Ministério da Saúde

Ministério da Saúde Departamento Governamental que tem por missão definir, executar a avaliar a política nacional em matéria de saúde, promover e fiscalizar a sua aplicação.

𝐑𝐞𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐞 𝐀𝐠𝐫𝐚𝐝𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐚𝐨 𝐌é𝐝𝐢𝐜𝐨 𝐃𝐫. 𝐄𝐥í𝐬𝐢𝐨 𝐒𝐢𝐥𝐯𝐚 - Delagado de Saúde de São  Vicente cessante O Ministério da S...
24/01/2026

𝐑𝐞𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐞 𝐀𝐠𝐫𝐚𝐝𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐚𝐨 𝐌é𝐝𝐢𝐜𝐨 𝐃𝐫. 𝐄𝐥í𝐬𝐢𝐨 𝐒𝐢𝐥𝐯𝐚 - Delagado de Saúde de São Vicente cessante
O Ministério da Saúde expressa o seu profundo reconhecimento e agradecimento ao Delegado de Saúde de São Vicente, que agora cessa as suas funções, pelo notável trabalho desenvolvido ao longo do seu mandato, de 10 anos, à frente da Delegacia de Saúde.

Durante o período em que esteve em funções, demonstrou elevado sentido de responsabilidade, compromisso e liderança, enfrentando com firmeza e competência diversos desafios de saúde pública que marcaram o país e, em particular, a ilha de São Vicente. Destaca-se, de forma especial, o seu papel determinante no combate a várias epidemias, nomeadamente a dengue, o zika, na contínua luta contra o paludismo, com um contributo notável na certificação do país livre da malária, bem como na gestão da complexa e exigente resposta à pandemia da COVID-19.

São Vicente, sob a liderança do Dr. Elísio Silva, esteve sempre na frente nas respostas sanitárias que o país deu nos últimos anos. Sempre colaborativo, comunicativo, de fácil relacionamento, Elísio Silva ajudou também para o alcance de muitas metas e objetivos do nosso Sistema Nacional de Saúde, com especial destaque para a eliminação do sarampo e da rubéola, as altas taxas de vacinação, a luta contra o VIH-SIDA e a transmissão vertical do vírus, e redução da mortalidade infantil, o cuidado dos idoso, entre outros. Teve um papel determinante na criação do Centro de Diagnóstico da Delegacia de Saúde, construção e funcionamento da Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha e na transformação de algumas unidades sanitárias de base em postos sanitários e ainda na projeção e inicio das obras do Centro de Saúde de Monte Sossego.

Importa ainda enaltecer a sua atuação exemplar no contexto da tempestade tropical Erwin, que abateu-se sobre a ilha em agosto de 2025, onde a sua capacidade de coordenação, tomada de decisão e dedicação ao bem-estar da população foram fundamentais para mitigar os impactos desse evento adverso.

O Ministério da Saúde reconhece que os resultados alcançados são fruto do seu empenho incansável, espírito de serviço público e compromisso com a saúde e a vida dos cidadãos. Ao cessar as suas funções, deixa um legado de profissionalismo, resiliência e dedicação que muito contribuiu para o fortalecimento do sistema de saúde em São Vicente.

Endereçamos, assim, os nossos sinceros agradecimentos e votos de contínuos sucessos pessoais e profissionais nos desafios futuros.

𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐬𝐢𝐭𝐨𝐮 𝐚 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐓𝐞𝐫𝐚𝐩ê𝐮𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐑𝐢𝐛𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐝𝐞 𝐕𝐢𝐧𝐡𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐞 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐢𝐫𝐚𝐫 𝐝𝐨 𝐟𝐮𝐧𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐮𝐭𝐮𝐫𝐚...
24/01/2026

𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐬𝐢𝐭𝐨𝐮 𝐚 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐓𝐞𝐫𝐚𝐩ê𝐮𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐑𝐢𝐛𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐝𝐞 𝐕𝐢𝐧𝐡𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐞 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐢𝐫𝐚𝐫 𝐝𝐨 𝐟𝐮𝐧𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐮𝐭𝐮𝐫𝐚
No âmbito da sua estadia em Mindelo, nesta sexta-feira 23 de janeiro, Jorge Figueiredo passou toda manhã na Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha em São Vicente, onde realizou um encontro de trabalho com o corpo diretivo, liderado pela Dra. Fátima Lima, visitou as instalações e dirigiu uma palavra de força aos internos em tratamento de dependência química.

Neste momento, encontram-se internados, na comunidade cerca de 23 pessoas sendo a maioria do s**o masculino, em tratamento de recuperação da toxicodependência.

Na sua mensagem aos internos, o Ministro exortou os a continuarem firme no propósito de mudarem as suas vidas e a serem testemunhos nas suas comunidades e no seio dos seus pares para evitarem o uso abusivo do álcool e outras dr**as.

Jorge Figueiredo garantiu o firme compromisso do governo em continuar a trabalhar para ampliação dos serviços prestados na comunidade e reforçar os recursos humanos e materiais na estrutura que já funciona a mais de 2 anos com resultados palpáveis e impactos enormes na vida de muitas famílias da região norte do pais, na recuperação toxicodependência.

A Comunidade terapêutica de Ribeira de Vinha é um serviço integrado dentro da orgânica da Comissão de Combate ao Álcool e outras Dr**as (CCAD).

𝐀 𝐌é𝐝𝐢𝐜𝐚 𝐄𝐥𝐢𝐚𝐧𝐚 𝐒𝐨𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐟𝐨𝐢 𝐞𝐦𝐩𝐨𝐬𝐬𝐚𝐝𝐚 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐧𝐨𝐯𝐚 𝐝𝐞𝐥𝐞𝐠𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐬𝐚ú𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐒ã𝐨 𝐕𝐢𝐜𝐞𝐧𝐭𝐞A cerimónia de posse teve lugar na tarde ...
23/01/2026

𝐀 𝐌é𝐝𝐢𝐜𝐚 𝐄𝐥𝐢𝐚𝐧𝐚 𝐒𝐨𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐟𝐨𝐢 𝐞𝐦𝐩𝐨𝐬𝐬𝐚𝐝𝐚 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐧𝐨𝐯𝐚 𝐝𝐞𝐥𝐞𝐠𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐬𝐚ú𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐒ã𝐨 𝐕𝐢𝐜𝐞𝐧𝐭𝐞
A cerimónia de posse teve lugar na tarde desta sexta-feira, 23 de janeiro, em Mindelo, presidido pelo Ministro da Saúde, na presença de muitas entidades, parceiros e profissionais de saúde.

Jorge Figueiredo disse que o governo e o ministério da saúde esperam da nova delegada, uma liderança de serviço, que seja rigorosa no essencial, humilde no método, firme nas decisões e capaz de convocar o melhor das capacidades técnicas e outras da ilha, para fazer funcionar a delegacia de saúde como um ponto de convergência de ações concretas para a melhoria da saúde da população.

O Ministro apontou algumas responsabilidades que considera importantes para a delegacia de saúde de são Vicente, neste momento, nomeadamente a vigilância reforçada após a tempestade erin, risco vetorial, segurança alimentar, promoção da saúde e prevenção de doenças, reforço da atenção primaria com o real acompanhamento dos doentes crónicos, realização de rastreios de cancros, saúde materno infantil, saúde mental e apoio psicossocial, preparação e resposta com plano de contingência para enfrentamento de próximas emergências.

O Ministro disse ainda que é muito importante reforçar a relação entre a Delegacia de Saúde e o Hospital Dr. Baptista de Sousa, pedindo que os profissionais médicos e especialistas possam promover a sua presença junto das comunidades.

Em reconhecimento, o Ministro da saúde referiu ao bom trabalho deixado pelo delegado de saúde, Elísio Silva, considerando merecedor de um reconhecimento publico.

Já a médica Eliana Soares, agradeceu confiança nela depositada, reconheceu o trabalho desenvolvido pelo delegado de saúde cessante e disse que assume este desafio com o compromisso de honrar o trabalho encontrado e os resultados alcançados e de trabalhar sobre os alicerces que ajudou a fortalecer.

Prometeu ainda trabalhar com todos os parceiros de desenvolvimento da saúde, com total abertura, porque segundo disse “a saúde é de todos”. Aos profissionais de saúde da delegacia, Eliana Soares garantiu que são uma equipa cujo sucesso é o sucesso da ilha de São Vicente.

A Médica prometeu uma dedicação plena em prol dos desafios da saúde pública da ilha e uma grande disponibilidade para imprimir uma liderança próxima e integradora.

As obras do Centro de Saúde de Monte Sossego estão a um bom ritmoUma constatação feita hoje pelo Primeiro-ministro Uliss...
23/01/2026

As obras do Centro de Saúde de Monte Sossego estão a um bom ritmo

Uma constatação feita hoje pelo Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, durante a sua visita.

Acompanhado pelo Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo e pelo Presidente da Camara Municipal, Augusto Veiga, vereficou-se que a parte da sapata está praticamente concluida, seguindo-se para as próximas fases.

Trata-se de um imprendimento iniciado em finais do ano passado com a previsão de construção de 18 meses, que visa dar a um dos maiores bairros de São Vicente, uma estrutura de saúde moderna e bem equipada, construída de raiz, para a melhoria das resposta aos cuidados primários de saúde.

Centro de saude de Bela Vista recebe visita do Primeiro-ministro e do Ministro da SaúdeNo quadro das respostas govername...
23/01/2026

Centro de saude de Bela Vista recebe visita do Primeiro-ministro e do Ministro da Saúde

No quadro das respostas governamentais pós tespestade erin, o governo vai realizar intervenções neste centro de saude para a sua entrada em funcionamento.

De recordar que esta estrutura sofreu estagos consideraveis com a tespestade de agosto de 2025.

22/01/2026

O Governo de Cabo Verde inaugura o Centro de Saúde de Ribeira das Patas, no Porto Novo, ilha de Santo Antão, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, Dr. José Ulisses Correia e Silva.

A nova infraestrutura substitui o antigo posto sanitário e melhora o acesso aos cuidados de saúde para a população local e comunidades vizinhas.

A inauguração realiza-se no dia 24 de janeiro de 2026, às 17h30. A participação da população é bem-vinda.

𝐕𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐯𝐚𝐦 𝐝𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧í𝐯𝐞𝐢𝐬 𝐚𝐩𝐞𝐧𝐚𝐬 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐢𝐯𝐚𝐝𝐨 𝐚 𝐜𝐮𝐬𝐭𝐨𝐬 𝐞𝐥𝐞𝐯𝐚𝐝𝐨𝐬, 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐚𝐦 𝐚 𝐬𝐞𝐫 𝐠𝐚𝐫𝐚𝐧𝐭𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐠𝐫𝐚𝐭𝐮𝐢𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐄𝐬...
22/01/2026

𝐕𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐯𝐚𝐦 𝐝𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧í𝐯𝐞𝐢𝐬 𝐚𝐩𝐞𝐧𝐚𝐬 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐢𝐯𝐚𝐝𝐨 𝐚 𝐜𝐮𝐬𝐭𝐨𝐬 𝐞𝐥𝐞𝐯𝐚𝐝𝐨𝐬, 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐚𝐦 𝐚 𝐬𝐞𝐫 𝐠𝐚𝐫𝐚𝐧𝐭𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐠𝐫𝐚𝐭𝐮𝐢𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐄𝐬𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 𝐧𝐨 𝐬𝐞𝐜𝐭𝐨𝐫 𝐩ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨
O Ministério da Saúde lançou hoje na cidade da Praia, três novas vacinas no Calendário Nacional de Vacinação a saber, a vacina contra o Rotavírus, vacina Pneumocócica e a vacina Hexavalente.

Para o Ministro da Saúde Jorge Figueiredo, trata-se de um passo com grande significado institucional e na politica pública, porque vacinas que antes estavam disponíveis apenas no sector privado com custos elevados e barreiras de acesso, passam agora a serem garantidas gratuitamente pelo Estado de Cabo Verde, para todas as crianças em risco, sem qualquer tipo de distinção. Porque a saúde é uma prioridade nacional e não um bem condicionado pela capacidade económica das famílias.

No anuncio de integração das três novas vacinas, o Ministro disse que o Programa de Vacinação, constitui um dos maiores patrimónios de Saúde Publica Cabo-verdiana, porque ao longo de décadas permitiu controlar, eliminar ou reduzir, drasticamente doenças que no passado causavam elevada mortalidade, sofrimento humano e instabilidade social.

Jorge Figueiredo ao destacar o marco histórico com introdução das 3 vacinas, recordou que nos anos 80, no seu primeiro dia de missão médica no Tarrafal de Santiago, testemunhou, morte de crianças de 14, 15 anos por pneumonia viral e uma epidemia de sarampo que causou muitas mortes no interior da ilha de Santiago.

Disse ainda que estar a viver hoje sem peso dessas doenças, é prova de que atualmente ninguém deverá colocar dúvidas sobre a importância das vacinas e recorda que graças à vacinação, Cabo Verde alcançou ganhos estruturais em indicadores fundamentais como a redução sustentada da mortalidade infantil, o controlo das doenças evitáveis e a confiança da população no Sistema Nacional de Saúde.

No fim da sua intervenção , Jorge Figueiredo reitera o compromisso do Governo em garantir a sustentabilidade do Programa de Vacinação, assegurando previsibilidade no financiamento, robustez da cadeia de frio, capacitação dos profissionais, vigilância rigorosa epidemiológica em alinhamento com a recomendações da Organização Mundial da Saúde e ao mesmo tempo agradeceu com elevado apreço institucional o apoios dos parceiros internacionais e a dedicação dos profissionais da saúde que diariamente fazem o programa de vacinação uma realidade viva em todo o pais e a confiança e adesão das famílias .

Para a Representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Cabo Verde, Ann Lindstrand , o momento é um marco que representa um compromisso inabalável de Cabo Verde na proteção da saúde do seu povo e o avançar a cobertura universal de saúde de forma equitativa.

Lindstrand felicita o Governo e os parceiros, lembrando que Cabo Verde tem sido apontado como referência em Africa, com taxas de cobertura de vacinação muito alta e eliminação de sarampo e rubéola em 2025. Conquistas e frutos de décadas de esforço, de forte vontade politica, reforço de cuidados primários robustos e uma forte dedicação dos profissionais de saúde em todo o país.
Para a representante da OMS, as 3 vacinas são as das mais caras do mundo e vão ser ministradas gratuitamente para proteger as crianças cabo-verdianas de doenças como diarreias graves, pneumonia, meningite, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, e hepatite B, contribuir para a diminuição da mortalidade infantil combater as principais causas de internamento hospitalar e protege a comunidade e grupos vulneráveis.

É um fato de que o Governo de Cabo Verde sempre financia as vacinas com os seus recursos domésticos, mas segundo Ann Lindstrand, para a integração das 3 vacinas a UNICEF conseguiu mobilizar recursos financeiros através de comité de UNICEF em Portugal para a aquisição das duas vacinas Rotavírus e Pneumocócica.

Acrescenta que agora “é preciso trabalhar a comunidade, combater a desinformação, manter a transparência e promover fortes parcerias entre governos, parceiros nacionais e organizações internacionais, garantindo que cada criança independentemente da sua condição social receba estas vacinas que salvam vidas.

́proteger

Ministério da Saúde
Governo de Cabo Verde

𝐋𝐢𝐞𝐝𝐬𝐨𝐧 𝐞 𝐀𝐲𝐥𝐚 𝐟𝐨𝐫𝐚𝐦 𝐚𝐬 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬 𝐜𝐫𝐢𝐚𝐧ç𝐚𝐬 𝐚 𝐬𝐞𝐫𝐞𝐦 𝐯𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐚𝐬 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬 𝐝𝐨𝐬𝐞𝐬 𝐝𝐚𝐬 𝐯𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚𝐬 𝐫𝐨𝐭𝐚𝐯í𝐫𝐮𝐬, 𝐩𝐧𝐞𝐮𝐦𝐨𝐜ó𝐜𝐢𝐜𝐚 ...
22/01/2026

𝐋𝐢𝐞𝐝𝐬𝐨𝐧 𝐞 𝐀𝐲𝐥𝐚 𝐟𝐨𝐫𝐚𝐦 𝐚𝐬 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬 𝐜𝐫𝐢𝐚𝐧ç𝐚𝐬 𝐚 𝐬𝐞𝐫𝐞𝐦 𝐯𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐚𝐬 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬 𝐝𝐨𝐬𝐞𝐬 𝐝𝐚𝐬 𝐯𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚𝐬 𝐫𝐨𝐭𝐚𝐯í𝐫𝐮𝐬, 𝐩𝐧𝐞𝐮𝐦𝐨𝐜ó𝐜𝐢𝐜𝐚 𝐞 𝐡𝐞𝐱𝐚𝐯𝐚𝐥𝐞𝐧𝐭𝐞
Todos, com dois meses de idade, foram levadas pelas suas mães para serem imunizadas contra doenças graves no ato de lançamento destas vacinas no Calendário Nacional de Vacinação.

“Eu sendo uma estudante não tinha as condições para custear a compra destas vacinas no privado, que segundo informações ronda os 50 mil escudos, para vacinar a minha filha, por isso, acho que é uma boa iniciativa ter esta vacina nos centros de saúde de forma gratuita. Assim todas as crianças terão acesso”.

Para uma das mães, a introdução destas vacinas no calendário nacional de vacinação é uma grande ajuda para os pais e as famílias, precisamente os com menos possibilidades para poderem vacinar os seus filhos de forma gratuita e segura, através do serviço público de saúde.

Ajuda a poupar recursos e limita o risco de as crianças apanharem certos tipos de doenças que podem ser prejudiciais.

Segundo a coordenadora do Programa Alargado de Vacinação, a partir de 02 de fevereiro as três vacinas estarão em todos os centros de saúde de Cabo Verde, disponíveis para todas as crianças na faixa etária recomendada.

́protegere

Ministério da Saúde
Governo de Cabo Verde

22/01/2026

𝐆𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐚 𝐚 𝐝𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐳𝐚𝐫 𝐠𝐫𝐚𝐭𝐮𝐢𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐭𝐫ê𝐬 𝐧𝐨𝐯𝐚𝐬 𝐯𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐝𝐚𝐬 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐜𝐚𝐫𝐚𝐬, 𝐧𝐨 𝐜𝐚𝐥𝐞𝐧𝐝á𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐯𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚çã𝐨
🇨🇻🇨🇻 Cabo Verde dá mais um passo histórico na proteção da saúde das nossas crianças.
A partir de fevereiro, três novas vacinas entram no calendário nacional de rotina:

1º A 𝐯𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐨 𝐑𝐨𝐭𝐚𝐯í𝐫𝐮𝐬, para todas as crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade, protegendo contra diarreias graves.

2º 𝐕𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚 𝐏𝐧𝐞𝐮𝐦𝐨𝐜ó𝐜𝐢𝐜𝐚
Destinada a crianças pertencentes a grupos de risco, como aquelas com doenças crónicas ou imunocomprometidas, prevenindo doenças respiratórias graves, incluindo pneumonia e meningite.

3º A 𝐯𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚 𝐇𝐞𝐱𝐚𝐯𝐚𝐥𝐞𝐧𝐭𝐞 que substitui pentavalente para as crianças de 2,4,6 meses com um reforço aos 18 meses: Difteria – Tétano – Tosse convulsa – Hepatite B – Hib - Hexavalente = Pentavalente + VPI → Difteria – Tétano – Tosse convulsa – Hepatite B – Hib – Poliomielite

Procure o Centro de Saúde mais próxima para fazer-se vacinar ou para vacinar a sua criança.
Vacinar é proteger. Juntos, construímos um futuro mais saudável para Cabo Verde.”

𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐞𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐟𝐚𝐳 𝐨 𝐋𝐚𝐧ç𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐨𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐭𝐫ê𝐬 𝐧𝐨𝐯𝐚𝐬 𝐯𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚𝐬 – 𝐧𝐨 𝐂𝐚𝐥𝐞𝐧𝐝á𝐫𝐢𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐕𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚çã𝐨 - 𝐑𝐨𝐭𝐚𝐯í𝐫𝐮𝐬, 𝐏𝐧...
21/01/2026

𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐞𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐟𝐚𝐳 𝐨 𝐋𝐚𝐧ç𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐨𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐭𝐫ê𝐬 𝐧𝐨𝐯𝐚𝐬 𝐯𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚𝐬 – 𝐧𝐨 𝐂𝐚𝐥𝐞𝐧𝐝á𝐫𝐢𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐕𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚çã𝐨 - 𝐑𝐨𝐭𝐚𝐯í𝐫𝐮𝐬, 𝐏𝐧𝐞𝐮𝐦𝐨𝐜ó𝐜𝐢𝐜𝐚 𝐞 𝐇𝐞𝐱𝐚𝐯𝐚𝐥𝐞𝐧𝐭𝐞
Cabo Verde dá mais um passo histórico na proteção da saúde das nossas crianças.
A partir de fevereiro, três novas vacinas entram no calendário nacional de rotina. A introdução simultânea das vacinas contra Rotavírus, Pneumococo e Hexavalente representa um avanço estratégico na prevenção de doenças diarreicas, respiratórias e na simplificação do calendário vacinal infantil.

O lançamento oficial é uma oportunidade de mobilização social, sensibilização comunitária e afirmação do compromisso nacional com a saúde infantil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

De referir que estas vacinas que agora entram para o calendário de vacinação e será disponibilizado de forma gratuita para todas as crianças, antes eram vendidos a custos elevados nas farmácias privadas e somente uma minoria de pais conseguiam ter acesso para imunizar os seus filhos, representando barreiras para muitas famílias. Agora através de um investimento do Governo de Cabo Verde em parceria com a UNICEF e a OMS, passam a ser gratuitas em todo o sistema público de saúde e disponível para todas as crianças Cabo-verdianas.

O lançamento destas vacinas é um marco histórico para Cabo Verde, colocando o país em linha com as melhores práticas internacionais de imunização.

O ato de lançamento tem lugar nesta quinta-feira, 22 de janeiro, pelas 09:00, no salão de banquetes do Palácio do Governo e será presidido, pelo Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo.

𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀Ç𝐎𝐄𝐒 𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄 𝐀𝐒 𝐕𝐀𝐂𝐈𝐍𝐀𝐒

𝐕𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐨 𝐑𝐨𝐭𝐚𝐯í𝐫𝐮𝐬
👉Protege contra gastroenterites graves, que podem causar desidratação e hospitalização em crianças pequenas.
👉Reduz significativamente a mortalidade infantil associada a diarreias agudas.
👉Impacto direto na melhoria da qualidade de vida das famílias e na redução da pressão sobre os serviços de saúde.

𝐕𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚 𝐏𝐧𝐞𝐮𝐦𝐨𝐜ó𝐜𝐢𝐜𝐚
👉Previna doenças como pneumonia, meningite e otite média, todas potencialmente graves e com risco de sequelas permanentes.
👉Contribui para a diminuição da mortalidade infantil e para o combate às principais causas de internamento hospitalar.
👉Representa um avanço na proteção contra infeções respiratórias, especialmente em crianças e grupos vulneráveis.

𝐕𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚 𝐇𝐞𝐱𝐚𝐯𝐚𝐥𝐞𝐧𝐭𝐞
👉Combina seis vacinas em uma só aplicação: difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo b.
👉Simplifica o calendário vacinal, reduzindo o número de injeções e aumentando a adesão das famílias.
👉Garante proteção abrangente contra doenças que, historicamente, causaram epidemias e graves impactos na saúde pública.
́proteger

Ministério da Saúde
Governo de Cabo Verde

𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐬𝐚ú𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐞𝐫𝐞 𝐩𝐨𝐬𝐬𝐞 𝐚𝐨 𝐧𝐨𝐯𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐬𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐬𝐮𝐥𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐝𝐨 𝐈𝐍𝐒𝐏 𝐞 𝐞𝐱𝐨𝐫𝐭𝐚 𝐨𝐬 𝐦𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨𝐬 𝐚 𝐢𝐧𝐝𝐞𝐩𝐞𝐧𝐝ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐭é𝐜𝐧𝐢𝐜𝐚 𝐞 𝐫𝐢𝐠𝐨𝐫 ...
21/01/2026

𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐬𝐚ú𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐞𝐫𝐞 𝐩𝐨𝐬𝐬𝐞 𝐚𝐨 𝐧𝐨𝐯𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐬𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐬𝐮𝐥𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐝𝐨 𝐈𝐍𝐒𝐏 𝐞 𝐞𝐱𝐨𝐫𝐭𝐚 𝐨𝐬 𝐦𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨𝐬 𝐚 𝐢𝐧𝐝𝐞𝐩𝐞𝐧𝐝ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐭é𝐜𝐧𝐢𝐜𝐚 𝐞 𝐫𝐢𝐠𝐨𝐫 𝐚𝐧𝐚𝐥í𝐭𝐢𝐜𝐨 𝐧𝐨 𝐞𝐱𝐞𝐫𝐜í𝐜𝐢𝐨 𝐝𝐨 𝐦𝐚𝐧𝐝𝐚𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝟑 𝐚𝐧𝐨𝐬
Durante a cerimónia de posse dos novos membro do Conselho Consultivo do INSP, nesta manhã, o Ministro da Saúde disse que este órgão é chamado a desempenhar um papel técnico exigente, mas determinante, neste novo ciclo da saúde pública nacional.

Por isso recordou que o exercício destas funções se faz em regime de serviço público, o que reforça o seu caráter ético e institucional, e exortou os membros a trabalharem com independência técnica, rigor analítico e lealdade às orientações estratégicas do Estado, sempre com o foco na melhoria mensurável da saúde da população.

Segundo Jorge Figueiredo, num tempo em que os recursos são escassos e os riscos mais complexos, a saúde pública só se defende com instituições fortes, decisões baseadas em evidência e coragem política para colocar o interesse coletivo acima de qualquer lógica conjuntural.

“O INSP e o seu Conselho Consultivo são, por isso, peças centrais da soberania sanitária e do futuro do desenvolvimento de Cabo Verde no setor da saúde.” Afirmou.

Tomaram posse como novos membros do Conselho Consultivo do INSP os seguintes membros:
Doutor João Dias – Presidente da ARES
Dr. João Cardoso- Presidente do INE
Ângela Gomes – Diretora Nacional da Saúde
Dr. Evandro Monteiro- PCA do HAN
Dr. Eduardo Tavares – Presidente da ERIS
Profª Doutora Isabel Inês Araújo – UNICV
Profª Doutora Lara Gómez - UniPiaget

Endereço

Palácio Do Governo, Várzea
Praia
Nº47

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+2382610116

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Ministério da Saúde publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Ministério da Saúde:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram