23/06/2025
Nos complace compartir el nuevo artículo de investigación del GID Ecosistemas y la salud pública de patógenos zoonóticos 🤓🤓
Um novo estudo, publicado na revista Memórias do IOC, analisou a eficácia dos te**es diagnósticos da doença de Chagas em populações indígenas Mixtecas e Zapotecas do México, levando em conta o tempo de infecção e o histórico clínico dos pacientes.
🧪 Entre os resultados, 81% dos casos previamente diagnosticados foram confirmados por sorologia. Outros 14% só foram detectados por PCR. A sensibilidade dos te**es sorológicos na coorte de diagnóstico primário foi de apenas 8%, com uma especificidade de 16%.
🔍 A pesquisa também identificou coinfecções por T. cruzi e T. dionisii em regiões da costa do Pacífico, graças ao uso de DNA ribossômico 18S — algo que os te**es convencionais não detectariam.
📌 Os pesquisadores do México e da Argentina alertam que os te**es sorológicos usados atualmente têm desempenho insatisfatório, especialmente em populações com infecção recente ou características imunológicas específicas. O estudo destaca a necessidade urgente de:
1)Desenvolver novos te**es com antígenos mais adequados;
2)Incluir testagem molecular para soronegativos, garantindo um diagnóstico mais preciso.
Autores:
Janine M. Ramsey
Keynes de la Cruz-Felix
Ezequiel Tun-Ku
Alejandro G. Schijman
Sleidher Gutierrez
Margarita Virgen-Cuevas
Monica Reyes-Romero
Kenia Escobedo-Lopez
Gilberto Sanchez- Gonzalez
Angélica Pech-MayAngie Pech Mayy
Para ler o artigo na íntegra, acesse memorias.ioc.fiocruz.br