Saúde Com Paulo

Saúde Com Paulo VIVA A VIDA AO MÁXIMO !! 3 Dicas para uma Alimentação Saudável !! Beber um copo de água pela manhã "desperta" sistema digestório e também estimula o intestino.

Seguir algumas dicas para melhorar a alimentação ajuda a emagrecer e também a elevar a qualidade de vida agora e para o futuro, afinal a alimentação está ligada a saúde e muitas vezes é a causa de doenças como gastrite, diarréia, obesidade e até problemas de desenvolvimento físico como o raquitismo e cognitivo, uma vez que crianças com fome ou desnutridas têm menos capacidade de aprendizagem.
1 -

Comece o Dia Bebendo Água
Comece o dia bebendo água. Este é um hábito muito bom especialmente pra quem sofre de prisão de ventre, e esse hábito muito simples pode ajudar a amenizar muito o problema fazendo o intestino reagir ao estímulo logo pela manhã.
2 - Não Compre Alimentos Prontos para Comer
Não compre alimentos prontos para comer, economize trabalho na cozinha preparando refeições simples apenas cozinhando os alimentos, ou comendo-os crus no caso das frutas e de muitos vegetais. Evitar comprar pratos congelados, pré confeccionados, ou mesmo prepará-los com muito tempero e molhos, além de economizar trabalho e dinheiro também é muito mais saudável.
3 - Coma com Prazer
Coma com prazer os alimentos que gosta mais, se esses alimentos não combinam com um corpo perfeito, diminua as quantidades deles incluindo outros alimentos que também gosta, mas que são mais saudáveis para se sentir saciada, completar a refeição e ainda se sentir feliz. Ex.: se gosta de comer chocolate, nunca coma o chocolate quando estiver com fome ou em jejum, faça uma refeição balanceada como se comprometeu e depois coma uma quantidade pequena de chocolate para "matar" a vontade. Fazer uma alimentação balanceada é muito importante para a forma física e para a saúde, mas como o bem-estar mental também conta, e é por isso que escolher um regime alimentar adaptado ao estilo de vida e preferências e também adequado aos horários é a chave para manter uma alimentação saudável sempre.

26/10/2024

Possíveis usos do vinagre de maçã

O vinagre de maçã possui diferentes possibilidades de uso; o ideal é que o o produto seja orgânico.

Salada: adicione toque especial às saladas verdes ou de frutas. Experimente combiná-lo com azeite de oliva, mel e ervas frescas;

Molhos e marinadas: o vinagre de maçã é ideal para dar um toque agridoce a molhos para carnes, aves e peixes. Experimente usá-lo em marinadas para amaciar as carnes e realçar o sabor;

Conservas: utilize-o para conservar legumes, frutas e verduras. Sua acidez ajuda a prevenir o crescimento de bactérias e prolonga a vida útil dos alimentos;

Legumes: refogue legumes com vinagre de maçã para obter sabor agridoce e toque crocante. Experimente com brócolis, couve-flor ou cenoura;

Carnes: use o vinagre de maçã para deglaçar (técnica culinária) a panela após grelhar carnes. O resultado é um molho saboroso e cheio de cor;

Batatas fritas: adicione um pouco de vinagre de maçã à água na qual você vai fritar as batatas. Isso ajuda a deixá-las mais crocantes e douradas;

Smoothies: para dar toque de sabor e mais nutrientes, adicione uma colher de chá de vinagre de maçã ao smoothie matinal.

— Há ainda outras possibilidades, como usar vinagre de maçã em molhos para salada, maionese caseira, vinagrete e até mesmo em bolos e pães para sabor ácido e interessante. Uma dica extra é provar diferentes tipos de vinagre de maçã, como o orgânico e o não filtrado, para encontrar o sabor que você mais gosta. Além disso, teste combinar o vinagre de maçã com diferentes ervas e especiarias para criar combinações de sabor únicas — ensina a médica nutróloga e endocrinologista integrativa Valéria Goulart.

17/05/2024

Boa massa muscular ajuda a evitar diferentes problemas de saúde
Entre os exemplos de doenças que a massa muscular pode contribuir para evitar, estão:

Diabetes tipo 2

A doença faz com que a insulina, uma substância produzida pelo pâncreas que ajuda a regular o açúcar no sangue, não seja usada adequadamente pelo corpo, o que resulta em níveis elevados de açúcar no sangue.

Um corpo com mais músculos precisa de mais energia para mantê-los funcionando - e, por isso, usa mais açúcar para transformar em energia.

Assim, a massa muscular ajuda a regular o açúcar no sangue de forma mais eficiente, ajudando tanto a prevenir o diabetes tipo 2 quanto a regular o quadro de quem tem a doença.

Doenças cardíacas

Exercícios de força fazem com que o coração precise trabalhar mais para bombear sangue para os músculos.

O esforço extra ajuda a fortalecer o órgão, o que reduz o risco de doenças cardíacas.

Osteoporose

Durante exercícios como levantar pesos, os músculos se contraem e exercem força nos ossos através dos tendões.

Esse movimento estimula a remodelação óssea, o que torna os ossos mais densos e ajuda a prevenir a osteoporose, uma condição em que os ossos se tornam frágeis e propensos a fraturas.

homem segurando barra com pesos
CRÉDITO,GETTY IMAGES
Como ganhar massa muscular
Na avaliação de Lyon, o sistema musculoesquelético é o órgão mais subestimado do corpo, especialmente quando se trata de idosos.

"E quando você é idoso, se comer e treinar como fazia quando era mais jovem, pode não ser capaz de manter a saúde do músculo. É preciso fazer um esforço focado nisso, planejar uma rotina que funcione para você."

Lyon defende que o treinamento para ganhar músculos não precisa ser complicado para ser ef**az.

"Não há exercícios específicos ou movimentos específicos que sejam cruciais. A ideia é estimular continuamente o tecido muscular - e há muitas formas de fazer isso."

Uma quantidade robusta de estudos científicos sugere que, para a hipertrofia (ganho de músculos), um método muito efetivo é ir “até a falha” - ou seja, até seu esforço máximo, com exercícios convencionais de musculação.

Isso não signif**a, necessariamente, que a pessoa precise levantar cargas muito pesadas ou fazer um número altíssimo de repetições - mas sim que está se esforçando dentro da sua atual condição física.

E para quem está dando o primeiro passo para sair do sedentarismo, a inclusão de exercícios na rotina pode ser feita de forma gradual.

"Carregar uma mochila ou objetos mais pesados que tenham em casa, pensar em atividades que envolvam levantar algo acima da cabeça... Isso ajuda a entender a importância de manter o equilíbrio e a força muscular, e principalmente, a importância da força nas pernas. Você não precisa fazer agachamentos com peso máximo, mas precisa conseguir se levantar do chão", exemplif**a Lyon.

O acompanhamento de um profissional de educação física é recomendado para conseguir alinhar um plano que seja efetivo para o objetivo - e é ainda mais importante no caso de idosos e pessoas sedentárias, a fim de evitar lesões e quedas durante o exercício.

Outra medida essencial para o ganho de massa muscular é uma dieta equilibrada com enfoque especial nas proteínas.

De acordo com Sociedade Internacional de Nutrição e Esporte, para o crescimento muscular e manutenção da massa magra, juntamente com exercícios físicos, é necessária uma ingestão entre 1,4 e 2,0 gramas de proteína por kg diariamente.

Uma pessoa de 70 kg, então, precisaria de um consumo entre 98 e 140 gramas de proteína por dia.

Quanto mais cedo, melhor - mas nunca é tarde demais
Lyon defende que nunca é cedo demais para começar a treinar.

"O que quero dizer com isso é que a atividade física deve ser um modo de vida. Sou mãe de dois filhos pequenos, e já fazemos exercícios em família - claro, no caso deles, de forma adequada para crianças. Se você treina desde cedo, isso prepara o músculo para ser mais saudável no futuro."

Mas mesmo para alguém que treina desde jovem e constantemente, a médica admite que perder massa muscular continua sendo bastante fácil.

"Em uma semana de inatividade, já vemos perdas relevantes. Isso f**a muito claro quando analisamos pessoas que f**aram internadas na UTI, por exemplo."

Por outro lado, mais otimista, Lyon explica que os músculos têm uma espécie de memória.

"É muito mais fácil recuperar a forma do que f**ar em forma partindo do zero. Se você começar jovem, melhor ainda."

Mas ela explica que isso não deve assustar quem vai começar a se exercitar já mais velho: é possível conseguir bons resultados em qualquer idade, e uma dieta equilibrada e um treino focado para suas características pessoais só podem trazer benefícios.

"O corpo depende de atividade. Fomos feitos para sermos criaturas ativas, e quando reduzimos a atividade física, corremos o risco de deficiências físicas."

A médica defende que, à medida que envelhecemos, precisamos nos tornar mais ativos, não menos.

"A inatividade não é uma opção para uma pessoa saudável. Quanto mais massa muscular saudável você tem, maior a sua capacidade de sobrevivência contra todos os tipos de doença, seja câncer, quedas ou qualquer outra. Quanto mais massa muscular saudável você tem, melhor a sua capacidade de ser autônomo e sobreviver. Não há nada mais importante para a população idosa do que ter músculos."

E para quem está querendo sair do sedentarismo, Lyon deixa um conselho.

"Não espere motivação e nem dependa de metas específ**as. O mais importante é pensar que os anos que você tem de vida podem ser mudados se você fizer boas escolhas por si mesmo.

Paulo Alexandre Paes

22/02/2024

O Tempo Destroi Toda Embalagem, Invista No seu Conteúdo !

Adresse

Frankfurt

Öffnungszeiten

Montag 09:00 - 17:00
Dienstag 09:00 - 17:00
Mittwoch 09:00 - 17:00
Donnerstag 09:00 - 17:00
Freitag 09:00 - 17:00
Samstag 09:00 - 17:00
Sonntag 09:00 - 17:00

Telefon

+496915347803

Webseite

Benachrichtigungen

Lassen Sie sich von uns eine E-Mail senden und seien Sie der erste der Neuigkeiten und Aktionen von Saúde Com Paulo erfährt. Ihre E-Mail-Adresse wird nicht für andere Zwecke verwendet und Sie können sich jederzeit abmelden.

Die Praxis Kontaktieren

Nachricht an Saúde Com Paulo senden:

Teilen