Cuidar no Lar

Cuidar no Lar Prestamos de cuidados de enfermagem, no domicílio, a idosos/crianças c/sem patologias de forma a diminuir a sobrecarga de cuidados por parte das famílias.

Descrição do serviço domiciliar:

A prestação de cuidados de saúde no domicilio permite ao utente receber em sua casa os cuidados de enfermagem disponíveis no hospital, sem perder a qualidade e efectividade do atendimento. Ao contrário: estar em casa dá a ele suportes sociais e emocionais para lidar com a sua doença, tornando o ambiente domiciliar o melhor lugar terapêutico para ele ser tratado. Além disso, os cuidadores e familiares recebem apoio das equipas de saúde, aprendendo determinados procedimentos para cuidar do utente e estreitando dos laços afectivos. Realizamos atendimento domiciliário, em que são desenvolvidas actividades assistenciais que variam de duração conforme a necessidade do cuidado a ser feito, sendo uma alternativa ao atendimento ambulatório. Essas actividades são feitas por uma enfermeira. Possibilitando ao utente ter dentro de sua casa as condições necessárias para ter melhores cuidados de saúde.

22/06/2016

Gripe e constipações nasais - Prevenção

O nariz é a porta de entrada para o aparelho respiratório. Ao cuidar do nariz facilita-se a função respiratória e previnem-se as infeções.

O frio torna mais sensíveis as células da mucosa que cobre o interior do nariz e da garganta, causando constipações. Prevenir a constipação é mais fácil do que trata-la.

- Cuidado com o ar condicionado:
* Evitar a mudança brusca de temperatura
* Certifica-se de que a manutenção da instalação de ar condicionado é adequada

- Ventilar bem as divisões:
* As casa mal ventiladas podem albergar vírus e outros agentes infeciosos. É necessário abrir as janelas para renovar o ar, pelo menos algum tempo todos os dias

- Lavar as mãos:
* As mãos são a principal forma de transmissão dos víros que causam constipação e outras infeções. Por isso deve-se lavar frequentemente as mãos, especialmente depois de ir a casa de banho, depois d ter tocado em objetos que possam estar contaminados.

- Beber água suficiente:
* Manter-se bem hidratado, ingerindo pelo menos dois litros de água por dia.

- Ter cuidado com a alimentaçao:
* Comer muita fruta e verduras ricas em vitamina C e outros antioxidantes
* Um copo de sumo de cenoura por dia (enquanto dure a constipação), garante o fornecimento de vitamina A. A manga, a abóbora, os espinafres e a laranja são boas fontes de carotenoides antioxidantes que se transformam em vitamina A.

A saúde depende da capacidade de escolher bemPara tomar decisoes saudáveis e escolher o que convém comer, beber ou fazer...
05/06/2016

A saúde depende da capacidade de escolher bem
Para tomar decisoes saudáveis e escolher o que convém comer, beber ou fazer, muitas vezes é preciso exercer força de vontade contra o que nos apetece.
Mas, à medida que se pratica o comportamento saudável, a força de vondade desenvolva-se.
Assim, por exemplo, muitos fumadores precisam de força de vontade para deixar de fumar. Depois de o terem conseguido, e de seu apetite ter sido educado para nao fumar, passa a ser agradável e fácil respirar ar limpo.
Sendo assim, viver é decidir. De forma ativa ou passiva, continuamente estamos a decidir algo. Mesmo que pareçam insignificantes, as decisoes da vida diária refletem-se sobre a saúde.
Como um gelado ou bebo um sumo de frutas?
Fico a ver televisao ou saio para fazer exercício?
Como um hambúrguer ou uma salada de sementes?
Fumo um cigarro ou faço umas respiraçoes?
"Vigia as tuas decisoes, porque se converterao em atos.
Vigia os teus atos, porque se converterao em hábitos.
Vigia os teus hábitos, porque eles determinarao a tua saúde e formarao o teu caráter."

Cuidar no lar esta a convidar toda a familia a participar na feira de saude realizada sabado (14) na laginha pelas 14:30...
11/05/2016

Cuidar no lar esta a convidar toda a familia a participar na feira de saude realizada sabado (14) na laginha pelas 14:30. Vejam a vossa saude.

Nem sempre podemos construir o futuro para a juventude mas podemos construir a juventude para o futuroFranklin D. Roosev
16/04/2016

Nem sempre podemos construir o futuro para a juventude mas podemos construir a juventude para o futuro
Franklin D. Roosev

http://www.tuasaude.com/microcefalia/
22/02/2016

http://www.tuasaude.com/microcefalia/

Caracterizada pelo tamanho da cabeça menor que o normal a microcefalia pode ter como consequências o retardo mental, que não tem cura.

Educação Continuada Cruz Azul no BrasilTenham atençao no consumo diario do alcool ou mesmo do seu abuso no finais de sem...
31/01/2016

Educação Continuada Cruz Azul no Brasil

Tenham atençao no consumo diario do alcool ou mesmo do seu abuso no finais de semana

28/01/2016

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai determinar na próxima semana se o surto do vírus Zika constitui uma emergência sanitária de alcance internacional, anunciou hoje a diretora-geral da instituição, Margaret Chan.

A OMS dedicou uma sessão do conselho executivo, que está a decorrer esta semana em Genebra, ao surto do vírus Zika, que afeta mais de vinte países na América Latina.

A situação mais grave é a do Brasil, onde o ministério da Saúde estima a ocorrência de entre 497.593 e 1.482.701 casos em 2015, incluindo 3.893 casos de microcefalia.

A Colômbia é o segundo país mais atingido, tendo sido confirmados 13.808 casos, incluindo em 890 grávidas, e 2.611 casos suspeitos.

O vírus Zika é transmitido aos seres humanos por picada de mosquitos infetados e está associado a complicações neurológicas e malformações em fetos. Não se transmite de pessoa para pessoa.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que “os sintomas e sinais clínicos da doença são, em regra, ligeiros: febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares”.

25/01/2016

Os casos de infeção pelo vírus Zika no país estão "na sua fase descendente", disse hoje um médico do arquipélago, que continua a apelar às pessoas para tomarem as medidas necessárias para evitar a transmissão da doença. "O ponto da situação é que a epidemia tem estado na sua fase descendente e podemos dizer que está a aproximar-se da sua fase de resolução. Os casos notificados têm sido muito menos", disse hoje médico infeciologista Jorge Barreto. Relativamente ao vírus Zika, do qual Cabo Verde tem registado casos desde setembro, Jorge Barreto indicou que nas últimas quatro semanas a média tem sido de cerca de 120 casos, contra os cerca de 200 nas semanas anteriores a nível nacional. A informação foi avançada pelo médico infeciologista Jorge Barreto.

23/01/2016
O Vírus da SIDAO vírus HIV (Vírus da Imuno Deficiência Humana) é um micróbio que só se consegue ver com um microscópio e...
04/12/2015

O Vírus da SIDA

O vírus HIV (Vírus da Imuno Deficiência Humana) é um micróbio que só se consegue ver com um microscópio especial. O HIV ataca as células do sistema imunitário (o sistema de defesa do organismo humano). Pouco a pouco, essas células tornam-se incapazes de proteger o organismo humano contra infecções e tumores. Por isso, as pessoas que têm SIDA apanham doenças que o seu organismo não consegue combater.
SIDA é causada pelo vírus HIV. Nos doentes com SIDA, o sistema imunitário não funciona bem. O sistema imunitário é o conjunto das defesas naturais do organismo contra as doenças. Ainda não existe cura, nem uma vacina para esta doença, mas existem actualmente medicamentos capazes de controlar a infecção e permitir uma vida mais saudável e longa, sendo por isso a prevenção a melhor forma de proteger contra a doença.
O teste do HIV
Para saber se uma pessoa está ou não infectada pelo HIV, é preciso fazer o teste do HIV. Este teste detecta a presença de anticorpos contra o HIV. Anticorpos são substâncias que o corpo produz contra agentes infecciosos. O teste é sempre voluntário, isto é, ninguém pode ser obrigado a fazer o teste.
No caso de ser negativo ou indeterminado, o teste deve ser repetido 3-4 semanas depois. Em caso de dúvida, o teste deve ser repetido 3 meses depois da última exposição suspeita. Caso der positivo, iniciar com medidas para prevenir e tratar as infecções oportunistas, e receber tratamento com anti-retrovirais quando indicado.
Por que é importante fazer o teste?
Confirmar se se está infectado ou não.
Evitar que o parceiro fi que infectado.
Planificar melhor o futuro.
Querer iniciar um novo relacionamento.
Decidir ter filhos ou não.
Procurar o apoio moral e social necessário.
Apoio às pessoas HIV-positivas
Estigma e discriminação
Há muita tendência para isolar socialmente as pessoas com o HIV. Esta é a principal razão pela qual as pessoas receiam fazer o teste do HIV e descobrir que estão infectadas. Receiam vir a ser alvos de discriminação.
Preferem ignorar, apenas para virem a saber que têm SIDA quando já estão perto da morte.
Ainda há pessoas que têm problemas em partilhar a mesma casa de banho que uma pessoa HIV-positiva, e que não se sentem à vontade para comer do mesmo prato. Isto acontece apenas porque desconhecem que o HIV não se transmite deste modo.
Alguns conselhos para os familiares, colegas e amigos
Os familiares, colegas e amigos têm as suas próprias dúvidas, preocupações e receios em relação ao futuro do doente. Precisam de apoio para encarar a situação.
Devem saber que o HIV não se transmite através dos alimentos ou água, por partilhar a comida, louça, ou utensílios de cozinha, ou por se tocar, apertar as mãos ou abraçar.
Não é preciso que as pessoas doentes com SIDA tenham que viver ou dormir sozinhas. Não se deve ter medo de se viver com uma pessoa com o HIV.
Em geral, não há riscos ao cuidar dos doentes com SIDA, desde que se tome as medidas de segurança habituais para evitar apanhar qualquer infecção de qualquer doente que esteja a receber cuidados.
Como apoiar uma pessoa vivendo com o HIV
Dar apoio moral, psicológico e social
Não rejeitar ou isolar
Considerar a pessoa com o HIV como uma pessoa normal
Encorajá-la a usar os serviços de saúde
Promover um ambiente acolhedor no local de trabalho e no seio da família
Cuidados domiciliários
A casa é um lugar apropriado para o doente recuperar com maior rapidez e comodidade, já que se tem o apoio de pessoas queridas que podem providenciar cuidados e carinho.
As tarefas dos activistas que prestam cuidados domiciliários podem ser resumidas a duas áreas:
- Informar, educar, comunicar e oferecer aconselhamento
- Providenciar serviços mínimos aos doentes.
Informar, educar, comunicar e aconselhar o doente e seus familiares relativamente a:
SIDA
Hábitos e comportamentos saudáveis
Prevenção de infecções
Conforto dos doentes
Cuidados básicos
Identificar os sinais de agravamento de doenças
Toma dos medicamentos
Higiene básica
Nutrição
Estigma.
Providenciar serviços mínimos aos doentes
Verificar a presença dos sinais de perigo ou de agravamento de doenças e transferir o doente para a unidade sanitária mais próxima.
Avaliar se há acesso aos alimentos e quais os produtos disponíveis para cozinhar.
Identificar problemas sociais, para referir aos respectivos serviços de apoio: acção social, associações de pessoas com o HIV, etc.
Fornecer cuidados básicos de saúde, como tratar a febre, diarreia, tosse, problemas de pele, dores, problemas genitais e feridas na boca e garganta.
Entregar, em caso de necessidade, medicamentos para o doente e demonstrar como utilizá-los.
Fazer acompanhamento dos doentes em tratamento com anti-retrovirais ou profilaxia, ou tratamento de infecções oportunistas. Devem ser transferidos para a unidade sanitária no caso de terem efeitos adversos graves, ou por dificuldades na aderência (se o doente falha mais de 3 doses de tratamento durante 1 mês).
Fazer busca activa dos doentes que não comparecem nos serviços de saúde.

ALERTA PARA RISCO DE ALTO CONSUMO DE CARNE PROCESSADAA OMS (Organização Mundial da Saúde) coloca bacon, linguiça e salsi...
26/10/2015

ALERTA PARA RISCO DE ALTO CONSUMO DE CARNE PROCESSADA
A OMS (Organização Mundial da Saúde) coloca bacon, linguiça e
salsicha na lista de alimentos cancerígenos
O consumo de produtos como salsicha, linguiça bacon e presunto, aumenta o risco de cancro do intestino em humanos, afirma um novo relatório da OMS publicado nesta segunda-feira (26). De acordo com o documento, a carne processada é um fator de risco certo para a doença, e carnes vermelhas de um modo geral são um fator de risco "provável".
As canes processadas foram colocadas na lista do grupo 1 de carcinogéneos – que já inclui tabaco, amianto e fumaça de diesel – para os quais já há “evidência suficiente” de ligação com o cancro. O relatório foi feito pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer), órgão ligado à OMS.
RISCO DE CANCRO
"Para um indivíduo, o risco de desenvolver cancro colorretal em razão do consumo de carne processada permanece pequeno, mas esse risco aumenta com a quantidade de carne consumida", afirmou Kurt Straif, chefe de programa Monographs, do IARC, que avalia riscos para o câncer.
Um estudo de meta-análise -- que avaliou diversos outros estudos-- estima que cada porção diária de 50 gramas de carne processada aumente o risco de câncer colorretal em 18%. Esse tipo de cancro é hoje o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens, e está matando 694 mil pessoas por ano (segundo dados de 2012 da OMS, os mais recentes).
A carne vermelha - grupo dentro da qual estão tecido muscular de boi, porco, carneiro, bode e cavalo - foi classificada como um carcinógeno (produto capaz de provocar cancro) "provável" e entrou na lista do grupo 2A, que contém o glifosato, princípio ativo de muitos herbicidas.
A definição do IARC para carne processada inclui produtos "transformados por salgamento, curagem, fermentação, defumação e outros processos para realçar sabor ou melhorar a preservação", afirma um artigo publicado por cientistas do IARC na revista médica "The Lancet", que acompanhou a divulgação do novo relatório.

Endereço

Alto São Nicolau
Mindelo

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Cuidar no Lar publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Cuidar no Lar:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram