Iassana Scariot - Psicóloga

Iassana Scariot - Psicóloga ​Psicóloga (UFN). Especialista em Atendimento Clínico (UFRGS). Psicóloga do Consulado - Geral do Brasil em Buenos Aires. Membro titular AASM.

Tem experiência em Saúde Mental, Psicologia Escolar e Clínica Psicanalítica com crianças, jovens e adultos.

Olá, como vão? Tenho um convite para a comunidade acadêmica e brasileira na Argentina:Estão abertas as inscrições para p...
15/09/2025

Olá, como vão? Tenho um convite para a comunidade acadêmica e brasileira na Argentina:

Estão abertas as inscrições para participarem do primeiro GRUPO DE ESCUTA E APOIO PARA UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS EM BUENOS AIRES, que será mediado por mim, psicóloga do Consulado .psi, a partir do dia 26/09, às 18h, no Instituto Guimarães Rosa (IGR).

- A iniciativa visa criar um espaço de escuta e apoio para estudantes universitários brasileiros em Buenos Aires, oferecendo um espaço seguro e acolhedor para a troca de experiências e o compartilhamento de desafios inerentes à vida acadêmica e à vida em um novo país.

- Se você é estudante universitário brasileiro em Buenos Aires, te convidamos a participar desse grupo de escuta e apoio. Inscreva-se! 👩‍⚕️👨‍⚕️🩺🎓🧑‍👨‍🎓📚✍️📖🇧🇷🇦🇷

- Quando: 4 encontros às sextas- feira (26 de setembro e 3, 10 e 17 de Outubro)

- Horário: 18h até 20:00h

- Local: Instituto Guimarães Rosa - Calle Florida 234, Buenos Aires.

- Público: Universitários brasileiros em Buenos Aires

- Investimento: Gratuito

- Inscrições: https://encurtador.com.br/AMVYK






13/09/2025
🇦🇷 El día 9 de julio, fuimos al teatro. El grito sagrado, la historia de Maria Remédios del Valle. ¿Cómo se forma una na...
13/07/2025

🇦🇷 El día 9 de julio, fuimos al teatro.

El grito sagrado, la historia de Maria Remédios del Valle.

¿Cómo se forma una nación? ¿Quiénes pertenecen a ella? Esta obra teatral nos cuenta la historia de María Remedios del Valle, madre de la patria. María Remedios del Valle, una mujer afrodescendiente, luchó en varias batallas junto a Manuel Belgrano y se destacó por su coraje y habilidades como enfermera. Y siguió luchando por su reconocimiento mismo ya siendo nombrada capitana, reconocida por su valentía y entrega en el campo de batalla.

Una obra sorprendente, donde la actuación sensible y la percusión emocionaran a todos. María Remedios del Valle pide justicia, la victoria también es de ella. La obra da cuenta de demostrar cómo la historia puede ser modificada dependiendo de quienes la cuentan.

Itaca Complejo Teatral - Humahuaca 4027 - Buenos Aires -
De
Dirección
Actúa

🇧🇷 No dia 9 de julho, fomos ao teatro.
O Grito Sagrado, a história de Maria Remedios del Valle.

Como se forma uma nação? Quem pertence a ela? Esta peça conta a história de María Remedios del Valle, mãe da nação. María Remedios del Valle, uma mulher afrodescendente, lutou em diversas batalhas ao lado de Manuel Belgrano e se destacou por sua coragem e habilidade como enfermeira. Ela continuou lutando por reconhecimento, mesmo sendo nomeada como capitã, reconhecida por sua bravura e dedicação no campo de batalha.

Uma peça surpreendente, onde a atuação sensível e a percussão comovem a todos. María Remedios del Valle exige justiça; a vitória também é dela. A peça demonstra como a história pode ser mudada dependendo de quem a conta.

Itaca Complejo Teatral - Humahuaca 4027 - Buenos Aires -
De
Direção
Atua

Que importante estes eventos promovidos pelo EMuB, do Consulado Geral do Brasil em Buenos Aires, pois assim, podemos con...
12/07/2025

Que importante estes eventos promovidos pelo EMuB, do Consulado Geral do Brasil em Buenos Aires, pois assim, podemos conhecer, nos aproximar e reencontrar pessoas que fazem parte da nossa comunidade por aqui. Neste evento de lançamento da Campanha do Sinal Vermelho, contra a violência doméstica no exterior nos possibilitou conversar sobre o tema e alimentar algumas propostas de atuação para enfrentamento dessa questão por aqui. Meu especial agradecimento às conterrâneas que puderam estar, e também à equipe da UFEM que informou e orientou a respeito de alguns passos importantes.

Linha 144 - Ministerio de Justicia de la Nación - Oferece informação, orientação, aconselhamento e apoio a mulheres em situação de violência em todo o país, 365 dias por ano, 24 horas por dia, gratuitamente. Conta com uma equipe de apoio composta por psicólogos e assistentes sociais, além de telefonistas e coordenadores com formação em perspectiva de gênero e violência contra a mulher.

Linha 911 - Emergências - Assistência em situações de risco e/ou emergência. Como primeiro passo, mantenha-se sempre em segurança e, em seguida, ligue para o 190.

Linha 137 - Assistência a Vítimas de Violência Doméstica - Ministerio de Justicia de la Nación inistério da Justiça da Nação. Oferece atendimento a vítimas de abuso ou maus-tratos causados por violência de qualquer natureza, em um ambiente acolhedor e seguro que garante seus direitos. O atendimento é oferecido 24 horas por dia, 365 dias por ano. Telefone: (011) 4132-3450 ou 137 da Cidade de Buenos Aires: 08000-222-3425




alberti

brasil.buenosaires

No lançamento da Campanha do Sinal Vermelho, contra a violência doméstica, foi possível reunir o Cônsul Geral do Brasil ...
11/07/2025

No lançamento da Campanha do Sinal Vermelho, contra a violência doméstica, foi possível reunir o Cônsul Geral do Brasil em Buenos Aires, Emb. Raymundo Magno, a Coordenadora do Espaço da Mulher Brasileira (EMuB), Michele Rubio, a modelo e ativista Luiza Brunet , Natali Alves, presidente do , Carla Junqueira , Paula Parisot , Anama Ferreira , Isla Montalier da liderança do ; a ativista Danielle Santana , a equipe Consular, a Dra. Eva Barroso (Consultora Jurídica do EMuB), a psicóloga Iassana Scariot ,psi (Consultora psicológica do EMuB); E ainda, tivemos os testemunhos reais e sensíveis de Thelma Fardin e Lili Alberti .alberti ambas sobreviventes e ativistas dos direitos das mulheres.

O EMuB é um espaço aberto às mulheres da nossa comunidade destinado ao acolhimento, orientação e encaminhamentos. Os ate...
10/07/2025

O EMuB é um espaço aberto às mulheres da nossa comunidade destinado ao acolhimento, orientação e encaminhamentos. Os atendimentos podem ser realizados de forma presencial e virtual, e o agendamento é realizado através do e-mail assistencia.baires@itamaraty.gov.br

O EMuB oferece a escuta e acompanhamento da equipe consular e também conta com a orientação psicológica da psicóloga Iassana Scariot e orientação jurídica com a advogada Dra. Eva Barroso.






🇧🇷🇦🇷

Neste dia conheci Luiza Brunet  pessoalmente na Embaixada do Brasil em Buenos Aires . No lançamento da Campanha do Sinal...
09/07/2025

Neste dia conheci Luiza Brunet pessoalmente na Embaixada do Brasil em Buenos Aires . No lançamento da Campanha do Sinal Vermelho, contra a violência doméstica, tivemos a oportunidade de escutá-la não somente como atriz e ativista conhecida no Brasil, mas como sobrevivente da violência doméstica em terras estrangeiras. Dar visibilidade a vozes de mulheres é muito importante, e desde este lugar sensível e emotivo, ela o fez. Profissionais muito cuidadosas acompanharam Luiza nesta tarde, transmitindo informações e comentando situações muito relevantes para a nossa rede migrante.

Participaram desta ocasião a Dra. Carla Junqueira (Co-Líder do Núcleo Mulheres do Brasil em Buenos Aires e Advogada Especializada em Direito Internacional), Agustina Cabró (Auxiliar Fiscal da UFEM); Natalia Lopez (Psicóloga da Unidad Fiscal Especializada en Violencia contra las Mujeres de Argentina - UFEM); Natali de Castro Alves (Presidente do Instituto Nos Por Elas). Um evento organizado pelo Espaço da Mulher Brasileira (EMuB) do Consulado do Brasil em Buenos Aires, representado pela Vice - cônsul Michele Rubio .brasil.buenosaires.

Perguntas como: “onde estão os homens nesta sala?” e “onde estão as mulheres negras?” foram proferidas por Luiza provocando as/os participantes. Se bem o tema da violência doméstica acomete às mulheres, principalmente, também é uma assunto para o universo masculino. Os homens precisam estar implicados nesta causa para promover uma reconstrução do que é ser homem, e ensinar as novas gerações diferentes masculinidades, punindo a violência. Infelizmente, a nível estatístico as mulheres negras são as principais vítimas da violência doméstica, o que direciona a nossa atenção e proteção para este recorte da intersecção de raça, além de muitas vezes, também de classe.

Fique por aqui para acompanhar mais ressonâncias e informações conversadas neste encontro.

Iassana Scariot
CRP 07/20929
MN 80937

🇧🇷 Quando iniciamos o projeto Trama & Reflexão tínhamos o desejo de reunir a comunidade para conversar. Esse encontro da...
08/07/2025

🇧🇷 Quando iniciamos o projeto Trama & Reflexão tínhamos o desejo de reunir a comunidade para conversar. Esse encontro da clínica com o mundo é algo que me move, que me faz resistir. Junto ao Diásphora Psi encontro os afetos necessários para impulsionar e nutrir essa troca.

Neste último sábado encontramos com Lila Feldman ( ), Carlos Barzani ( ), Guillermo López ( ). Os apresentamos nesta linda sala de estar que é o 921 Casa Cultural (@921.casacultural ) e Momo Café Cultural (.cafecultural ), cada um trouxe desde a uma perspectiva diferente um trabalho detalhado sobre a clínica, a rua, a cultura e os afetos, envolvendo masculinidades e adolescências.

Fiquei muito feliz ao poder coordenar a mesa junto a minha colega e amiga Tainã, e contar com a presença de todos que conseguiram conversar conosco. Foi uma experiência presencial inesquecível. Um ponto que gostaria de destacar é que possamos seguir acompanhando crianças e adolescentes, promover espaços de convivência saudáveis, criativos, divertidos, para que os laços e conversas sejam cada vez mais profundos e que a escuta seja sensível e cuidadosa entre pares (principalmente entre os homens).

Iassana Scariot
CRP 07/20929
MN 80937

Nos alegra mucho invitarte a la segunda edición de nuestras Charlas Abiertas del espacio Diásphora Psi.Esta vez queremos...
26/06/2025

Nos alegra mucho invitarte a la segunda edición de nuestras Charlas Abiertas del espacio Diásphora Psi.

Esta vez queremos abrir un espacio para pensar juntxs sobre un tema que está ganando cada vez más visibilidad: la adolescencia y las formas de ser varón hoy.

La serie Adolescencia, de Netflix, nos sirve como disparador para conversar sobre las tensiones, contradicciones y transformaciones en torno a las construcciones de género durante esta etapa vital.

Será un encuentro para pensar sin apuros, poner en palabras lo que nos inquieta y construir preguntas más que respuestas.

Contaremos con la participación de invitadxs muy especiales, que nos ayudarán a enriquecer el diálogo:
Lila Feldman () – Psicoanalista y escritora
Carlos Barzani () – Psicoanalista
Guillermo López () – Psicoanalista y docente

Contamos con el apoyo de 921 Casa Cultural (@921.casacultural) y Momo Café (.cafecultural), quienes nos reciben y acompañan en esta propuesta.

La entrada es gratuita, solo pedimos que quienes participen hagan un consumo en el café como forma de apoyar este espacio que nos abre las puertas.

Si te interesa, si te resuena, si te da curiosidad… ¡te esperamos!

Entre Trama y Reflexión: Adolescencia y Masculinidades
Cuando: Sábado, 5 de julio de 2025.
Hora: 18:30 hs
Donde: 921 Casa Cultural y Momo Café Cultural - Calasanz 921 – CABA
Inscripción: [https://forms.gle/RgehAvXTQuUKH2vs9]

  O Espaço da Mulher Brasileira em Buenos Aires e o Consulado convidam a comunidade brasileira para o lançamento da camp...
23/06/2025



O Espaço da Mulher Brasileira em Buenos Aires e o Consulado convidam a comunidade brasileira para o lançamento da campanha Sinal Vermelho, no dia 24/6, às 17h, no Auditório da Embaixada (Cerrito, 1350, CABA).

- O evento contará com a participação da modelo e ativista Luiza Brunet , palestrante global pelos direitos das mulheres, além de outras instituições brasileiras e argentinas de combate à violência de gênero.
- Durante o evento, a Presidente do Instituto Nós por Elas , Natalie de Castro Alves, abordará o andamento de uma nova interpretação da Convenção da Haia sobre Subtração Internacional de Crianças, tema em tramitação no Supremo Tribunal Federal, que poderá beneficiar mulheres brasileiras vítimas de violência doméstica no exterior.

- A conversa será mediada pela advogada, Dra. Carla Junqueira Co-Líder do Núcleo Buenos Aires do Grupo Mulheres do Brasil, e especialista na Convenção da Haia sobre Subtração Internacional de Crianças.

Venha participar e se inteirar das novidades!

Inscrições por meio do link: https://forms.office.com/r/SSkcyN5aj3 e na página do Consulado. ❌ 💪👜👩








🇧🇷🇦🇷

Em março deste ano iniciou uma caminhada, e não tenho dúvidas, que teve um papel de “marcha”, “marchamos juntas”. Essa c...
11/06/2025

Em março deste ano iniciou uma caminhada, e não tenho dúvidas, que teve um papel de “marcha”, “marchamos juntas”. Essa caminhada não foi solitária, e não precisa ser. A partir dessa premissa, o grupo de escuta entre mulheres ganhou forma e se tornou possível a partir do Espaço da Mulher Brasileira (EMuB) do Consulado - Geral do Brasil em Buenos Aires.

Ao longo destes meses, a cada encontro, ao menos uma participante nova fazia parte, ouvia, contava algo de si, algo que viu, sentimentos sobre uma situação, uma opinião sobre uma imagem ou fragmento compartilhado. Aquelas que puderam participar de uma forma contínua, conheceram e ampararam umas as outras nesse processo. Nesta mistura entre experiências, desafios, sentimentos, decisões, aprendizados, se costurou histórias, fio por fio. Um processo completamente artesanal e inacabado.

Percebi que estas mulheres estavam abertas a pensar sobre o seu processo migratório e a validar as experiências individuais, neste contexto coletivo, dando e recebendo apoio emocional dentro de uma rede de identificação.

O acolhimento entre cada uma permitiu formar e fortalecer uma rede de apoio, facilitando os momentos de trocas, reflexões, alimentando uma ressignificação da construção de identidade migrante.

Tivemos dois momentos para concluir esse primeiro ciclo do grupo de escuta, um de forma virtual, outro de forma presencial. Podemos considerar uma primeira parada nessa caminhada que nós mulheres brasileiras migrantes na Argentina vivemos.

Utilizo este espaço para me aproximar ainda mais da comunidade brasileira por aqui, e aproveito para agradecer a cada uma que sentiu que deste espaço pudesse se beneficiar.

Muito obrigada pela confiança!

24M  Marchamos juntas! Por la Memoria, Verdad y Justicia!
26/03/2025

24M Marchamos juntas!
Por la Memoria, Verdad y Justicia!






Dirección

Flores
Buenos Aires

Horario de Apertura

Lunes 09:00 - 20:00
Martes 09:00 - 20:00
Miércoles 09:00 - 20:00
Jueves 09:00 - 20:00
Viernes 09:00 - 20:00

Teléfono

+541125133505

Notificaciones

Sé el primero en enterarse y déjanos enviarle un correo electrónico cuando Iassana Scariot - Psicóloga publique noticias y promociones. Su dirección de correo electrónico no se utilizará para ningún otro fin, y puede darse de baja en cualquier momento.

Contacto El Consultorio

Enviar un mensaje a Iassana Scariot - Psicóloga:

Compartir

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram

Categoría