Nutrir

A busca por uma alimentação saudável, tem sido, ultimamente, uma das grandes preocupações a nível global e em Cabo Verde não tem sido diferente é nesta perspectiva que surge o projeto NUTRIR, de carácter educativo neste ramo.

🎬🎬 A Presidente da nossa organização Help e apresentadora do programa Nutrir, esteve numa entrevista com a Fitness Magazine TCV😁😁😊

. vamos ter mais novidades brevemente.😊😊😊😍😍

Verónica Furtado

Nutrir

Teremos mais informação ainda esta semana sobre o novo programa Nutrir!!!🥬🥬😍😍😍😍🍲🍲🥘🥘

Fique ligado a nossa pagina 😊😊😊

Nutrir é um novo programa, sobre como ter uma alimentacão saudavel, cuidados alimentares, importancia e como atua cada alimento no seu organismo...(etc)🍎🍏🍲🍲🍛🍣🍱

Fica atento a nossa pagina Nutrir nas redes socias, em breve teremos mais informacão.

Nutrir

Fica ligado e siga a nossa pagina para mais informação ainda esta semana🥬🍲😍🥬

Nutrir é um novo programa, sobre como ter uma alimentacão saudavel, cuidados alimentares, importancia e como atua cada alimento no seu organismo...(etc)🍎🍏🍲🍲🍛🍣🍱

Fica atento a nossa pagina Nutrir nas redes socias, em breve teremos mais informacão.

Nutrir's cover photo

😍🍲🥗🥬Já ouviu aquela historia do ''Somos aquilo que comemos?'' Nada a mais, nada a menos.... tudo aquilo que comemos é a consequência do nosso bem estar, então escolha com prudência o que você vai comer hoje. 🍲🥬🥗😍

Verónica Furtado é a nossa apresentadora do programa Nutrir, fique ligado as nossas paginas para mais informação.🥬🥦🍞🥖🥗🥘🍲
.
.
Nutrir é um novo programa de carácter social sobre alimentação saudável, cuidados alimentares, importância e como actua cada alimento no seu organismo...(etc)🍎🍏🍲🍲🍛🍣🍱
😊😊😊😍

Nutrir

Nutrir é um novo programa, sobre como ter uma alimentacão saudavel, cuidados alimentares, importancia e como atua cada alimento no seu organismo...(etc)🍎🍏🍲🍲🍛🍣🍱

Fica atento a nossa pagina Nutrir nas redes socias, em breve teremos mais informacão.

O QUE COMER A CADA HORA ?

De maneira geral, recomenda-se a ingestão de três grandes grupos de alimentos:
- Carboidratos,
- Proteínas,
- Gorduras.

Café da manhã – Deve contar com algum carboidrato e ainda ser rico em fibras e proteínas, como leite, pão integral, queijo magro e frutas.

Almoço – É a hora de ingerir grande variedade de nutrientes – o que não significa grande quantidade de alimentos –, como carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas. Arroz, feijão, alguma carne magra, vegetais e fibras são sempre uma boa pedida.

Janta – Deve seguir o padrão do almoço, mas em porção menor. A quem não costuma se exercitar no período noturno recomenda-se maneirar no carboidrato. Quem prefere um lanche em vez de repetir o almoço pode fazê-lo, desde que de maneira saudável, incluindo alguma proteína magra e salada.

VOÇÊ SABIA QUE EM TERMOS DE TEOR PROTEICO, O FEIJÃO É O ALIMENTO QUE DESTOA DOS DEMAIS?

As proteínas ajudam a construir o corpo. Pele, músculos e cartilagens se compõem sobretudo de proteínas.
E o feijão é uma das mais ricas fontes de proteína que o corpo pode ter, além de contar com fibras e vitaminas.

IMPORTÂNCIA DA HORTA EM CASA

Atualmente ter plantações e hortas em casa é uma das melhores formas de se dedicar um tempo a si mesmo e aliviar o estresse, além de que uma horta bem cuidada pode ser um grande diferencial no charme da sua casa, nada como cozinhar e comer os frutos livres de agrotóxicos de forma totalmente natural que você mesmo plantou, colheu e cozinhou com a família.

Esta pode vir a ser uma ótima forma de mostrar a preciosidade da natureza e da vida, sendo uma excelente forma de ensinar a se ter responsabilidade. Além disso, e não menos importante, principalmente nos dias de hoje, estaremos incentivando-as e educando-as na boa alimentação, pois quando a criança cria sua própria comida ela também sente o desejo de comê-la, de maneira que acabam inserindo mais verduras e legumes no seu dia a dia.
Ter uma parte de sua horta reservada a plantas medicinais pode vir a ser uma ótima forma de se tratar a saúde quando algum ente querido ou você mesmo não estiver se sentindo muito bem.

Incentive seus filhos, enteados, sobrinhos e netos a interagir com sua horta. você está preservando o meio ambiente, E não esqueça “Os vegetais fornecem inúmeros nutrientes ao nosso organismo”.

Faça sua parte!

CAFÉ DA MANHÃ É A REFEIÇÃO MAIS IMPORTANTE DO DIA ?

Depois de cerca de oito horas em jejum durante o sono – e às vezes mais, considerando que não haja ingestão calórica imediatamente antes de se ir para a cama, o corpo precisa repor nutrientes. É assim que nosso organismo vai se preparar para as atividades rotineiras, e é justamente nas primeiras horas do dia que o metabolismo começa a entrar na sua fase mais ativa. Portanto, aliando o despertar após horas sem comer à preparação para gastar mais energia, é justo pensar que o café da manhã seja a mais fundamental das refeições.

“Muitas pessoas não sentem fome quando acordam e decidem não comer nada logo no início do dia. Mas o corpo está há horas sem novos nutrientes, e se não recebê-los, começa a entrar em um processo de degradação que não vai inicialmente queimar gordura, mas atingir os músculos, porque o cérebro vai querer tirar energia de onde puder. Então, é fundamental, até para se ter maior disposição durante o dia, tomar um bom café da manhã”.

Além de garantir mais disposição, a primeira refeição recomendada do dia, quando feita no horário certo, também significa que se vai comer menos no almoço, na janta e nos lanches.

O HORÁRIO DAS REFEIÇÕES É IMPORTANTE OU DEVEMOS COMER QUANTO TENHO FOME?

Não basta comer direito, os horários certos também influenciam no peso e na saúde,
Observar o horário em que fazemos as refeições ajuda a manter nosso corpo saudável.

O relógio pode ser um vilão para a dieta, tanto quando os alimentos errados.
Não basta ter pratos bem coloridos, com alimentos variados, à mesa todos os dias, Mais do que servir para controlar quanto tempo falta para o próximo compromisso, o relógio deveria ser utilizado como aliado para indicar quando é a hora da próxima refeição.

Há uma série de benefícios em manter uma rotina alimentar, procurando comer sempre aproximadamente nos mesmos horários: a sensação de saciedade é maior, o corpo reage melhor à ingestão das calorias e pode, assim, acelerar mais o organismo, inclusive contribuindo para a manutenção e até perda de peso.

QUE CUIDADOS SE DEVE TER COM OS AÇÚCARES ?

Quem não gosta de comer doces? Observamos no mercado vários tipos, sabores e formas, ficando difícil escolher qual é o nosso preferido. Mas, o excesso desses alimentos, não combina em nada com a nossa saúde.

O açúcar comum (sacarose) é um carboidrato encontrado tanto em alimentos in natura quanto nos industrializados. Nesse último grupo, que engloba os biscoitos, chocolates, refrigerantes e doces, os açúcares são encontrados em maior quantidade.

O consumo de açúcar está associado com a produção de serotonina, um importante neurotransmissor relacionado, entre outras funções, com a regulação do sono e humor. Entretanto, esse carboidrato também pode causar danos ao nosso organismo; portanto, o consumo deve ser feito com cautela.

Os problemas mais citado quando falamos em açúcares é a cárie (provocando dor e muitas vezes a perda do dente), A Obesidade (considerada por muitos uma epidemia mundial, é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas sérias, tais como problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes e cânceres).

QUE CUIDADOS SE DEVE TER COM AS GORDURAS QUE SE INCLUI NA ALIMENTAÇÃO?

A maioria das pessoas considera a gordura uma vilã para a saúde, mas na verdade, ela é uma fonte importante de energia, ajuda na produção de hormônios, no metabolismo de vitaminas e ossos e também no funcionamento de tecidos e do cérebro.

É necessário entender que nem toda gordura é igual e se dividem em três grandes grupos:

-A gordura saturada, presente em carnes gordas e manteiga, deve ser consumida moderadamente, visto que seu excesso aumenta o colesterol ruim (LDL), bem como as chances de doenças cardiovasculares.

-A gordura trans é majoritariamente artificial, presente em alimentos industrializados como bolachas, sorvete e salgadinhos, e deve ser evitada.

-A insaturada é necessária para o bom funcionamento do corpo. Proveniente de castanhas, sementes, alguns tipos de peixe, vegetais etc.

QUE CUIDADOS SE DEVE TER NAS ESCOHAS ALIMENTARES

Uma alimentação saudável deve fornecer ao organismo, em quantidades necessárias, carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, sais minerais e água.
Além dessa recomendação geral, é necessário ter cuidado com :

Dieta
• Consumir vegetais, frutas, verduras e legumes da estação (temporada), porque são geralmente mais frescos, além de mais baratos;
• escolher alimentos variados para garantir uma dieta equilibrada em nutrientes, vitaminas, água e sais minerais;
• dar preferência a produtos naturais, ou seja, não industrializados;
• quando não for possível evitar o consumo de alimentos industrializados, ingerir em pequena quantidade e não repeti-los por dias seguidos.

Higiene
A higiene é uma recomendação básica quando se trata dos cuidados com alimentos. A água destinada para beber e preparar os alimentos precisa ser filtrada, retirando, assim, possíveis resíduos e verificando se ela é procedente de estação de tratamento.

Conservação dos alimentos
É importante adquirir o hábito de verificar o estado de conservação dos alimentos. Caso algum alimento não se apresente em bom estado, não deve ser consumido.

QUAL O MELHOR HORARIO PARA COMER DOCE ?

Infelizmente, a hora ideal para devorar um chocolate não é quando bate aquela vontade incontrolável.
Existe sim um momento mais adequado para saciar esse desejo, “O melhor horário é depois do almoço, pois o açúcar se mistura com outros nutrientes ingeridos, como fibras da salada, proteínas e gorduras da carne, e evita picos de insulina no sangue”.
Quando ingerimos doces de barriga vazia, os níveis de açúcar no sangue aumentam rapidamente, o que provocaria esse pico. Essa oscilação não é saudável, e pode estar relacionada com diabetes, obesidade e outras doenças.
“Por isso, sempre recomendamos a ingestão de uma proteína junto com o carboidrato, para minimizar os efeitos sobre a insulina”.
Além disso, satisfeito pela refeição, a tendência é que a quantidade consumida seja menor e mais bem regulada. Perder o controle e devorar uma caixa de bombons, por exemplo, é mais incomum nesse momento.

DESCUBRA QUAL A FORMA CORRETA DE REALIZAR AS REFEIÇÕES

Muito se discute sobre o que comer, quanto comer, o que é permitido, o que é proibido, mas a alimentação vai muito além disso. Uma área que recebeu atenção nos últimos anos é o impacto das distrações na maneira como comemos, ou seja, o comportamento no momento da refeição, pois, o que se tem visto é que essas distrações podem levar ao aumento da ingestão de alimentos, tanto na refeição em questão, como nas próximas refeições do dia.

Distrações essas como assistir televisão no momento da refeição, trabalhar, usar computador, jogar videogame ou até mesmo utilizar o celular, além do local onde essa refeição é realizada e o tamanho do prato podem causar distrações, tornando as escolhas inconscientes no momento tanto da escolha dos alimentos, como da própria refeição, afetando tanto a quantidade como a qualidade dos alimentos.

O Ministério da Saúde recomenda que se coma com atenção, devagar, desfrutando de todos os prazeres e sensações que os alimentos trazem ,sentando-se à mesa e fazendo tudo isso sem se envolver em outra atividade. Além disso, refeições feitas em horários semelhantes todos os dias e consumidas com atenção e sem pressa, podem também favorecer a digestão dos alimentos e evitar o consumo maior do que o necessário.

POR QUE É IMPORTANTE INVESTIR EM SALADAS NAS REFEIÇÕES ?

Pensar em variedade nas refeições é deixar os pratos cada vez mais coloridos, de modo que os colaboradores tenham todas as vitaminas, as proteínas, os sais minerais e demais nutrientes necessários para o organismo. De geração em geração, sempre somos incentivados pelos nossos pais a comer salada nas refeições, ainda que façamos cara feia de primeiro momento.

Muita gente sabe que é preciso comer legumes, hortaliças e verduras, mas por que exatamente devemos dar essa importância a esses tipos de alimentos?
-Previne vários tipos de doenças
-Minimiza os efeitos do envelhecimento
-Diminui o estresse
-Fortalece a digestão
-Contribui para a hidratação do corpo
-Auxilia em dietas de emagrecimento
-Ajuda nas atividades cerebrais

IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DE FRUTAS

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e com a nova Roda dos Alimentos, devem consumir-se diariamente entre três a cinco porções de fruta, dependendo das necessidades de cada pessoa. É importante consumir diferentes tipos de fruta.

A fruta é uma peça fundamental numa alimentação saudável que deve ser consumida diariamente. Estes alimentos fornecem vitaminas, minerais, diferentes fibras alimentares, compostos protectores que ajudam a regular o organismo.
Ter uma alimentação saudável, onde as frutas estejam presentes, é de extrema importância para que o organismo seja capaz de defender-se de doenças e viroses.

Razões que nos levam a comer fruta:
• A fruta tem um sabor doce e agradável ao paladar de todos.
• A fruta é essencialmente constituída por água, de 90 a 95%.
• A fruta não tem mau colesterol.
• A fruta tem um efeito positivo no cérebro humano-estimula a memória.
• Comer fruta diariamente ajuda a manter um peso equilibrado e a prevenir doenças coronárias e cancro.
• A fruta age sobre o nosso humor. Faça a sua parte escolhendo as frutas de sua preferência e delicie-se.

Aproveite e aquelas que você ainda não saboreou. E lembre-se prefira as frutas da estação, pois estas possuem maiores quantidades de vitaminas e representam um menor custo. Bom apetite!

BENIFÍCIOS DO CHA PARA O FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO

Os chás são poderosas fontes de nutrientes para a saúde, isso grande parte das pessoas sabe, Sempre associados à paz, equilíbrio e relaxamento mental, o consumo regular dessas iguarias também é ótima alternativa para manter o organismo ativo e a pleno vapor.

Seja bebido quente ou frio, o consumo de chás traz vantagens incríveis para o corpo. Feitos à base de ingredientes naturais, como plantas, ervas e flores comestíveis, além de frutas e especiarias, essas bebidas são fontes de agentes antioxidantes poderosos, que protegem muito o organismo, prevenindo diversas doenças e enfermidades.

Exemplos de chás :
-Chá verde (acelera o metabolismo)
-Chá de erva-cidreira (é bom para o estresse)
-Chã de hortelã (reduz o inchaço)
-Chá de gengibre (facilita a digestão)
-Chá de camomila (combate a insônia)
-Chá de chali (combate a depressão e a ansiedade)
- Chá de abacate (prevenir o envelhecimento)

O QUE COMER PARA MANTER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ?

Existem três grandes grupos de alimentos, que são: construtores, reguladores e energéticos. Devemos ingerir pelo menos uma porção de cada durante o dia.

Construtores: Este é o grupo das proteínas (leite, ovos, queijo, carne, peixe, frango, soja, lentilha, ervilha, feijão)

Reguladores: Grupo das vitaminas, fibras e minerais (legumes, frutas, verduras)

Energéticos: São os carboidratos e lipídeos (Pão, macarrão, milho, arroz, batata, açúcares, farinhas, mel, bolos)

QUAIS OS BENEFICIOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ?

Ainda não se convenceu de mudar os hábitos alimentares? Nós lhe mostraremos detalhadamente os principais motivos para você investir nessa prática.

• Mantém o bom funcionamento do organismo
• Previne doenças
• Melhora a qualidade de vida
• Fornece mais energia ao corpo
• Aumenta a expectativa de vida
• Melhora a qualidade do sono
• Auxilia no controle do peso

QUAL O MOMENTO CERTO DE COMER ?

Não dá para marcar hora pra comer, não é mesmo? A fome aperta várias vezes ao dia, portanto, é importante ficar atento às três principais refeições do dia: desjejum, almoço e jantar. Estas são as chamadas grandes refeições e, como o nome já revela importância, devem ser feitas de maneira adequada.
Nos intervalos das grandes refeições, opte por lanches saudáveis. Nada de abusar de biscoitos industrializados, que geralmente são mais “rápidos e práticos”. É uma boa hora para apostar nas frutas, iogurtes, oleaginosas, lanchinhos leves como sanduíches naturais, assados, gelatina, etc.

POR QUE VOCÊ PRECISA TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ?

Quando se fala em alimentação saudável, parece ser algo muito simples, basta evitar gorduras e açúcares, e comer saladas.
Bom, esse passo é importante, mas não é só isso.
Primeiramente, vamos deixar claro que alimentar-se de forma saudável proporciona um equilíbrio em nosso corpo e quando ele está em equilíbrio, menor o risco de sofrer infecções e inflamações, mantendo o alto nível de defesa e proteção.
Quando investimos em alimentos, não precisamos investir tanto em remédios, portanto, o principal fato é este: a manutenção da saúde. “saúde é o completo bem-estar físico, mental e emocional, então, a partir do momento que o corpo entra em equilíbrio através de uma alimentação saudável e de outros cuidados, tais como exercícios físicos, boas horas de sono, ingestão adequada de água, passamos a ter uma vida muito mais saudável”.

Quer que o seu negócio seja a primeira Clínicas em Praia?

Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Vídeos (mostrar todos)

Nutrir
Nutrir

Localização

Categoria

Telefone

Endereço


Praia
Outra Nutricionistas em Praia (mostrar todos)
Nívia Vieira Nutricionista Nívia Vieira Nutricionista
Praia Clínica - Chã De Areia
Praia

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica Mestre em Gestão da Qualidade e Marketing Agro-Alimentar Formadora