08/05/2023
10 sintomas de osteoartrite que você pode estar ignorando EP.1
1. Dor
A dor é o sintoma mais proeminente da osteoartrite e da artrite reumatóide, mas não é a mesma dor. “Na osteoartrite, a dor nas articulações piora com o uso, piora com o passar do dia e melhora com o repouso”, explica o Dr. Shadick.
2. Rigidez
A rigidez da OA é sentida principalmente após a inatividade e geralmente pode ser aliviada por meio de alongamento ou movimentação suave da área afetada. “Pessoas com OA não têm muita rigidez pela manhã – geralmente menos de 30 minutos – enquanto pessoas com artrite inflamatória podem ter rigidez matinal que dura horas”, explica o Dr. Shadick.
3. Inchaço leve
Na osteoartrite, as articulações podem ficar doloridas e sensíveis, mas podem não parecer muito inchadas ou quentes (como as articulações afetadas pela AR). Pode haver mais inchaço após a atividade física e mais inchaço à medida que a condição se torna mais avançada.
4. Esporões ósseos
Pedaços extras de osso podem ser depositados em torno das articulações afetadas na osteoartrite, fazendo com que as pontas dos dedos pareçam um pouco deformadas, por exemplo, ou fazendo com que a base do dedão do pé pareça maior.5. Flexibilidade reduzida
As articulações afetadas pela osteoartrite podem ter uma amplitude de movimento diminuída, o que pode comprometer o movimento. A osteoartrite nos quadris torna mais difícil curvar-se. A osteoartrite nos joelhos significa que as pernas podem não ser capazes de dobrar completamente. Ambos podem afetar a caminhada e subir escadas, entre outras atividades.