
26/01/2025
💡 Sabía qué? Domingo, 26 de janeiro, Dia Mundial da Hanseníase de 2025 é tem como lema " Unir. Agir. Eliminar. ".
A AIFO Guiné-Bissau em parceria com o hospital Cumura, celebra o dia junto aos ex doentes do mal de Hansen, doença conhecida como Lepra. Ratificando o compromisso com a população guineense, os mais vulneráveis, o MINSAP e seus parceiros locais e internacionais para eliminar a doença.
📢O tema é um chamado à ação com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a hanseníase, destacar os desafios enfrentados por pessoas afetadas pela hanseníase e inspirar ações colaborativas para eliminar a hanseníase.
🌎Compromisso Global (" Unir "): Eliminar a hanseníase exige um esforço conjunto de todas as partes interessadas, incluindo governos, prestadores de serviços de saúde, ONGs, comunidades e indivíduos.
⚙️Ação Imediata (" Agir "): Medidas proativas, incluindo educação pública, diagnóstico precoce, programas de prevenção, tratamento rápido e capacitação de pessoas afetadas pela hanseníase, são essenciais para interromper a transmissão e eliminar a doença.
❌Uma Meta Clara (" Eliminar a Lepra"): Eliminar a doença – a meta global da Organização Mundial da Saúde - é atingível com comprometimento sustentado. Intervenções médicas atuais e esforços colaborativos nos aproximaram, mas o investimento contínuo em diagnósticos, tratamentos inovadores e alcance é essencial.