Liszt Rangel - Psicólogo

Liszt Rangel - Psicólogo Página dedicada aos que estão em busca de si mesmos e aos que desejam resgatar a autonomia de pensar. Dedicado ao exercício da Psicologia Analítica.

Porém, da mesma forma que ocorre na Psicanálise, o olhar está voltado para o passado, assim também, o Jornalismo e a História se unem em minha formação acadêmica com ênfase nas Civilizações Antigas - Roma, Egito e Judeia -

Esta fan page será desligada.Informando aos interessados que artigos, crônicas e vídeos reflexivos e de estudos se encon...
15/09/2025

Esta fan page será desligada.

Informando aos interessados que artigos, crônicas e vídeos reflexivos e de estudos se encontram a partir de hoje em minha nova Newsletters, Travessia, e em meu canal no YouTube, Liszt Rangel Oficial.

Venha participar destes novos projetos, se lhe interessarem.

Esta fan page e meu perfil serão desligados.
Obrigado por sua atenção!
- Liszt Rangel -

Link para Newsletters
👇🏻👇🏻👇🏻

Finalmente, o que você controla?

“As pessoas dizem querer uma vida diferente, todavia, elas estão apegadas ao mesmo, ao velho, ao conhecido...Se a sua me...
13/09/2025

“As pessoas dizem querer uma vida diferente, todavia, elas estão apegadas ao mesmo, ao velho, ao conhecido...

Se a sua mente acumula, você está cheio do que é velho, até mesmo, as suas dores de hoje são as mesmas de ontem.

Você afirma querer ser feliz, mas não resolve o que lhe deixa infeliz. Por que você se mantém assim?

Porque você ainda não cansou de ser infeliz; você se mantém procurando o novo, naquilo que é velho. Sua casa mental está cheia do conhecido, do repetitivo, do passado...

Você pensa que ter uma casa ocupada de objetos ou de pessoas é sinal de utilidade, de valor, de segurança...

Mas observe, quando estamos em sofrimento, procuramos um canto vazio, desocupado, um lugar que possamos chamar de nosso, porque não precisamos de nada do que está fora, pois é a nossa mente quem está cheia, é o nosso coração que está ocupado e pesado...”
- 𝙇𝙞𝙨𝙯𝙩 𝙍𝙖𝙣𝙜𝙚𝙡 -

“A expressão sofrimento já existia antes de você nascer.O que desejo lhe esclarecer é que a sua lógica ou aquilo que voc...
08/09/2025

“A expressão sofrimento já existia antes de você nascer.

O que desejo lhe esclarecer é que a sua lógica ou aquilo que você chama de 'razão' e ainda, de 'bom senso', enfim, todos esses conceitos lhe foram ensinados por alguém, por uma cultura e até por um livro tido como sagrado.

Nenhuma destas percepções veio do seu entendimento. Isso lhe fez crer que a verdade que está na sua mente e a do Mundo seriam a mesma da Vida.

A Vida é maior, mais profunda, complexa e mais sensível do que aquilo que a Educação, a Tradição, a Cultura e a Religião nos ofereceram.

A Vida pede, antes de tudo, Autoentendimento, até porque ela se manifesta através de você, bem como, o Universo que ainda está em expansão. Entenda a si e entenderá seu lugar na Vida.

É nisto que se constitui a ruptura dos ciclos adoecidos, a quebra de paradigmas, o retomo à liberdade de Ser o que É...

Com Autoentendimento nada será como antes, mas isto não é possível com escolhas fugidias, nem com autoengano.

Felicidade, Prosperidade, Harmonia e Liberdade são para quem cansou de lutar contra a própria natureza.

Enquanto a resistência for alimentada pelo autoengano sempre haverá uma desculpa, uma explicação e uma justif**ativa para que você se mantenha no mesmo lugar, o da mediocridade, o da fuga, da ocupação e o da distração...

As pessoas que seguem mentes condicionadas pelo Mundo e pelos sistemas sociais estão como um cão louco, correndo atrás da própria calda.

É nisto que constitui a repetição da realidade social e ainda lhe fazem crer, com discursos manipuladores, que está chegando uma Nova Era... Tudo ilusão!”
- 𝙇𝙞𝙨𝙯𝙩 𝙍𝙖𝙣𝙜𝙚𝙡 -

“As realidades que criamos na mente não representam a Verdade.As realidades mantidas, acabam por se tornar a prisão na q...
04/09/2025

“As realidades que criamos na mente não representam a Verdade.

As realidades mantidas, acabam por se tornar a prisão na qual nos acostumamos a viver em crenças que moldam padrões de comportamentos que, ao se repetirem, cristalizam.

Tais padrões são a prova da atuação das memórias que se renovam através das gerações e, por isso mesmo, reaparecem em vários lugares e em épocas distintas.

Quando uma ou mais crenças tomam a forma de verdades absolutas e inquestionáveis, então, o fanatismo surge como a única possibilidade de ver a si e o Mundo.

Não há o que dialogar, mostrar ou escrever para uma mente fanática.

Ela cristalizou e busca os assuntos que apenas confirmem suas cristalizações, chamadas de verdade.

O fanatismo religioso associado a uma ideologia, a uma causa, a um partidarismo político, a uma teoria da conspiração, ao misticismo, compõem um grave cenário psicopatológico com consequências de autodestruição e caos social.

Uma mente fanática necessita manter a todo custo o deus e a espiritualidade que criou, bem como, fazer cumprir todos os seus delírios e fantasias que disfarçam o desejo de poder, o personalismo, o ódio, o autoritarismo, a exclusão, a intolerância, o egocentrismo e a crença salvíf**a que difunde e ainda chama de missão.

Um dos primeiros sintomas de uma mente fanática é crer que sabe e conhece a vontade e o plano do seu deus para ela, para o seu povo e para a Humanidade.

Em pouco tempo, esta mente será capaz de ver-se como a escolhida para realizar o projeto do deus inventado a 'sua imagem e semelhança.

Para isso, buscará reinterpretar os fatos naturais da Vida, de forma que ela sempre seja a escolhida de um grande desígnio divino para a transformação da sociedade.

Não é possível a uma mente fechada em cristalizações, acessar a Liberdade, o Amor, muito menos, sentir-se como mais uma manifestação do Desconhecido, do Divino, do Eterno, da Verdade.
- 𝙇𝙞𝙨𝙯𝙩 𝙍𝙖𝙣𝙜𝙚𝙡 -

“Ao se agarrar às idealizações, ao cultivar fantasias, você caminha para dores impensáveis, pois está optando pelos anes...
02/09/2025

“Ao se agarrar às idealizações, ao cultivar fantasias, você caminha para dores impensáveis, pois está optando pelos anestésicos sociais.

Os anestésicos sociais são usados para que a angústia da existência não doa; todavia, ela, a angústia, está aí, dormindo e acordando com você.

O processo civilizatório produz um profundo mal estar em você e este tem início, quando ocorrem repressões e representações sociais, devido à falta de uma educação transformadora, aquela que acolha, respeite, entenda e coopere para o contato do indivíduo com a sua essência e com a sua singularidade.

Ao se ver como um projeto da família, das doutrinas religiosas e da sociedade, já está havendo uma alienação em sua individualidade.

Ignorantes todos somos, porém, a alienação é uma escolha individual e até coletiva.

A alienação é uma escolha de morte, pois se perde a sensibilidade para a Verdade, para a Inteligência, para a Beleza, para a Luz, para o Amor, para a Compaixão, para a Vida...

Não se pode convencer a uma pessoa anestesiada de que há outras possibilidades de se viver.

O julgamento dela está paralisado, por isso mesmo, ela não demonstra discernimento e ainda distorce a realidade, a fim de não entender que, embora se veja livre, de fato, ela está refém das realidades criadas por sua mente entorpecida.

Não busque convencer, nem converter ninguém, a fim de não torná-lo um dependente emocional, nem intelectual.

Convicções e conversões são fixações mentais que impedem o desenvolvimento da inteligência e do afeto.

Procure a companhia de pessoas que lhe deixam livre para você ser quem ainda ignora ser... Se vai ter alguém como inspiração, busque aquele que aponta caminhos, e não os que dizem, ‘me sigam!’

Se afaste de quem diz saber a verdade das verdades, dos que opinam sobre tudo; são tolos em processo de fanatização à procura de discípulos para idiotizar.”
- 𝙇𝙞𝙨𝙯𝙩 𝙍𝙖𝙣𝙜𝙚𝙡 -

“As pessoas egocentradas são aquelas que voltam a libido para si mesmas.Isto quer dizer que investem a energia delas par...
28/08/2025

“As pessoas egocentradas são aquelas que voltam a libido para si mesmas.

Isto quer dizer que investem a energia delas para obterem ganhos emocionais e materiais, mesmo que às custas do Outro ou tirando proveito de uma situação pessoal ou alguma externa.

O egocentrismo não permite o acesso ao discernimento, devido a uma distorção na percepção dos valores.

As personalidades egocentradas não desenvolvem a inteligência emocional, a sensibilidade, nem a sabedoria, muito embora, entre estas possam estar perfis intelectuais, mas, emocionalmente frios, distantes da realidade, infantilizados e dependentes.

Esta ausência de movimento pessoal revela inúmeras faltas, em especial, a de sentidos na Vida e a de acesso à realidade.

Uma mente egocentrada cria inúmeras realidades que fogem da Realidade e da Verdade. Essas pessoas sofrem pelas fantasias que elaboram.

Por faltarem a sensibilidade e a empatia nas relações sociais, muitos perfis egocentrados são, também ingratos, uma vez que ignoram o valor afetivo em forma de benefícios que receberam.

Uma vez, fechados em si mesmos, se tornam mais interesseiros, manipuladores, chantagistas e abusivos em suas relações pessoais.

Indivíduos egocentrados são mais propícios a autossabotagem, uma vez que sofrem com o medo da Autorresponsabilidade, e assim, desperdiçam os próprios talentos e aptidões. Esse medo da Vida os consome.

Por isso mesmo, sem perceberem, acabam sendo seus piores inimigos, desperdiçando oportunidades de uma história construída por eles, e não, aquela que anseiam e fantasiam, a que lhes é dada por alguém, sem esforço e sem a dedicação pessoal.
- 𝙇𝙞𝙨𝙯𝙩 𝙍𝙖𝙣𝙜𝙚𝙡 -

“Quando lhe fizeram crer que a Felicidade não é deste Mundo, lhe negaram a única e real possibilidade do estado de ser f...
24/08/2025

“Quando lhe fizeram crer que a Felicidade não é deste Mundo, lhe negaram a única e real possibilidade do estado de ser feliz na Verdade.

Uma mente contaminada por traumas, preconceitos, experiências, condicionada a dividir o Mundo entre bons e maus, salvos e condenados, puros e imperfeitos, acaba por envenenar o coração.

Ao ouvirmos alguém dizer, ‘eu preciso ser feliz', logo se vê a presença do EU corrompendo a Felicidade, a tornando uma necessidade.

A Felicidade não existe onde há necessidades e carências, pois ambas irão procurar por prazer e este trará dependência...

Necessidades e carências são alimentadas por angústias da falta, do desamparo, da insegurança, do medo da perda e nada é capaz de preencher esse vazio da falta!

Por isso mesmo, as pessoas tenderão a procurar a satisfação de suas necessidades e carências através do prazer, criando dependência com um Objeto externo.

Esse Objeto pode ser uma pessoa, um algo, um trabalho, uma causa, um animal, uma religião e onde houver dependência, não se pode viver a experiência da Liberdade.

A Felicidade é filha da Liberdade!

Ao me pertencer, não me torno refém ou dependente das minhas memórias, das eternas e sufocantes necessidades e carências, nem da preocupação com a minha imagem ou opinião alheia...”
- 𝙇𝙞𝙨𝙯𝙩 𝙍𝙖𝙣𝙜𝙚𝙡 -

“O Bem não é uma crença, tampouco, um meio para se chegar a um fim. Não entendemos isso, porque fomos educados à base de...
15/08/2025

“O Bem não é uma crença, tampouco, um meio para se chegar a um fim. Não entendemos isso, porque fomos educados à base de recompensas e punições.

Esta educação, seja familiar, seja religiosa, infantiliza as pessoas, precif**a as relações, as tornando emocionalmente interesseiras, dependentes e egocêntricas.

Além de corromper o caráter, esse modelo educacional, no qual se busca gratif**ações, impede o desenvolvimento da inteligência, da sabedoria e violenta a natureza afetiva do Ser-Pessoa.

O Bem não pode vir dos interesses pessoais, nem do Mal. A lógica do bem no Mundo e nas sociedades não é a mesma que a Vida insiste em nos apresentar.

A Vida não obedece a sua lógica, nem o seu bom senso, muito menos, a sua razão...

Doenças, dores, decepções, traições, roubos, tragédias, acidentes, mortes, enfim, tudo aquilo que você aprendeu a nominar de sofrimento ou de má sorte, também acontece com pessoas de coração bom e de caráter reto.

Indivíduos, nações, povos que se creem escolhidos, salvos, superiores, devotados a uma suposta missão, seja de redenção ou de elevação, são mais suscetíveis a um processo de automatização do fazer, do pensar, além de caminharem com maior indiferença à Verdade e à Vida...

Neste sentido, também podem cristalizar em estados mentais egocentrados.

Não raro, se multiplicam comportamentos de obediência, de submissão, de conformismo, de paralisação do discernimento, de negociação e chantagem, e mais, sempre envoltos em uma densa sombra de personalismo.”
- 𝙇𝙞𝙨𝙯𝙩 𝙍𝙖𝙣𝙜𝙚𝙡 -

“A estática é a morte!Aqueles que permanecem e até se adequam ao que faz mal e adoece, perdem a capacidade de sentir e l...
12/08/2025

“A estática é a morte!

Aqueles que permanecem e até se adequam ao que faz mal e adoece, perdem a capacidade de sentir e limitam a inteligência.

Tomados pela insegurança, a emoção do medo assume as ações, em especial, aquelas que geram fuga da realidade e, outras vezes, paralisação.

A inação é fruto de uma mente estruturada no sentimento da insegurança patológica. A mente insegura tem maior tendência a acumular dores e sofrimentos.

A mente acumulativa não entende que pode funcionar livre e vazia da insegurança paralisante. Ela teme deixar o lugar conhecido, mesmo que este a adoeça, e assim, acolhe uma realidade criada pela imaginação.

Transbordando de insegurança, a pessoa faz os arranjos para evitar as mudanças e as transformações que são inerentes à Vida. Ela acaba por evitar atitudes resolutivas que lhe tragam novos desafios, descobertas inéditas, prosperidade e verdade.

Quanto mais resiste à Impermanência da Vida, mais pobre f**a a mente, cristalizando na repetição e na ausência de sentidos para viver...

A pessoa insegura pensa que possui, por isso mesmo, teme perder, e assim, se torna controladora das realidades criadas por ela.”
- 𝙇𝙞𝙨𝙯𝙩 𝙍𝙖𝙣𝙜𝙚𝙡 -

“Não há liberdade no conhecido. Ele não lhe estimula o desenvolvimento, posto que não lhe desafia. Pelo contrário, no ve...
03/08/2025

“Não há liberdade no conhecido. Ele não lhe estimula o desenvolvimento, posto que não lhe desafia. Pelo contrário, no velho, no repetitivo, no conhecido você se torna refém.

Você não domina o conhecido, mas este é quem lhe aprisiona. O afastamento do desconhecido, lhe fará sentir-se falsamente confortável e seguro no passado.

No passado, há a mesmice e as repetições de padrões. Diante do desconhecido, o apego ao velho é limitante, inibindo o seu acesso a uma vida próspera e rica em sentidos.

A repetição de padrões envolve realizar as mesmas conexões cerebrais, como se você voltasse automaticamente para casa, sempre pelos mesmos caminhos.

As consequências desses ciclos repetitivos são
desastrosas a sua qualidade de vida e, principalmente, afetam a sua capacidade cognitiva e emocional.

O cérebro e a mente nasceram para o desenvolvimento, e não, para serem dados como concluídos, finalizados e perfeitos.

É o seu apego ao conhecido que pode se tornar a maior tragédia da sua vida.

Este apego vai produzir escolhas repetitivas, revelando assim que jamais houve autonomia de pensar e de sentir, tampouco, liberdade para você ser o autor em sua vida.

Neste caso, é o seu passado quem está lhe dirigindo em tudo...”
- 𝙇𝙞𝙨𝙯𝙩 𝙍𝙖𝙣𝙜𝙚𝙡 -

Já está postado em minha Newsletters um artigo que pode mudar a sua história, começando por mudar a sua visão da Vida. E...
02/08/2025

Já está postado em minha Newsletters um artigo que pode mudar a sua história, começando por mudar a sua visão da Vida.

Espero que curta, compartilhe e comente, mas não esqueça de se inscrever gratuitamente para receber todas as semanas as minhas pesquisas que visam uma transformação, uma revolução interior.

Clique no link abaixo e acesse a Newsletters.
Obrigado por sua atenção.
- 𝙇𝙞𝙨𝙯𝙩 𝙍𝙖𝙣𝙜𝙚𝙡 -

👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻
https://open.substack.com/pub/lisztrangel/p/a-maldicao-das-memorias-transgeracionais?r=61y7vq&utm_medium=ios

Adresse

Les Angles
30133

Notifications

Soyez le premier à savoir et laissez-nous vous envoyer un courriel lorsque Liszt Rangel - Psicólogo publie des nouvelles et des promotions. Votre adresse e-mail ne sera pas utilisée à d'autres fins, et vous pouvez vous désabonner à tout moment.

Contacter La Pratique

Envoyer un message à Liszt Rangel - Psicólogo:

Partager

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram