Sahal Saude & Qualidade

Sahal Saude & Qualidade

Pagina Oficial de SAHAL SAUDE & QUALIDADE LDA Somos uma empresa Cabo-verdiana com técnicos qualificados e com vasta experiência a nível nacional e internacional, dispostos a lhe prestar um serviço de qualidade.

Prestamos serviços nas áreas de Saúde Animal, Educação Sanitária e Controlo de Qualidade e Higiene Alimentar. Áreas de Actuação Animais de Companhia: Consultas, Tratamentos, Prevenção de Doenças (Vacinas), Castrações, Desparasitações, Tosquias. Área alimentar: Auditorias, Inspecção de alimentos, Inspecção de estabelecimentos (Restaurantes, Hotéis, Fábricas, Pontos de venda, Aconselhamento Técnico, Projectos, Formação de Pessoal, Implementação de Sistemas e controlo de Qualidade (HACCP), Curso para consumidores, donas de casas, empregadas domesticas. Pecuária: Projectos e Estudos de Viabilidade, Aconselhamento e Apoio Técnico, Formação dos criadores de Animais, Consultas e tratamentos de animais, Prevenção de doenças.

[07/01/20]   O novo normal.

O Mundo, registou um surto epidémico do novo vírus SARS-CoV-2, que teve início no final de dezembro de 2019, em Wuhan, na China.
A expansão do novo coronavírus gerou mudanças e indagações a que alguns se proporam a refletir durante a quarentena no estado de emergência enquanto os nossos profissionais da saúde, servidores públicos e de serviços essenciais travavam uma batalha pela vida dos que eram acometidos mais severamente pela doença COVID-19.
“Avançamos, destemidos, pensando que continuaríamos sempre saudáveis num mundo doente. Deixamo-nos absorver pelas coisas e transtornar pela pressa.”.
Hoje ao redor do globo mais de 10 100 000 (10 milhões) casos e 500 000 óbitos segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Devido a infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), e a doença COVID- 19, medidas de Saúde Pública de acordo com as fase de resposta à propagação do vírus foram adotadas e implementadas pelas instituições e cidadãos segunda as orientações do Organização Mundial da Saúde e dos Ministerios da Saúde dos Governos de cada país.
Em Cabo Verde foi confirmado o primeiro caso de covid-19 a 19 de março e perante tal cenário, foi declarado estado de calamidade pelo Governo a 26 de março e, seguidamente, pelo Presidente da República, declarado estado de emergência no dia a 29 de março.
Hoje o país contabiliza mais de 1200 casos e 15 óbitos.
Esta pandemia, colocou em risco a saúde das pessoas e conduziu a economia global para níveis de risco e de incertezas muito elevados, exigiu e exige ações céleres e concertadas de medidas preventivas depende essencialmente da colaboração dos cidadãos e das instituições, principalmente em matéria de segurança sanitária e saúde pública.
Nas pequenas economias insulares, como é o caso de Cabo Verde, os choques externos afetaram a dinâmica da atividade económica nacional. Neste momento foi retirada a muitos o contato com os familiares e amigos e a outros o próprio sustento do dia a dia.
Neste contexto, a SAHAL, Saúde & Qualidade Lda, comemora o seu Décimo Segundo Aniversário ciente desta nova realidade, reafirmando o seu compromisso com a Saúde Animal, Higiene Alimentar e Segurança Sanitária.
Perante esta incerteza um desafio se nos põe!
Disponibilizamos os nossos serviços agora também com a valência de Segurança Sanitária (prevenção Covid-19) colaborando para a nova normalidade da ilha do Sal e do País.
Bem hajam.
Juntos na Prevenção!

Sahal Saude & Qualidade's cover photo

Sahal Saude & Qualidade's cover photo

Sahal Saude & Qualidade's cover photo

Face ao combate contra a pandemia do novo coronavírus relembrando as medidas recomendadas de segurança:
1.Higienizar (lavar e desinfetar) as mãos sempre, após o contato com secreções nasais e saliva, quando chegar em casa da rua e sempre que se lembrar.
2.Limpar com frequência equipamentos de contato (telemóvel, teclado, secretária, carro).
3. Higienizar as mãos após o contato com superfícies em locais públicos, maçanetas, portas, botões, transportes públicos.
4.Distanciamento social que é evitar de ir em locais públicos sem necessidade, evitar aglomerações de pessoas em espaços muito fechados.
5.Evitar cumprimentos com contato físico (abraços, beijos, apertos de mão).
6.Quando espirrar ou tossir tape a boca e o nariz com cotovelo ou lenço de papel que deverá ser jogado no lixo imediatamente.

LEMBREM-SE que MÁSCARAS devem ser utilizadas por quem apresenta os sintomas (febre, tosse seca e falta de ar) e pelos Médicos que estão na linha da frente.

A convite do IGQPI - Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual, a SAHAL, Saúde & Qualidade, representada pela Dra. Maria de Fátima Santos participou na formação de Auditores e Consultores nas Normas ISO/IEC 17065 e ISO/IEC 17067, realizado de 19 a 22 de Novembro de 2019 na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (ETHCV) na cidade da Praia, Santiago no âmbito da parceria do IGQPI e da Direção Gera da Agricultura, Silvicultura e Pecúaria.

Constituída pela Presidente do IGQPI Eng.ªAna Paula Spencer, o formador, EngºAlexandre Garrido e participantes, esta formação teve como finalidade capacitar potenciais auditores e consultores, por forma a adquirirem as competências necessárias para prestar serviços de auditoria e consultoria no domínio da certificação de produtos e serviços.

FIC 2019, Cidade do Mindelo, São Vicente
Dentro do programa de atividades da Feira Internacional de Cabo Verde, cujo tema, CABO VERDE, uma economia de circulação do Atlântico médio, entre os dias13 a 16 de novembro, realizou-se o seminário ''Internacionalização da Economia Caboverdiana'' onde foi apresentado o Novo Código Comercial e das Sociedades Comerciais e a nova Entidade Certificadora Nacional, que vai apostar na qualificação de Auditores Nacionais.
Foi assinado o Memorando para a constituição da EcCV - Entidade Certificadora CAboverdiana pelo Presidente da EiC (Empresan Internacional Certificadora) Manuel Vidigal e os Secretários Gerais das Câmaras de Comércio de Cabo Verde
A certificação é uma mais valia para os produtos/serviços nacionais no quadro da internacionalização.

[10/12/19]   A Ordem dos Veterinários de Cabo Verde está a celebrar no Mindelo a sua Assembleia Geral.
Desejamos Bom trabalho!

Comemora-se a 4 de Outubro o dia do Médico Veterinário no dia de São Francisco de Assis, O Santo Protetor dos Animais e Patrono dos Veterinários.
A preservação da saúde dos animais, a conscientização da população da ilha do Sal quanto aos cuidados com os seus bichinhos de estimação, tem sido há mais de uma década, a demanda da Clínica Veterinária SAHAL.
A nossa equipa, amigos e família felicitam todos os Médicos Veterinários, em especial a Dra. Fátima Santos, pela nobre missão de cuidar da vida e da saúde dos animais.

A Clínica Veterinária SAHAL na pessoa da Médica veterinária Fátima Santos recebeu no dia 30 de Setembro a visita da Médica veterinária Marta Videira, Diretora da Casa dos Animais, serviço da Câmara Municipal de Lisboa e Maria Zuzsanna Fortes, Membro Fundador da MCCR Comunidade Responsável, acompanhadas do Vereador Victor Cardoso e Eng. Carlos. Este encontro realizou-se no âmbito do Fórum para a Gestão Ética da População Canina e Felina, para troca de experiências e conversa aberta sobre a atual situação da população canina e felina e o envolvimento da Sociedade Civl e da Autarquia da ilha do Sal.

Intoxicação por XEREU?

Em Cabo Verde tem havido alguns casos de intoxicação devido a ingestão do peixe XEREU, pescado nos mares das ilhas. Os sintomas fazem pensar em intoxicação por CIGUATERA.
O envenenamento por CIGUATERA é causado por distintas toxinas, da qual a ciguatoxina é a mais conhecida. Estas toxinas são formadas pelos dinoflagelados do género Gambierdiscus, que são organismos da família das algas que proliferam em torno dos corais de recifes. Estes dinoflagelados são consumidos por peixes de largo porte (ex.: charuteiro, barracuda, moreia, pargo) que concentram a toxina nos seus órgãos e músculos mas não são afetados por esta.

Atualmente defende-se que o AQUECIMENTO GLOBAL com o aumento da temperatura da água do mar pode aumentar a frequência da intoxicação por ciguatera, uma vez que os organismos produtores da toxina reproduzem-se melhor em águas quentes e podem potencialmente migrar para áreas não habituais, fazendo com que zonas outrora não atingidas, possam agora vir a apresentar surtos mais frequentes.

O diagnóstico da intoxicação é essencialmente clinico e habitualmente assenta nos seguintes critérios: 1) história de ingestão de peixe pescado junto a corais que habitualmente estão associados à ciguatera (charuteiro, barracuda, moreia, pargo, peixe-cão, peixe porco); 2) manifestações gastrointestinais e neurológicas consistentes com intoxicação por ciguatera; 3) exclusão de outra causa potencial; e 4) confirmação da toxina no peixe consumido, se possível.

A melhor prevenção da infeção por ciguatera é a evicção do consumo de peixes de alto risco tais como charuteiro, barracuda, moreia, pargo, peixe-cão, peixe porco. Infelizmente não existe nenhum teste rotineiro de diagnóstico de infeção no peixe pescado. Quando nos trópicos, parece ser menos arriscado consumir peixes de menores dimensões e evitar o consumo de órgãos dos peixes, tais como o fígado e ovas..., local onde se concentram as toxinas.

Estudos têm sido feitos para entender este fenómeno.

IMAGEM: Peixe Xereu congelado.

Vinho do Fogo Maria Chaves

Oferecer, cada vez mais, ao mercado um produto de alta qualidade e reforçar a confiança com o consumidor, são dois dos objetivos que a Maria Chaves e a Água do Fogo estabeleceram como prioritários.
É desta forma que a Diretora Geral da ASDE, assinou hoje com a Empresa SAHAL (Saúde Animal e Higiene Alimentar), um contrato de prestação de serviços a nível de controlo de qualidade e higiene alimentar.
A SAHAL é uma empresa cabo-verdiana, com técnicos qualificados e com vasta experiência a nível nacional e internacional, nas áreas de Controlo de Qualidade e Higiene Alimentar (HACCP), saúde pública/ educação sanitária e saúde animal.
Numa primeira fase será implementado na Adega de Monte Barro e na Unidade de Produção da Água do Fogo, o sistema de Boas Práticas de Higiene e Fabrico, isto no escopo do HACCP (Análise de Riscos e de Pontos Críticos).
Após a implementação do HACCP, a Vinha de Maria Chaves e a Água do Fogo vão avançar para uma certificação na ISO 22.000, de modo a prestigiar cada vez o mercado nacional e ter uma ferramenta imprescindível no processo de internacionalização do Vinho Maria Chaves.

Clínica Veterinária do Sal

A Dra.Fátima e Equipa da Clínica Veterinária SAHAL, agradece a todos por estarem juntos nesta caminhada de 2018!!!
Votos de um Próspero Ano Novo!!
Que o Ano 2019 seja cheio de sucessos e saúde, são os nossos desejos!!!
Que a consciencialização dos Direitos dos Animais ganhe cada vez mais força e que possamos construir um novo ano cheio de empatia e apreciação pelos nossos queridos amigos de quatro patas!!!

Câmara Municipal do Sal

CAMPANHA DE CASTRAÇÃO & REGISTRO ELETRÓNICO
> ALTO SANTA CRUZ - 13 a 15 DE NOVEMBRO
> ÁFRICA 70 - 16 e 17 DE NOVEMBRO
> VILA DA PALMEIRA - 18,19 e 20 DE NOVEMBRO

Participem!

Câmara Municipal do Sal

CAMPANHA DE ADOÇÃO | https://youtu.be/plIMi9-jMoo
> O Canil Municipal dispõe de alguns filhotes para Adoção
Fotos: Reais (Esses são fotos (amostra) dos filhotes para adoção)

cplp.org

Bolsa de Valores de Cabo Verde organiza «Encontro das Bolsas CPLP»

https://www.cplp.org/id-4447.aspx?Action=1&NewsId=5885&M=NewsV2&PID=10872

Convidada pela Câmara de Comércio de Barlavento, a empresa SAHAL - Saúde & Qualidade, Lda., participou no dia 16 de julho de 2018 do 1º Encontro das Bolsas de Valores da CPLP no âmbito da XII Conferência de Chefes de Governo da CPLP.

cplp.org Portal oficial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Fique a conhecer as nossas actividades, eventos e notícias.

Convidada pela Câmara de Comércio de Barlavento, a empresa SAHAL - Saúde & Qualidade, Lda., participou no dia 16 de julho de 2018 do 1º Encontro das Bolsas de Valores da CPLP no âmbito da XII Conferência de Chefes de Governo da CPLP.
Presidido pelo Dr. Manuel Lima, Presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde acompanhado dos seus pares, com a participação de representantes de instituições financeiras e empresários, o encontro culminou com a assinatura do Protocolo de acordo de Cooperação entre as Bolsas de Valores de Angola, Cabo verde e Moçambique.
Apresentado pelo Dr. Salim Valá, um dos principais desafios dos países da CPLP a nível financeiro, atualmente, é o encorajamento das pequenas e médias empresas a usufruir dos financiamentos da Bolsa de Valores, superando a ignorância e o medo do risco.
Assim como os empresários se queixam da falta de financiamento da Bolsa de Valores, estas, queixam-se da falta de empresas nas suas fileiras, como frisado pelo Presidente da Bolsa de Valores de Angola, o Dr.Patrício Vilar. uma alternativa é que haja um esforço por parte das pequenas e médias empresas, a fim de se associarem em sociedades comerciais para que, elevando o seu volume, aumentem os valores e as riquezas geradas para atraírem potenciais investidores.
Temos um caminho longo a ser percorrido, sendo necessário ultrapassar as barreiras culturais e a falta de informação, engajar os jovens, promover a equidade do género ao fomentar a maior participação das Mulheres empresárias, vencer a inércia de algumas burocracias e políticas porque a melhoria da qualidade de vida das pessoas é prioridade máxima e não é possível só por via do Estado. Depende também daqueles que investem (o poder privado) mais do que dos órgãos públicos porque a geração de riquezas é devido às empresas. Um dos objetivos, pois, é potenciar as empresas através da capacitação para que sejam os principais motores de geração de empregos, bens e serviços de qualidade dos Países da CPLP.
O encontro culminou com a assinatura do Protocolo que foi agraciado pela presença do Primeiro Ministro de Cabo Verde, o Dr. Ulisses Correia e Silva.

rtp.pt

Pérolas do Oceano de 02 Jun 2016 - RTP Play - RTP

rtp.pt Esta série pretende dar a conhecer o melhor da África contemporânea de forma a potenciar investimentos, fomentar negócios e aproximar pessoas e cultur

Sahal Saude & Qualidade's cover photo

Formação

Formação: Bom uso da água- sessão 2

Formação: Bom uso da água- sessão 2

Formação sobre Uso correto da Água no Bairro Norte S. Paulo - S. Maria, Sal. Projecto 1 casa 1 torneira.

flixxy.com

Thousands of Ducks at a Zebra Crossing in China

http://www.flixxy.com/thousands-of-ducks-at-a-zebra-crossing-in-china.htm?utm_source=nl

flixxy.com 20,000 ducks crossing the road – and they are impeccably well behaved. Amazingly, not a single bird stepped out of line.

noticiasaominuto.com

O chocolate está ameaçado. Eis as verdadeiras razões

noticiasaominuto.com  

zap.aeiou.pt

Zalerion é o fungo que vai acabar com o plástico no fundo do mar - ZAP

zap.aeiou.pt São cientistas e são portugueses. Foram eles que detetaram um fungo que vive nos oceanos e destrói plástico. A descoberta pode ser promissora no combate à poluição, avança a Universidade d

zap.aeiou.pt

Análise de ADN antigo mostra que os gatos se domesticaram a si próprios - ZAP

zap.aeiou.pt Um novo estudo direcionado a compreender os genes dos gatos sugere que, mesmo depois de os felinos participarem na nossa vida, o seu comportamento manteve-se praticamente inalterado durante milhar

zap.aeiou.pt

Cientistas estão intrigados com nova espécie de peixe com pernas - ZAP

zap.aeiou.pt https://www.youtube.com/watch?v=gxtjCvRmqmU Um mergulhador francês deu de caras com um peixe bizarro que parece ter duas pernas para caminhar pelo oceano. Os cientistas não conseguem perceber se

zap.aeiou.pt

Lógica económica transformou os gatos em animais solitários - ZAP

zap.aeiou.pt Quão difícil pode ser domesticar um gato? Pergunte a Daniel Mills, professor de Veterinária comportamental na Universidade de Lincoln, no Reino Unido. Num estudo recente, Daniel Mills e a su

Canela, a verdadeira aliada da boa saúde
Esta especiaria é um dos alimentos que mais benefícios traz à saúde. A ciência acaba de apontar mais um.

Não há alimento que mais beneficie o metabolismo e, por consequência, a saúde do que a canela. Esta especiaria amada por uns e odiada por outros é um dos principais promotores do bem-estar e um novo estudo vem provar isso mesmo.

Divulgado no passado sábado na conferência anual da Sociedade Americana para Bioquímica e Biologia Molecular, o estudo revela que o ‘poder metabólico’ da canela é tal que o seu consumo é capaz de fazer baixar os níveis de açúcar no sangue, uma condição que promove as doenças cardiovasculares e outras patologias associadas com o estilo de vida.
A investigação levada a cabo pela Ohio Northern University, e citada pela Time, focou-se na proteína que ativa a regulação da insulina, a Sirtuin-1, indo, por isso, ao encontro de uma outra investigação da mesma universidade e que tinha apontado, há dois anos, que a canela ajuda a combater a diabetes tipo 2.
Através de simulações em computadores, os investigadores conseguiram notar que os fenóis (compostos da canela) conseguiam ativar a Sirtuin-1, ou seja, conseguiam ativar a regulação dos níveis de açúcar no sangue.
“Se a proteína interagir com esta enzima da mesma forma que o modelo sugere, pode ser possivelmente ligada ao anti-envelhecimento, ao controlo antioxidante e muitos importantes benefícios para a saúde”, diz a a mentora do estudo, a investigadora Amy Stockert, que destaca que basta apenas um grama de canela por dia para a saúde ficar a ganhar.

A mesa com criatividade

gaiaciencia.blogs.sapo.pt

Quem foi a Gata Tama e porque a Google lhe dedica um doodle

gaiaciencia.blogs.sapo.pt O doodle deste sábado, dia 29 de abril, assinala o 18º aniversário do nascimento da gata Tama, que era a chefe da estação Kishi em Kinokawa, no Japão. Sim, isso mesmo, uma gata era a chefe de estação e diretora de operações de uma estação ferroviária! Feli...

Quer que o seu negócio seja a primeira Clínicas em Santa Maria?

Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Vídeos (mostrar todos)

A mesa com criatividade
Boa Alimentação
Alimentação saudável
Foto com a mãe
A SALSA na nossa cozinha
Abacate
Nutrição

Localização

Categoria

Telefone

Endereço


Rua Da Morna
Santa Maria
ILHA DO SAL

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 14:00 - 18:00
Segunda-feira 09:00 - 12:00
Terça-feira 14:00 - 18:00
Terça-feira 09:00 - 12:00
Quarta-feira 14:00 - 18:00
Quarta-feira 09:00 - 12:00
Quinta-feira 14:00 - 18:00
Quinta-feira 09:00 - 12:00
Sexta-feira 14:00 - 18:00
Sexta-feira 09:00 - 12:00
Sábado 09:00 - 13:00
Outra Médico/a em Santa Maria (mostrar todos)
Silvino Bakery Silvino Bakery
Ilha Do Sal Cabo Verde
Santa Maria, 165

Medlab Medlab
Santa Maria
Santa Maria