08/01/2025
⚠️ Aviso:
Comunicado do Ministério da Saúde
𝐈𝐧𝐟𝐞çõ𝐞𝐬 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐢𝐫𝐚𝐭ó𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐞 𝐦𝐞𝐭𝐚𝐩𝐧𝐞𝐮𝐦𝐨𝐯í𝐫𝐮𝐬 𝐡𝐮𝐦𝐚𝐧𝐨 (𝐇𝐌𝐏𝐕) 𝐧𝐚 𝐂𝐡𝐢𝐧𝐚
• Na sequência das notícias que estão a ser veiculadas nos órgãos de comunicação social internacionais sobre o metapneumovírus humano (HMPV) na China, as autoridades sanitárias cabo-verdianas estão a recolher as informações existentes e a acompanhar e monitorizar a sua evolução.
• O Ministério da Saúde realizou uma reunião na tarde desta segunda-feira, com a Representação do Escritório Local da Organização Mundial da Saúde (OMS), para melhor conhecimento e análise da situação.
• O que se sabe é que não é um vírus novo e causa infeções, na maioria dos casos, leves. O vírus da HMPV (metapneumovírus humano) pertence a uma família bem caracterizada por causar infeções respiratórias ou gripes. Foi descoberto em 2001 na Holanda e, desde então, tem sido registado casos em países dos vários continentes.
• A Organização Mundial da Saúde está a monitorizar a situação. Nós vamos continuar a seguir com atenção, para ver quais serão as orientações que serão emanadas.
• Até o momento, pelas informações disponíveis, não existe motivo de preocupação pois, nesta época do ano, ou seja, no inverno, as infeções respiratórias têm tendência a aumentar.
As autoridades sanitárias nacionais irão continuar a acompanhar a evolução desta situação.
Mensagens-chave
1. O Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças publica relatórios semanais sobre a monitorização de doenças semelhantes à gripe. Relatou que, se trará de uma situação esperado para esta época do ano (inverno do hemisfério norte), onde há um aumento mês a mês de infeções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, Virus Sincicial Respiratório e metapneumovírus humano (hMPV).
O que as Autoridades nacionais podem fazer?
As autoridades nacionais vão continuar atentas e a seguir a evolução desta situação e aguardar pelas orientações da Organização Mundial da Saúde.
Leia mais em: https://minsaude.gov.cv/noticias/comunicado-do-ministerio-da-saude-sobre-infecoes-respiratorias-e-metapneumovirus-humano-hmpv-na-china/