Diabetes de Cabo Verde

Diabetes de Cabo Verde Esta pagina consiste em debater, ajudar, relatar experiências, tirar dúvidas e aprender mais sobre

26/02/2021

Como tratar a hipoglicemia?

Hipoglicemia moderada

Quando surgem sintomas de hipoglicemia a primeira coisa a fazer é teste de glicemia. Se tiver efetivamente os valores de glicemia abaixo dos 70 mg/dl deverá seguir os seguintes passos:

Ingerir 10 a 15 gramas de açúcar, ou 2 pacotes de açúcar equivalentes, diluídos numa pequena quantidade de água ou sumo. Esperar em repouso.

Repetir teste de glicemia 10 minutos após a ingestão de açúcar.
Se os valores ainda não estiverem dentro dos valores normais, a cima de 70mg/dl, deverá repetir o primeiro e segundo passo até estabilizar a glicemia (valores superiores a 70mg/dl).

Após a estabilização, valores superiores a 70mg/dl, dentro de 10 a 15 minutos deve fazer uma refeição rica em hidratos de carbono de absorção lenta, como pão, massas, bolachas de água e sal ou tostas.

Uma nota importante: No primeiro passo, a ingestão deve ser realmente de açúcar e não de outro alimento rico em açúcar como um bolo ou um chocolate. Enquanto o açúcar tem uma absorção extremamente rápida, um bolo/chocolate contém gorduras que têm que ser digeridas e isso atrasa a absorção do açúcar. O recomendado é que tenha sempre 3 a 4 pacotes de açúcar na carteira.

Tratar a hipoglicemia grave:

Nesta situação se a pessoa está agitada, com alteração do estado de consciência ou mesmo inconsciente, a ajuda tem de vir de terceiros e de forma imediata:

Deitar o paciente de lado
Fazer e colocar no interior da bochecha uma papa de açúcar
Administrar glucagon de1 mg por via intramuscular ou subcutânea
Contactar a emergência e expor de forma clara a situação e a sua gravidade

26/02/2021

Os sintomas da hipoglicemia podem ser:

- visão turva
- fraqueza
- tonturas
- náuseas
- sensação de fome (vontade extrema de comer tudo)
- dor de cabeça
- tremores
- suores frios
- palpitações cardíacas
- palidez
- ansiedade/irritabilidade.

Convém referir que apenas alguns destes podem estar presentes consoante a gravidade da hipoglicemia, podendo variar de pessoa para pessoa.

No entanto, em situação de hipoglicemia grave os sintomas podem ser:

- confusão mental
- amnésia
- desmaio
- convulsões
- coma

26/02/2021

Hipoglicemia

A hipoglicemia geralmente ocorre em pessoas com diabetes que utilizam fármacos para baixar os níveis de açúcar no sangue, seja insulina ou comprimidos (antidiabéticos orais).

Esta situação pode acontecer essencialmente por três motivos (isolados ou em conjunto): toma excessiva/incorreta da medicação, jejum prolongado ou refeições sem alimentos ricos em hidratos de carbono e exercício físico exagerado ou não programado.

A hipoglicemia corresponde a valores de glicemia iguais ou inferiores a 70mg/dl.

Quanto melhor for o controlo metabólico menor será a probabilidade de ocorrer uma hipoglicemia. Saber tratar uma hipoglicemia é extremamente importante para evitar complicações graves que podem advir, como o coma hipoglicémico.

A glicose (açúcar) é a principal fonte de energia utilizada pelo nosso corpo, o cérebro, por exemplo, só utiliza glicose como fonte de energia.

O que provoca a hipoglicemia?

- erros na alimentação, como passar várias horas sem comer ou ingerir quantidades insuficientes de hidratos de carbono;

- erros na administração de medicação oral ou excesso de medicação (oral ou insulina);

- exercício físico não programado e sem suporte alimentar antes e depois;

- consumo de álcool em excesso e/ou fora das refeições ou então a refeições sem hidratos de carbono.

26/02/2021

As pessoas sem diabetes devem ter uma glicemia entre 80 e 110 mg/dl antes das refeições e até 140 mg/dl depois das refeições.

26/02/2021

Muitas das pessoas que têm diabetes passam a ter que administrar insulina todos os dias. Esta estratégia visa, sobretudo, controlar a glicemia, mas é também fundamental para evitar ao máximo as complicações provocadas pela doença.

Importante a não esquecer, só o médico pode aconselhar o tratamento mais adequado a cada doente.

Os tipos de insulina

A insulina é hoje sintetizada em laboratório. Há variações desta molécula que alteram a duração da hormona no organismo e o seu pico de atividade, altura em que atua mais fortemente na retirada da glicose do sangue.

– Insulina de ação rápida

A insulina de ação rápida começa a funcionar passados cerca de 15 minutos da injeção. Atinge o pico de atividade em uma hora e mantém-se ativa por 2 a 4 horas. É usada antes das refeições, tal como a insulina de ação curta, para gerir o aumento de glicose no sangue devido à digestão e absorção dos alimentos. Deve ser administrada entre 15 e 30 minutos antes do início da refeição.

– Insulina de ação curta

A insulina de ação curta (ou insulina regular) chega ao sistema circulatório em cerca de 30 minutos. Atinge o pico de atividade 2 a 3 horas após a injeção e mantém-se ativa até 6 horas. Tal como a insulina de ação rápida, deve ser administrada entre 15 e 30 minutos antes do início da refeição.

– Insulina de ação intermédia

A insulina de ação intermédia entra em circulação entre 2 a 4 horas. Atinge o pico 4 a 12 horas após a administração e mantém-se ativa 12 a 18 horas. Pode ser administrada duas vezes por dia.

– Insulina de ação prolongada

A insulina de longa duração atinge o sangue várias horas depois da injeção e mantém o nível de glicose baixo durante 24 horas e até um pouco mais. Tem, sobretudo, como função manter a glicose controlada ao longo do dia e é administrada uma vez por dia, à mesma hora.

Sopa para hoje, creme de abóbora com hortelã.Ingredientes para 4 pessoasAbóbora – 300 g. (limpa de casca, filamentos e p...
24/02/2021

Sopa para hoje, creme de abóbora com hortelã.

Ingredientes para 4 pessoas

Abóbora – 300 g. (limpa de casca, filamentos e pevides)

Batata – 150 g.

1 Cenoura pequena – 80 g.

1 Cebola pequena – 50 g.

Hortelã – 4 raminhos pequenos

Azeite – 1 colher de sopa

1 pitadinha de sal



Modo de preparação

Descasque as batatas, a cebola e raspe a pele da cenoura. Corte todos os legumes em bocados e ponha-os a cozer em água suficiente para 4 pratos (cerca de 1 litro). Tempere com uma pitadinha de sal. No final da cozedura, junte o azeite e passe tudo com a varinha mágica até ficar em creme. Ao servir a sopa, ponha um raminho de hortelã em cada prato.

Nota: Se desejar um sabor mais intenso de hortelã, ponha um raminho a cozer juntamente com os legumes, mas retire-o antes de passar a sopa. Esta opção contribui ainda para reduzir a quantidade de sal que se adiciona no tempero.



Informação nutricional por pessoa
Proteínas: 1,2 g.
Gorduras: 2,7 g.
Hidratos de Carbono: 9,2 g.
Calorias: 66 kcal

23/02/2021

Alguns dos sinais ou sintomas da falta de açúcar no sangue são:

- Fome extrema e repentina
- Dores de cabeça
- Tremores
- Fraqueza/cansaço
- Suores frios
- Ritmo cardíaco acelerado
- Ansiedade/nervosismo
- Irritabilidade

23/02/2021

Quem corre o risco de desenvolver diabetes?

Diabetes tipo 1

O número de pessoas que desenvolve diabetes tipo 1 está a aumentar. Os motivos não são claros, mas poderá dever­‑se a alterações climáticas e/ou a infeções virais. A doença pode afetar pessoas de qualquer idade, mas geralmente desenvolve­‑se em crianças ou jovens adultos.

Diabetes tipo 2

Embora as causas exatas para a diabetes tipo 2 ainda não sejam claras, existem vários fatores de risco importantes:

- Peso excessivo
- Inatividade física
- Envelhecimento
- Pré­‑diabetes
- Má nutrição, incluindo elevada ingestão de bebidas açucaradas
- Etnicidade
- Histórico familiar de diabetes
- Histórico de diabetes gestacional

O número de pessoas com diabetes tipo 2 está a aumentar rapidamente em todo o mundo. Este crescimento deve­‑se, em parte, a alimentação menos saudáveis e a uma redução na atividade física.

Sintomas do Hiperglicemia e do Hipoglicemia.
23/02/2021

Sintomas do Hiperglicemia e do Hipoglicemia.

23/02/2021

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional é um tipo de diabetes ou glicose elevada no sangue que é detetada pela primeira vez, geralmente durante o segundo ou o terceiro trimestre da gravidez, não se trata de diabetes tipo 1 ou tipo 2 pré­‑existente.

Monitorizar os níveis de glicose no sangue e seguir cuidadosamente o plano de cuidados do médico ajudam a manter­‑se a si e ao bebé seguros quanto a complicações associadas à diabetes gestacional. As boas notícias são que a diabetes gestacional tende a desaparecer no final da gravidez. Contudo, depois de ter diabetes gestacional, tem uma maior probabilidade de a desenvolver novamente numa futura gravidez. Também tem uma maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde.

Endereço

Praia

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Diabetes de Cabo Verde publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Diabetes de Cabo Verde:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram