
03/01/2024
Joan Graham, da Escócia, suspendeu a pílula contraceptiva aos 56 anos, enfrentou graves problemas de saúde mental e foi recusada na Terapia de Reposição Hormonal “por não apresentar ondas de calor”. Por sorte, ela encontrou uma médica mais jovem que havia acabado de fazer um curso sobre a menopausa...
Durante um período de três meses, ela ficou cada vez mais doente e mal conseguia caminhar.
Joan disse: “Comecei a sofrer de ataques de pânico, ansiedade, meu cabelo caía, eu não saía de casa, nem olhava pelas persianas, era horrível.
“Meu momento mais difícil era simplesmente estar deitada, sentada no chão da cozinha, chorando, mal conseguindo ficar de pé porque estava tão fraca por não conseguir comer nada, não beber, em tortura total. Um caos, eu diria.”
Joan foi internada em dois hospitais psiquiátricos diferentes nos quatro meses seguintes.
Passou-se mais um ano e meio antes dela conseguir a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) por completo acaso.
Ela disse: “Foi sorte. De vez em quando eu ligava para ver se havia um médico novo e nesse dia havia um jovem que me ligou de volta e disse ‘Acabei de fazer um curso sobre menopausa’. Eu pensei ‘Meu Deus, você é minha salvação!”
Infelizmente, este caso não é isolado! A menopausa pode ter um sério impacto na saúde mental da mulher! E eu me pergunto:
Até quando as mulheres na menopausa continuarão sofrendo sem encontrarem o suporte necessário?
História completa UK
Você quer saber mais sobre menopausa e saúde mental? Me segue
Obrigada .europa por me enviar a reportagem! 🙏🏼