01/08/2025
𝐈𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚 𝐇𝐨𝐣𝐞 𝐚 𝐒𝐞𝐦𝐚𝐧𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐀𝐥𝐞𝐢𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐌𝐚𝐭𝐞𝐫𝐧𝐨 𝟐𝟎𝟐𝟓
O Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Nutrição, dos Hospitais, das Delegacias e Centros de Saúde em parceria com o Unicef e a OMS comemora de 01 a 07 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), sob o lema “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”, com o objetivo de:
1. 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀𝐑 - pessoas sobre as pessoas sobre seu papel na criação de ambientes sustentáveis e de apoio à amamentação;
2. 𝐏𝐑𝐎𝐌𝐎𝐕𝐄𝐑 – Promover ações que criem sistemas de apoio à amamentação contribuindo para um ambiente sustentável;
3. 𝐈𝐍𝐓𝐄𝐑𝐀𝐆𝐈𝐑 - com indivíduos e organizações visando melhorar a colaboração e o apoio à amamentação;
4. 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐎𝐋𝐈𝐃𝐀𝐑 – o apoio contínuo à amamentação como um componente vital para criar um ambiente sustentável.
Um sistema de apoio à amamentação sustentável é uma abordagem de toda a sociedade que garante que cada mãe tenha o apoio, o ambiente e os recursos para amamentar com sucesso, desde o parto até os dois primeiros anos de vida da criança ou mais.
Criar um sistema sustentável de apoio à amamentação não é uma intervenção de curto prazo, é uma estrutura contínua, inclusiva e empoderadora que salvaguarda a saúde, protege o meio ambiente e defende os direitos das mulheres e crianças.
Quando a amamentação é integrada nas políticas, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades, torna-se mais do que uma escolha alimentar, ou seja, transforma-se numa estratégia do desenvolvimento sustentável. Deve ser uma prioridade em todos os lugares!
A nível nacional as estruturas de saúde estarão a desenvolver várias atividades com profissionais de saúde, grávidas, mães, famílias, comunidades, locais de trabalho, participação em programas de rádio e televisão, com objetivo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.
A abertura oficial da comemoração da semana será presidida pela Sua Excia. o Ministro da Saúde, Dr. Jorge Figueiredo, nesta sexta-feira, dia 01 de agosto às 09:30 na Delegacia de Saúde de Santa Cruz.