Enfermagem Geral - Prof. Endrews Secante e Tomás Dos Santos

Enfermagem Geral - Prof. Endrews Secante e Tomás Dos Santos Venha apreender sobre Saúde e Bem-estar com o Prof. Endrews Secante.

21/01/2022

Um dos princípios básicos da farmacologia afirma que as moléculas dos fármacos
precisam exercer alguma influência química sobre um ou mais constituintes das células
para produzir uma resposta farmacológica. Em outras palavras, as moléculas de um
fármaco precisam ficar tão próximas das moléculas dos constituintes celulares que
interajam quimicamente de tal modo que a função desses últimos seja alterada. Como
seria de se esperar, o número de moléculas próprias do organismo excede em muito o
número de moléculas do fármaco e, se estas fossem simplesmente distribuídas ao acaso, a probabilidade de ocorrer interação entre o fármaco e uma classe específica de
moléculas celulares seria desprezível. Por essa razão, para que os efeitos farmacológicos
ocorram, é preciso haver uma distribuição não uniforme das moléculas do fármaco
dentro do organismo ou do tecido, ou seja, as moléculas de um fármaco precisam “ligar-
se” a constituintes específicos de células ou tecidos para produzir um efeito. Ehrlich
resumiu esse pensamento assim: “Corpora non agunt nisi fixata” (no contexto, “Um
fármaco não agirá, a menos que esteja ligado”).

20/08/2020

DIABETES MELLITUS
Definição:Resulta de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros.O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sangüíneos.

Tipos de diabetes (classificação etiológica) → Diabetes tipo 1- Destruição de células pancreáticas por processo auto – imune. (anteriormente conhecido como diabetes juvenil), que compreende cerca de 10% do total de casos.
→ Diabetes tipo 2 – Resulta da sensibilidade diminuída à insulina.(anteriormente conhecido como diabetes do adulto), que compreende cerca de 90% do total de casos.

Sintomas: Os sintomas clássicos de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso (os “4 Ps”). Outros sintomas que levantam a suspeita clínica são: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar, balanopostite e infecções de repetição.

Cuidados de enfermagem
Cuidados com a pele:
- evitar infecções; evitar fricção vigorosa; usar loções hidratantes na pele; evitar queimaduras, ferimentos e frio excessivo; tratar ferimentos assepticamente imediatamente; atenção especial quanto à higiene pessoal;

→ Cuidados com a higiene oral:
Avaliar diariamente a mucosa oral; instruir o paciente a relatar a queimação oral, dor, áreas de rubor, lesões abertas nos lábios, dor ao deglutir; realizar a higiene oral após as refeições; visitar o dentista regularmente; usar escovas de cerdas macias; evitar e tratar rapidamente as cáries; aplicar lubrificante labial; evitar o álcool e fumo.

→ Cuidados com os pés: - lavar diariamente, enxugar cuidadosamente entre os dedos;
- cortar e limpar as unhas;
- usar sapatos macios e não andar descalço;
- estimular a circulação com massagens;

→ Outros cuidados:
- fornecer instruções por escrito sobre o cuidado com os pés, e programas de exercício.
- auxiliar para garantir que as roupas estejam adequadamente ajustadas.
- encorajar a ingesta adequada de proteínas e calorias
- encorajar a participação nos programas de exercícios planejados

03/05/2019

O número de leitos que caracteriza um hospital de médio porte é :

(A) De 100 a 300 leitos.
(B) De 51 a 150 leitos.
(C) De 60 a 200 leitos.
(D) De 70 a 150.

03/05/2019

As articulações são estruturas que conectam um osso ao outro. Algumas permitem a movimentação desses ossos (articulações móveis), outras não (articulações imóveis). Todas as articulações citadas a seguir são ditas móveis, exceto:
a) articulações do ombro.
b) articulações do joelho.
c) articulações do cotovelo.
d) articulações do crânio.
e) articulações do quadril.

30/04/2019

O Médico prescreveu 125mg de Vitamina-C xarop por via Oral , na Clínica só temos comprimidos de 500mg de Vitamina-C.
Por tanto precisamos de esmagar este comprimidos após dividi-lo ao meio, Diluimos em 10ml.

Quantos ml que o Paciente deve beneficiar..?

a) : 5 ml
b) : 3ml
c) : 8ml
d) : 4ml
e) : Não há resposta correcta
f): Todos são correctas

27/04/2019

Srª Enfermeira e Srº Enfermeiro
-
Se Alguém Engolir Agulha o Que Se Deve Fazer Para a Sua Retirada?
Qual o Método Que Usarias?

07/04/2019

DENGUE
DESCRIÇÃO
Doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. É a mais importante arbovirose que afeta o homem, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo. Ocorre e é disseminada especialmente nos países tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti e do Aedes albopictus.
AGENTE ETIOLÓGICO
Um vírus RNA, arbovírus do gênero Flavivirus, pertencente à família Flaviviridae. Até o ano de 2013, são conhecidos 4 sorotipos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4.
VETORES
Mosquitos do gênero Aedes. A espécie A. aegypti é a mais importante na transmissão da doença e também pode ser transmissora do vírus da febre amarela urbana e do vírus chikungunya. O A. albopictus é o vetor de manutenção da dengue na Ásia. Embora já esteja presente nas Américas, até o momento, não foi associado à transmissão da dengue nesta região.
MODO DE TRANSMISSÃO
A transmissão se faz pela picada dos mosquitos A. aegypti, no ciclo homem – A. aegypti – homem.
Foram registrados casos de transmissão vertical (gestante – bebê) e por transfusão sanguínea.
PERÍODO DE INCUBAÇÃO
Varia de 4 a 10 dias, sendo em média de 5 a 6 dias.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
A infecção por dengue pode ser assintomática ou causar doença cujo espectro inclui desde formas oligossintomáticas até quadros graves com choque, com ou sem hemorragia, podendo evoluir para o óbito.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39 a 40°C) de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de cefaleia, mialgia, artralgia, prostração, astenia, dor retro-orbital, exantema, prurido cutâneo. Anorexia, náuseas e vômitos são comuns
TRATAMENTO
Baseia-se principalmente em hidratação adequada, levando em consideração o estadiamento da doença (grupos A, B, C e D), segundo os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, para decidir condutas, bem como o reconhecimento precoce dos sinais de alarme. É importante reconhecer precocemente os sinais de extravasamento plasmático para correção rápida com infusão de fluidos. Quanto ao tipo de unidade de saúde para o atendimento dos pacientes de dengue, deve-se levar em consideração o estadiamento da doença,
EDUCAÇÃO EM SAÚDE, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
As ações de comunicação e mobilização são de responsabilidade das três esferas de gestão, devendo ser conduzidas de forma intersetorial, com apoio de entidades da sociedade civil.
Devem ser utilizados meios de comunicação de massa (por seu grande alcance e eficácia), além de se produzir e distribuir material que contemple as especificidades regionais. Recomenda-se a definição de um porta-voz para:
• transmitir informações atualizadas;
• divulgar sinais e sintomas da complicação da doença, para evitar óbitos;
• alertar sobre os perigos da automedicação, como o uso de analgésicos e antitérmicos, em especial o ácido acetilsalicílico (AAS) e seus derivados;
• orientar a população a procurar a unidade básica de saúde ao surgirem os primeiros sintomas;
• prestar esclarecimentos sobre medidas de autocuidado (vigorosa hidratação oral e repouso) e reforçar as ações realizadas no período não epidêmico.
PROTEÇÃO INDIVIDUAL
• Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas dos vetores da dengue e podem ser incentivadas principalmente durante surtos.
• Repelentes compostos por DEET, IR3535 ou Icaridin podem ser aplicados na pele exposta ou nas roupas. O uso dos repelentes deve estar em estrita conformidade com as instruções do rótulo.
• A utilização de mosquiteiro proporciona boa proteção para aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).
• Para redução das picadas por mosquitos em ambientes fechados, recomenda-se o uso de inseticidas domésticos em aerossol, espiral ou vaporizador.
• Instalação de estruturas de proteção no domicílio, como telas em janelas e portas, também pode reduzir as picadas.

28/03/2019

A cistite é uma infecção bacteriana que faz com que a bexiga fique inflamada. Isso acontece quando as bactérias entram na bexiga através da uretra, o tubo que transporta a urina para fora do corpo.
É mais comum nas mulheres, mas homens e crianças também também pode ter.
Os sintomas da cistite incluem:
▪️Dor ou ardência para urinar (disúria).
▪️Necessidade freqüente e urgente de urinar, mas só conseguindo urinar pouca quantidade cada vez, ficando com sensação de esvaziamento incompleto (polaciúria).
▪️Urina turva ou escura.
▪️Sangue na urina – visível ou detectado no exame de urina.
▪️Dor na parte inferior do abdome (pelve).
▪️Urina com odor forte ou fétido.
▪️Indisposição.
▪️Pode haver febre ou não.
▪️Pessoas idosas podem apresentar confusão mental.
Os antibióticos, como o trimetoprim/sulfametoxazol e as quinolonas, são freqüentemente usados ​​para tratar a cistite. Mas o antibiograma pode indicar qual o antibiótico mais eficaz caso a caso.

Os sintomas geralmente começarão a melhorar em poucos dias após o início dos antibióticos e a infecção será resolvido no prazo de oito dias.

Se os antibióticos não funcionam, é possível que a pessoa tenha um tipo diferente de cistite, chamada cistite intersticial. Esta é uma condição de longo prazo em que há inflamação em crônica na bexiga. Não é causada por bactérias, portanto não pode ser tratada com antibióticos.

12/03/2019

MODELO DE ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM😷
Paciente ______________________
Idade ______________ S**o ______________
Quarto _____________ Leito_______
Hora ______________
Diagnóstico ____________________________
Data: ......../......./...... folha nº _____
Assumo plantão com paciente ..... / Deixo plantão com paciente ...
Consciente, confuso
Calmo ou agitado
Hidratado ou desidratado
Hipocorado ou corado
Orientado no tempo e espaço, apresenta momentos de confusão
Estremidades frias ou aquecidas
Acamado ou em repouso no leito
Deambulando com auxilio, ou em cadeira de roda
Relacionando-se com o meio, ou comunicando-se através de gestos
Acianotico ou cianótico
Normotenso, hipotenso ou hipertenso
Terminologia PA
🖤 *Hipertensão:* PA acima da média
🖤 *Hipotensão:* PA inferior à média
🖤 *Convergente:* a sistólica e a diastólica se aproximam
🖤 *Divergente:* a sistólica e a diastólica se afastam
*Valores de referência para pressão arterial*
🖤 *Hipotensão* – inferior a 100 x 60
🖤 *Normotensão* – 120 x 80
🖤 *Hipertensão limite* – 140 x 90
🖤 *Hipertensão moderada* – 160 x 100
🖤 *Hipertensão grave* – superior a 180 x 110
Pulsação
Terminologia Pulso*
⏱ *Pulso normocádico:* Batimento cardíaco normal
⏱ *Pulso rítmico:* os intervalos entre os batimentos são iguais
⏱ *Pulso arrítmico:* os intervalos entre os batimentos são desiguais
⏱ *Pulso dicrótico:* dá impressão de dois batimentos
⏱ *Taquisfigmia:* pulso acelerado
⏱ *Brasisfigmia:* frequência abaixo da faixa normal
⏱ *Pulso filiforme:* indica redução da força ou do volume do pulso periférico
*Valores de referência para pulsação*
🤛🏼 *Adultos* – 60 a 100 bpm;
🤛🏼 *Crianças* – 80 a 120 bpm;
🤛🏼 *Bebês* – 100 a 160 bpm.
Eupneico, dispnéico, bradipneico ou taquipneico
Terminologia Respiração
👩🏻‍⚕ *Eupneia:* respiração normal
👩🏻‍⚕ *Dispneia:* é a respiração difícil, trabalhosa ou curta. É sintoma comum de várias doenças pulmonares e cardíacas; pode ser súbita ou lenta e gradativa.
👩🏻‍⚕ *Ortopneia:* é a incapacidade de respirar facilmente, exceto na posição ereta.
👩🏻‍⚕ *Taquipneia:* respiração rápida, acima dos valores da normalidade, frequentemente pouco profunda.
👩🏻‍⚕ *Bradipneia:* respiração lenta, abaixo da normalidade
👩🏻‍⚕ *Apneia:* ausência da respiração
👩🏻‍⚕ *Respiração de Cheyne-Stokes:* respiração em ciclos, que aumenta e diminui a profundidade, com períodos de apneia. Quase sempre ocorre com a aproximação da morte
👩🏻‍⚕ *Respiração de Kussmaul:* inspiração profunda seguida de apneia e expiração suspirante, característica de como diabético.
👩🏻‍⚕ *Respiração de Biot:* respirações superficiais durante 2 ou 3 ciclos, seguidos por período irregular de apneia.
👩🏻‍⚕ *Respiração sibilante:* sons que se assemelham a assovios
Afebril, pico febril, febril (maior que 37,8 º C)
Terminologia Temperatura
🌡 *Hipotermia:* Temperatura abaixo de 35°C
🌡 *Afebril:* 36,1°C a 37,2°C
🌡 *Febril:* 37,3°C a 37,7°C
🌡 *Febre:* 37,8°C a 38,9°C
🌡 *Pirexia:* 39°C a 40°C
🌡 *Hiperpirexia:* acima de 40°C
Valores de referência para a temperatura
🌡 *Temperatura axilar:* 35,8°C a 37°C
🌡 *Temperatura bucal:* 36,3°C a 37,4°C
🌡 *Temperatura retal:* 37°C a 38°C
Anotar se houve alguma anormalidade ou se o pacinte refere algo
Anotar se mantem venóclise
Venóclise é um método utilizado em enfermagem para infundir grande volume de líquidos dentro das veias, com o objectivo de administrar medicamentos, manter e repor reservas orgânicas de água, eletrólitos e nutrientes, restaurar equilíbrio ácido-básico, restabelecer o volume sanguíneo.
Anotar se paciente mantém intracath em jugular ou subclávia D ou E
Anotar se paciente mantém cateter ou mascara de oxigênio, com auxílio de cateter nasal, ou nevoa úmida e à quantidade de litros/ minutos, nebulização continua ou ventilação mecânica.
Anotar se paciente está com SNG ou se esta com sondas e se são para drenagem ou gavagem
Anotar se paciente está com SVD ou diurese espontânea, anotar aspecto e debito
Anotar se paciente está com curativo, tipo de curativo e secreções presentes( observar se o ferimento está limpo e seco ou contem secreções serosa, sanguinolenta ou purulenta.
Anotar se paciente mantem drenos, anotar região, debito e aspecto das secreções
Anotar se paciente aceitou ou recusou a dieta
Se paciente estiver evacuando e com eliminações vesicais presentes, anotar apenas eliminações fisiológicas presentes
Anotar horários e todas as intercorrências do plantão
Medicar segundo prescrição medica e checar a medicação no ato de sua administração
Anotar cada procedimento efetuado segundo prescrição de enfermagem e quando mudar de decúbito, anotar posição colocada.
Observação, nunca esquecer de assinar ou carimbar as anotações.

26/02/2019

TRICOMONIASE
* AGENTE ETIOLÓGICO: Trichomonas vaginalis.
* TRANSMISSÃO : •••• Contato sexual; •••• Uso em vasos sanitário mau higienizados. •••• Roupas íntimas e toalhas compartilhadas.
PERÍODO DE INCUBAÇÃO : De 10 à 30 dias em média . * SINAIS E SINTOMAS :
● NA MULHER : Disúria, ardência na micção, corrimento (abundante, fétido, de cor amarelada esverdeada), prurido, vaginite e pontos de hemorrágicos na mucosa vaginal interna e cérvix .
● NO HOMEM: Geralmente é assintomática, mas pode ocorrer quadro agudo de infecção ge***al (uretrites).
* DIAGNÓSTICO: O diagnóstico é feito pela observação do parasita ao microscópio óptico em amostras do liquido de corrimento. Os tricomonas têm movimentos "aos tropeções" caracteristicos.
* TRATAMENTO: O tratamento é com Metronidazol. Ambos os parceiros devem tomar o fármaco simultaneamente, de outro modo a infecção recorrerá já que não há imunidade.

Endereço

Talatona

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Enfermagem Geral - Prof. Endrews Secante e Tomás Dos Santos publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram