05/04/2023
Ulcera crónica - Sabia que existe tratamento?
A úlcera venosa, é caracterizada por uma ferida na perna que ocorre devido à dificuldade do retorno do sangue dos membros inferiores ao coração.
É considerado o estágio mais avançado e grave de uma doença chamada Insuficiência Venosa Crónica. Frequentemente ela é precedida por alterações crónicas da pele, como escurecimento da perna (dermatite ocre), inflamação da pele (eczema de estase) e lipodermatoesclerose, que se manifesta como endurecimento da pele da perna.
E como é feito o tratamento?
O tratamento da úlcera venosa é dividido em medidas para melhorar o retorno do sangue ao coração e cuidados locais com a ferida. Existem diversos tipos de curativos disponíveis no mercado, o objetivo final é a cicatrização da úlcera.
Quando é decorrente das varizes, estas precisame ser tratadas, e pode ser feito das seguintes formas:
- Cirurgia convencional, que consiste na retirada da veia safena quando ela está insuficiente, retirada das veias varicosas
- Termoablação com Laser endovenoso ou radiofrequência: queimadura da veia safena por meio de uma fibra inserida por punção e guiada por ultrassom, sem a necessidade de cortes
- Aplicação de espuma, um procedimento ambulatorial (ou seja, que pode ser feito no consultório), sem a necessidade de internação, anestesia ou de intervenção cirúrgica. A espuma merece uma atenção especial e vem sendo amplamente utilizada no dia a dia dos cirurgiões vasculares no tratamento das úlceras venosas associadas às varizes.
Após o processo de cicatrização da úlcera, é necessário manter os cuidados, como o uso regular de meias elásticas, prática de exercícios físicos, hidratação da pele, e claro o acomapanhamento do cirurgião vascular.