13/03/2023
Estávamos eu e Jose, meu namorado, comendo Skittles, quando eu perguntei qual era o sabor preferido dele. Ele me respondeu que Skittles é tudo igual, não da pra perceber diferença entre um ou outro (oi?!)
Ok, agora um pouco de contexto:
Jose é uma pessoa que come rápido, acaba qualquer refeição em uns 5 minutos. Claro, sempre comeu vários Skittles ao mesmo tempo. Além disso, é daltônico, o que faz com que ele não perceba todas as diferentes cores das balas com facilidade, e elas aparentem ser mais semelhantes umas às outras do que realmente são.
Por outro lado, eu sempre comi devagar. Sempre soube os diferentes sabores de Skittles, provei todos, um por um, pra decidir que o melhor é o de morango. Além disso, não tenho daltonismo, sempre percebi os Skittles de forma colorida e distintos entre si.
Experimento:
de olhos fechados, ele me daria uma bala de cada sabor pra comer, pra vermos se eu realmente dintinguiria uma da outra, ou se eu sempre fui influenciada pela cor que eu sabia estar comendo.
Resultados:
Eu acertei todos os sabores de Skittles com os olhos fechados e o Jose percebeu os diferentes sabores depois de ter aprendido que não, Skittles não são todos iguais.
E por que eu fiquei presa nesse despretencioso acontecimento?
Nós atribuimos valor a tudo em nossas vidas e criamos nossas realidades a partir das nossas impressões, opniões, e "verdades" sobre as coisas.
Por anos o Jose achou que skittles não tinham sabores diferentes. Foi isso que ele aprendeu, internalizou e aceitou como verdade sobre a bala, com base nas interpretacões dele.
E sendo assim, pra ele, realmente não tinha - ele não sentia a diferenca ao comer diferentes sabores de Skittles.
Já eu sempre tive meu Skittle favorito, certeza de que eles tem gostos muito diferentes uns dos outros e conclui que o vermelho é o melhor.
Ambas são "realidades" particulares, com base no que nós dois atribuimos aos Skittles, mas nenhuma delas significa um fato sobre o doce, visto que os Skittles têm sim sabores diferentes, mesmo que pro Jose eles tenham sido percebidos igualmente a vida toda, e que o vermelho não é o melhor sabor de Skittle, ele apenas é o meu preferido
Quantas coisas, situações e pessoas nós percebemos de forma distorcida (sem nos darmos conta da distorção), porque foi isso que aprendemos e incorporamos como realidade?
Sim, possivelmente muitas. E pra limpar essas lentes e tentar começar a enxergar as coisas mais próximas do que elas realmente são?
O maior ato de possível: a terapia
e assim, que venham muitos experimentos do skittles por aí!