V.W.D Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de V.W.D, Medicina e saúde, Benguela, Benguella.

�Saber todos nós sabemos;mais sempre podemos aprender algo novo.E aqui terão a oportunidade de aprender e tirar todas as suas dúvidas relacionado com a enfermagem ou mais�

07/09/2022

A hipertensão arterial é o aumento anormal e por longo período da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. Está doença também é chamada de pressão ou atenção alta.

Quando nos movimentamos, os valores sobem, porque o cérebro avisa que o corpo precisa de mais energia. A pressão é apresentada em milímetros de mercúrio (mmHg). O indivíduo é considerado hipertenso quando sua pressão é maior ou igual a 140 por 90 na maior parte do tempo. A partir desse limite, o risco de ocorrerem doenças cardiovasculares e renais é signicativamente maior.

Sinais e sintomas

A hipertensão é uma doença silenciosa. Se os sintomas abaixo surgirem, provavelmente ela já estará em fase mais avançada.

Dor de cabeça

Falta de ar

Visão borrada

Tontura

Dores no peito

Zumbido no ouvido

Prevenção

Evite:

Estresse

Alto consumo de sal e açucar
Sono irregular

Excesso de bebida alcoólica

Tabagismo

Pratique exercícios físicos com regularidade

Como a hipertensão não costuma dar sinais, é fundamental medir a pressão pelo menos uma vez por mês, partilhe para que mas pessoas tenham acesso as nossas informações e se previnem da Hipertenção.

07/09/2022

Hemorroides



As hemorroides são veias ao redor do â**s ou do recto, que se inflamam ou dilatam. Para que tal aconteça é necessário que exista uma alteração destas veias e que a mesma se traduza em hemorragia, prolapso (exteriorização das paredes do recto pelo anús).



Causas



A obstipação que normalmente exige um esforço extra na defecação,



Diarreias crónicas,



Excesso de peso que provoca o aumento da pressão nas veias abdominais,



Vida sedentária que diminui o estimulo para a digestão dos alimentos e a irrigação sanguínea do â**s.



Dietas pobres em fibras ou pouca ingestão de líquidos pode levar ao endurecimento das fezes e provocar o aparecimento da doença.



Gravidez ou a pratica de s**o a**l que pode provocar o desenvolvimento de fissuras nesta região.



Sintomas



Comichão provocada pelo inchaço das veias,



Sangramento resultante do rompimento das veias anais ao redor do â**s ,



Dor durante ou após a evacuação,



Todos os sintomas podem existir ou coexistir e são ou podem ser sinal da existência da doença hemorroidária.

Tratamento, este pode ser feito através de pomadas tópicas ou supositórios, cirúrgico através de uma hemorroidectomia, isto é a retirada das veias “doentes” ou então a punção do coágulo que entope o vaso hemorroidário prescindindo da cirurgia.

Procure adoptar uma dieta saudável á base de alimentos ricos em fibras e frutas, muitos líquidos e evite as bebidas alcoólicas.



Deixe seu like e lembre se saúde em primeiro lugar.

07/09/2022

Escoriações



Escoriações são lesões simples, que ocorrem na camada mais superficial da pele, sem perda ou destruição do tecido. No geral, o sangramento é pequeno, porém podem ser muito dolorosas porque as terminações nervosas f**am expostas.

Na maioria dos casos, esse tipo de ferimento acontece devido a materiais cortantes, quedas ou arranhões. Apesar de serem lesões simples e, na maioria dos casos, não apresentarem risco, se não tratadas adequadamente podem se agravar e tornar o tratamento mais complexo.

Como tratar?

O primeiro passo é a**lisar a gravidade e o tipo do ferimento. Se houver sangramento abundante (como no caso de cortes), estanque o sangue comprimindo a região afetada com um pano limpo. No caso de cortes profundos, é imprescindível procurar imediatamente o serviço de saúde. Em ralados e lesões em que ocorre a perda da pele, o primeiro passo é limpar a região afetada. Antes de tudo, lave bem as mãos com água e sabão – essa medida evita que a lesão seja contaminada por organismos que prejudicam o tratamento.

Na sequência, lave a região afetada com água corrente e sabão neutro. Nessa etapa, é importante retirar qualquer resquício de grama, terra, asfalto ou outro corpo estranho que possa ter f**ado no ferimento. Após a limpeza, é necessário cobrir a lesão com um curativo, para evitar o ressecamento e diminuir o risco de contaminação.

Cuidados adicionais

Mesmo que o ferimento seja simples, é importante f**ar atento a alguns sintomas que podem indicar infecção, como vermelhidão e aumento da temperatura da pele ao redor da lesão. Caso perceba alguma dessas alterações, procure um médico ou enfermeiro. Nunca, em hipótese alguma, utilize pó de café, açúcar, manteiga, pasta de dente ou qualquer outro produto caseiro no tratamento. Além de dificultar a avaliação da lesão, esses itens podem contaminar a região e complicar a cicatrização da pele.

07/09/2022

Incubadora o que é?

A incubadora é um dispositivo especialmente concebido para proporcionar ao recém-nascido as condições ambientais ideais quando tiver dificuldades para se adaptar ao meio externo, sobretudo em relação à temperatura, desempenhando um papel semelhante a um berço de temperatura controlada. É uma espécie de berço revestido por um habitáculo de plástico transparente, com uma abertura nas laterais para se poder aceder ao bebé e fornecer-lhe todo o tipo de cuidados sem que seja necessário retirá-lo do seu interior, já que a incubadora se encontra constituída por instrumentos que permitem controlar com precisão a temperatura, a humidade e a concentração de oxigénio no seu interior.

Para que serve a incubadora

Apesar de qualquer recém-nascido poder ter de ser mantido numa incubadora durante alguns dias, esta situação é mais evidente no caso dos prematuros, já que o seu organismo ainda está pouco desenvolvido e não consegue controlar pelos seus próprios meios a tempe-ratura do corpo. De facto, a principal função da incubadora é fazer com que o bebé mantenha uma temperatura corporal constante, embora também permita regular a humidade do ar, algo muito importante no ambiente de um hospital, pois a ventilação pode tornar o ar muito seco para o bebé. Para além disso, serve igualmente para fornecer o suplemento de oxigénio de que o recém-nascido pode necessitar, sobretudo em caso de pre-maturo com pulmões pouco desenvolvidos. Por outro lado, a incubadora protege o bebé do contacto com os microorganismos, um factor extremamente importante em caso de prematuros, muito sensíveis às infecções.A duração da permanência do recém-nascido na incubadora depende do peso e das condições do bebé. Embora a maioria dos prematuros costume permanecer várias semanas na incubadora, até que o seu peso atinja, no mínimo, os 2 kg, existem alguns recém-nascidos que apenas são mantidos na incubadora durante alguns dias em observação.

Enf: Airelly Dos Santos

07/09/2022

=Os sinais de Gravidez são devididos em 3 grupos=

1 Sinais de Presunção: São sinais que levam a mulher suspeitar que está grávida.
Ex: Nausêas, vômitos, cansaço, vertigens, aumento das mamas.

2 Sinais de Probabilidade: São sinais que fazem a mulher ter 50% de certeza si está grávida ou não.
Ex: Ausência de menstruação, resultados de exames laboratórias e textes de gravidez.

3 Sinais de Certeza: São sinais que confirmam uma gravidez.

Ex: Deteção dos batimentos cardiacos fetais, presença dos movimentos fetais detetados por exames de ultrassonografia (Ecográfia)

Gravidez: É o periódo entre a consepção até o nascimento completo do bebé.

A duração da gravidez é aproximadamente 40 semanas apartir do momento da fertilização (Equivalente a 9 meses ou aproximadamente 266 ou 280 dias).

É necessário que durante a grávidez a mulher vá a todas consultas de pré natal.

07/09/2022

O que signif**a baixo peso ao nascer
Principais causas
As causas do recém-nascido com baixo peso podem estar relacionadas com as condições de saúde da mãe, problemas de desenvolvimento do bebê durante a gestação ou redução da quantidade de nutrientes oferecidos para o bebê na gravidez.

Os principais fatores que causam baixo peso ao nascer são:
Uso de cigarro;
Consumo de bebidas alcoólicas;

Desnutrição da mãe;
Eclâmpsia;
Problemas na placenta;
Anemia grave;
Deformidades no útero; Prematuridade.

Possíveis complicações
Geralmente, quanto menor o peso ao nascer, maior o risco de complicações, sendo que algumas destas complicações podem ser:

Baixos níveis de oxigênio;
Incapacidade de manter a temperatura corporal;
Infecções;
Desconforto para respirar; Sangramentos;
Problemas neurológicos e gastrointestinais;
Glicose baixa;
Alterações de visão.

Apesar de nem todos os recém-nascidos de baixo peso desenvolverem essas complicações é preciso que sejam acompanhados pelo pediatra, para que o seu desenvolvimento aconteça normalmente.

07/09/2022

PNEUMONIA INFANTIL

A pneumonia é a infecção bacteriana séria mais comum em recém-nascidos
Pneumoniaque começa durante o nascimento ou poucas
horas depois é chamado pneumonia de início precoce.

Pneumonia que começa após 7 dias de idade é chamado pneumonia de início tardio. A
pneumonia de início tardio ocorre mais comum em recém-nascidos em
unidades de terapia intensiva neonatal que precisam de um tubo de
respiração (intubação endotraqueal ) para problemas pulmonares.


A pneumonia pode ser causada por organismos variados, como bactérias,
vírus ou fungos, que entram nos pulmões. Recém-nascidos são infectados
depois de passar pelo ca**l de parto da mãe ou depois de entrarem em
contato com micro-organismos na unidades de terapia intensiva neonatal ou berçário.


Sintomas

Recém-nascidos com pneumonia de início tardio desenvolvem problemas
respiratórios sem explicação e podem precisar de oxigênio suplementar ou
mais suporte respiratório. A quantidade de escarro (muco espesso ou com
coloração alterada) aumenta e sofre alterações (por exemplo, torna-se mais
espesso e marrom). Os bebês podem estar muito doentes e apresentar
temperatura instável.


Diagnóstico


Para diagnosticar pneumonia, os médicos fazem uma radiografia do tórax.
Eles fazem exames de sangue para procurar bactérias no sangue. Como bebês
com pneumonia podem ter baixos níveis de oxigênio no sangue, os médicos
medem os níveis de oxigênio no sangue através de um sensor colocado em
um dedo ou lobo de orelha. Esse exame é chamado oximetria de pulso. Os
médicos também podem obter uma amostra de escarro e examinarem esta
amostra a procura de bactérias.


Prevenção

A pneumonia de início tardio geralmente pode ser prevenida
limitando a quantidade de tempo
de um tubo de respiração em
recém-nascidos. A lavagem das
mãos, o uso de luvas e superfícies
descontaminadas também podem ajudar a prevenir a pneumonia de início
tardio.


Tratamento

Antibióticos administrados pela veia (via intravenosa)
Às vezes, um ventilador ou outros tratamentos
Para tratar pneumonia em recém-nascidos, os médicos administram
antibióticos intravenosos. Depois de ter identif**ado o organismo específico, é
possível que ele ajuste o tipo de antibiótico.
Além da terapia com antibióticos, podem ser necessários outros tratamentos,
como a utilização de uma máquina que ajuda o ar a entrar e sair dos pulmões
(ventilador), transfusões de sangue e plasma.

07/09/2022

Cesariana
O que é uma cesariana? A cesariana é um procedimento cirúrgico (operação) para a extração do feto (nascimento do bebé) por via abdominal através da realização de um pequeno corte realizado acima da púbis da mãe. Há que ter em conta que uma cesariana deve ser realizada para evitar um problema grave para o feto ou para a mãe. Apesar de ser um procedimento muito seguro na atualidade, deve apenas ser realizado em determinadas condições.
Quando está recomendada a cesariana
Se o ca**l de parto não permite a passagem do feto, ou porque este é muito grande ou porque a bacia da mãe é muito estreita. É denominada de incompatibilidade feto-pélvica;
2. Se há placenta prévia (placenta baixa) ou o cordão é velamentoso (passa em frente do colo uterino) e a passagem do feto é impossível, pois pode provocar uma hemorragia muito grande;
3. Se o feto não tolera o parto normal. Se antes ou durante o parto se considera que existe um risco de sofrimento, então a cesariana é alternativa para protegê-lo;
4. Se o parto põe em risco a mãe visto esta padecer de alguma patologia (doença).
Como se realiza uma cesariana?
A cesariana é feita através de uma pequena abertura na parede abdominal da mãe, normalmente através de uma pequena incisão na pele 2 a 3 cm acima da sínfise púbica (da púbis) com cerca de 10 cm de comprimento. Depois fazem-se outras aberturas nos tecidos colocados por baixo da pele (tecido celular subcutâneo, aponevrose e peritoneu) até chegar ao útero. Por fim faz-se uma abertura neste (também transversal) para extração do feto. Posteriormente, retira-se a placenta e de seguida são encerradas (suturadas) as aberturas que foram realizadas para chegar ao feto.
Quanto tempo demora uma cesariana
É variável. Depende se trata da primeira cesariana ou se há cesarianas anteriores. Se é uma cesariana em ausência ou em trabalho de parto. Mas, normalmente, varia entre 30 a 60 minutos.
Riscos, complicações na cesariana
Embora sejam raras as complicações, quando comparadas com o parto normal o parto por cesariana possui associada uma maior perda de sangue, maior risco de lesão da bexiga e maior risco tromboembólico.
Em gravidezes subsequentes aumenta o risco de novo parto por cesariana, placenta prévia (placenta baixa), placenta acreta (placenta aderente ao útero) e risco de rotura uterina se entrar novamente em trabalho de parto.
Apesar dos riscos atrás enumerados a cesarina é um procedimento cirúrgico muito seguro na atualidade com uma baixa taxa de complicaçõ

07/09/2022

PARTO NORMAL E SUAS FASES

1ª Fase – Dilatação e Contracções Uterinas

A primeira fase do parto é caracterizada pela presença de contracções (Dores) e ao processo de dilatação do colo do útero e do ca**l de parto até que atinja 10 cm. A duração da primeira fase do trabalho do parto pode variar de mulher para mulher, no entanto dura em média 8 a 14 horas. Durante esse período é comum que a mulher sinta dores devido às contracções, que f**am mais regulares e com intervalo menor entre uma e outra à medida que é verif**ada maior dilatação do colo do útero e do ca**l vaginal.

O que fazer nesta fase: Nesta fase a grávida deve ir para a maternidade ou hospital para ter assistência dos profissionais de saúde. Para diminuir as dores a grávida deve inspirar de forma lenta e profunda durante cada contracção, além disso, pode caminhar lentamente, pois ajudará o feto a posicionar-se para sair e, caso a mulher esteja deitada pode virar-se para o lado esquerdo, para facilitar uma melhor oxigenação do feto e diminuir a dor.

2ª Fase – Expulsão

O seguimento da fase activa do trabalho de parto se dá pela fase de expulsão, em que o colo do útero já atingiu a dilatação máxima e se inicia a fase do período expulsivo, que pode demorar entre 2 e 3 horas. O início da fase de expulsão recebe o nome de período de transição, que é relativamente curta e bastante dolorosa e o colo do útero adquire uma dilatação entre 8 e 10 cm ao final do período. Ao ser verif**ada dilatação adequada, a mulher deve começar a fazer força para a descida da apresentação fetal.

O que fazer nesta fase: Durante esta fase a mulher deve seguir as instruções que lhe são dadas para favorecer o parto. Assim, é recomendado que a mulher realize o movimento de empurrar seguindo o seu próprio empuxo, além de ser importante manter a respiração controlada.

3ª Fase - Dequitação: Saída da placenta

A fase da dequitação é a fase 3 do trabalho de parto e ocorre depois do nascimento do bebê, sendo caracterizada pela saída da placenta, que pode sair espontaneamente ou ser retirada pelo médico.

O que fazer nesta fase: Nessa fase, após o nascimento do bebê, a equipe de obstetrícia e enfermagem irá fazer uma avaliação geral na mulher, além de realizar a tração controlada do cordão umbilical. Após o nascimento e na ausência de verif**ação de sinais de complicações na mãe ou no bebê, o recém nascido é colocado em contato com a mãe para que seja feita a primeira amamentação.

Deixa sua opinião nos comentários

07/09/2022

Teste do pezinho:

O que é teste do pezinho?

A triagem neonatal, ou Teste do Pezinho, é um exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê. Ele permite identif**ar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem desencadear deficiência cognitiva e comprometer a qualidade de vida da criança.

O exame é feito no calcanhar por ser uma área bastante irrigada com sangue do corpo humano, facilitando assim a realização da triagem.

O teste do pezinho pode diagnosticar cdoenças como:

Hipotireoidismo congênito
Fenilcetonúria
Hiperplasia adrenal congênita
Deficiência da biotinidase
Fibrose cística
Hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue).

É importante fazer o teste do pezinho em todos os recém-nascidos, uma vez que as doenças identif**adas pelo exame não apresentam sintomas ao nascimento. Caso não sejam tratadas cedo, elas podem levar à deficiência intelectual e causar sérios prejuízos para a qualidade de vida da criança.

Quando fazer o teste do pezinho?

Todas as crianças recém-nascidas devem realizar o Teste do Pezinho após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida. Deve-se esperar esses dias porque algumas doenças podem não ser detectadas nas primeiras horas de vida do bebê.

07/09/2022

8 CURIOSIDADES SOBRE O PULMÃO.


1) O pulmão esquerdo é sempre menor

Não, os seus dois pulmões não têm o mesmo tamanho! Para comportar e acomodar melhor o coração, que f**a no lado esquerdo da região torácica, o pulmão esquerdo é só um pouco menor do que o direito. Normalmente, o órgão tem cerca de 27 centímetros e 700 gramas.


2) A cor do pulmão vai escurecendo com o passar do tempo


Quando o ser humano ainda é recém-nascido, o pulmão apresenta tom rosado, mas ele vai mudando para um vermelho mais escuro à medida que se desenvolve. Isso se deve ao fato de o pulmão acumular mais impurezas e poluição.


3) Pulmão f**a localizado na parte de trás do tórax


A maioria das pessoas acredita que o pulmão se localiza no peitoral, parte frontal da caixa torácica, o que é um engano: o pulmão f**a um pouco mais para trás, inclusive deixando o coração à frente.


4) A água limpa os pulmões


Beber a quantidade de água recomendada ajuda e muito a remover as impurezas que o pulmão acaba acumulando durante o dia.


5) Corpo humano transporta, em média, 10 mil litros de ar em 24h


Em todo o exercício respiratório, um pulmão adulto consegue transportar até 10 mil litros de ar em um dia de atividade.


6) Podemos sobreviver sem uma parte dos pulmões


Se alguma parte do pulmão estiver comprometida a ponto de necessitar uma intervenção cirúrgica, é possível removê-la e ainda assim conseguimos sobreviver com as partes restantes.


7) Nosso pulmão produz secreção todos os dias

O catarro, e nem sempre quer dizer algo ruim. Porém, se ele é percebido em excesso no corpo, pode ser sinal de alguma inflamação ou infecção respiratória.


8) A tosse é uma autodefesa do pulmão


Tossir é um processo de defesa dos pulmões, quando tossimos, o pulmão é capaz de expelir as impurezas e possíveis germes que se acumularam durante um tempo. Mas Tosse excessiva pode ser sinal de alguma doença, principalmente em fumantes.

07/09/2022

ULCERA POR PRESSÃO

São lesões localiza na pele ou tecido subjacente que se desenvolve quando o tecido mole é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período de tempo.

As nádegas e os calcanhares são os locais mais frequentes para o aparecimento desse tipo de ferida.

Os indivíduos mais propensos para formação desse tipo de ferida são:

Com alteração da mobilidade

Com alteração na circulação periférica

Com alteração do nível de consciência

Incontinentes

Acamados

Mal nutridos

RECOMENDAÇÕES PARA ULCERAS POR PRESSÃO

A pele deve ser limpa no momento que sujar

Não massagear a área afetada

Se a pessoa não tem controle da urina e fezes use fraldas descartáveis

Ter uma boa alimentação

Mudar de posição a cada 2 horas

Evite f**ar sentado por muito tempo em cadeiras de rodas

Realizar sempre o curativo da ferida.

07/09/2022

A eritroblastose fetal, ou doença hemolítica do
recém-nascido (DHRN),

É causada pela incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto relacionada ao fator Rh, que é determinado pela presença do antígeno Rh nas hemácias. Essa doença pode ocorrer quando a mãe não apresenta o fator Rh (nesse caso, chamado de Rh Negativo ) e o filho apresenta o fator Rh (chamado de Rh Positivo ).


Complicações


Ao nascer, a criança com essa doença apresenta anemia e icterícia. A icterícia é causada
pelo acúmulo de bilirrubina – um pigmento amarelo produzido a partir da hemoglobina da hemácia destruída – nos tecidos, o que deixa o bebê com a pele amarelada. Esse pigmento também pode acumular-se no cérebro e, assim, causar surdez e problemas mentais. A eritroblastose fetal pode levar também ao ab**to espontâneo.

07/09/2022

Amigdalite inflamação das amígdalas, estruturas localizada na garganta que têm a função de defender o nosso organismo.

As amigdalites podem ser causadas por vírus ou por bactérias.

O paciente com amidalites pode apresentar:

Febres
Dor de garganta
Dificuldade para ingerir alimentos
Mau hálito
Presença de placas de pús na região das amídalas.

Deixe sua opnião nos comentários.
Enf: Airelly Dos Santos

Endereço

Benguela
Benguella

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando V.W.D publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para V.W.D:

Compartilhar