para os Estados-Membros.

Esta participação reforça o compromisso de Angola com a criatividade e a inovação, para a protecção intelectual e a cooperação internacional, consolidando a sua posição no cenário global.

ARQUIVO NACIONAL DE ANGOLA RECEBE VISITA DAS ÁGUIAS DOURADASO Arquivo Nacional de Angola (ANA) recebeu na passada sexta-...
14/07/2025

ARQUIVO NACIONAL DE ANGOLA RECEBE VISITA DAS ÁGUIAS DOURADAS

O Arquivo Nacional de Angola (ANA) recebeu na passada sexta-feira, 11 de Julho, nas suas instalações, a visita de um grupo de mulheres militares e trabalhadoras civis da Força Aérea Nacional (FAN), denominado “Águias Douradas”.

Numa visita guiada, as visitantes tiveram a oportunidade de explorar a colecção de documentos, fotos, objectos e registos históricos patentes ao público, descobrindo segredos e histórias fascinantes sobre a história de Angola.

As técnicas da instituição levaram ao conhecimento das visitantes o seu modo do funcionamento e organização, perante os desafios do presente e do futuro, num mundo em constante e rápida evolução das novas tecnologias de informação.

A visita guiada serviu como ponto de inspiração e motivação para as mulheres que ligadas ao exército nacional, onde são conhecidos exemplos de coragem e determinação de outras mulheres. De igual modo, contribuiu para o fortalecimento do seu sentimento de identidade nacional e o seu compromisso com a defesa do país.

ANGOLA PARTICIPA DA 47ª SESSÃO DO COMITÉ DO PATRIMÓNIO MUNDIALDecorre na sede da UNESCO, em Paris, França, de 6 a 16 de ...
13/07/2025

ANGOLA PARTICIPA DA 47ª SESSÃO DO COMITÉ DO PATRIMÓNIO MUNDIAL

Decorre na sede da UNESCO, em Paris, França, de 6 a 16 de Julho do corrente ano a 47ª Sessão do Comité de Património Mundial. A delegação angolana chefiada pela Secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, participa da mesma, contando com a participação da Embaixadora de Angola junto da UNESCO, Maria Cândida Teixeira.

Por ocasião da 47ª sessão, o Comité examinará um total de 32 candidaturas para a Lista do Património Mundial, assim como, vão ser analisadas matérias relativamente ao estado de conservação dos bens inscritos naquela lista, a revisão e inclusão de bens na Lista Indicativa dos países membros da Convenção de 1972, sobre a Protecção do Património Mundial Cultural e Natural e a assistência internacional financiados pelo Fundo do Património Mundial.

Na sua intervenção, a Secretaria de Estado para a Cultura, sublinhou que Angola, no âmbito da implementação da Convenção de 1972 e das suas políticas públicas, tem prestado particular atenção à gestão de Mbanza Kongo, vestígios da capital do antigo reino do Kongo, inscrito na Lista do Património Mundial em 2017 e do engajamento para preparação de candidatura de outros bens que constam da Lista Indicativa de Angola.

Fez ainda saber que o país intensificou a cooperação com o Fundo Africano do Património Mundial e que Angola apoia e considera o “Documento de Nairobi” como um marco para a implementação da Convenção do Património Mundial em África, sendo um importante contributo para redefinição e contextualização de conceitos-chave do património, tais como autenticidade, a integridade e o valor universal excepcional.

Além dos países membros da convenção, participam as agências especializadas da UNESCO, como o Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração de Bens Culturais (ICCROM), o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

O Comité é constituído por 21 Estados Partes membros e é presidido, actualmente, por Nikolay Nenov (Bulgaria) e o continente africano é representado por quatro países (Quênia, Ruanda, Senegal e Zambia).

10/07/2025

Colóquio 50 Anos de Autonomia Política em Angola

COLÓQUIO SOBRE OS 50 ANOS DE AUTONOMIA POLÍTICA REALÇA PAPEL DA CULTURA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL O Ministéri...
10/07/2025

COLÓQUIO SOBRE OS 50 ANOS DE AUTONOMIA POLÍTICA REALÇA PAPEL DA CULTURA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL

O Ministério da Cultura realizou, hoje (10 de Julho), na Academia Diplomática Venâncio de Moura, no município do Kilamba, um colóquio denominado “50 anos de autonomia política de Angola”, enquadrado nas celebrações do cinquentenário da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro de 2025.

Na oportunidade, o Ministro da Cultura, Professor Doutor Filipe Silvino de Pina Zau, prelector principal do encontro, destacou a importância central da cultura, na construção da identidade nacional e no processo de consolidação da soberania.

Durante a sua intervenção, o ministro sublinhou que “a cultura é o alicerce da nossa identidade colectiva e um instrumento essencial para a cidadania e o desenvolvimento sustentável”. Acrescentou que os 50 anos de independência não poderiam ser celebrados em momento mais simbólico do que o actual, em que o Presidente da República de Angola, João Lourenço, nomeado Campeão da Paz pela União Africana, exerce a presidência “pro tempore” (temporalmente) da organização.

Filipe Zau realçou que, sob a liderança angolana, a União Africana escolheu como tema de 2025 a “reparação”, um assunto profundamente ligado à justiça histórica, ao reconhecimento das feridas do colonialismo e ao resgate da dignidade dos povos africanos. Considerou que esta escolha reforça o compromisso de Angola com uma agenda africana mais justa, unida e culturalmente afirmada.

Um dos pontos altos do colóquio foi a exibição de um documentário sobre a vida e obra de Mário Pinto de Andrade, destacado intelectual e político, um dos fundadores do MPLA e figura incontornável do pensamento anticolonial. A obra audiovisual homenageou o seu contributo para a independência e para a formação da consciência política nacional.

O evento foi também marcado por momentos culturais de grande simbolismo, em que o músico Mirol interpretou a canção “A Independência Está Chegando”, evocando os ideais e o espírito de resistência do povo angolano. Por seu lado, o consagrado músico Santocas emocionou os presentes com a interpretação das canções “Hoji Ya Henda”, “Valódia” e “Bairro indígena”, verdadeiros marcos da música de intervenção angolana.

O colóquio contou ainda com um painel temático sobre o mesmo tema, na construção do futuro, a preservação do património e a importância da memória histórica como alicerce para o progresso.
A escolha da Academia Venâncio de Moura como palco do evento reforça a ligação entre a diplomacia, a cultura e a soberania, fundamentos essenciais para a afirmação de Angola no contexto africano e global.

O colóquio insere-se no conjunto de actividades oficiais do Executivo angolano em celebração dos 50 anos da Independência Nacional, com o objectivo de promover uma reflexão crítica sobre a história do país e projectar uma Angola mais unida, justa e culturalmente fortalecida.

O evento reuniu membros do governo, diplomatas, académicos, estudantes e representantes da sociedade civil, numa jornada de reflexão sobre a trajectória histórica de Angola, seus desafios e conquistas.

10/07/2025

Evento no âmbito dos 50 anos de Independência Nacional LOCAL: Auditorio da Academia Venâncio de Moura (MREX)

Endereço

Talatona

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 15:00
Terça-feira 08:00 - 15:00
Quarta-feira 08:00 - 15:00
Quinta-feira 08:00 - 15:00
Sexta-feira 08:00 - 15:00

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Ministério da Cultura publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Ministério da Cultura:

Compartilhar