17/07/2019
Pensei que uma cirurgia seria sucificente, mas eu estava errado
Diagnóstico: Neuroma acústico no lado direito. Condição após cirurgia convencional. Tumor continua crescendo (recorrência).
Renārs (46 anos), especialista em vendas de grande atacadista (o nome do paciente foi alterado):
“Tive um neuroma acústico removido cirurgicamente em janeiro de 2013, mas quase três anos após encontrei-me novamente na fila de espera para uma nova cirurgia, já que o tumor estava, novamente tão grande quanto antes. Foi então que uma amiga de minha esposa falou-nos a respeito do novo centro de radiocirurgia que havia sido inaugurado em Sigulda e era o mais avançado centro de raiocirurgia da Europa Oriental, usando a CyberKnife. A princípio, não entendi do que se tratava. Do que ela falava? Mas então um neurocirurgião do Hospital Universitário explicou do que se tratava e que esta poderia ser minha única chance. Se um tumor deste tipo instala-se ao redor do nervo trigêmeo e os ossos da base do crânio, ele não pode ser removido por meio de uma cirurgia convencional e irá continuar a crescer. Caso seja removido cirurgicamente, metade de meu rosto poderá ficar paralisado para sempre, sem contar a perda do paladar.
O médico disse-me que o procedimento poderia ser realizado na Alemanha, mas teria que arcar com custos de hospedagem e viagem. Pensei: por que deveria ir a outro país se temos ótimos especialistas aqui e o equipamento é o mesmo? Meu único medo era sobre a eficiência do equipamento para um tumor tão grande. Recebi um parecer favorável e os familiares e amigos apoiaram-me no lado finaceiro da cirurgia. No final, os custos foram bem menores que na Alemanha. Foram realizadas 5 sessões de radiocirurgia com a CyberKnife. Não me senti muito bem após o tratamento, o que os médicos haviam me alertado que poderia ocorrer em casos como o meu. Após 5 meses, comecei a sentir-me bem. Acredito que seja normal passar pelo sofrimento sabendo que iria melhorar. Dois anos se passaram desde a radiocirurgia, eu me sinto muito bem e continuo trabalhando.”
Leia mais: https://cyberknife-sigulda.com/pt-br/diagnosticos/neuroma-acustico/