06/06/2024
Quando pensamos em pertencimento, falamos diretamente da pirâmide de necessidades de Maslow. Pertencimento tá ali, no comecinho, logo depois das necessidades fisiológicas e de segurança. Pertencimento nada mais é do que as nossas relações sociais, de amizade e de amor. Uma vez que somos seres sociais, nossa sobrevivência e evolução pessoal estão ligadas as nossas relações interpessoais, ou seja, estão ligadas a nossa capacidade de formar e manter laços sociais.
O desafio de se sentir pertencente em um país novo pode criar uma barreira significativa na maneira como a gente se relaciona com o mundo, afetando profundamente nosso bem estar emocional e psicológico, e mesmo nossas relações com seu país de origem - a gente não se sentir mais pertencente lá, uma vez que não somos tão participativos no dia a dia, sem ainda pertencer aqui.
Mudar de país é bem mais do que uma mudança física de localidade - é uma jornada de desafios emocionais e psicológicos. A gente tem que lidar com desafios que sequer imaginávamos que existíamos no nosso país de origem: a falta de pertencimento, a dificuldade de falar a língua local, as diferenças culturais e a falta de uma rede de apoio… tudo isso pode ocasionar em sintomas depressivos e ansiosos, que farão ainda mais difícil a formação de novos relacionamentos significativos.
Ao imigrar, é essencial procurar lugares seguros que promovam a inclusão e acolhimento, e que também reconheçam a pluralidade cultural. Se você é estudante, programas de apoio como o Study Melbourne, encontros da sua agência de intercâmbio e da sua shared-house, e atividades que interação social da sua escola podem ser te ajudar. Se você já está aqui a mais tempo e ainda tem dificuldades em construir vínculos, achar um hobby e fazer atividades que te dão prazer, ou mesmo atender a biblioteca local podem te ajudar para ajudar a conhecer pessoas com interesses similares. O trabalho também pode ser um lugar maravilhoso para desenvolver amizades se você assim permitir.
Me conta: como você constrói vínculos para se sentir pertencente?
Ah, e a .works voltará a fazer seu Círculo de Mulheres em Julho! Me envie uma mensagem se você quer participar ❤️