Organização Mundial da Saúde - OMS Guiné-Bissau

Organização Mundial da Saúde - OMS Guiné-Bissau Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Organização Mundial da Saúde - OMS Guiné-Bissau, Avenida Pansau Na Isna (em frente ao Hospital Nacional Simão Mendes), Bissau.

A Organização Mundial da Saúde está presente na Guiné-Bissau desde 1974. É o principal parceiro do Ministério de Saúde Pública no país, prestando sobretudo assistência técnica.

No dia 2 de setembro, a Organização Mundial da Saúde reuniu-se com a União Europeia na Guiné-Bissau para dialogar sobre ...
03/09/2025

No dia 2 de setembro, a Organização Mundial da Saúde reuniu-se com a União Europeia na Guiné-Bissau para dialogar sobre prioridades comuns no setor da saúde.

🤝 O encontro reforçou o compromisso conjunto em fortalecer o sistema nacional de saúde, com foco em:

• Revitalização da atenção primária e cobertura universal de saúde;
• Preparação e resposta a emergências;
• Reforço da coordenação e governança em saúde.

🌍 Esta parceria estratégica destaca o papel da cooperação internacional no avanço da saúde pública, da equidade e do bem-estar em benefício de todas as pessoas no país.

A 75ª Sessão do Comité Regional da OMS para a África (RC75) começou hoje em Lusaca, Zâmbia, e segue até 27 de agosto de ...
25/08/2025

A 75ª Sessão do Comité Regional da OMS para a África (RC75) começou hoje em Lusaca, Zâmbia, e segue até 27 de agosto de 2025.

A delegação da Guiné-Bissau, liderada pelo Ministério da Saúde Pública, participa ativamente neste encontro, que reúne representantes de todos os Estados-Membros para definir políticas e planos destinados a melhorar a saúde das populações africanas.

Antes do evento, a OMS Guiné-Bissau realizou uma sessão preparatória com o Ministério da Saúde Pública para alinhar prioridades nacionais e reforçar a contribuição do país neste espaço regional.

O RC75 é uma oportunidade única para fortalecer a cooperação, partilhar experiências e avançar juntos rumo a sistemas de saúde mais resilientes, inclusivos e equitativos.

👉 Acompanhe as sessões ao vivo nos canais oficiais da OMS:
https://www.afro.who.int/pt/about-us/governance/sessions/septuagesima-quinta-sessao-do-comite-regional-da-organizacao-mundial

No dia 21 de agosto de 2025, a OMS participou de reunião com a Embaixada da Espanha para discutir áreas de cooperação em...
25/08/2025

No dia 21 de agosto de 2025, a OMS participou de reunião com a Embaixada da Espanha para discutir áreas de cooperação em saúde na Guiné-Bissau.

Durante o encontro, foram destacados os esforços da Espanha e organizações parceiras no apoio a grupos vulneráveis, os projetos de segurança alimentar para prevenir a má nutrição, bem como iniciativas globais em vacinação e no combate à MGF.

A OMS sublinhou sua colaboração internacional e destacou as suas prioridades: fortalecimento dos sistemas de saúde, preparação para epidemias e pandemias, resposta às mudanças climáticas e reforço da governação e da capacitação no setor da saúde.

Hoje, 20 de agosto, a Organização Mundial da Saúde reuniu-se com a Representante Residente do Banco Mundial na Guiné-Bis...
20/08/2025

Hoje, 20 de agosto, a Organização Mundial da Saúde reuniu-se com a Representante Residente do Banco Mundial na Guiné-Bissau.

🤝 O encontro foi uma oportunidade para reforçar a colaboração interinstitucional e discutir áreas prioritárias de cooperação em saúde, equidade e desenvolvimento sustentável no país.

🌍 A parceria entre a OMS e o Banco Mundial é essencial para fortalecer o sistema de saúde e apoiar a Guiné-Bissau no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com especial atenção às populações mais vulneráveis.

Missão de manutenção, capacitação técnica e acesso contínuo a oxigénio no Hospital Nacional Simão MendesCom apoio da OMS...
19/08/2025

Missão de manutenção, capacitação técnica e acesso contínuo a oxigénio no Hospital Nacional Simão Mendes

Com apoio da OMS e Ministério da Saúde Pública, realizou-se de 11 a 16 de agosto, no Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), a missão de manutenção de rotina da central de oxigénio do fabricante NOVAIR.

📌 Resultados alcançados:
✅ Manutenção corretiva do compressor de alta pressão
✅ Manutenção preventiva geral das unidades
✅ Capacitação prática de técnicos em serviço
✅ 24 cilindros de 10m³ de oxigénio medicinal carregados
✅ Inventário de kits de manutenção atualizado

O oxigénio medicinal é essencial e sem substituto no tratamento de várias doenças. Garantir o acesso contínuo significa salvar vidas.


Nações Unidas Guiné-Bissau

🤝 OMS reúne-se com o novo Ministro da Saúde Hoje, o Representante interino da OMS na Guiné-Bissau, Dr. Walter Kazadi Mul...
15/08/2025

🤝 OMS reúne-se com o novo Ministro da Saúde

Hoje, o Representante interino da OMS na Guiné-Bissau, Dr. Walter Kazadi Mulombo, realizou uma visita de cortesia ao recém-empossado Ministro da Saúde, Sr. Augusto Gomes.

No encontro, a OMS reafirmou o seu compromisso em apoiar o Ministério da Saúde Pública na implementação de políticas e estratégias alinhadas com a Cobertura Universal de Saúde e a Agenda 2030, colocando à disposição do país a sua experiência técnica, a mobilização de parcerias e a cooperação multissetorial para que as metas nacionais e globais de saúde sejam alcançadas com sucesso.

O Ministro destacou a importância da parceria com a OMS para fortalecer o sistema nacional de saúde, apresentou as prioridades do seu mandato e confirmou a sua participação no 75.º Comité Regional da OMS para África, um espaço estratégico para partilhar experiências, alinhar políticas e reforçar a cooperação entre países da Região Africana.

🌍A OMS renova, assim, a sua total disponibilidade para continuar a trabalhar em estreita colaboração com o governo e os parceiros, no fortalecimento de um sistema de saúde resiliente, equitativo e centrado nas necessidades da população guineense.

🚑 Guiné-Bissau recebe 11 novas ambulâncias e 6 viaturas para reforçar o sistema nacional de saúde. No dia 12 de agosto, ...
14/08/2025

🚑 Guiné-Bissau recebe 11 novas ambulâncias e 6 viaturas para reforçar o sistema nacional de saúde.

No dia 12 de agosto, a OMS entregou oficialmente ao Governo da Guiné-Bissau 11 ambulâncias totalmente equipadas para o atendimento a casos de emergência médica, que irão apoiar a Rede Integrada de Ambulância (RIA) sob coordenação da Cruz Vermelha, fortalecendo a capacidade de resposta em todo o país. As outras 6 viaturas serão destinadas a reforçar a gestão do sistema de saúde a nível regional.

No seu discurso, o Dr. Walter Kazadi Mulombo, Representante Interino da OMS, afirmou: “A entrega que hoje fazemos é mais do que a transferência de equipamentos: é um compromisso concreto com a melhoria da resposta de emergência, a equidade no acesso aos cuidados de saúde e a capacidade de salvar vidas.”

A aquisição foi financiada pelo Banco Africano de Desenvolvimento, sob coordenação da Célula de Apoio à Gestão de Fundos da COVID-19, num investimento total de 632.549 dólares americanos.

🤝 OMS trabalhando lado a lado com o governo e parceiros para que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade.



Nações Unidas Guiné-Bissau

Representante da OMS reúne-se com Embaixador de Portugal para fortalecer parcerias em saúde na Guiné-Bissau.Recém-chegad...
14/08/2025

Representante da OMS reúne-se com Embaixador de Portugal para fortalecer parcerias em saúde na Guiné-Bissau.

Recém-chegado ao país, o Representante Interino da OMS na Guiné-Bissau, Dr. Walter Kazadi Mulombo, realizou hoje uma visita de cortesia ao Embaixador de Portugal.

O encontro teve como objetivo compartilhar o portfólio de cooperação da OMS no país e explorar possibilidades de reforço da parceria em áreas prioritárias para a saúde pública, como o fortalecimento do sistema nacional de saúde, a resposta a emergências sanitárias, a promoção da saúde materno-infantil e a formação de profissionais.

A reunião na Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau reafirmou os laços históricos entre Portugal e a Guiné-Bissau, bem como identificou oportunidades de colaboração técnica e institucional para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde, com especial atenção à equidade, aos grupos mais vulneráveis e aos princípios de direitos humanos.

A OMS na Guiné-Bissau reitera o seu compromisso em trabalhar de forma conjunta com os parceiros internacionais e o governo para promover uma saúde melhor para todas e todos.

No dia 7 de agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apoiou a realização do ateliê da fase final da reforma da Centr...
14/08/2025

No dia 7 de agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apoiou a realização do ateliê da fase final da reforma da Central de Compras de Medicamentos Essenciais - CECOME, em preparação para a 1.ª Assembleia Geral (Restaurativa), prevista para este mês de agosto. 💊

Este marco representa um passo importante para o fortalecimento do sistema de abastecimento e a gestão mais eficaz de medicamentos e produtos médicos na Guiné-Bissau.

👩‍⚕️👨‍⚕️Nos dias 7, 8 e 9 de agosto, a OMS e o Ministério da Saúde Pública reuniram-se na região de Biombo para o 2º Enc...
13/08/2025

👩‍⚕️👨‍⚕️Nos dias 7, 8 e 9 de agosto, a OMS e o Ministério da Saúde Pública reuniram-se na região de Biombo para o 2º Encontro do Grupo de Peritos SRMNIA (Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal, Infantil e do Adolescente). Participaram 27 especialistas (12 mulheres e 15 homens) de diferentes áreas da saúde, com foco no fortalecimento das ações prioritárias para a saúde materna e neonatal.

Durante os três dias, foram:
✅ Revisadas e validadas as orientações terapêuticas para cuidados gineco-obstétricos e neonatais;
✅ Adaptada e validada a lista de verificação para supervisão SRMNIA no terreno;
✅ Validado o termo de referência do Grupo de Peritos SRMNIA.

Este grupo multidisciplinar reúne obstetras, ginecologistas, pediatras, anestesistas, biomédicos, especialistas em saúde pública, epidemiologistas, nutricionistas, vacinadores, cirurgiões e profissionais de saúde comunitária.

🎯 O objetivo é fortalecer o Sistema Nacional de Saúde da Guiné-Bissau com revisão de normas, acompanhamento de ações prioritárias, vigilância de mortes maternas e neonatais e implementação de estratégias colaborativas para melhorar os serviços e reduzir a mortalidade materna e neonatal no país.


Nações Unidas Guiné-Bissau

Guiné-Bissau inaugura o Centro Nacional de Telemedicina e Saúde Digital 🇬🇼Com investimento de 622.452 euros, financiado ...
13/08/2025

Guiné-Bissau inaugura o Centro Nacional de Telemedicina e Saúde Digital 🇬🇼

Com investimento de 622.452 euros, financiado pelo Fundo Global (via cofinanciamento do PNUD) e com apoio técnico e financeiro da OMS, o novo centro irá expandir o acessso a cuidados especializados a população, incluindo as comunidades mais remotas.

No seu discurso, o Dr. Walter Kazadi Mulombo, Representante Interino da OMS, afirmou: “Este momento marca uma viragem histórica no fortalecimento da capacidade de resposta e de inovação do nosso sistema de saúde.”

Entregas realizadas:
• Espaços reestruturados no Hospital Nacional Simão Mendes e no Centro de Saúde de Bubaque;
• Equipamentos modernos de teleconsultas, computadores, energia solar e internet;
• 50 profissionais de saúde capacitados na utilização da telemedicina.

O objetivo é reduzir listas de espera e permitir consultas de especialidade no país ou com apoio remoto de especialistas internacionais.
🤝 Este é um ponto de partida para um sistema de saúde mais acessível, inclusivo e equitativo, sem deixar ninguém para trás.



Nações Unidas Guiné-Bissau

🩺 Capacitação em foco: profissionais são treinados para fortalecer resposta a mortes maternas e perinatais evitáveisNo d...
12/08/2025

🩺 Capacitação em foco: profissionais são treinados para fortalecer resposta a mortes maternas e perinatais evitáveis

No dia 7 de agosto, a OMS e o Ministério da Saúde Pública realizaram uma formação com 35 facilitadores regionais e de hospitais de referência. Esta atividade marca o início de uma ação maior, que irá capacitar 535 membros dos Comités Regionais nas ferramentas de Avaliação de Morte Materna e Perinatal.

O objetivo é claro: fortalecer a Vigilância e Resposta à Morte Materna e Perinatal (VRMMP), definida pela OMS como uma intervenção essencial para melhorar a qualidade do cuidado em saúde. Ao identificar, notificar, quantificar e compreender as causas evitáveis de óbitos, a VRMMP contribui para salvar vidas e reduzir desigualdades no acesso à saúde materna e neonatal.



Nações Unidas Guiné-Bissau

Endereço

Avenida Pansau Na Isna (em Frente Ao Hospital Nacional Simão Mendes)
Bissau
177

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Organização Mundial da Saúde - OMS Guiné-Bissau publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Organização Mundial da Saúde - OMS Guiné-Bissau:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram

Bem-vindo (a) à página oficial da OMS na Guiné-Bissau!

Nesta página vai poder acompanhar o nosso dia-a-dia na área da saúde em apoio ao Governo da Guiné-Bissau. Aqui também, pode encontrar informação útil sobre a pandemia da COVID-19, assim como das ações que estão a ser implementadas para apoiar o país na resposta a esta pandemia.

Estamos juntos!

No sta djunto!