24/01/2018
À medida que crescem, as crianças desenvolvem tendências. Uma das tendências mais comum tem sua explicação e também suas consequências: Por que os bebês sugam seu polegar?
De acordo com a American Dental Association (ADA), os bebês têm um impulso natural de ch**ar o dedo. Se a mãe amamenta seu filho, este movimento de sucção vem naturalmente com a necessidade de comer, até uma certa idade. Fazendo um movimento de sucção com os lábios significa que os bebês estão com fome. Ch**ar o dedo também fornece ao bebê um sentimento de segurança. Algumas crianças vão continuar a ch**ar o dedo como uma forma de auto-calmante, ou para ajudar a adormecer.
Uma grande preocupação para os pais é se o hábito de ch**ar o dedo continuará após os dentes permanentes começarem a aparecer. Ch**ar o dedo pode acarretar problemas de crescimento ósseo dos maxilares, desalinhamento dos dentes e alterações no céu da boca. Crianças que chupam os dedos polegares de forma passiva, por exemplo, são muito menos propensas a desenvolver problemas na boca ou dentes, do que aqueles que chupam o dedo de forma agressiva.
Tenha em mente que a chupeta pode causar alguns dos mesmos resultados, mas em menor escala, como as crianças tendem a não ch**ar uma chupeta de forma agressiva. Muitas crianças param de ch**ar seus polegares entre as idades de dois e quatro anos, se o problema persistir, você pode empregar as seguintes estratégias:
- Consulte um odontopediatra ou um cirurgião dentista. Ele é uma boa fonte de informações sobre qualquer tipo de preocupação nesse sentido.
- Identifique o hábito mais cedo. Algumas crianças chupam o dedo como uma reação ao estresse. Procure identificar os gatilhos de sucção do polegar. Em seguida, trabalhe com a criança para resolver o problema que a estressa.
Quando as crianças têm sinais de hábitos como ch**ar o dedo, mamadeira ou chupeta e bruxismo (ranger os dentes), a formação da face é afetada. Hábitos orais ruins, engolir incorretamente, posicionamento errado da língua ou respiração bucal, são as maiores causas das maloclusões. As forças da língua, bochechas e lábios, combinadas com os hábitos orais comentados anteriormente, podem afetar bastante o posicionamento dos dentes e a formação dos ossos da face. A Ortodontia Miofuncional age nessas estruturas, garantindo um correto desenvolvimento da face e dos dentes. Procure um profissional da área!