Amamenta + Rafaela Breuel

Amamenta + Rafaela Breuel Bem-vinda ao Amamenta+:
Gestação e maternidade para a imigrante na Suíça >
Consultoria em ama

11/02/2022

Women's health concerns are continually blamed on stress, hormones and yes, even their imaginations. Four leading experts share how we can stop gaslighting in healthcare.

I Encontro de Incentivo ao Aleitamento Materno na SuíçaVeja a programação e me conte o que mais você gostaria de incluir...
26/08/2021

I Encontro de Incentivo ao Aleitamento Materno na Suíça

Veja a programação e me conte o que mais você gostaria de incluir no nosso encontro.

Participe e ajude na divulgação deste evento marcando alguém nos comentários: pode ser gestante, mamãe, vovó, titia, prima, amiga, mas também serão bem-vindos papais, titios e amigos. Todos têm um papel importante no incentivo à amamentação.
Receber informações é o primeiro passo para que todos possam proteger o aleitamento materno.
Vejo vocês no sábado!
Grande abraço
Rafaela











  Programação    💛 Mãe e bebê precisam de apoio para que a amamentação dê certo?  Sem dúvidas. O aleitamento materno pre...
03/08/2021

Programação

💛 Mãe e bebê precisam de apoio para que a amamentação dê certo? Sem dúvidas. O aleitamento materno precisa ser protegido! Por quem?
Por TODOS nós.
Pelo pai/companheira no pós-parto imediato quando a mãe está extremamente vulnerável;
Pela família e pelos amigos dando suporte prático - com alimentação, cuidados com a casa, filhos mais velhos, animais de estimação - e emocional;
Pela sociedade ao incentivar a mãe que amamenta, seja em público, seja "prolongadamente", seja "constantemente"...
Pelos profissionais de saúde mantendo atualização constante e embasando suas recomendações e condutas no conhecimento científico, inclusive evitando conflitos de interesse.
Pelo poder público promovendo ações efetivas de promoção e proteção do aleitamento materno, agindo com rigor frente à "indústria do desmame".

Conhece uma gestante na Suíça?
Contribua com a proteção da sua jornada de aleitamento marcando-a nos comentários abaixo para que ela acompanhe a programação do mês.

Me conta quem protegeu a sua jornada de aleitamento materno?
Vem comigo proteger novas jornadas?
Veja na programação como você pode contribuir.

12/03/2021

Live * Mães trabalhadoras na Suíça * pelo Conselho de Cidadania de Zurique

Sem manual de instruções, a maternidade é muitas vezes citada como o melhor, mais importante e também o mais desafiador dos trabalhos. E este trabalho impactará em todos os outros campos da sua vida, inclusive no trabalho considerado “formal”.

A Suíça é conhecida por ser um país pouco amigável para as mães que exercem uma atividade ocupacional. Muitas suíças deixam suas carreiras de lado quando chega a maternidade. E como f**a a mulher imigrante?

Para conversar sobre isso convidamos mães brasileiras que tiveram diferentes tipos de experiências na Suiça na busca de conciliar sua vida profissional e a maternidade.

Me conte o que achou nos comentários?

Um abraço, Rafaela
https://www.facebook.com/conselhozurique.ch/videos/933966377409503/

*Mães trabalhadoras na Suíça*Live que vai ao ar pelo Facebook do Conselho de Cidadania de Zurique na sexta-feira dia 12 ...
11/03/2021

*Mães trabalhadoras na Suíça*
Live que vai ao ar pelo Facebook do Conselho de Cidadania de Zurique na sexta-feira dia 12 às 21 horas.

A Suíça é conhecida por ser um país pouco amigável para as mães que exercem uma atividade ocupacional. Muitas suíças deixam suas carreiras de lado quando chega a maternidade. E como f**a a mulher imigrante?

Quais os desafios para mães brasileiras que exercem uma atividade ocupacional na Suíça?

Conheça as estratégias que facilitam a vida de mães empreendedoras e mães com um contrato formal de trabalho e horário rígido.

Conversarei com cinco mulheres incríveis sobre suas trajetórias de maternidade na Suíça:

🌷Há quem tenha pedido demissão ainda durante a gravidez, porque sabia que não teria rede de apoio na Suíça

🌷 Há quem continuou trabalhando com um contrato formal de trabalho e horário fixo, usando o seu direito de extrair o leite durante as horas pagas, para enviar para a creche no dia seguinte e manter o aleitamento materno

🌷Há quem decidiu mudar completamente os rumos e buscar a satisfação aliada a uma maior flexibilidade para cuidar dos filhos

Histórias de mulheres que, como você, buscam equilibrar seus diferentes papéis e se redescobrem após a chegada do maternidade.

Você tem perguntas para alguma delas?
Me conte sua história?
Como foi para você unir uma atividade ocupacional à maternidade ou desistir do trabalho devido às dificuldades de ser mãe na Suíça?

07/02/2021
07/02/2021

*Medicamentos na gestação e durante o período de lactação*

Se você está grávida e/ou amamenta, vale a pena conhecer bancos de dados seguros para consultar a possível contraindicação do uso de um medicamento neste período.

A base E-lactancia já é bastante conhecida, mas há também outras bases em francês e alemão.
A Embryotox.de engloba medicamentos liberados na Alemanha e na Suíça e que talvez não estejam registrados no E-lactancia.

Alguns medicamentos são liberados durante o período de lactação, mas não no período gestacional, por isso é importante analisar as considerações sobre o medicamento com atenção e sempre discutir com o seu médico sobre a melhor conduta a seguir.

Você já conhecia essas bases?
Marque nos comentários uma gestante ou uma mamãe amamentando para que salvem essa informação para um momento oportuno.

Um abraço,
Rafaela

Consulta pediátrica e amamentação na SuíçaEsta será a última publicação dessa série que traz informações sobre pediatra ...
27/01/2021

Consulta pediátrica e amamentação na Suíça

Esta será a última publicação dessa série que traz informações sobre pediatra na Suíça;
Já sabemos que é importante buscar um bom profissional e se cadastrar ainda na gestação, que vale a pena ter recomendações e investigar se o profissional atende aos seus critérios.

Você pretende amamentar? Então é importante investigar também qual o posicionamento do pediatra com relação ao aleitamento materno, pois na Suíça comumente os pediatras têm uma postura que fere as orientações da OMS no que tange a proteção do aleitamento materno.

Como saber se o pediatra que você encontrou não incentiva o aleitamento materno?

Os pediatras não apoiam o aleitamento materno quando recomendam:
- oferta de chás ou a introdução alimentar precoce (já no 4o mês) indo contra as recomendações de 6 meses de aleitamento materno exclusivos (OMS, sociedades internacionais e estudos científicos) - há os que sugerem a introdução alimentar aos 4 meses, mas que deixam a família totalmente a vontade para decidirem se esperarão até os 6 meses, e sem pressão!
- diminuição da frequência das mamadas por volta dos 6 meses, ou até antes quando o bebê começa a comer
- desmame após o primeiro ano
- oferta de mamadeira ou fórmula a noite para o bebê dormir melhor
- desmame noturno antes do primeiro aniversário
- uso de chupeta pada acalmar o bebê
Ou quando
- dizem para a mãe que o leite ficou fraco
- dizem que o bebê precisa parar de mamar para comer melhor
- falam que o leite materno interferirá na absorção de ferro
- dizem para a mãe que o bebê chora ou está com cólica por culpa do leite materno, apesar de o bebê estar ganhando peso e eliminando urina e fezes a contento.
Há inúmeras outras possibilidades, esses foram apenas um exemplo do que escuto com frequência de mães que vêm buscar meu apoio para amamentar e relatam esse tipo de postura por parte do pediatra.

A primeira consulta com o pediatra acontecerá somente após um mês de nascimento do bebê. Antes disso a saúde dele será monitorada pela parteira e possivelmente pelo serviço de aconselhamento para mães e pais (há uma publicação sobre este serviço no feed). Caso um desses prof

*Imunização na Suíça * Novas Recomendações do BAGO que você achou? ❓É lactante e está animada para poder se vacinar assi...
25/01/2021

*Imunização na Suíça *

Novas Recomendações do BAG

O que você achou?

❓É lactante e está animada para poder se vacinar assim que chegar a sua vez? Ou ainda está um pouco insegura?
> Eu estou convencida de que desmame não é solução!

❔É gestante com risco para desenvolver sintomas graves e vai optar pela vacina?
Não deixe de conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios.

❔Quer tentar engravidar e não vê a hora de tomar a vacina para poder começar as tentativas?

❗Gestantes sem doenças prévias são orientadas a aguardar os resultados dos próximos estudos.

Eu fiquei animada com as novidades!
💚 Vacinas salvam vidas 💚

Um abraço,
Rafaela

*A escolha do pediatra* Na Europa ou nas Américas, é importante fazer uma busca criteriosa por um pediatra que se adeque...
23/01/2021

*A escolha do pediatra* 

Na Europa ou nas Américas, é importante fazer uma busca criteriosa por um pediatra que se adeque ao perfil da sua família. 

Em São Paulo, por exemplo, você conseguiria agendar consultas diariamente ao longo de semanas com pediatras diferentes até encontrar um que atendesse aos seus critérios. 

Quando a oferta é restrita é válido investir no processo de busca; até porque não há muita chance para arrependimentos: na Suíça, se você não escolher previamente aquele pediatra que só aceita recém-nascidos e der uma chance para um outro que f**a pertinho da sua casa, depois se quiser mudar, a sua criança não será aceita!

Pedir indicações pode ajudar, mas será que a recomendação daquela amiga realmente será boa para a sua família?
Depende! Talvez vocês dêem valor a atributos diferentes. 

O idioma pode ser um critério muito importante, mas pode ser que você não encontre pediatra fluente em português na sua região ou que o idioma não seja um fator relevante para você.  

❓Quais seriam os próximos critérios para escolher um bom profissional?  

Como essa resposta é subjetiva, convido-as ao diálogo nos comentários e conto por lá quais são os meus critérios enquanto mãe e levando em conta os modelos de excelentes pediatras que eu conheci ao longo de minha jornada profissional. 

Na próxima publicação trarei os critérios que considero importantes enquanto fonoaudióloga, consultora em aleitamento materno e especialista em alimentação infantil. 

❓E você, o que você acha importante em um pediatra?

🔃 Compartilhe essa publicação com uma gestante ou família que não sabe por onde começar a busca. 

🤩 Encontrou a/o pediatra "dos sonhos"? Compartilhe o nome/site nos comentários e ajude outras famílias! 

       


*Pediatra na Suíça - Parte II"Você está em busca de pediatra fluente em português?Confira a lista a seguir.Se você já te...
22/01/2021

*Pediatra na Suíça - Parte II"

Você está em busca de pediatra fluente em português?

Confira a lista a seguir.

Se você já tem acompanhamento com pediatra da lista, por favor, comente suas impressões sobre ela(e). 

Se você conhece pediatra fluente em português que não se encontra na lista, por favor, adicione nome e referência de localização nos comentários, certamente será de grande ajuda.

Conhece uma família na Suíça que vai ganhar neném? Marque a mamãe ou o papai nos comentários. 

🇧🇷🇨🇭 🇵🇹

AARGAU 

Ifa. Institut für Arbeitsmedizin, 5400 Baden.

BASEL 

Frau Dr. Walther, 4058 Basel

Team | Kinderarzt Clarastrasse (kinderarzt-clarastrasse.ch)

FRIBOURG 

Elizabeth Lopes, 1470 Estavayer-le-Lac 
https://www.onedoc.ch/en/pediatrician/estavayer-le-lac/p6qp/dr-elisabeth-lopes

GENEBRA

Dr. méd. Ana Elisa Lima Ferreira Kubias, 1203 Geneve  https://yellow.local.ch/d/vDf5Bci4jVhYDOZR0JQK7w  

ZURIQUE

 Dipl. Ärztin Dina Baiao, 8700 Küsnacht 
https://www.kinderarztpraxis-kuesnacht.ch/

 Dr. med. Martin Stephan, 8902 urdorf Unsere Ärzte und Fachkräfte - Spital Limmattal (spital-limmattal.ch)

 Dr. med. Irmela Heinrichs, 8610 Uster
https://www.kinderarzt-uster.ch

 Dr. med. Alexander Leis, 8051 Zürich
https://www.medix-praxis-schwamendingen.ch 

 Dr. med. Thomas Gallmann, 8032 Zürich, http://www.thomasgallmann.com/

Dr. med. Charles Etterlin, 8045 Zürich; www.sihldoc4kids.ch

       

*Pediatra na Suíça - Parte I"Na Suíça a carência de pediatras está presente em todo o país, mas é mais observada distant...
21/01/2021

*Pediatra na Suíça - Parte I"

Na Suíça a carência de pediatras está presente em todo o país, mas é mais observada distante dos grandes centros. O baixo índice de pediatras per capta é tão relevante, que chega a ser tema recorrente nas mídias locais, por isso vale a pena se atentar a esta questão:

Se você está grávida, é recomendável fazer o cadastro do seu bebê ainda durante a gestação.
Alguns profissionais já alcançaram seu limite de pacientes e não aceitam crianças novas. Há os que aceitam somente bebês recém-nascidos, por isso considere buscar um bom profissional o quanto antes para garantir a vaga do seu bebê. 

❓Você que já é mãe e teve bebê na Suíça, fez o cadastro antes de o bebê nascer?

❔E você que imigrou para a Suíça com uma criança já maior, teve dificuldades de encontrar vaga em uma clínica pediátrica?

❗Conhece uma família na Suíça que vai ganhar neném? Marque a mamãe ou o papai nos comentários. 

E se você pretende buscar um pediatra com recomendação, aguarde a publicação de amanhã e siga atenta aos comentários :)
       

02/01/2021

Licença paternidade na Suíça:
A partir de agora o pai tem direito a duas semanas de férias pagas que podem ser usadas a qualquer momento dentro dos seis primeiros meses de vida do bebê.
Motivo para comemoração! Mas será que essas semanas serão usadas como "férias"?

Na Suíça era muito comum que os pais programassem "férias" (não pagas) para o período pós-parto, podendo assim participar mais intensamente das primeiras semanas de vida do bebê.

Alguns pais já me perguntaram: "o que eu posso fazer para participar, já que o bebê está sempre mamando?"
A resposta é: todo o resto!
Cuidar da casa, das compras, organizar os compromissos com médicos e parteira domiciliar, cuidar da alimentação da mamãe - alimentar a mãe é indiretamente alimentar o bebê - deixá-la tranquila e sem preocupações.
Cuidar do bebê quando ele não está mamando (troca de fraldas, banho, curtir o bebê em contato pele a pele enquanto a mãe toma um bom banho) fazer companhia para a mãe enquanto amamenta, uma massagem gostosa, estar presente e dividindo o momento com ela.
Acredite: indiretamente você estará alimentando o seu bebê!
A amamentação depende do pai também, porque para que ela funcione, é necessário que a mãe esteja bem física e emocionalmente. Relaxamento é importantíssimo e a tensão é inimiga da produção de leite. Por isso vale cuidar do ambiente para que a mãe que está passando por privação de sono, cansaço extremo e mudanças hormonais intensas possa se sentir segura, protegida e acompanhada. A solidão é um sentimento muito frequente no puerpério.
Para a mulher que experiencia um puerpério enquanto imigrante, sem familiares ou amigas íntimas, o papel do companheiro é ainda mais relevante para que os primeiros meses sejam menos desafiadores. É fundamental que os companheiros saibam que a amamentação também depende deles.

Você teve a companhia do pai do seu bebê nas duas primeiras semanas após o nascimento?

Se pudesse escolher um momento para reservar as duas semanas de férias pagas dentro dos seis primeiros meses, qual seria esse momento?

Conhece alguém que será pai em breve? Marque nos comentários para que ele compreenda como usar (muito bem) as duas semanas de "férias".

Você deseja receber a vacina para se imunizar contra Covid-19, mas está amamentando? A Pfizer contraindica a imunização ...
19/12/2020

Você deseja receber a vacina para se imunizar contra Covid-19, mas está amamentando? 

A Pfizer contraindica a imunização de gestantes e lactantes, porém nos Estados Unidos a FDA e sociedades de ginecologia não desaconselham a vacinação, que lá será feita neste grupo, e deixam a decisão para a mãe. 

Essas são as últimas considerações sobre imunização e lactação com relação às vacinas da Pfizer e da Moderna, já compradas pelo governo suíço: 

Durante a lactação, é improvável que o lipídio da vacina entre na corrente sanguínea e alcance o tecido mamário.  Se isso acontecer, é ainda menos provável que a nanopartícula intacta ou o mRNA sejam transferidos para o leite.  No caso improvável de que o mRNA esteja presente no leite, espera-se que seja digerido pela criança e não tenha quaisquer efeitos biológicos.

Embora haja pouco risco plausível para a criança, há um benefício biologicamente plausível.  Os anticorpos e células T estimulados pela vacina podem ser transferidos passivamente para o leite.  Após a vacinação contra outros vírus, os anticorpos IgA são detectáveis ​​no leite em 5 a 7 dias.  Os anticorpos transferidos para o leite podem, portanto, proteger a criança da infecção por SARS-CoV-2.

Embora a biologia seja tranquilizadora, para obter informações definitivas, teremos de esperar pelos dados sobre os resultados, uma vez que a vacina seja aplicada em lactantes e seus filhos.

O que você acha e qual será o seu posicionamento?

Eu tenho uma certeza: independente da minha decisão pela imunização, continuarei amamentando meu Ben, hoje com 20 meses. 

Fonte: Academy of Breastfeeding Medicine, 14 de dezembro.

https://www.bfmed.org/abm-statement-considerations-for-covid-19-vaccination-in-lactation 



.ch

14/12/2020

Olá! Trago boas novas:

Se você está grávida, já é mãe ou pretende ser, eu tenho certeza de que se interessa por pelo menos um dos seguintes temas:

Amamentação, alimentação infantil, desenvolvimento de fala e linguagem em contexto multilingue, educação infantil, pedagogia Montessori.

Pois através desta publicação você poderá ganhar uma sessão de consultoria em um dos temas listados acima!

Basta participar do Sorteio Amamenta + e Mamãe Montessori

Regras:
1) Curtir a publicação do sorteio no Instagram:
https://www.instagram.com/p/CIyYwQ9DCN6/
2) Seguir o perfil - .ch
3) comentar a publicação do sorteio no .ch marcando o perfil de duas amigas (permitido mais de um comentário, sem que haja repetição dos perfis).
4) Curta e compartilhe a página da Juliana "Mamãe Montessori" aqui no Facebook: https://www.facebook.com/JulianaMamaeMontessori/ e ativando as notif**ações você verá em seu feed quando ela fizer postagens. Tenho certeza de que irá gostar muito do conteúdo.

Serão realizados dois sorteios e cada sorteada ganhará uma sessão de consultoria:
- com a Rafaela, podendo a sorteada escolher dentre as seguintes temáticas: preparo para a amamentação no pré natal, manejo de dificuldades em amamentação, manutenção da amamentação no retorno ao trabalho, processo de desmame, introdução alimentar, dificuldades alimentares ou desenvolvimento de fala e linguagem em contexto multilingue. Para mais informações, acessar www.amamenta.ch

OU
- com a Juliana, que oferecerá uma consultoria de ambiente ou hábito familiar que pode proporcionar mais autonomia e/ou independência à criança. Entrevista por email, conversa por vídeo de 1 hora e follow up após 1 mês.

Desejamos uma boa sorte!
Grande abraço,
Rafaela e Juliana

A pesquisa "Perfil da amamentação em um grupo de brasileiras residentes na Suíça" será concluída dia 18 de novembro, qua...
16/11/2020

A pesquisa "Perfil da amamentação em um grupo de brasileiras residentes na Suíça" será concluída dia 18 de novembro, quando será realizado um sorteio ao vivo no Perfil "Amamenta+" (.ch) no Instagram.
Muito obrigada pela colaboração! Em breve divulgarei os resultados da pesquisa.
Um abraço, Rafaela

09/11/2020

INFORMAÇÕES SOBRE NASCIMENTOS OCORRIDOS NO EXTERIOR.

Os responsáveis legais por brasileiros nascidos na Suíça devem solicitar registro de nascimento em um dos consulados brasileiros no país, em Zurique ou em Genebra. O registro consular deverá ser posteriormente transcrito no Brasil. Esse serviço é gratuito.

Sem a certidão de nascimento brasileira, não será possível obter outros documentos, tais como passaporte. Filhos de mãe ou pai brasileiros que não foram registrados quando bebês podem solicitar posteriormente o registro de nascimento em qualquer momento.

Informações detalhadas estão disponíveis em nosso website: http://zurique.itamaraty.gov.br/pt-br/nascimento.xml

Adresse

Suíça
Spreitenbach

Benachrichtigungen

Lassen Sie sich von uns eine E-Mail senden und seien Sie der erste der Neuigkeiten und Aktionen von Amamenta + Rafaela Breuel erfährt. Ihre E-Mail-Adresse wird nicht für andere Zwecke verwendet und Sie können sich jederzeit abmelden.

Die Praxis Kontaktieren

Nachricht an Amamenta + Rafaela Breuel senden:

Teilen