Cenorf - Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional

Cenorf - Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional Somos o único centro especializado em Ortoprotesia e Fisioterapia em Cabo Verde!

Trazemos uma nova esperança aos cerca de 5% da população que possui algum tipo de deficiência, possibilitando que estes possam efetuar um tratamento dentro do seu país.

Jovens voluntários e especialistas vindos de Itália visitam o CENORF.Saiba mais sobre o CENORF: A Associação Cabo-Verdia...
05/08/2025

Jovens voluntários e especialistas vindos de Itália visitam o CENORF.

Saiba mais sobre o CENORF:

A Associação Cabo-Verdiana Pessoas Com Deficiência ACD sempre sentiu necessidade de criar um organismo com foco no tratamento das pessoas com deficiência, especialmente os amputados.

O Centro Nacional Ortopédico e de Reeducação Funcional (CENORF) sito na Achada São Filipe, foi criado por Deliberação nº 1/2005, da segunda Assembleia-Geral Ordinária da Associação Caboverdiana de Deficientes (ACD) de 24 de junho de 2005, com estatutos publicados no Boletim Oficial, com carácter científico e tecnológico, dotado de personalidade moral e autonomia financeira.

A 26 de Outubro de 2005, o CENORF foi inaugurado e, desde então, tem servido com dedicação toda a população, através da prestação de serviços especializados em matéria de ortoprotesia e reabilitação física/motora. O centro tem o seu conselho de administração e uma direção conforme estatutos! Vai ser dotado do seu conselho científico ainda este ano 2025!

Mais uma MUDANÇA DE QUALIDADE DE VIDA.
16/08/2023

Mais uma MUDANÇA DE QUALIDADE DE VIDA.

Canadianas disponível na nossa sede por 3000.00 por um par.
04/04/2023

Canadianas disponível na nossa sede por 3000.00 por um par.

logo_inforpressMenuCenorf recebe 750 mil escudos do Prémio Garantia Comunidade 2022 para concretizar projecto “Sorriso d...
13/02/2023

logo_inforpress
Menu
Cenorf recebe 750 mil escudos do Prémio Garantia Comunidade 2022 para concretizar projecto “Sorriso das Crianças”

Fevereiro 8, 2023
11:59 am
Cidade da Praia, 08 Fev (Inforpress) – O Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional (Cenorf) recebeu hoje o Prémio Garantia Comunidade 2022, através da seguradora Garantia, no valor de 750 mil escudos na qualidade de vencedor do concurso com o projecto “Sorriso das Crianças”.

Em declarações à imprensa, o administrador do Cenorf, Alberto Afonso, afirmou que o prémio visa patrocinar um “sorriso diferente” às crianças com deficiência e necessidade de alguns aparelhos visando a sua inclusão social.

“O valor do prémio vai ser utilizado para aquisição de matérias primas para produção dos aparelhos e adaptações de cadeiras de rodas para crianças com diversas necessidades”, disse, ressaltando que o montante recebido é de “enorme valor”, já que ajuda as famílias sem condições a adquirir equipamentos e dar respostas às necessidades do seu familiar.

Alberto Afonso, que considerou a iniciativa social da Garantia Seguros de “muito bom”, aproveitou a oportunidade para apelar às demais empresas cabo-verdianas a terem este “olhar social” uma vez que “cada um de nós temos a nossa parte de responsabilidade social”.

Na sua declaração à imprensa, o administrador da Cenorf afirmou que todas as ilhas com crianças com problemas e já inscritas vão receber o aparelho ou cadeira de rodas visando a melhoria de condições de vida.

“Neste momento já temos cerca de 20 crianças com aparelhos que os ajudam na sua melhoria de vida e saúde, e acreditamos que vamos conseguir ajudar muitos mais”, acrescentou.

Lembrou ainda que uma criança que necessita de aparelho para a correção de uma perna tem de ter no mínimo dois aparelhos, enquanto que outros necessitam de cadeiras de rodas, o que segundo disse, tem os seus custos.

A cerimónia da entrega foi presidida pelo administrador executivo da Garantia Seguros, Luís Leite, que afirmou que a área de saúde e de deficiência é “muito importante” para a Garantia Seguros, daí o apoio social e a criação do prémio para associações comunitárias.

A Garantia entregou, em Dezembro de 2022, na Cidade da Praia, o prémio a cinco associações vencedoras da II edição do Prémio Garantia Comunidade.

O Prémio Garantia Comunidade enquadra-se no programa de responsabilidade social e na estratégia de sustentabilidade da companhia, visando promover o desenvolvimento do sector social, através do apoio a organizações da sociedade civil, organizações não governamentais e outras instituições sem fins lucrativos que actuam nas áreas elegíveis.

PC/AA

Inforpress/Fim

25/01/2021
01/07/2020

INSPIRAÇÃO DO MÊS

ZACARIAS MONTEIRO é um jovem natural da ilha de Santiago, residente em Achada Santo Antônio -Cidade da Praia, amputado em 2018 (amputação Tibial).
Após o acontecido, o jovem procurou os nossos serviços para tratamento ortoprotesico, recebeu o respectivo tratamento e a entrega do aparelho aconteceu no passado mês de Janeiro 2020.

Actualmente, conforme o que podem constatar nos vídeos a felicidade desse jovem é enorme por isso resolveu partilhar com o mundo a felicidade que lhe enche de esperança para continuar a lutar.

O que também constituí um motivo de muita alegria e motivação para continuar-nos a desempenhar o nosso papel reabilitar para inclusão, levantando a auto-estima das pessoas com mobilidade reduzida e bem como propor, a sociedade de modo geral mais empatia e soluções de inclusão e acessibilidade.

ATENÇÃO:
A Imagem divulgada foi mediante autorização do paciente e não deve ser usada por outrem sem a nossa autorização.

01/07/2020
01/07/2020
12/08/2019

⚠️ Atenção‼️

Amanhã, dia 13/08, iremos realizar uma apresentação informal do nosso novo Website nas instalações do CENORF!

A sessão de apresentação irá iniciar às 11h.

Apareçam, contamos convosco!

Nos dias 15 e 17 de julho tivemos a honra de receber um grupo de formadores em MTC no qual foram feitas intervenções prá...
11/08/2019

Nos dias 15 e 17 de julho tivemos a honra de receber um grupo de formadores em MTC no qual foram feitas intervenções práticas em casos clínicos, com a colaboração dos pacientes do CENORF. O objetivo foi pôr em prática a aprendizagem feita durante as aulas teóricas.

As intervenções realizadas foram: métodos terapêuticos de moxabustão e as diferentes técnicas de aplicação; terapia com ventosas (Ventosaterapia); massagem Tui Na e as suas diferentes técnicas.

A moxabustão é um método de tratamento externo, em que se usa material inflamável ou erva como a folha de moxa, que se acende, queima ou defuma nos pontos de acupuntura ou áreas afetadas, a fim de alcançar o objetivo de prevenir e tratar as doenças.

As suas funções são:
• Aquecer os meridianos e expelir o frio;
• Tonificar o Yang e aliviar o esgotamento;
• Eliminar a estagnação e dispersar os nódulos;
• Prevenir as doenças e cuidar preventivamente da saúde;

A Ventosaterapia é um método de tratamento que utiliza a ventosa como ferramenta. Também utiliza métodos de combustão e extrusão para remover o ar na ventosa, criando pressão negativa e fazendo com que a ventosa faça sucção em partes específicas da superfície do corpo. Esta sucção gera estimulação extensiva e forma uma congestão local, alcançando o propósito de prevenir e curar as doenças e fortalecer o corpo.

A suas funções são:
• Dissipar o frio e a humidade;
• Drenar os meridianos e colaterais;
• Remover a estagnação;
• Promover a circulação sanguínea;
• Aliviar o inchaço e a dor, remover toxinas e reduzir a febre;
• Ajustar o equilíbrio entre o Yin e o Yang, aliviando a fadiga e fortalecendo o corpo;

A massagem chinesa, através de técnicas manuais, regulariza a circulação de Qi e sangue em partes específicas do corpo de forma a promover o seu funcionamento normal.
A principal vantagem desta massagem é o facto de não ser uma técnica invasiva. Este aspeto, e dependendo do tipo de intervenção, permite aperfeiçoar a relação terapeuta-paciente, o que se revela em muitos casos fundamental para a resolução de patologias que tenham a sua origem na repetição de quadros disfuncionais do foro mental e/ou emocional.

No total foram atendidos, diagnosticados e tratados oito casos clínicos. Desses, seis referiram ter sensação de melhorias positivas enquanto os outros dois referiram não experienciar mudança de sintomas.

A experiência foi muito instrutiva e educativa, na qual se ganharam mais qualificações como profissionais de saúde.

Último caso, mas não o menos importante!A Neusa tem, neste momento, 33 anos. No dia 27 de novembro de 2008, apresentava ...
10/08/2019

Último caso, mas não o menos importante!

A Neusa tem, neste momento, 33 anos. No dia 27 de novembro de 2008, apresentava uma grave lesão medular devido a uma bala que a atingiu nas costas. Foi internada e diagnosticada com uma paraplegia no Hospital Agostinho Neto, onde fez tratamentos fisioterapêuticos durante 2 meses. No entanto, os médicos disseram-lhe que não iria voltar a conseguir andar ou sequer fazer algum tipo de movimento.

A partir desse momento, a Neusa recusava-se a aceitar a sua realidade, ficou muito desanimada, sem auto-estima e sem vontade de tentar adaptar-se ao seu novo dia-a-dia. Não conhecia ninguém que tivesse uma deficiência ou alguma associação de apoio e, para piorar a situação, o incidente impactou negativamente a sua vida social. Nada parecia ajudar a Neusa na sua recuperação.

Foi então que a médica do hospital recomendou o CENORF. Desde aí, a sua vida mudou completamente. Foi acompanhada durante 10 anos pela nossa fisioterapeuta, a Dalva, e, ao longo do tempo, foi fazendo vários progressos, recuperando a força e sensibilidade nos membros inferiores. Andou de cadeira de rodas durante 2 anos, depois de andarilho durante 5 anos e, desde 2015 até ao tempo atual, utiliza apenas muletas. A sua auto-estima foi reconstituída e, a partir daí, todo o seu quotidiano foi mais fácil.

Em 2010, a Neusa entrou na universidade e licenciou-se em Direito. Neste momento é vice-presidente e auxiliar administrativa da APIMUD, participa nos desfiles de moda da associação MODELIN, em competições da associação MONARODA e desde 2014 que é atleta paralímpica nas modalidades: atletismo de cadeira de rodas, lançamento e levantamento do peso.

Obrigado Neusa Garcia pelo seu testemunho e muita força na conquista dos seus sonhos! 🙂

Segundo dia, segundo caso. Hoje apresentamos a Eurídice Moreira. Tem 31 anos e há cerca de 6 anos tentou de tudo para nã...
09/08/2019

Segundo dia, segundo caso.

Hoje apresentamos a Eurídice Moreira. Tem 31 anos e há cerca de 6 anos tentou de tudo para não perder uma parte de si mas, no fim, passou pelo momento mais difícil da sua vida: a amputação de uma perna. Após vários tratamentos em Cabo Verde, os quais implicavam longos períodos de tempo de internamento e ainda a procura de outros diagnósticos no Senegal, a Eurídice convenceu-se que teria mesmo de amputar um dos seus membros inferiores. Foi então que o CENORF passou a fazer parte da sua vida.

Numa altura em que a Eurídice precisou de uma nova prótese, o nosso Centro produziu-a à sua medida, proporcionando-lhe uma vida independente e permitindo-lhe seguir o rumo de vida que sempre quis.

Obrigado Eurídice, estará sempre presente na nossa família! 🙂

Endereço

Achada S. Filipe
Praia
26C

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 13:00
14:00 - 16:00
Terça-feira 08:00 - 13:00
14:00 - 16:00
Quarta-feira 08:00 - 13:00
14:00 - 16:00
Quinta-feira 08:00 - 13:00
14:00 - 16:00
Sexta-feira 08:00 - 13:00
14:00 - 16:00

Telefone

2647699

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Cenorf - Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Cenorf - Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram

Categoria