14/04/2021
A curcumina é um pigmento amarelo, caracterizado como principal componente ativo obtido do rizoma seco da planta Curcuma longa, uma raiz pertencente à família do gengibre (Zingiberaceae) (ARABBI, 2001). Popularmente conhecida no Brasil como açafrão-da-terra, gengibre amarelo e açafrão-da-Índia, é reconhecida cientificamente como alimento funcional. A curcumina contem fitonutrientes antioxidantes fortes, denominados curcuminóides (curcumina, demetoxicurcumina e bisdemetoxicurcumina), que atuam nas vias inflamatórias e
antioxidantes (LIMA, 2015). A cúrcuma contém, ainda, em sua composição óleos essenciais (componentes principais: turmerona e cetonas aromáticas). É disponibilizada em forma de corantes alimentícios e suplementação nutricional.
Já na indústria da beleza, o açafrão é usado no combate à acne, à foliculite, à dermatite, à queda de cabelo e aos pelos encravados, visto que seus queratolíticos auxiliam na desinflamação e na renovação celular.
Para quem se preocupa com o aparecimento de rugas, uma ótima dica é investir tratamentos à base de cúrcuma, já que o pó tem a capacidade de neutralizar radicais livres, evitando a desidratação e o envelhecimento das células.