11/02/2024
B O M D I A!
E que seja com alegria.
O QUE A DEPRESSÃO DIZ DE NOSSO JARDIM
"[...]
A cura da depressão representa um desafio para a medicina, pois, como se sabe, a depressão é considerada uma doença multifatorial, isto é, fruto de vários componentes, como biológico, genético, ambiental, emocional e, por que não agregar também, o fator espiritual.
[...]
O que fazer? Buscar um alinhamento da minha vida que está desgostosa (sem gosto) com a vida que estou levando. O mundo não vai mudar para me deixar feliz, as pessoas também não farão isso por mim. Daí por que o conselho terapêutico do dr. Cristiano Nabuco: "Faça algo por você e por sua vida, em vez de sentir-se apenas vítima de uma existência desgovernada. Reinvente-se".
[...]
Do que sua alma tem vontade? O que a leva para o céu? No céu, tem movimento, calor, luz, câmara e ação! Na depressão, tem estagnação, frio e escuridão. No céu, a gente se ocupa mais com o que dá certo, com o que nos faz feliz. Na depressão, a gente f**a preso ao que não deu certo, e se inferniza com isso. No céu, a gente se desapega da dor; na depressão, a gente vive abraçado à nossa dor.
Sei que você vai dizer que, estando deprimido, não tem vontade de se mexer. Compreendo isso. Mas comece fazendo algo, mesmo sem vontade! Comece fazendo, que a vontade vem depois. Coisas que podem melhorar o seu jardim e que estão bem na frente da sua cara (e da minha também):
* Abrir as janelas do quarto;
* Tomar um banho demorado;
* Ouvir músicas preferidas;
* Dar uma volta no quarteirão;
* Abraçar uma árvore;
* Convidar um amigo para o café;
* Arrumar a cama;
* Agradecer pelas coisas boas da vida;
* Enxugar lágrimas de outros rostos mais tristes que o seu;
* Passar mais tempo com as pessoas, abraçar mais seus filhos, pais e amigos;
* Namorar mais, brigar menos;
* Tirar do coração o peso das mágoas — afinal, a vida é tão curta...
Tome o remédio que o médico lhe prescreveu, mas não transfira ao remédio o poder de cura que está dentro de você. O remédio ajuda, a terapia favorece, mas nada disso adiantará se você não sair do papel de vítima que faz da vida um hino dos seus contratempos e contragostos. A depressão é uma voz que vem do fundo da sua alma gritando: "A vida é mais, eu quero mais, por favor, saia desse poço, que eu quero viver!"
Seu jardim precisa voltar a sentir prazer para se curar."
(Dr. José Carlos De Lucca - livro: O jardim da minha vida - lição: 27).
Paz ao seu coração, desejando-lhe um abençoado e feliz domingo.