08/10/2020
A visão, à semelhança do que acontece em qualquer idade, afeta muito as crianças e os jovens. Se tivermos em conta que 80% da informação sobre tudo o que nos rodeia chega através da visão, podemos deduzir a sua importância no processo de aprendizagem.
Assim é necessário começar a ter cuidado logo desde que os seus filhos nascem. É essencial ter em conta que é através da visão que interagimos com o mundo que nos circunda. O rastreio visual é, por isso, extremamente importante.
O sistema visual de um recém-nascido é muito imaturo, pelo que é necessário estimulá-lo externamente, com luz e cor. Só assim o sistema visual do bebé pode desenvolver-se em harmonia. O primeiro ano de vida é o chamado ano crítico, em que os cuidados com a visão têm de ser extremos.
Rastreio visual é essencial até aos 10 anos de idade
Até aos 10 anos de idade, o rastreio visual é muito importante, pois permite detetar patologias que podem afetar o desenvolvimento do sistema visual das crianças. A prevenção, o diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais.
O rastreio visual permite detetar algumas das patologias mais graves para as crianças, nomeadamente a ambliopia e o estrabismo