Rádio Voz de Quelélé - Guiné Bissau

Rádio Voz de Quelélé - Guiné Bissau Rádio Voz de Quelélé e AD de mãos dadas para o desenvolvimento comunitário.

A Rádio Voz de Quelélé foi criada no dia 04 de Fevereiro de 1994, pela Associação dos Moradres do Bairro de Quelélé, com o apoio da Organização Não Governamental Acção para o Desenvolvimento-AD.

--Equipa--
-Director Geral
Dauda Dabô
-Responsável Administrativo
Mamadú Mané
-Director dos Programas
Braima Sissé
-Director Técnico
Azi Carlos Beifa
-Chefe da Redacção
Miguel Lima
-Secretária
Elisa Gomes
-Repórteres
Mamadi Camará
Amadu Tidjane Sal
Mamudo Dansó
Emílio Costa
Serifo Camará
-Operadores Técnicos
Infamara Djasse
Seco Baió
Valentim Insumbo...

--História--
Foi uma iniciativa que começou em 1994 num bairro de Bissau chamado Quelelé, onde intervêm várias organizações, entre as quais a ONG AD, Acção Para o Desenvolvimento, promotora da iniciativa. Por iniciativa particular de José Henriques, então técnico da ICAO a dar assistência técnica à Guiné-Bissau e que dedicou toda a sua vida, entusiasmo e competência à promoção de novas e modernas tecnologias de comunicação adaptadas ao desenvolvimento do país, a ONG Acção para o Desenvolvimento (AD) envolveu-se na criação desta primeira rádio comunitária que veio trazer ao bairro uma dinâmica de auto confiança e identidade que se está a transformar num instrumento útil de desenvolvimento colectivo. Foi nesse ano que se dava então início à experiência daquela que passou a ser a primeira rádio comunitária de Guiné-Bissau, a partir de um pequeno equipamento de base; uma consola e uma antena as emissões cobriam um raio de cerca de 4km. Atingindo o bairro de Quelelé, com cerca de 10.000 habitantes, bem como alguns bairros limítrofes como Cumtum, Bairro Militar, Bor e Bra. A adesão e entusiasmo criado nos habitantes do bairro, particularmente nos jovens que foram os primeiros a aderirem em força, aliados ao facto de se estar em vésperas de eleições presidenciais e legislativas levaram o poder político a interditar o funcionamento da rádio Voz de Quelelé e ordenar o seu enceramento, pretextando o não cumprimento das leis do país. Com o surgimento de epidemia de cólera em outubro de 1994 e do pânico generalizado que se viveu, a rádio Voz de Quelelé decidiu recomeçar as suas emissões. Se no princípio do ano a rádio Voz de Quelele funcionava apenas aos fim de semana, nas manhãs de sábado e domingo, já nesta fase as emissões passaram a ser diárias, apenas no período da tarde. O maior sucesso da rádio Voz de Quelele foi sem dúvida o combate à cólera, uma actividade que se baseou em duas vertentes:

a) Organização da população para limpeza do bairro, remoção do lixo desinfecção do poços, evacuação dos doentes para o hospital (a AD teve um veículo sempre à disposição), desinfecção em casa dos doentes, visitas diárias dos membros do comité dos moradores a cada residência a fim de detectar casos de cólera. b) Sensibilização da população para uma maior higiene doméstica, para um maior e reforçado acompanhamento das crianças, para a explicação da origem e formas de propagação da doença. Toda a campanha utilizou fundamentalmente a rádio Voz de Quelele, onde regularmente vinham médicos da AD que respondiam às questões pertinentes colocadas diariamente pela população em mensagens adaptadas a uma linguagem directa e passadas nas várias línguas das etnias do bairro. Segundo informações de que se dispõe, o bairro de Quelelé tera sido o menos atingido de Bissau por esta doença, com apenas seis casos confirmados de cólera, um dos quais mortal.

Endereço

Bairro De Quelélé
Bissau

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Rádio Voz de Quelélé - Guiné Bissau publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Rádio Voz de Quelélé - Guiné Bissau:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram