24/04/2025
Usem pr*********os e por favor, não façam Minete .
O sarcoma de Kaposi é um tipo raro de câncer que afeta a pele, as mucosas e os órgãos internos, sendo um tumor vascular que se desenvolve nas paredes dos vasos sanguíneos ou linfáticos. É causado pelo herpesvírus humano tipo 8 (HHV-8) e está mais frequentemente associado a pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como pacientes com HIV/AIDS.
Causas:
O principal fator de risco para o desenvolvimento do sarcoma de Kaposi é a infecção pelo HHV-8, que causa uma infecção silenciosa na maioria das pessoas, mas pode se manifestar como câncer em indivíduos com baixa imunidade.
Tipos:
Existem quatro tipos principais de sarcoma de Kaposi.
: Mais comum em homens idosos, geralmente com desenvolvimento lento e bom prognóstico.
à AIDS: Mais comum em pacientes com HIV/AIDS, com progressão mais rápida e maior probabilidade de afetar órgãos internos.
: Mais comum em crianças e adultos jovens em regiões africanas, com evolução variável.
: Resultante de medicamentos imunossupressores após transplante ou outras condições.
Sintomas:
Os sintomas incluem manchas ou placas roxas, vermelhas ou marrons na pele, que podem se desenvolver em inchaços ou nódulos. Em casos mais graves, o sarcoma de Kaposi pode afetar as mucosas (boca, nariz, trato respiratório) e órgãos internos, como o sistema digestivo.
Tratamento:
O tratamento depende do tipo de sarcoma, da extensão da doença e do estado de saúde do paciente. Pode incluir cirurgia para remover lesões localizadas, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, terapia alvo e medicamentos para controlar o HIV.